Fabiano Oliveira Postado Novembro 18, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 18, 2008 Galera espero n estar enrolando muito nesse "causo"... (msm assim já está bastante resumido) Bom essa se passou no final de março e começo de abril de 2007... Sou representante, e trabalho com confecção... Nesse ano de 2007 estava com 99% de certeza de não fazer uma pescaria boa, dessas no Mato Grosso... (mas fiz 2, a outra conto depois) Daí um amigo meu, (q por sinal é meu companheiro de barco nas pescarias) e q tb trabalha com confecção, me disse q precisava fazer umas entregas em MT e q precisava de alguém q tb trabalhasse nessa área e q tivesse costume de pegar a estrada (até aí mera coincidência, n acham???) Bom para convencer a patroa n foi difícil, pq afinal estava indo trabalhar e as ?traias? de pesca eram só se por acaso a gente resolvesse pescar em algum ponto (coisa q eu disse q n passava por minha cabeça) Depois de tudo pronto, partimos... Eu, o Zoio e uma Saveiro abarrotada de confecção... Partimos de Divinópolis-MG numa terça-feira pela manhãzinha... A viagem foi boa, na primeira empreitada tocamos até Cuiabá-MT, como já era 03:00hs da manhã resolvemos parar num posto e dormir, ali msm dentro da saveiro, q por sinal os bancos n reclinam nada. Fomos vendendo e entregando as encomendas... E quanto à pescaria fomos sem rumo... cada cidade q a gente parava perguntava se alguém conhecia algum guia lá para as bandas do Teles Pires, com isso já tínhamos algumas indicações, até q na quinta-feira enquanto paramos para almoçar, vimos um carro com a placa de Colíder, e a msm seria a última cidade q a gente ia trabalhar, esperamos o proprietário aparecer e perguntamos se ele n sabia de alguém... Esse rapaz deu duas opções, do lado de lá da ponte tinha uma estrutura melhor, porém o proprietário n tinha guia... do lado de cá da ponte era tudo muito rústico e simples, porem disseram q o proprietário por nome de ?Nego? era muito gente boa e conhecia o rio como poucos... Depois da ultima entrega em Colíder corremos para um supermercado, compramos uma caixa térmica, algumas picanhas, e é claro umas cervejinhas (poucas) pq ninguém é de ferro... Pegamos estrada e nada dessa tal ponte aparecer, nesse momento presenciei algo q jamais imaginei... Uma comitiva com 2800 cabeças, foi muito show, os peões vinham e buscavam de 1 a 1 os carros para poder atravessar, pediram um trocado para tomar uma pinga...heheh mas fizemos melhor, levantamos a capota e dissemos: sirvam-se... cada um já agarrou 2, 3 latinhas e depois de um Deus lhe pague, seguiram seu caminho (e nós o nosso). Nesse meio tempo a fome foi apertando... paramos num barzinho de beira de estrada para lanchar e quando entramos um baita fogão de lenha a todo vapor... Arroz, feijão, frango caipira (desses q vem até com ?pito de paia? atrás da orelha), angu, salada, couve e abobrinha batida... Não gente n acreditava no via... Enquanto almoçávamos perguntamos outra vez sobre algum guia, e pela primeira vez um nome se repetiu, o tal Nego... Depois do ?pandu? cheio seguimos viagem... Chegamos nessa ponte no sábado por volta das 14:00, a primeira vista n dei nada pelo local, tudo muito simples msm, o Tal Nego tinha saído para pescar com uma turma de uma cidade lá de perto Nova Canaã... A esposa dele disse q a gente poderia ir pescando por lá msm, e se soubéssemos remar poderíamos pegar o barco q estava poitado lá e ficar por perto (isso pq ela nunca tinha visto a gente). Preferimos ficar no barranco msm, entre um arremesso e outro cachoras e bicudas davam o ar da graça... Quando anoiteceu ele chegou, tinha uma cara de sistemático e de poucas palavras, mal cumprimentou a gente, passou e foi conversar com Maria, sua esposa. 5 min depois ele apareceu, já estava com um semblante melhor, conversamos e armamos a nossa pescaria do dia seguinte, tínhamos 3 opções: A primeira era de pescar de rodada para pegar as matrinxãs, tambaquis e corvinas A segunda era fazer uma pescaria atrás dos peixes de couro (piraíbas em especial) E a terceira e tb mais cara, era a de pescar os tucunas (optamos por essa por meu companheiro nunca ter pego um tucunaré) Ficamos ali tomando uma cerveja e comendo um tira gosto as margens do tão afamado Tele Pires, n demorou muito e o sono chegou... Como a gente n tinha levado barraca, dormimos na carroceria da saveiro, e o pior e q é cheio de ondulações, a Dona Maria isistiu muito para q a gente dormisse em sua casa, ou então nas redes q tinha na varanda (mas e o medo de acordar de madrugada com um moreno de +/- 2 metros de altura, o famoso tripé, falando q rolou sentimento... rs brincadeiras a parte não queríamos incomodar. A Dona Maria nos emprestou um cobertor para a gente forrar, para o sereno n cair direto na gente fechamos a capota e só dormimos com a tampa aberta... ehhh noite mal dormida (mal sabia q valeria todo sacrifício) O sol ainda n mostrava seu brilho quando escutei umas panelas batendo e em seguida senti um cheiro de café ?cuado no saco? feito naquela hora... Vou falar a verdade, como n tinha avisado q a gente ia, ela só tinha um pão lá (parecia pão de forma) mas era de milho, e ela lascou uma ?toreba? de margarina no meio... Preparou as nossas marmitas e seguimos rumo ao pesqueiro de tucunas. Decemos aproximadamente 1:30min, ao chegar poitamos na entrada de um corixo, como sempre relatos de muitos peixes, e peixes grandes n me animavam, por na maioria das vezes n se confirmar... A essa altura o Nego já tava mais solto e até ?batia uma capa? na gente: - Q isso mineiro se eu tivesse com o anzol n`água já tinha pego 3... ria o piloteiro... Até eu pegar o jeito foi meio difícil, mas depois só alegria. Lá a gente pesca com tuvira ou iuiu (tb conhecido como jejum), chumbo pequeno, à uns 30 cm do anzol 5/0 +/-, arremessos de médio a curta distancia (pelo fato de o rio estar com o volume de água elevado, e a gente ter q entrar com o barco literalmente dentro da mata) arremessava e vinha recolhendo, o trabalho era parecido com o de uma meia-água... Os estouros eram um atrás do outro, na maioria tucunaré (se n me engano lá tem o tucunaré-açu) pelo guia já ter capturado exemplar de até 8kg, eu msm no ano seguinte peguei um de 6,2kg, mas isso é uma outra estória... Vez ou outra aparecia umas matrinxãs, mas só entravam matrinxã criada de 3 a 3,5kg, trairões e até pequenas cacharas tb n resistiam ao trabalho da isca. Como n tomei café direito a fome já apertava, fui o primeiro a atacar a marmita, passado uns 40min o Zoio e o Nego resolveram almoçar tb... A gente pescava debaixo das árvores e era sombra o tempo todo, e enquanto eles almoçavam resolvi dar uns arremessos, tinha uma árvore muito grande caída e seu tronco estava num lugar estratégico, pq os peixes pequenos tinham de passar por ali quando saíam do corixo, 1, 2, 3 (n acreditava q n havia uma ?baguá? como dizia o guia por ali) 4º arremesso e pronto o silêncio daquela mata era quebrado, como havia muita estrutura debaixo d`água n podia trabalhar com a frecção muito aberta, e msm assim já na primeira tomada de linha pulou uns 10m depois desse tronco caído... Pronto o Nego já gritou é ?baguá? é ?baguá? não deixa ele ir no pau... vai perder, vai perder, nisso a adrenalina tomou conta, eu recolhia de cá e ele tomava de lá e ficamos nesse cabo de guerra até q consegui fazer com q ele passasse para o lado de cá do tronco... Agora sim, uma briga limpa e justa, trouxe ele duas vezes do lado do barco e quando achava q já estava entregue saia ele de novo numa explosão q n dá para descrever, mais um tempinho e pronto estava ele prancheando do lado do barco, n acreditava no tamanho do peixe, nunca tinha pego se quer um de 2kg esse passava dos 4. Passamos o passaguá, pousamos para algumas fotos e após a oxigenação necessária saiu nadando calmamente para seu tronco, onde com certeza iria descansar mais um pouco. Resultado muito, mas muito tucunarés no final de 4 horas de pescaria... Voltamos para o acampamento, do barranco ficamos arremessando as artificiais e vez o outra entravam bicudas e cachorras (em outro post coloquei a foto de uma ?cachorrinha? de 12kg, mas vou repetir a foto), nesse meio tempo a noite começou a chegar e o Zoio disse q estava com vontade de comer um frango caipira na janta, em seguida já passa o Nego com um frangão na mão e grita: - Maria, pode começar a fazer a janta, ajudamos ele a limpar o frango e fomos para a varanda da casa dele, enquanto a janta ficava pronta, mais cerveja e tb agarramos na tal de jurubeba, confesso q fiquei bem ?na ema?. Acordamos no outro dia e voltamos a vida real, carregamos a saveiro e seguimos rumo a Minas, muito contentes com o resultado da nossa pescaria, e com a certeza d q em 2008 voltaríamos (e voltamos, mas isso já é uma outra estória).. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adhemar Postado Novembro 18, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 18, 2008 Lindo relato, mais por enquanto ta virando boato kkkkkkkkkkk Opa agora apareceu umas fotinhas e começa a parecer verdade. lindos peixes garoto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Teixeira Postado Novembro 18, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 18, 2008 Belos exemplares Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jean Postado Novembro 18, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 18, 2008 Muito legal o relato... e os peixes!!! Parabéns Luciano!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Paulo Postado Novembro 18, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 18, 2008 Parabéns pela pescaria!!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adão Postado Novembro 18, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 18, 2008 Muito bom o relato....parabéns... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruca Postado Novembro 19, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 19, 2008 RAPAZ!!!!!!! Pescaria de um dia assim sem combinar e nada hein... Foi uma maravilha mesmo.... Show de bola! Parabéns e valeu pelo relato! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Flavio Oliveira Postado Novembro 19, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 19, 2008 Na de 2007 eu não fui mas em 2008 resolvi encarar essa aventura com esses dois malucos, meu irmão o Fabiano e o Zoio que espera ser adotado pela família ::evil:: Estamos analisando o currículo dele, se ele passar quem sabe entra pros "Malvinos" A pescaria de 2008 foi fantástica, depois mandamos o relato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leo Marrara Postado Novembro 19, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 19, 2008 Ô Fabiano... diz uma coisa, qto o Nego cobra de diária? Colider fica pertinho daqui, só 1400 km com quase 900 de terra... um tirinho! :D Parabéns pela pescaria e pela disposição, meu amigo... vc é guerreiro, dormir sentado dentro de carro ou na caçamba não é pra qquer um! Abração! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabiano Oliveira Postado Novembro 19, 2008 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 19, 2008 Bom, como alguns já perceberam esse post era para ser meu estava ajudando o Zoio a cadastrar, e quando fui enviar o "meu" relato era ele q estava logado... mas tudo bem, fomos juntos msm... Respondendo quanto o Nego cobra, vai variar do q irá usar... A diária dele é(ra) R$80,00 mas como o barco, o motor e a gasolina sua... Como esse ano foi a segunda vez q a gente foi lá (fora outras 3 turmas de pescadores q tb conheceram o local por indicação nossa/média de 12 pescadores por turma, ele cobrou se n me engano R$200,00 com guia/barco/motor de 25... Só para vcs terem uma ideia da coragem foram mais de 6000 km q rodamos nessa louca viagem... Uma dica valiosa, se alguem animar ir para lá a data ideal é de 15 de abril a 15 de maio, claro q isso é uma média, pq tem os tucunas e tb muito peixe de couro... Qq dúvida posta de novo q tentamos responder... Ô Fabiano... diz uma coisa, qto o Nego cobra de diária? Colider fica pertinho daqui, só 1400 km com quase 900 de terra... um tirinho! :D Parabéns pela pescaria e pela disposição, meu amigo... vc é guerreiro, dormir sentado dentro de carro ou na caçamba não é pra qquer um! Abração! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Biguá Postado Novembro 19, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 19, 2008 Grande Fabiano... qdo eu leio um relato igual a esse fico emocionado. Fiz esse tipo de pescaria muitas vezes, saindo sem rumo, na tora. Tem que ter coragem e gostar muito. Parabéns. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Castellões Postado Novembro 19, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 19, 2008 que aventura do ca#@lho... essa foi #@da... fabiano, como que chega no local a partir de colider???? abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Castellões Postado Novembro 19, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 19, 2008 em tempo: tem algum tel ou a gente chega na hora e resolve com ele??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Flávio Martins Postado Novembro 19, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 19, 2008 Relato bão é assim... ir com a cara e coragem. Parabéns pelo relato e qui lapa de cahorra heim! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabiano Oliveira Postado Novembro 19, 2008 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 19, 2008 Depois de Colíder vc vai sentido a Nova Canaã do Norte, fica a uns 40km depois dessa cidade, quando chegar na ponte do Tele Pires é lá uhrm:: Mas lembre-se q tem estrutura dos dois lados da ponte... no sentido Nova Canaã/Alta Floresta é o q fica antes, o Nego tb tem um flutuante, com banheiro, cozinha, quartos, e até uma aréa de camping com churrasqueira atras de onde o flutuante fica poitado... Tem gente q prefere ir de avião até Alta Floresta e depois volta esses 80km de carro alugado ou táxi... Vou procurar o tel aqui e te passo, se chegar lá de repente só correrá o risco de ter de esperar ele chegar de alguma pescaria... Mas n esqueçam de levar em conta a data q falei... teve uma turma de amigos aqui de Divinópolis, q foi em julho, msm a gente falando q n era a época, e n pegaram nada... que aventura do (editado)... essa foi Phodis... fabiano, como que chega no local a partir de colider???? abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Castellões Postado Novembro 19, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 19, 2008 o negócio é entre abril e maio né?? to animando nesse trem... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruca Postado Novembro 19, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 19, 2008 o negócio é entre abril e maio né?? to animando nesse trem... Eu também hein!!seila:: seila:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabiano Oliveira Postado Novembro 19, 2008 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 19, 2008 Isso msm... a data é um fator crucial nessa pescaria, pq a gente pega o nível do rio mais alto, e como mostra as fotos com o rio na mata, a profundidade media é 1m 1,5m... tem hora q vc vê o cardume passando do lado do barco... só "baguá"... E outro fator importante, no fim desse corixo tem uma lagoa imensa onde os tucunas entram para acasalhar e desovar, daí com o nivel mais alto tem como chegar nela... ou seja com certeza os maiores machos e femeas estaram lá... Vcs são f*** só pq o ano q vem eu já tenho uma marcado nesse msm período oloko:: fui lá em 2007 e 2008 o negócio é entre abril e maio né?? to animando nesse trem... Eu também hein!!seila:: seila:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luciano Cambraia Postado Novembro 19, 2008 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 19, 2008 E ai cumpanhero eta conto bão heim sô , ainda mais que eu tava junto , ano que vem que o bicho vai pega , mais primeiro tenho que amansa a muié , mas tá bão deixa comigo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.