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Turma...aproveitando o texto q postei no tópico de um amigo q estava querendo saber se valia a pena instalar um jack no casco dele, resolvi criar este tópico aqui. 

 

Antes de falarmos em jackplate, precisamos entender o que é PAD e o que é GAP.
Veja a imagem abaixo.

comomediropad.jpg

 

Encontrar a melhor altura do motor em relação ao casco pode ser uma tarefa complicada. O jackplate ajuda a regular esta altura.

Jack Plate é uma peça geralmente confeccionada em alumínio que vai entre o espelho de popa e o motor, e que permite o ajuste vertical do motor de popa.

arrow:: E pra que serve um jackplate?!?!

Captura de Tela 2017-03-12 às 21.45.41.png

- Menor arrasto do motor da água. 
O jackplate irá levantar o motor na vertical...ou seja, ele irá aumentar ou diminuir o GAP (diferença de altura entre o fundo do casco e centro do eixo da hélice).
E pra que eu aumentaria ou diminuiria essa medida?!?!
Simples, para diminuir o arrasto da rabeta da água. Imagine vc em um barco em alta velocidade enfiando o braço dentro da água?!?! rsrsrs... A pressão seria enorme, não é mesmo?!?! A rabeta do barco também exerce esta mesma pressão, fazendo com que a velocidade diminua.
Uma das funções do jackplate é diminuir este arrasto a medida em q vc vai subindo o motor da água.
Assim, de forma prática, vc vai subindo o motor, subindo, subindo até q o arrasto diminua. Por consequência a velocidade final vai aumentar, assim como o giro do motor.
Em contra partida, vc pode ir subindo até q a hélice entre (ou se "esconda") atrás do espelho da popa e perca totalmente a pressão na água. Em alguns casos o piloto vai subindo tanto o motor, que a traseira do barco sai tanto da água q chega a perder a pressão (hélice com a água) fazendo com que a proa do barco toque na água e exerça uma pressão maior que a popa, fazendo o barco rodar. Isso é comumente chamando de blow-out.

No vídeo abaixo vc verá um exemplo de blow out ocorrido com o nosso amigo Luciano Lumaq na largada do Torneio de São Simão de 2015.
Ele vai tirando o jack/motor da água para ter um melhor desempenho. Repare q milésimos de segundo antes dele rodar vc conseguirá ouvir o giro do motor aumentar. Isso é pq a hélice saiu da água e perdeu pressão na água.

 

- Mudança do centro de gravidade (CO) do barco.
O centro de gravidade ideal de uma embarcação também influencia na navegação.
Se o CO está muito na frente, a proa do barco afunda e irá gerar muito arrasto.
Se o CO está muito atrás, a popa enterra na água e o barco começa a cavalgar. 
Entendendo este princípio vc conseguirá imaginar pq existe jackplate de diversos tamanhos (maioria entre 4' e 16').
Subindo o jack a popa do barco também sobre, consequentemente a proa abaixa um pouco. E vice-versa.

Captura de Tela 2017-03-12 às 21.00.29.png

O que observei (na prática) sobre a utilização de jackplates nestes últimos anos:
- Subir o motor na vertical traz enormes vantagens ao desempenho do barco. Subir o jack em apenas 1 polegada pode representar uma diferença de 2 ou 3 Km/h na velocidade final. Vale muito a pena. Isso com o barco leve (leia mais abaixo).
- Sobre o tamanho do jack, pouco ou nada se alterou na performance...Mas atribuo isso ao enorme peso que transportamos em nosso barcos quando em condições de pesca. Já acelerei cascos iguais, como motores iguais, um deles com jack de 4" enquanto q o outro de 16"...e o barco com o jack menor teve melhor desempenho.

E pq isso?!?!?!
- Barco Leve
Imagine o seguinte....Imagine o casco super leve e sem qualquer acessório ou equipamento dentro. Nada de baterias, motor elétrico, carregadores, gelo, nada....Além disso o barco está com 10 litros de combustível apenas para o teste, ok?!?! Imagine agora um motor de 250hp espetado na traseira dele e apenas um piloto magricela ao volante. Vc terá o máximo de desempenho do conjunto.
Vc concorda q a medida em q for subindo o jack e trim do motor vc irá tirar o barco quase q completamente da linha da água?!?! Isso mesmo, apenas uma pequena parte da popa irá tocar na água gerando uma excelente velocidade final.
Nesta situação vc pode subir o jack ao máximo q o motor dará conta - terá força - de tirar o casco da água. Vc levanta o jack e percebe na hora que o casco que está totalmente fora da água. O casco parece flutuar nesta situação.

- Barco Pesado
Imagine agora este mesmo barco mas com 3 pescadores de 90kg cada, 120 litros de combustível, 3 baterias de 105amp, carregadores onboard, gelo e bebida, tralhas de pesca, e etc...Vc concorda que, por mais que vc suba o trim e o jack do motor, este mesmo barco não irá sair da água da mesma forma q ele leve?!?!?
Por mais que vc suba o jack, o motor não tem força pra tirar o casco da água. Vc vai dando jack e vai percebendo q o desempenho não muda (ou apenas piora)...Isso se dá pq o jack começa a subir mas não consegue tirar a popa da água, a força do motor q deveria apenas impulsionar o barco pra frente começa a se dissipar em outras direções. O melhor desempenho encontrado é com o jack lá embaixo. Nestes casos dizemos que o conjunto está muito pesado, o que representa 95% dos pescadores que estão na água com o objetivo de passar o dia fora PESCANDO.

E é por isso q jacks compridos em embarcações pra pesca (muito carregadas) não fazem tanta diferença dos jacks curtos.

- ATENÇÃO - pedimos apenas cuidado aos que irão procurar o melhor ajuste do jack. Perder a traseira do barco a 70 / 80km/h é uma coisa...mas perder a traseira andando acima de 130 Km/h é outra.
Não faça isto se não tiver prática em navegar nesta velocidade, esteja equipado com colete salva-vidas, use o corta corrente e, se possível, use capacete.

Abraços e até a próxima.joia:::

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 capitao = exelente   topico; e explicaçoes ok palmas::

sei que muda muito;  bastante  msmo  ; o   uso  apropiado  do jack  x  desempenho  ;;;;::bassboat::

pergunta  =   tem dois tipos  de mecanismo ? 

o jack  ;  apenas levanta ; e abaixa o motor na vertical  ok ? 

o q levanta ;  e abaixa o motor =   em angulo  seria trim  hidraulico  ok ? 

abraço :good:

 

 

 

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Muito bom o conteúdo do post, Capita. Didático paca. :good:

Vou mandar seus ensinamentos ao pessoal que trouxe um Jack dos EUA há uns 30 dias, mais com a finalidade de reduzir o calado do botes de pesca e, com isso, poder passar mais facilmente por trechos rasos e chegar nos locais de pesca.

Abraços do Gilbertinho

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@Fabio Giovanoni e @Gilbertinho...vlw meus amigos.

Sobre a pergunta do Fábio...

Quanto ao tipo de acionamento existem 3 tipos de jack:
- Mecânicos = ajustados manualmente através de porcas, parafusos e catracas.
- Hidráulicos = possuem uma bomba hidráulica dentro do casco q manda óleo para um pistão que sobe ou desce o jack.
- Eletro-hidráulicos = possuem apenas um motor elétrico-hidráulico fixado no jack q o levanta ou o abaixa.

arrow:: Jack Mecânico.
Captura de Tela 2017-03-13 às 12.31.17.png

 

arrow:: Jack Hidráulico.
Captura de Tela 2017-03-13 às 12.30.50.png

 

arrow:: Jack Eletro Hidráulico.
Captura de Tela 2017-03-13 às 12.42.29.png

 

Agora, quanto ao tipo de função, apesar de 90% dos jacks plates apenas levantarem e abaixarem o motor na vertical, existe um da Bob's Machine q além de levantar o motor, tb o afasta do casco.
Este jack é chamado de Ajuste Duplo ou Adjustajac.

Captura de Tela 2017-03-13 às 12.41.08.png

 

Vendo o vídeo abaixo vc entenderá perfeitamente as funções do jack.

 

Abraços...joia:::

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valeu comandante  fabricio   ; chikkk  o topico    palmas::

sobre oq eu falava   =  era desse  ultimo   jack  adjustajac  ; que vç postou  o video  ; eu ñ sabia o nome  joia:::

tentei achar um video  dele ; e do outro jack   ; que sobe e desce  da  BOB`S  = os dois  ; mostra muito bem ;  as funçoes navegando  ; exelentes imagens  ....

postei em algum topico  aqui  ; ñ concigo achar /

vou tentar encontrar  ; ai posto aqui ok /

grato pela atençao capitao ; abraço :good:

 

 

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  acredito   eu   =  pelo q   troquei ideias  ;  c/ meu amigo   engenheiro  paulista /

  esse  sistema  serve  p/  entrada ;  e saida de curvas ; na competiçoes  ok  

abraço  drs  :good:

 

 

o outro video que comentei  é  esse  =

que rabeta linda ;  e  bem feita  viu ; barbatana tubarao  ; nose ;  e  refrigeraçao  topppp......  palmas::

 

 

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  • 8 meses depois...
Em 12/03/2017 em 21:04, Fabrício Biguá disse:

Turma...aproveitando o texto q postei no tópico de um amigo q estava querendo saber se valia a pena instalar um jack no casco dele, resolvi criar este tópico aqui. 

 

Antes de falarmos em jackplate, precisamos entender o que é PAD e o que é GAP.
Veja a imagem abaixo.

comomediropad.jpg

 

Encontrar a melhor altura do motor em relação ao casco pode ser uma tarefa complicada. O jackplate ajuda a regular esta altura.

Jack Plate é uma peça geralmente confeccionada em alumínio que vai entre o espelho de popa e o motor, e que permite o ajuste vertical do motor de popa.

arrow:: E pra que serve um jackplate?!?!

Captura de Tela 2017-03-12 às 21.45.41.png

- Menor arrasto do motor da água. 
O jackplate irá levantar o motor na vertical...ou seja, ele irá aumentar ou diminuir o GAP (diferença de altura entre o fundo do casco e centro do eixo da hélice).
E pra que eu aumentaria ou diminuiria essa medida?!?!
Simples, para diminuir o arrasto da rabeta da água. Imagine vc em um barco em alta velocidade enfiando o braço dentro da água?!?! rsrsrs... A pressão seria enorme, não é mesmo?!?! A rabeta do barco também exerce esta mesma pressão, fazendo com que a velocidade diminua.
Uma das funções do jackplate é diminuir este arrasto a medida em q vc vai subindo o motor da água.
Assim, de forma prática, vc vai subindo o motor, subindo, subindo até q o arrasto diminua. Por consequência a velocidade final vai aumentar, assim como o giro do motor.
Em contra partida, vc pode ir subindo até q a hélice entre (ou se "esconda") atrás do espelho da popa e perca totalmente a pressão na água. Em alguns casos o piloto vai subindo tanto o motor, que a traseira do barco sai tanto da água q chega a perder a pressão (hélice com a água) fazendo com que a proa do barco toque na água e exerça uma pressão maior que a popa, fazendo o barco rodar. Isso é comumente chamando de blow-out.

No vídeo abaixo vc verá um exemplo de blow out ocorrido com o nosso amigo Luciano Lumaq na largada do Torneio de São Simão de 2015.
Ele vai tirando o jack/motor da água para ter um melhor desempenho. Repare q milésimos de segundo antes dele rodar vc conseguirá ouvir o giro do motor aumentar. Isso é pq a hélice saiu da água e perdeu pressão na água.

 

- Mudança do centro de gravidade (CO) do barco.
O centro de gravidade ideal de uma embarcação também influencia na navegação.
Se o CO está muito na frente, a proa do barco afunda e irá gerar muito arrasto.
Se o CO está muito atrás, a popa enterra na água e o barco começa a cavalgar. 
Entendendo este princípio vc conseguirá imaginar pq existe jackplate de diversos tamanhos (maioria entre 4' e 16').
Subindo o jack a popa do barco também sobre, consequentemente a proa abaixa um pouco. E vice-versa.

Captura de Tela 2017-03-12 às 21.00.29.png

O que observei (na prática) sobre a utilização de jackplates nestes últimos anos:
- Subir o motor na vertical traz enormes vantagens ao desempenho do barco. Subir o jack em apenas 1 polegada pode representar uma diferença de 2 ou 3 Km/h na velocidade final. Vale muito a pena. Isso com o barco leve (leia mais abaixo).
- Sobre o tamanho do jack, pouco ou nada se alterou na performance...Mas atribuo isso ao enorme peso que transportamos em nosso barcos quando em condições de pesca. Já acelerei cascos iguais, como motores iguais, um deles com jack de 4" enquanto q o outro de 16"...e o barco com o jack menor teve melhor desempenho.

E pq isso?!?!?!
- Barco Leve
Imagine o seguinte....Imagine o casco super leve e sem qualquer acessório ou equipamento dentro. Nada de baterias, motor elétrico, carregadores, gelo, nada....Além disso o barco está com 10 litros de combustível apenas para o teste, ok?!?! Imagine agora um motor de 250hp espetado na traseira dele e apenas um piloto magricela ao volante. Vc terá o máximo de desempenho do conjunto.
Vc concorda q a medida em q for subindo o jack e trim do motor vc irá tirar o barco quase q completamente da linha da água?!?! Isso mesmo, apenas uma pequena parte da popa irá tocar na água gerando uma excelente velocidade final.
Nesta situação vc pode subir o jack ao máximo q o motor dará conta - terá força - de tirar o casco da água. Vc levanta o jack e percebe na hora que o casco que está totalmente fora da água. O casco parece flutuar nesta situação.

- Barco Pesado
Imagine agora este mesmo barco mas com 3 pescadores de 90kg cada, 120 litros de combustível, 3 baterias de 105amp, carregadores onboard, gelo e bebida, tralhas de pesca, e etc...Vc concorda que, por mais que vc suba o trim e o jack do motor, este mesmo barco não irá sair da água da mesma forma q ele leve?!?!?
Por mais que vc suba o jack, o motor não tem força pra tirar o casco da água. Vc vai dando jack e vai percebendo q o desempenho não muda (ou apenas piora)...Isso se dá pq o jack começa a subir mas não consegue tirar a popa da água, a força do motor q deveria apenas impulsionar o barco pra frente começa a se dissipar em outras direções. O melhor desempenho encontrado é com o jack lá embaixo. Nestes casos dizemos que o conjunto está muito pesado, o que representa 95% dos pescadores que estão na água com o objetivo de passar o dia fora PESCANDO.

E é por isso q jacks compridos em embarcações pra pesca (muito carregadas) não fazem tanta diferença dos jacks curtos.

- ATENÇÃO - pedimos apenas cuidado aos que irão procurar o melhor ajuste do jack. Perder a traseira do barco a 70 / 80km/h é uma coisa...mas perder a traseira andando acima de 130 Km/h é outra.
Não faça isto se não tiver prática em navegar nesta velocidade, esteja equipado com colete salva-vidas, use o corta corrente e, se possível, use capacete.

Abraços e até a próxima.joia:::

Se me permite Fabricio, gostaria de citar uma outra vantagem do Jack. Nem todos espelhos de popa possuem a capacidade de afastar o motor (lei-se o hélice) da turbulência causada pelo arrasto do PAD, motivo pelo qual torna o jack plate um acessória tão eficiente na montagem dos modelos de bass boat existente - esse afastamento permite que o hélice trabalhe como maior eficiência na sua função de "empurrar" a embarcação encontra água menos turbulenta e sem bolhas de ar o que transforma-se em energia melhor aproveitada em sua função. Abs

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  • 1 mês depois...
  • 5 meses depois...
  • 1 ano depois...

@Fabrício Biguá parabéns pelo tópico.

Estou fazendo um barco de alumínio na Maré Náutica e estou realmente querendo por um Jack. Lendo seu tópico confesso que diminuiu minhas expectativas. Mas vou teimar kkkk Já viu né kkk pelo menos vai ficar bonito.

Colocarei um mecânico. e o pessoal já reforçou e muito a popa.

Muito obrigado pelo tópico excelente.

Abraços.

 

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  • 5 anos depois...
Em 12/03/2017 em 20:04, Fabrício Biguá disse:

Turma...aproveitando o texto q postei no tópico de um amigo q estava querendo saber se valia a pena instalar um jack no casco dele, resolvi criar este tópico aqui. 

 

Antes de falarmos em jackplate, precisamos entender o que é PAD e o que é GAP.
Veja a imagem abaixo.

http://i89.photobucket.com/albums/k220/alexprime/comomediropad.jpg

 

Encontrar a melhor altura do motor em relação ao casco pode ser uma tarefa complicada. O jackplate ajuda a regular esta altura.

Jack Plate é uma peça geralmente confeccionada em alumínio que vai entre o espelho de popa e o motor, e que permite o ajuste vertical do motor de popa.

arrow:: E pra que serve um jackplate?!?!

Captura de Tela 2017-03-12 às 21.45.41.png

- Menor arrasto do motor da água. 
O jackplate irá levantar o motor na vertical...ou seja, ele irá aumentar ou diminuir o GAP (diferença de altura entre o fundo do casco e centro do eixo da hélice).
E pra que eu aumentaria ou diminuiria essa medida?!?!
Simples, para diminuir o arrasto da rabeta da água. Imagine vc em um barco em alta velocidade enfiando o braço dentro da água?!?! rsrsrs... A pressão seria enorme, não é mesmo?!?! A rabeta do barco também exerce esta mesma pressão, fazendo com que a velocidade diminua.
Uma das funções do jackplate é diminuir este arrasto a medida em q vc vai subindo o motor da água.
Assim, de forma prática, vc vai subindo o motor, subindo, subindo até q o arrasto diminua. Por consequência a velocidade final vai aumentar, assim como o giro do motor.
Em contra partida, vc pode ir subindo até q a hélice entre (ou se "esconda") atrás do espelho da popa e perca totalmente a pressão na água. Em alguns casos o piloto vai subindo tanto o motor, que a traseira do barco sai tanto da água q chega a perder a pressão (hélice com a água) fazendo com que a proa do barco toque na água e exerça uma pressão maior que a popa, fazendo o barco rodar. Isso é comumente chamando de blow-out.

No vídeo abaixo vc verá um exemplo de blow out ocorrido com o nosso amigo Luciano Lumaq na largada do Torneio de São Simão de 2015.
Ele vai tirando o jack/motor da água para ter um melhor desempenho. Repare q milésimos de segundo antes dele rodar vc conseguirá ouvir o giro do motor aumentar. Isso é pq a hélice saiu da água e perdeu pressão na água.

 

- Mudança do centro de gravidade (CO) do barco.
O centro de gravidade ideal de uma embarcação também influencia na navegação.
Se o CO está muito na frente, a proa do barco afunda e irá gerar muito arrasto.
Se o CO está muito atrás, a popa enterra na água e o barco começa a cavalgar. 
Entendendo este princípio vc conseguirá imaginar pq existe jackplate de diversos tamanhos (maioria entre 4' e 16').
Subindo o jack a popa do barco também sobre, consequentemente a proa abaixa um pouco. E vice-versa.

Captura de Tela 2017-03-12 às 21.00.29.png

O que observei (na prática) sobre a utilização de jackplates nestes últimos anos:
- Subir o motor na vertical traz enormes vantagens ao desempenho do barco. Subir o jack em apenas 1 polegada pode representar uma diferença de 2 ou 3 Km/h na velocidade final. Vale muito a pena. Isso com o barco leve (leia mais abaixo).
- Sobre o tamanho do jack, pouco ou nada se alterou na performance...Mas atribuo isso ao enorme peso que transportamos em nosso barcos quando em condições de pesca. Já acelerei cascos iguais, como motores iguais, um deles com jack de 4" enquanto q o outro de 16"...e o barco com o jack menor teve melhor desempenho.

E pq isso?!?!?!
- Barco Leve
Imagine o seguinte....Imagine o casco super leve e sem qualquer acessório ou equipamento dentro. Nada de baterias, motor elétrico, carregadores, gelo, nada....Além disso o barco está com 10 litros de combustível apenas para o teste, ok?!?! Imagine agora um motor de 250hp espetado na traseira dele e apenas um piloto magricela ao volante. Vc terá o máximo de desempenho do conjunto.
Vc concorda q a medida em q for subindo o jack e trim do motor vc irá tirar o barco quase q completamente da linha da água?!?! Isso mesmo, apenas uma pequena parte da popa irá tocar na água gerando uma excelente velocidade final.
Nesta situação vc pode subir o jack ao máximo q o motor dará conta - terá força - de tirar o casco da água. Vc levanta o jack e percebe na hora que o casco que está totalmente fora da água. O casco parece flutuar nesta situação.

- Barco Pesado
Imagine agora este mesmo barco mas com 3 pescadores de 90kg cada, 120 litros de combustível, 3 baterias de 105amp, carregadores onboard, gelo e bebida, tralhas de pesca, e etc...Vc concorda que, por mais que vc suba o trim e o jack do motor, este mesmo barco não irá sair da água da mesma forma q ele leve?!?!?
Por mais que vc suba o jack, o motor não tem força pra tirar o casco da água. Vc vai dando jack e vai percebendo q o desempenho não muda (ou apenas piora)...Isso se dá pq o jack começa a subir mas não consegue tirar a popa da água, a força do motor q deveria apenas impulsionar o barco pra frente começa a se dissipar em outras direções. O melhor desempenho encontrado é com o jack lá embaixo. Nestes casos dizemos que o conjunto está muito pesado, o que representa 95% dos pescadores que estão na água com o objetivo de passar o dia fora PESCANDO.

E é por isso q jacks compridos em embarcações pra pesca (muito carregadas) não fazem tanta diferença dos jacks curtos.

- ATENÇÃO - pedimos apenas cuidado aos que irão procurar o melhor ajuste do jack. Perder a traseira do barco a 70 / 80km/h é uma coisa...mas perder a traseira andando acima de 130 Km/h é outra.
Não faça isto se não tiver prática em navegar nesta velocidade, esteja equipado com colete salva-vidas, use o corta corrente e, se possível, use capacete.

Abraços e até a próxima.joia:::

 

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