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rolamento fazendo barulho


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boa noite, agradeço a atenção dos amigos,  também terei que abri o motor para trocar rolamento ruim, mas ainda não sei por onde começo , peço por favor um tutorial aos amigos mecânicos do grupo , já até encomendei os extratores, saca rolamento e chave de torque para fazer o serviço, desde ja agradeço.

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Marcão, você está indo bem. É sempre bom aprendermos a lidar com nossas máquinas, até porque às vezes elas resolvem dar pepino no meio de um rio quando a gente está no meio de uma pescaria, aí um conjuntinho de ferramentas, algumas peças básicas e um pouco de conhecimento podem trazer um grande alívio.

Mas têm razão o Fabrício, muita gente do FTG pode te ajudar, mas para isso você deve informar de que motor se trata (marca, potência e ano), pra que o pessoal possa contribuir com boas dicas.

Mantenha sempre firme essa disposição de conhecer e consertar suas tralhas. Uma hora dessas o faça-você-mesmo vai lhe tirar de um grande apuro (não é mau-agouro, é como a diferença entre avião e helicóptero: não se deve perguntar se o segundo irá cair, a pergunta é quando) Motor de popa é assim também, cedo ou tarde...

Ficamos todos no aguardo de suas informações.

Abraço do Gilbertinho, pescador da Amazônia.  

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marcos  amigao  =   minha opiniao  =

sem vista explodida  ;  e manual tecnico  =  do motor  = nada feito amigao  /

a ñ ser que vç = seja mecanico ;  c/ pratica  em motores de popa ok / 

primeiro  a saber ;   é  = a plaqueta de indentificaçao ; ano modelo ; numero serie ;  e tals ok / 

tudo sobre seu motor  = esta´na plaqueta ok / 

ja sabe se =  o motor está fundido ;  ou ñ ??  

vai fazer o serviço sózinho  (  ou tem alguem que manja ajudando ) ??  

se vç ñ manja  = ñ vai desmontando  tudo de cara ok / vai de leve  / 

va c/ calma =  tem muito macete  e regulagens  =  um motor desse nipe  ok / 

ñ é um motor  de 15hp  ou 30 hp  ;  ñ é tao simples  tambem  ;  mas nada impossivel  né  / 

e pelo que vi  = seu motor  ; tem varios modelos ok  / qual é o seu ???

tudo começa na plaqueta do motor ;   marcos  /  e  sem esses dados  =  ñ vira amigao / 

agora ;  a turma fuça  muito ;  tambem né  :gorfei:....  fuça ; fuça  ta´cheio por ai  né  :gorfei:..... 

é por ai marcos  ; boa sorte na empreitada  camarada joia:::

abraço :good:

 

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rapaz ta´feio a coisa ai em  ??

ñ tem agua ou vestigio  =   dentro do motor ;  olhou dentro dos cilindros  ???  tem riscos  ???  

tem uma base de compressao ???   

as velas estao  enferrujadas  pelo visto  né ??

    sabe dizer  o historico do motor  ?????  

minha opiniao  = 

como citado =  velas ;   igniçao  ;  cabos ;  e tals  

depois  = 

tira   o cabeçote  ; p/ ver tudo  por dentro    ; parte de cima do motor  ;   vai ter uma noçao de como deve estar  a parte de baixo tambem  /

e i como ja citado  = rolamentos ;  e retentores ; tambem    =  ja va preparado  ; p/ mais surpresas  pelo caminho  / 

vamos ver oq a turma fala  ; né marcao ??  

boa sorte nessa ; empreitada     :good: 

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  • 2 semanas depois...

Saudações Marco ; gosto muito de mexer em motor de popa. Porem  vendo as fotos do teu motor acredito que seria bom você levar para oficina especializada porque o virabrequim deve ser desmontado para trocar rolamentos e tem que ser prensado com exatidão .devido ao estado das velas e parafusos apresentando ferrugem deve ser feito uma manutenção  corretiva . Olhando o motor é notório a falta tambem de manutenção preventiva portanto acredito que falta experiência ao proprietário . caso seja você o primeiro e único dono desculpa a franqueza mas ha muito que ler antes de partir para reforma.  

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a junta do cabeçote estava queimada,  troquei a junta aplicando o torque correto com torquímetro e fiz o teste no motor, durante o funcionamento percebi que a água que sai pelo escape esta branca e fiz o teste de centelha e esta normal, mas a vela ainda fica branca como se não estivesse queimando.doeu::

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