Ricardo Ernega Postado Janeiro 25, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 25, 2017 Galera, comprei um Tohatsu 18 e veio com helice original danificada de desbalanceada pq o antigo dono deu umas cacetada em pedra ! Já coloquei um helice paralelo q tinha usado aqui e o motor fico file. Era o hélice mesmo q estava fazendo vibrar eu nem usei ele com essa helice q esta com avaria o antigo dono relato q vibrava bem poco e surgil a duvida acho q ja vi aqui em alguns topicos q da para concertar essa helice ! As pás dela nao estão com dentes, apenas com pequenos ralados e meio torta sera q da jeito ? queria consertar pq quando rio baixa queria usar ela pois e original e resistente essas paralelas qualquer reladinha e quebra na certa ! Outra coisa, ela é passo 9 essa original e essa 10 e paralela tive comparando aqui essa 9 as pas sao mais de um cm mais largas q essa 10 isso ta certo kkk pra mim q menor o passo as pas era mais estreitas ! Valew galera agradeço desde ja abracos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Janeiro 25, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 25, 2017 ricardo dependendo do estado do helice = até da´ p/ arrumar ok / mas minha opiniao = nunca vai ser mais igual ; e tem que ter o gabaritos ; e talento p/ fazer o serviço no caso / aqui ñ conheço ninguem ??? principalmente se entortou ; desbalaceando ; desalinhando ; ( vibraçao ) tambem corre o risco de quebrar ; ou ficando fragil ok / uma helice assim = pode danificar seu torpedo ; e cambio ; e tals / ai = sai mais caro = o molho doq ; o peixe ok / vamos ver oq a turma tem mais a dizer né ??? abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Janeiro 25, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 25, 2017 fabio e essa questao do helice q citei do passo 9 a pá ser mais larga q a do passo 10 sabe me dizer se isso ta certo ? me lembro q comprei uma helice passo 10.5 de um ayamaha 15 e era mais estreito q a original passo 11 kkkk fiquei meio encucado com isso ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Janeiro 25, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 25, 2017 rapaz = ñ sou o cara certo ; nem expert no assunto ; p/ falar sobre = OS HELICES ok na minha opiniao = tudo no acerto do helice ideal p/ seu conjunto é = TESTE X TESTE ; tem que esperimentar e seguir o RPM E GIRO C/ TACOMETRO OK / nunca use peças ou helices = PARALELAS OU USADAS E REFORMADAS ; A Ñ SER P/ UMA EMERGENCIA E OLHA LA´AMIGAO / sobre os tohatsu 9,9 / 15 / 18 hp = tem varias configuraçoes conforme ano e motor ok / mas o normal é ( 9") 3 PAS = 235 X 229 = igual o seu helice original ok / OU ( 10") 3 PAS = 235 X 155 mas tem de 8 , 9 , 10 , 11 , 11,5 e outras tantas ok tem de inox tambem ok / espero que ajude abraço bom = tentei postar as fotos dos graficos ok = MUITO ESTRANHO Ñ CONCIGO = Ñ SEI PORQ ; Ñ VAI OK / ASSIM COMO EM OUTROS TOPICOS ????? BEM ESTRANHO ??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Março 15, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Março 15, 2017 galera comprei um helice 9 sorabo e axei q ia ter um melhor desempenho q a 10 q tava no motor provisorio q emprestei de um amigo pois ando pesado ate kkkk eu fiz o teste com duas pessoas 180 kilos mais uns 70 kilos e tralha tranquilo e a 10 ainda ando melhor 2 km a mais parece poco ne mais nota se a diferenca facio decendo o rio kkkk outra coisa com helice passo 9 axei mais economico e uma diferenca significativa viu ! outra coisa meu antigo tohatsu 18 2001 era uma lenta top motor funcionava q e um ouro venturi 20 gicle 80 110 ja esse com venturi 22 gicle 60 116 nao gostei muito motor com uma lenta feia o ar ta com uma volta e 1/4 abri mais nao deu diferenca alguma e fechei tambem mesma coisa ! hora lenta ta mais alta hora mais baixa e em aceleracao baixa pra alta ele da uma embolada nao e liso igual o antigo ! bateu 33 subindo e 38 decendo com a passo 9 e 35 subindo e 40 decendo com a 10 meu barco e um fluvimar 6 metros com assessorios pesa uns 120 kilos ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Março 15, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 15, 2017 esse motor vç tirou zero ricardo ? vç falando os sintomas = parece ser carburaçao / sistema combustivel e tals .... mexe no ar ; e ñ muda nada ; de baixa ; p/ alta rapidamente = embaralha; e tals ... verificou ; difusor; giclagem ; e estanquiedade do carbura ; e agulha de admissao ? abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Março 15, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 15, 2017 esqueçi ; uma pergunta = oq achou ; sua opiniao = do super de antes = que ñ erá 18hp real ; como ja tinha comentado / qto ao verdadeiro 18 hp tohatsu = que tem em maos agora ? abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Março 16, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 16, 2017 Legal o relato Ricardo . Cada caso é um caso e é muito bom pessoal por relato de mudança de passo nesses motores pequenos, mas como disse troca de hélice nessa potência dificilmente ganhará mais que 3km/h. Sexta passada fomos em dois barcos pescar, acabei colocando o barco de 7m meu com o Evinrude 15hp, 3 gordinhos, tanque cheio, duas caixas termicas com garrafas de cerva( fui com dois manguaceiro) fora tralhas, ceva, calculo uns 400kg sem contar o motor , ele tá com hélice original 9 x11 e a velocidade ficou entre 23 a 25km/H em represa, esse semana pedi uma hélice 9.25x 10 Sorabo que vem no modelo anterior igual do Astra, instalei hoje e sexta devo pescar com os mesmos cachaceiros, subi o motor uns 2cm tb, vamos ver o resultado, motor pediu arrego. Barco é esse: Olha a diferença de eu andanod, e meu irmão com o Seapro num barco 30kg mais leve e com uns 150kg a menos de carga Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Arrais Postado Março 16, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 16, 2017 9 horas atrás, Guto Pinto disse: Olha a diferença de eu andanod, e meu irmão com o Seapro num barco 30kg mais leve e com uns 150kg a menos de carga ACELERA aí o cardaio ! ! ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk , rachei de rir aqui ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Março 16, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Março 16, 2017 fabio esse motor peguei de segunda mao mais logo q peguei ja resivei de cabo a rabo hehehehe carbura ta limpinho velas ok tudo feito no capricho kkkk cara essa embaralhada q digo e coisa meio q imperceptivel mais comparado ao antigo nao e liso igual intendeu ? eu apertei o parafuso q aumenta a lenta para aumentar um poco a lenta para pode regular o ar e e fico um poco acelerado eu abri 2 voltas e nada ja estava com 1 1/4 e fechei ela 100 % e nada mesma coisa kkkk axo q fez isso pq dechei a lenta muito alta para poder regular o ar intendeu na rotacao q tava o parafuso do ar ja nem tinha mais precisao ! axo q quando cara foi regular ele so aumento a lenta sem regular o ar preciso verificar isso com calma o dia q foi limpo eu dechei 100% como estava a regulagem contei as voltas do ar e montei como veio ! comparado ele com o antigo no mesmo barco com mesmo passo no mesmo dia kkkkk nao tem como dizer q deu algo de vantagem nem pra um nem pra outro pois foi tudo 100% igual no teste a nao ser uns 3 litros de gasolina a menos no tanque esse novo venturi 22 ando 2 km a mais chegando a 3 km a mais teve hora ! esse fds fui pescar com passo 9 e meu amigo com passo 10 no meu antigo motor barcos iguais peso iguais ele ando mais q eu mais na arancada depois eu acompanhava mais axo q se fosse uma viagem longa ele chegaria primeiro q eu percibia q devagarinho dava uma distanciada kkkkk usei ele com passo 9 so em uma pesca e axei bem melhor a autonomia agora nao sei se e pelo helice o se ele e mais economico q o antigo kkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Março 16, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 16, 2017 Ricardo pelo que vc falou o Tohatsu antigo usa o mesmo carburador do 15 Super Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Março 16, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Março 16, 2017 guto esse meu ex motor kkkk ele usa 100% carburacao do super unica coisa q muda e q a borboleta abre o 100% outra coisa diferenca pra esse novo sao os gicles e o venturi e o difusor do novo tem 6 furos o do super so tem 2 axo q esse antigo funciona mais file em baixa pois o gicle e 80 outro e 60 muito pequeno eu axo para essa gasolixo nossa kkkk a velocidade nesse barco de 6 metros sem nada dentro com piloto de 90 kilos com antigo foi maxima 42 esse novo chego a 44 e teve hora de crava nos 45 km marcado no gps do cell o teste ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Março 16, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 16, 2017 a propria tohatsu nos manuais de mecanica dela, diz que o 18 teve 3 tipos de carburadores e gicle, eles fizeram uma verdadeira salada mista com venturis, cames, gicles... isso em coisa de 10 anos... hoje o motor esta com venturi maior (22mm) , came mais avancado, e gicles menores em relacao ao super 15. ahco q eles conseguiram um ponto mais racional do uso do motor. se aumentar o gicle capaz de melhorar alguma coisa em media e alta, mas vai gastar mais, se usar o setup do super 15, provavel que a lenta fique mais gorda (logo mais suave um pouco) mas vc perde em media e alta e tb no consumo final... Fabio Giovanoni reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Março 16, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Março 16, 2017 astra creio isso tambem mais eu preferia o outro motor no funcionamento em lenta e em baixa kkkk esse aqui parece um 25 o funcionamenteo em baixa kkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Março 16, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Março 16, 2017 agora atarde tentei regular o carbura e nao tive exito kkkk eu abaxei o parafuso da lenta e mechi no ar fui fechando ele aumento um poco a rotacao bem dizer quase todo fechado ai dechei com uma volta e meia e aumentei a lenta no parafuso da lenta e da uma lenta boa porem se decha muito baxinha como era o outro ele vai afogar quando engatar pois se ela ta alta ai vc acera e volta o acelador tem hora q ela baxa um poco do q estava a regulagem entao dechei ela um pokinho mais alta creio q nao vai da soco na hora de engatar ! tenho certeza q a mistura de ar esta muito pobre esse gicle 60 e muito pequeno para um venturi 22 nossa gasola e um lixao ainda kkkk um cara q faz auteracao de venturi no mercado livre me falo q se colocar o gicle 60 com o difusor do super o motor nem da lenta ! mais vo decha como ta ta economico andando bem ate de mais e nao estava morrendo e q nao gosto de lenta mais alta gosto dela bem redondinha e se fosse possivel ageitar so regulando seria bacana massss kkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Março 16, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 16, 2017 ricardo ja ouvi de dono de 18 que no comeco o motor eh exatamente assim como vc falou, depois de uns tanques ele entra em modo afinado e nao da mais nada, que alguns mecas alteram o gicle de baixa pra isso nao ocorrer mas nao eh o correto... deixa assim que ele vai se ajustar sozinho, assim que o motor ficar mais amaciado e redondo. so nao pode duas coisas: afogar qdo engata ou afogar com a lenta em neutro e dar tranco forte qdo troca de marcha... o resto ta beleza Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Março 16, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 16, 2017 ricardo agora entnedi na minha opiniao = agora é só acertar seu conjunto x helice x carga total ok / do mais ; eu ñ ficaria mexendo ; tente usar uma gasolina boa . e faça o teste e comparaçoes boas pescas ; abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Março 16, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 16, 2017 ñ saindo do assunto ; mas = gutao ; que barcao = reliquia esses 2 manguaceiros ; e muito combustivel etilico ; que judiou do 15 hp ; meu irmao o trato no casco ficou joia ; olha ai o serviço ; que beleza ; e conserva tambem / acelera carai... ; e retardadoooo ; foi de rachar = abraço galera Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Março 19, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 19, 2017 sr ricardo ; qto sua pergunta ; sobre os helices anteriormente ; onde eu ñ consegui postar os exemplos = da´uma pesquisada em = http://www.nautibras.com.br/suporte/texto-007.htm da´p/ ter uma base ok ; mas sempre = oq vira na real ; sao os testes x testes ; é fato / abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Março 19, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 19, 2017 Fiz o teste esse fds, a chuva atrapalhou a pesca, mas o motor variou de 25 a 27km h, melhorou arrancada. Ou seja ganhou uns 2 a 3km/h Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Março 20, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Março 20, 2017 como dito tinha regulado a lenta do motor tinha ficado meio alta mais fui pesca fds e no rio com motor na agua nao fico ruim nao fico boa so quando engata ele cai bastante a rotacao mais nao morre nao fica trabalhando quase morendo kkkk o outro nao era assim mais como dito tudo indica e o gicle muito pequeno ! outra coisa fui com passo 10 meu amigo tambem com meu antigo motor andei na frente dessa vez ele nao me alcancava kkkk o passo nove pra min nao foi legal axei q esses 250 kilos dos passageiros e traia ela cairia legal vou comprar uma 10 e falando sobre helice comprei uma sorabo veio empenada ta pegando aquela parte de tras da helice q fica dentro do canhao marcado saiu a tinta e ate gasto o aluminio na helice bem poco nao vibra o motor mais ta desbalanceada , esta passo 10 q uso de um amigo e marflex axei muito melhor de acabamento q a sorabo ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Março 20, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 20, 2017 Eu tenho 3 marcas paralelas lá em casa , MFX( 9.9 x 12 Seapro e 9.25 x 9 do Mariner 15) Sorabo( 10 .5 x 11 do Merc 18hp e 9.25 x 10 do Evin 15hp) e River ( 10 3/8 x 13 do Merc 18hp). River é ruim, parece alumino poroso, mto leve, a MFX gostei muito, mesmo usando há mais de 2 anos direto pegando no chão não perde a tinta, a Sorabos achei mais pesadas e aparentam ser mais resistentes, porém o acabamento da MFX achei melhor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Luis Ribeiro Blas Postado Março 21, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 21, 2017 Hélice MFX é uma boa hélice , estou usando essa e estou muito satisfeito !! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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