João Reis Postado Março 24, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 24, 2017 O que faz o carretel de uma carretilha dar maior numero voltas?, ou seja, recolher mais rápido? Uma manivela pequena? ou uma manivela grande? Isso independente da taxa de recolhimento. Acho que uma manivela pequena dá uma volta mais rápida, demora menos tempo para girar o eixo kkkkk...pirei, ajudem aí! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eder Nascimento Postado Março 24, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 24, 2017 Bom dia amigo, não sou conhecedor do assunto, mas acredito que seja o número de dentes da engrenagem interna. Bom acho que é isso, mas posso estar enganado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Reis Postado Março 24, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Março 24, 2017 1 hora atrás, Eder Nascimento disse: Bom dia amigo, não sou conhecedor do assunto, mas acredito que seja o número de dentes da engrenagem interna. Bom acho que é isso, mas posso estar enganado. Eder, estou falando de uma mesma carretilha utilizar uma manivela grande ou uma manivela pequena, isso independe de taxa de recolhimento, engrenagens etc... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Chedid Postado Março 24, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 24, 2017 João o pessoal pensa em tamanho da manivela erroneamente ela serve apenas para dar mais torque no recolhimento (quanto maior a manivela , maior a alavanca aplicada) menor força empregada e claro conforto maior na briga com algum peixe um pouco maior . Quanto ao recolhimento esse é fixo e se dá com a relação da coroa / pinhão (por diâmetro ou dentes) normalmente elas são de 6/1( relação coroa / pinhão) chegando a 9/1. Outro fator a reconhecer tb é o IPT ou melhor quantidade de centímetros recolhidos por volta (esse é o mais complicado de a turma entender) pois ele está ligado a profundidade do carretel e linha usada , se um carretel recolhe 70 cm por volta de manivela assim que vc preencher a linha dele esse núeo vai variar para mais de acordo com a espessura da linha e varia. Normalmente esse IPT é calculado com o carretel cheio até a borda para valorizar o recolhimento da maquina. Espero ter ajudado , ABRAÇOS !!!!!!! Elias Neto reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Armando Ito Postado Março 24, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 24, 2017 eu acho que o principio da alavanca não se aplica nesses casos ... força aplicada é diferente de torque ... manivela menor te dá mais torque ... por isso carretas com relações menores possuírem manivelas mais curtas ... para obter equilíbrio na relação em carretas mais rápidas ( e menor torque ) ... são utilizadas manivelas maiores ... ( uma carreta rápida com manivela curta é sem sentido ) ... muita gente pensa em velocidade na relação coroa-pinhão .... mas o torque é inversamente proporcional à velocidade ... relação curta - mais força - manivela menor ..... relação longa - mais velocidade - manivela maior ... tudo para seu conforto ... o que vai fazer o carretel girar mais ou menos ( excetuando-se a relação ) , é a sua mão ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eder Nascimento Postado Março 24, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 24, 2017 3 horas atrás, João Reis disse: Eder, estou falando de uma mesma carretilha utilizar uma manivela grande ou uma manivela pequena, isso independe de taxa de recolhimento, engrenagens etc... O @Eduardo Chedid confirmou uma parte do que eu disse, e ele conhece muito, muito mesmo deste assunto. Mas na verdade eu nem penso nos porquês e sim na funcionalidade, se recolher rápido melhor para hélices, popper e não deixar o peixe ir para estrutura. kkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Zinetti Postado Março 24, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 24, 2017 7 horas atrás, Eder Nascimento disse: Bom dia amigo, não sou conhecedor do assunto, mas acredito que seja o número de dentes da engrenagem interna. Bom acho que é isso, mas posso estar enganado. Concordo contigo Eder as engrenagens acho que tem grande valor em questão disso, mas acredito também haja outras questões também como manivela e outros fatores. Como um Exemplo disso foi a Shimano ter lançado o Micro Module e X-SHIP após isso as carretilhas e molinetes ganharam altas taxas de recolhimento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Reis Postado Março 24, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Março 24, 2017 Eu, particularmente, não gosto de manivelas grandes, acho muito incômodas. Não sei se estou certo, mas acho que quanto menor a manivela, mais voltas ela dá no eixo e, consequentemente, no carretel, no mesmo espaço de tempo, recolhendo mais linha do que uma manivela grande, que demoraria mais tempo pra dá uma volta. Falei besteira? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Armando Ito Postado Março 24, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 24, 2017 2 horas atrás, João Zinetti disse: Como um Exemplo disso foi a Shimano ter lançado o Micro Module e X-SHIP após isso as carretilhas e molinetes ganharam altas taxas de recolhimento. com micro module vc tem maior área de contato ( nas engrenagens ) ... mais eficiência na transmissão de energia ... e menos vibração ... menor esforço com o mesmo torque ... o que permitiu velocidades maiores ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Armando Ito Postado Março 24, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 24, 2017 2 horas atrás, João Reis disse: acho que quanto menor a manivela, mais voltas ela dá no eixo e, consequentemente, no carretel, no mesmo espaço de tempo, recolhendo mais linha do que uma manivela grande, que demoraria mais tempo pra dá uma volta. Falei besteira? com manivela menor , o "tempo " que vc leva pra dar uma volta completa é menor ... prevalecendo o torque ... 1 volta sempre será 1 volta ... o que difere é o tempo que vc executa isso ... a função da manivela maior é comodidade ... não velocidade ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eder Nascimento Postado Março 24, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 24, 2017 2 horas atrás, João Zinetti disse: Concordo contigo Eder as engrenagens acho que tem grande valor em questão disso, mas acredito também haja outras questões também como manivela e outros fatores. Como um Exemplo disso foi a Shimano ter lançado o Micro Module e X-SHIP após isso as carretilhas e molinetes ganharam altas taxas de recolhimento. Hummm verdade eu mesmo tenho duas shimanos assim, bem lembrado meu amigo. João Zinetti reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Zinetti Postado Março 24, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 24, 2017 2 horas atrás, Armando Ito disse: com manivela menor , o "tempo " que vc leva pra dar uma volta completa é menor ... prevalecendo o torque ... 1 volta sempre será 1 volta ... o que difere é o tempo que vc executa isso ... a função da manivela maior é comodidade ... não velocidade ... Amigo Armando você tem razão, estive pensando na manivela por uma questão. O gira mais uma Roda Maior ou uma Roda Menor. (com certeza a menor). Mas minha teoria quanto a manivela você tem razão é só uma comodidade a mais mesmo. Armando Ito reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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