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Curso de Manutenção - Carretilhas


Posts Recomendados

Em 23 de março de 2017 em 21:32, Arildo Maia disse:

Passa o teu email que eu vou mandar uma apostila com noções básicas de manutenção de molinetes e carretilhas.

 

Boa noite!

Arildo

Por gentileza envie para mim também , no meu email grisosti@hotmail.com

muito obrigado por enquanto!

joia:::

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Em 14/08/2017 em 20:06, João Luiz Lusardo disse:

Opa Carlos,

eu uso graxa azul para as engrenagens, é uma graxa de lítio que vc pode comprar em lojas de peças para automóveis, eu comprei uma lata de 500 gramas da GRAXAZUL da marca Fag, saiu uns 15 reais e dá pra fazer manutenção em umas 300 carretilhas hehehe

Para os rolamentos use o óleo mais fino que encontrar, procure numa Dentária um micro óleo para canetas de dentista, faça a limpeza do rolamento deixando de molho em benzina ou outro solvente sem óleo, por uma hora ou mais, depois seque-os bem e coloque uma gota do micro óleo. Se forem com esferas de cerâmica vc não precisa colocar óleo, eu não coloco, seco com um secador de cabelo e depois coloco de volta na carretilha. Se vc pesca no mar pode colocar graxa nas demais peças metalicas internas, uma camada fina, se só pesca em água doce não precisa, só use a graxa azul no rolamento do antireverso, após limpar bem com bemzina, isso se for necessário fazer a limpeza desse rolamento.

Nos discos de carbono de fricção eu uso uma camada bem fina de graxa teflonada, uma marronzinha clara, eu tenho ainda um pote que comprei na fishing master, mas acho que se encontra em lojas de ferragens ou mecânicas. Vc deve colocar uma camada fininha, que deixe a sua digital aparente no disco, já é o suficiente.

abs.

 

Show de bola João, obrigado peja ajuda.

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2 horas atrás, Carlos Sommer disse:

Prezados,

Caso alguém não tenha recebido a apostila enviada pelo @Arildo Maia, me comuniquem que replico para vocês. Basta deixar o e-mail, OK?

Abraços.

opa, me manda tb fazendo favor.

fernandopetri.jp@hotmail.com

 

obrigado.

 

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13 horas atrás, Carlos Sommer disse:

Prezados,

Caso alguém não tenha recebido a apostila enviada pelo @Arildo Maia, me comuniquem que replico para vocês. Basta deixar o e-mail, OK?

Abraços.

Boa noite!

Carlos

Nao recebi, me envie por favor grisosti@hotmail.com

Muito obrigado por enquanto!

joia:::

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Em 23/03/2017 em 21:32, Arildo Maia disse:

Passa o teu email que eu vou mandar uma apostila com noções básicas de manutenção de molinetes e carretilhas.

 

Pode enviar pra mim também @Arildo Maia ?

email: willcsilva@hotmail.com

Obrigado amigo!!

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Em 17/08/2017 em 07:51, Carlos Sommer disse:

Prezados,

Caso alguém não tenha recebido a apostila enviada pelo @Arildo Maia, me comuniquem que replico para vocês. Basta deixar o e-mail, OK?

Abraços.

Boa noite Carlos 

Tem como enviar a apostila também? marceloable@hotmail.com

Obrigado

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4 horas atrás, Giovane Savioli disse:

A Shimano não aconselha o uso de graça azul nas carrerilhas e pelo que eu notei eles usam graxa silicone!

Amigo, você poderia  indicar a fonte dessa informação sobre a Shimano não aconselhar o uso de graxa azul? Eu uso ela nas engrenagens de todas as marcas de carretilhas  há anos, sem problemas, a maioria das oficinas de carretilhas e molinetes tbm usa. Veja o texto abaixo, extraído do fórum do maior guru da internet em manutenção de carretilhas, o Alan Tani, no fórum dele tem dezenas de tutoriais de manutenção de carretilhas shimano com o uso da blue grease nas engrenagens:

4/15/09 - There a four different lubricants that I use in fishing reels.  A “one size fits all” approach will work in some situations, but not this one.  This continues to be a work in progress.  As of this writing, April 2009, here are the four lubes that I’ve settled on.  

Blue Grease – There are several different manufacturers that market blue greases for fishing reels.  These products are all hydrocarbon based, salt water resistant, they never harden, (important to a service center) they stay blue forever and cost only $5 to 15 per pound.  You can service a reel, open it up 10 years later and know that you’ve worked on it before.  These blue greases can be packed into non-spool bearings, applied to all screws, gears and other non-exposed metal surfaces, and provide a lifetime of corrosion resistance.  The product that I use is the $5 per pound Yamaha All Purpose Engine Grease.  Don’t use these blue greases on drag washers. 

Drag Grease – There are currently three drag greases on the market, available from Shimano, Cal Sheets and Xtreme Lubricants.  These products are Teflon-based and cost from $25 to 50 per pound.  One way to separate these products is by melting temperature.  Shimano’s drag grease melts at 300 degrees Fahrenheit, Cal’s drag grease melts at 500 degrees F, and the Xtreme drag grease melts at 1000 degrees F.  Water, of course, boils at 212 degrees F at sea level.  Unless you see steam coming from you fishing reel, you are nowhere near the melting temperature for any of these products.  Under the heaviest drag settings with several hundred yard runs, there is a phenomenon called “high speed runout.”  Cal Sheets describes a decrease in drag pressure when a big fish is running long, hard and fast with lower melting temperature Teflon greases.  This would not be a concern in the vast majority of situations.  The product that I am currently using is the $25 per pound Cal’s Drag, although the Shimano and Xtreme products perform equally well in the light tackle applications that I am commonly faced with.  

Oils – For years, WD-40 had been a popular lubricant in fishing reels, but it turns to varnish over time and has generally fallen out of favor.  Many other light hydrocarbon-based oils are available and provide excellent lubricant properties without turning to varnish over time.  The product that I have used for the last ten years is Corrosion X.  The polar molecular bonding that Corrosion X, Reel X and Speed X offer will give these products excellent lubricating properties and long life.  I use these products on any parts of a reel that need a lighter lubricant that a heavy grease.  Handles, levers, level wind assemblies, bearings and bushing are the most common places in a reel that are oiled rather than greased.  Corrosion X sprayed into an old rag, after a fresh water rinse and towel dry, is also an excellent way of wiping down your reel after a day of fishing.  

Dry Teflon Lubricants – For the last 2 months, I have been using a dry Teflon lubricant from Xtreme Lubricants on spool bearings.  After cleaning out spool bearings and lubricating them with hydrocarbon based oils, freespool times of 30 to 60 seconds are typical.  Lubricating these same spool bearings with one of these dry Teflon lubricants will increase the freespool times from seconds to minutes.  Larger spools with a great deal of rotational inertia can spin for up to 5 minutes when the bearings are lubed with these newer dry Teflon lubes.  Hydrocarbon-based oils can form can actually form a hydrodynamic wedge (like a standing wave on a very small scale) in front of the balls of the bearings that will actually slow your spin rate.  The improvement in freespool time is dramatic!  Another reel tech and I had independently tried this product, saw the improvement, and decided in a microsecond that we were going to use this product in our own personal reels.  At issue is what to do for a customer.  Corrosion resistance is still a concern, but even my tried and true Corrosion x does not last forever.  So how good (or bad) is the corrosion protection from these dry Teflon lubes?  I will have a final answer for you next year.  For me personally, I know that better freespool will give me longer casting distances, and longer casting distances will catch me more fish.

fonte: http://alantani.com/index.php?topic=50.0

Reparem nos textos que nos discos de fricção (drag), não se recomenda o uso de graxa azul ou branca, mas de graxa teflonada, especifica para isso. A graxa azul, segundo o Alan Tani, é baseada em hidrocarbonetos, resistente à água salgada, nunca endurece e mesmo 10 anos após ter sido aplicada  no equipamento ainda manterá suas características.

Vale ainda ressaltar que não se deve utilizar a graxa grafitada, em nenhuma hipótese, ela absorve a umidade e forma pequenas pedras ou cristais que podem danificar o equipamento.

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Foi o Mauro da Cgk que me falou isso!

Caro Sr. Giovani, Boa Tarde!

 

Gostaria de fazer uma observação: internamente encontramos graxa azul em desacordo com as especificações do fabricante. Este produto, apesar de ter como efeito a lubrificação de partes móveis, não é recomendado seu uso em carretilhas e molinetes. Apesar de ser uma graxa, apresenta micro resíduos sólidos que provocam abrasividade. Não estou querendo justificar o dano do eixo, quero apenas alertá-lo para que possa ter um equipamento em perfeitas condições de uso por um longo período.

Sei que é de seu conhecimento, todo equipamento deve ser revisado periodicamente, por exemplo a cada 3 pescarias ou então a cada 6 meses caso não seja utilizado.

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não procede ... graxa azul é formulada pra rolamentos e mancais que giram até 15.000 rpm e temperaturas acima dos 250º ... o que dizer de uma simples engrenagem de carretilha ...

unica ressalva que eu faço é quanto à quantidade ... se escorrer nas peças plásticas/nylon , fatalmente ocasionará uma menor durabilidade dos mesmos ...

o que não ocorre se utilizar graxa a base de silicone pq é de base sintética ( graxa azul é base mineral ) ...

 

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14 horas atrás, Armando Ito disse:

não procede ... graxa azul é formulada pra rolamentos e mancais que giram até 15.000 rpm e temperaturas acima dos 250º ... o que dizer de uma simples engrenagem de carretilha ...

unica ressalva que eu faço é quanto à quantidade ... se escorrer nas peças plásticas/nylon , fatalmente ocasionará uma menor durabilidade dos mesmos ...

o que não ocorre se utilizar graxa a base de silicone pq é de base sintética ( graxa azul é base mineral ) ...

 

Perfeito, Ito, é isso mesmo. Acho que o rapaz da CGK confundiu a graxa azul com a graxa grafitada, que possui resíduos sólidos e forma pedras com a umidade.

Ou então ele, como bom vendedor, quer forçar a compra da graxa da marca shimano, no mundo empresarial não existem bobos...

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Tanto faz carretilha ou molinete se aplica uma gota de óleo fino pode se Singer nos rolamentos . Nas engrenagens se aplica uma fina camada de graxa nos dentes das mesmas , mas não entupir de graxa como visto em alguns vídeos de manutenção de carretilha pelo YouTube . É  só uma fina camada dessa graxa , pode ser dessa azul que foi indicado aí. 

Tirando os dentes das engrenagens onde tiver peças móveis que possam provocar atrito se aplica uma gotinha mínima de óleo também. 

Cuidar para não escorrer óleo nos discos de freio do drag.  No devanador ou distribuidor de linha sempre aplicar óleo antes da pescaria , algumas gotas , e se preciso for durante pescaria também. 

Assim q desmontado lave as peças com algum solvente,  pode ser querosene,  enxugue bem e vá montando com cuidado e preste atenção para não exercer muita força no aperto dos parafusos , encostou com à chave mais um oitavo de volta de aperto é o suficiente. 

Sempre q desmontar seu molinete ou carretilha tenha em mãos à vista explodida da mesma para conferir possíveis dúvidas. 

No mais é isso . joia:::

 

 

 

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