Wender Costa Santos Postado Janeiro 5, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 5, 2017 Boa tarde a todos!!!!!! Motor Mercury 25 HP Barco Calaça 5.5Mt , borda alta. Veja bem , outro dia estava navegando com um amigo rio a cima por 50 km gastamos 1 hora e meia na subida e la pescamos por 2 dias até ai tudo bem. Na volta durante a descida ele começou a desengatar, isso mesmo, durante a navegação ele simplesmente desengatava, porém continuava com a alavanca para frente como se estivesse engatado, pois bem eu voltava ela pro neutro e depois engatava novamente e assim seguia viagem, so que passava um pouco acontecia de novo e assim foi acontecendo , isso ocorreu umas 4 vezes durante a descida. Ja busquei diversas informações com mecânicos e na loja onde comprei na Araguaia Náutica e me disseram que poder duas coisas: 1 - Vácuo da Hélice , ou seja regulagem do trim, assim o barco fica cavitando. "Mas isso faria mesmo ele desengatar e continuar com a alavanco do câmbio voltada pra frente?" 2 - Hélice patinando, porém isso ja verifiquei e parece não ser até porque o problema iria se resolver so voltando a alavanca do câmbio pra tras e pra frente? Por favor conto com a experiência dos Senhores para me ajudar a solucionar o mistério Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Janeiro 5, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 5, 2017 Vc trocou ou verifcou o Rotor da bomba dágua recentemente? Pois as vezes o varão do cambio tá mal regulado . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wender Costa Santos Postado Janeiro 5, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 5, 2017 Meu amigo, acho que você acertou bem na mosca. Pior que sim eu mesmo fiz a substituição do rotor da bomba d'água recentemente e foi após isso que começou acontecer isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wender Costa Santos Postado Janeiro 5, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 5, 2017 47 minutos atrás, Guto Pinto disse: Vc trocou ou verifcou o Rotor da bomba dágua recentemente? Pois as vezes o varão do cambio tá mal regulado . Meu amigo, acho que você acertou bem na mosca. Pior que sim eu mesmo fiz a substituição do rotor da bomba d'água recentemente e foi após isso que começou acontecer isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wender Costa Santos Postado Janeiro 5, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 5, 2017 50 minutos atrás, Guto Pinto disse: Vc trocou ou verifcou o Rotor da bomba dágua recentemente? Pois as vezes o varão do cambio tá mal regulado . Como faço pra ver a regulagem correta? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Janeiro 5, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 5, 2017 Tem que ver se o curso não tá longo, Eu tenho Seapro não lembro se é rosca ou pinos, dos outros meus é rosca aí fica fácil regular, se for pino veja se tão todos encaixados certinho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Janeiro 5, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 5, 2017 Sea Pro é pino ou um mini chave allen, regule o curso nesse local, o cambio puxa essa vareta mais fina que consequentemente puxa a haste de baixo, as vezes a vareta não tã puxando a haste até o fim , tem que ir testando Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wender Costa Santos Postado Janeiro 5, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 5, 2017 34 minutos atrás, Guto Pinto disse: Sea Pro é pino ou um mini chave allen, regule o curso nesse local, o cambio puxa essa vareta mais fina que consequentemente puxa a haste de baixo, as vezes a vareta não tã puxando a haste até o fim , tem que ir testando Obrigado nobre companheiro, vou tentar e aviso oque houve. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Arrais Postado Janeiro 6, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 6, 2017 14 horas atrás, Wender Costa Santos disse: Meu amigo, acho que você acertou bem na mosca. Pior que sim eu mesmo fiz a substituição do rotor da bomba d'água recentemente e foi após isso que começou acontecer isso. Wender, tbm acho que o Gutão ta certíssimo,,, só lembrando de cabeça aqui, tinha mesmo uma artimanha na hora da troca, pois é, refaça a desmontagem/montagem cuidadosamente, provavelmente solucionará seu problema. Como sempre digo, se eu chego depois do @Guto Pinto, ele já respondeu o que eu ia dizer kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, eita doutor bão ! ! ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilbertinho Postado Janeiro 7, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 7, 2017 Wender, Inês é morta, a turma respondeu certinho, exceto os mecânicos consultados. O varão fino referido pelo Guto apresenta três posições: uma superior, que engata uma das engrenagens alojadas na rabeta (fica uma de frente para outra, e o pinhão fica localizado entre ambas). Uma central, que é o ponto morto do sistema, e outra inferior, que engata a outra engrenagem no sentido oposto ao da primeira. O que pode ter ocorrido, é que numa eventual troca do rotor, foi deixado um espaçamento maior entre as partes da rabeta, afetando a regulagem do varão. Também pode ser que o parafuso que fixa a regulagem do varão tenha afrouxado e afetado a regulagem. Costumo fazer o seguinte: libero de vez o varão. Com um alicate, pressiono-o para baixo até que engate a marcha (faço isso virando simultaneamente a (o) hélice com as mãos). Daí posiciono a alavanca de câmbio no ponto de engate e aperto o parafuso de regulagem do varão. Feito isso, ainda com as mãos sigo movimentando a (o) hélice enquanto alterno as marchas, checando se os engates estão firmes, sem deslizamentos, inclusive no ponto morto. Espero ter ajudado. Gilbertinho da Amazônia Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Janeiro 12, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 12, 2017 WENDER amigao = qual seria a intençao desses mecanicos = ARAGUAIA NAUTICA ?? ; c/ estas 2 respostas né se possivel diga o desfecho do defeito = a turma agradece ok camarada abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wender Costa Santos Postado Janeiro 16, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 16, 2017 Em 06/01/2017 at 20:33, Gilbertinho disse: Wender, Inês é morta, a turma respondeu certinho, exceto os mecânicos consultados. O varão fino referido pelo Guto apresenta três posições: uma superior, que engata uma das engrenagens alojadas na rabeta (fica uma de frente para outra, e o pinhão fica localizado entre ambas). Uma central, que é o ponto morto do sistema, e outra inferior, que engata a outra engrenagem no sentido oposto ao da primeira. O que pode ter ocorrido, é que numa eventual troca do rotor, foi deixado um espaçamento maior entre as partes da rabeta, afetando a regulagem do varão. Também pode ser que o parafuso que fixa a regulagem do varão tenha afrouxado e afetado a regulagem. Costumo fazer o seguinte: libero de vez o varão. Com um alicate, pressiono-o para baixo até que engate a marcha (faço isso virando simultaneamente a (o) hélice com as mãos). Daí posiciono a alavanca de câmbio no ponto de engate e aperto o parafuso de regulagem do varão. Feito isso, ainda com as mãos sigo movimentando a (o) hélice enquanto alterno as marchas, checando se os engates estão firmes, sem deslizamentos, inclusive no ponto morto. Espero ter ajudado. Gilbertinho da Amazônia Esqueci de citar algo, esse motor começou a fazer isso após a desmontagem para verificar o rotor e também o mecânico tirou o eixo da hélice para desempenar. Hoje pela manhã já em outro mecânico desmontou a parte de baixo na minha frente e disse estar tudo ok e zero de mais, mistério a vareta não tem regularem é apenas pinos sem rosca, agora é lavar as peças adicionar óleo novo e testar vê se vai acontecer de novo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wender Costa Santos Postado Janeiro 16, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 16, 2017 Em 05/01/2017 at 18:41, Guto Pinto disse: Tem que ver se o curso não tá longo, Eu tenho Seapro não lembro se é rosca ou pinos, dos outros meus é rosca aí fica fácil regular, se for pino veja se tão todos encaixados certinho. Esqueci de citar algo, esse motor começou a fazer isso após a desmontagem para verificar o rotor e também o mecânico tirou o eixo da hélice para desempenar. Hoje pela manhã já em outro mecânico desmontou a parte de baixo na minha frente e disse estar tudo ok e zero de mais, mistério a vareta não tem regularem é apenas pinos sem rosca, agora é lavar as peças adicionar óleo novo e testar vê se vai acontecer de novo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Janeiro 17, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2017 estranho wender = sera que deu zica la em baixo no cambio ??? foi revisado caixa de engrenagem amigo ?? c/ certeza ??? abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wender Costa Santos Postado Janeiro 17, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2017 3 horas atrás, Fabio Giovanoni disse: estranho wender = sera que deu zica la em baixo no cambio ??? foi revisado caixa de engrenagem amigo ?? c/ certeza ??? abraço Pior que ele abriu na minha frente ta tudo zerado, segundo ele tinha apenas duas arroelas que foram colocadas invertida pelo outro mecânico, agora é por na água e ver oque vai acontecer. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Janeiro 17, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2017 wender amigao = se deus quiser vai dar tudo ceto ok depois diga p/ turma o desfecho do motor ok ; todos agradeçe abraço ; boas pescarias Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilbertinho Postado Janeiro 23, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 23, 2017 Olá Wender, Se o teste der certinho, foi. Caso contrário, vela os seguintes pontos: 1) Se não há regulagem no eixo de transmissão do motor à caixa de câmbio, tem de haver no varão que une o eixo ao manche. Dê uma boa alhada nisso; 2) Caso não encontre problemas nesse varão, verifique se há folga (por desgaste) em todo o sistema de engate; 3) Faça a operação que recomendei, virando o hélice* com as duas mãos do ponto morto às marchas, para ver se o engate de cada engrenagem (frente e ré) acopla certinho, sem deslizamentos. Cuidado para engates parciais, que em marcha podem desengatar. Dá pra perceber se os engates são precisos, dá até um peque estalido quando a engrenagem se encaixa corretamente; 4) Se tudo fracassar, cheque a rabeta e as juntas, para certificar-se que não há brechas ou folgas que estejam distanciando o eixo de transmissão da caixa de marchas; 5) Caso tudo isso não resolva, veja se consegue o diagrama expandido da rabeta, para saber se nada falta ou sobra, e se também todos os componentes e peças estejam em conformidade. 6) Finalmente, se nada disso der certo, só uma ressonância magnética poderá esclarecer o que está havendo de errado. *o hélice é uma terminologia adotada apenas para barcos. Em se tratando do mesmo componente quando se trata de aeronáutica, ventiladores, etc, o substantivo é feminino, nesse caso, a hélice. Daí quando digo que a Marinha complica ao chamar de bombordo o lado esquerdo do barco (para quem está dentro dele) e boreste o lado direito (sem falar nas demais aberrações terminológicas) dizem que sou louco. Paciência. Quem se atreve a contestar o pessoal que usa farda?, não é? Acho que hora dessas vou criar um tópico sobre isso, é tudo muito louco. Abraço do Gilbertinho Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wender Costa Santos Postado Fevereiro 1, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 1, 2017 Em 22/01/2017 at 21:22, Gilbertinho disse: Olá Wender, Se o teste der certinho, foi. Caso contrário, vela os seguintes pontos: 1) Se não há regulagem no eixo de transmissão do motor à caixa de câmbio, tem de haver no varão que une o eixo ao manche. Dê uma boa alhada nisso; 2) Caso não encontre problemas nesse varão, verifique se há folga (por desgaste) em todo o sistema de engate; 3) Faça a operação que recomendei, virando o hélice* com as duas mãos do ponto morto às marchas, para ver se o engate de cada engrenagem (frente e ré) acopla certinho, sem deslizamentos. Cuidado para engates parciais, que em marcha podem desengatar. Dá pra perceber se os engates são precisos, dá até um peque estalido quando a engrenagem se encaixa corretamente; 4) Se tudo fracassar, cheque a rabeta e as juntas, para certificar-se que não há brechas ou folgas que estejam distanciando o eixo de transmissão da caixa de marchas; 5) Caso tudo isso não resolva, veja se consegue o diagrama expandido da rabeta, para saber se nada falta ou sobra, e se também todos os componentes e peças estejam em conformidade. 6) Finalmente, se nada disso der certo, só uma ressonância magnética poderá esclarecer o que está havendo de errado. *o hélice é uma terminologia adotada apenas para barcos. Em se tratando do mesmo componente quando se trata de aeronáutica, ventiladores, etc, o substantivo é feminino, nesse caso, a hélice. Daí quando digo que a Marinha complica ao chamar de bombordo o lado esquerdo do barco (para quem está dentro dele) e boreste o lado direito (sem falar nas demais aberrações terminológicas) dizem que sou louco. Paciência. Quem se atreve a contestar o pessoal que usa farda?, não é? Acho que hora dessas vou criar um tópico sobre isso, é tudo muito louco. Abraço do Gilbertinho OK, MONTAMOS TUDO E NÃO VERIFICAMOS NADA, A NÃO SER UMA ARRUELA LA NO EIXO QUE SEGUNDO O MECÂNICO ELA ESTAVA INVERTIDA, OU SEJA EM UMA POSIÇÃO ERRADA E SEGUNDO ELE FOI MONTADO ERRADO POR OUTRO MECÂNICO QUANDO TIROU PARA DESEMPENAR O EIXO DO HÉLICE. POIS BEM FOI TUDO MONTADO, LEVEI O MOTOR PRO RIO , ANDEI 44 KM MEDIDOS NO GPS ELE GASTOU APENAS 9 LITROS "BÃO DE MAIS" E NÃO DEU MAIS NADA, VAI SABER OQUE ACONTECEU NE? PACIÊNCIA, O PROBLEMA É QUE DA OUTRA VEZ ANDAMOS CERCA DE 70 KM PRA ELE APARECER ISSO E SE EM UMA OUTRO PERCURSO LOGO ELE VOLTE A FAZER. MOTOR É MUITO NOVO PRA ISSO, ANO 2014 USO APENAS 3 VEZES AO ANO. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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