SLTERUEL Postado Fevereiro 21, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 21, 2017 Boa noite, estive afastado do site por um tempo por motivos particulares mas estou de volta. Estou com uma lancha Fluvimar Marlim (Boto) 500 e motor Yamaha 40 FETL 4 tempos, conjuntinho parece um brinquedo... Bom o fato é que quando comprei o proprietério anterior disse que bateu o helice original e havia trocado, até ai tudo bem. Foi colocado um helice 11 1/8x12. Ja pesquisei muito na internet e nao consigo achar um comentario sobre qual o tamanho original para meu motor, ja que vou compra rum helice reserva. Com a embarcação leve ele atinge 5.800 rpm, já quando muito pesada em media 5.200 rpm, mas em media 5.500 e com uma velocidade final de 50km (gps via celular) A pergunta é: compro um helice 11 1/8 x 13? pra tentar ganhar um pouco de velocidade... Algum abençoado pode me informar qual o helice original desse modelo de motor? (nao achei na internet mesmo......) Abraço a todos... Sergio Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dair Helaehil Postado Março 24, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 24, 2017 Liga pro Tonico da Sorabo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Março 24, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 24, 2017 Seu barco está exatamente na faixa ideal estipulada pela Yamaha: Faixa máxima de rotação (rpm) 5500/6000 ou seja, independente de qual era a helice original, a que está agora casou como uma luva nela, e vc deve usa-la e repo-la na mesma medida, a menos que ande com muito mais peso. Caso vc abaixar o passo, vc pode estrapolar os 6000 rpm e isso vai danificar seu motor a longo prazo. Isso obviamente com o barco leve. Caso vc ande sempre carregado e estiver abaixo dos 5500 sempre, ai vale a troca da helice por uma menor. Se mesmo assim quiser testar um passo menor, no intuito de chegar nas 6000 rpm exatas leve e subir um pouco esse rpm carregado, é possível, mas para isso, mantenha o rpm sempre abaixo das 6000, . Em média cada passo vc ganha/perde entre 250 e 300 rpm, o que te deixaria andando no limite qdo vazio e um pouco mais otimizado (veja nao disse nem melhor, apenas otimizado) carregado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Março 25, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 25, 2017 ñ sou expert ; apenas minha opiniao motor 40 hp 4t modelos FET ... original 11 1/8 13 / como astra disse ai = se tá c/ um helice 11 1/8 12 ; e o rpm ; tá dentro dos padroes joiaa ;;;;; na real = só teste ; e teste ; definir sua carga total = ou navega ; LEVE c/ uma configuraçao helice ; ou PESADO ; c/ outa ok/ ou tem 2 helices p/ cada caso ; ou ate 3 p/ teste ; e reserva tambem ..... acredito que o ganho entre os helices citados ; ñ vai ser grande coisa = que vç espera em velocidade ok / vamos ver oq a turma tem p/ dizer né ?? abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Março 25, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 25, 2017 Seu tópico estava na sala Sala do Bate Papo e foi movido para a sala Náutica Qualquer dúvida pode me mandar uma MP. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.