Guto Pinto Postado Abril 7, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Abril 7, 2017 Já postei um resultado sobre troca de hélice nesse motor mas vamos a dados novos pois perdi a hélice 12 MFX e tive que comprar outra, dessa vez Sorabo , como é complicado selecionar um hélice no Brasil Lembrando Barco 6m semichata 6m, chapa 1.2mm, 1.35 de boca, borda 52cm, 85kg peso Teste sozinho( represa lisa água doce 600m de altitude): Eu mais motor elétrico bateria , tanque cheio( 170kg sem contar o motor e barco ): -Original 9 7/8 x 13: 5150 rpm a 51km/h -MFX paralela 9 7/8 x 12: 5.450 rpm a 51km/h -Sorabo paralela 9 7/8 x 12: 5.700 rpm a 49km/h Teste lotado. 4 pessoas mais tralha elétrico bateria e ceva( 500 kg sem contar motor) : Original : 4600 rpm 36km/H MFX 12 : 4850 rpm 38 km/H Sorabo 12 : 5.150 rpm 41km/H Pra ver como uma hélice 12 paralela chegou a diferença de 550 rpm de uma original e a 250rpm de uma paralela de mesma medida Pra quem interessa nesse motor: Se seu barco e seu ocupantes são um poucos pesados, compensa muito a hélice 12 da sorabo. A 5000 rpm em duas pessoas parrudas mais tralha o motor mantém a 42km/H bebendo nada , chegando a 5.500 rpm a 46km/h pelo menos nesse meu conjunto. Essas velocidades acredito que da maioria dos pescadores, já atingi mais de 50km/h várias vezes , mais usando um Squalus 500 e não mais q 200kg de peso, o que não condiz com uso normal Anderson Luis Ribeiro Blas, Astra-Taranis, Elias Neto e 3 outros reagiu a isso 6 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Rennó Postado Abril 7, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Abril 7, 2017 De grande valia as informações Guto!!! Acredito que hoje a maioria dos pescadores, de tucuna principalmente, usam barcos mais pesados, mais largos, com plataformas e etc..., e essa passo 12 pode ser a melhor opção de hélice. Obrigado por compartilhar no fórum, essas informações podem ajudar muita gente a acertar desempenho do barco de pesca. Abraço!!! Fabio Giovanoni reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Sousa.´. Postado Abril 8, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Abril 8, 2017 Ótima informação !! Fabio Giovanoni reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Abril 8, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Abril 8, 2017 gutao ; parceiro ;vç navegando forte ; e sempre avante ;;;;; 1 dos mestres ; da sala de maquinas do navio ; q ainda permanece presente ; entre a tripulaçao ;;;;;;;;; compartilhando ; e ajudando c/ conheçimentos ; testes na pratica ; na teoria ; e importante = na real meus parabens amigao ; sei como é terrivel fazer os motores aqui = se comportar virando bem ; e a todo vapor ; sem pane kkkkk....... aproveito seu profissionalismo p/ dizer que = precisamos de mais profissionais ; de verdade a bordo ; p/ trabalhar serio ; nas casas das maquinas é fato OK ...... ñ vi ; meus amigos profissionais ; c/ vasta experiencia no assunto = SUMIRAM a muito tempo daqui do navio ????? faltando = MEUS CAMARADAS = HERRERA = TI NAUTICA CHICAO = POUSO NAUTICA e outros tantos expert em nautica ; motores ; e navegaçao = QUE A MUITO TEMPO Ñ VEJO MAIS AQUI ?????? valeu guto pelas informaçoes ; testes x calculos ok ; bacana msmo valeu meus amigos ; e profissionais serios ; e de verdade ; por contribuir aqui ainda / sei que só fazem isso por = AMOR NO QUE GOSTA OK / trazendo p/ turma = exelentes informaçoes ; que só agrega ; e ajuda a todos interessados ; sobre o assunto ok / abraço galera Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jonis Moraes Postado Abril 8, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Abril 8, 2017 Valeu Guto... Informações preciosas ! Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Abril 8, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Abril 8, 2017 O mais engraçado foi como perdi a MFX, meu irmão enroscou o motor numa rede, durante a semana fui no clube e aproveitei pra tirar a hélice e ver se nao tinha linha no eixo , como a cupilha que prende o parafuso estava ruim, coloquei um prego de aço no lugar , coisa que já fiz várias vezes, duas semanas depos meu irmaõ me liga do meio do rio que tava lá sem hélice, kkkkk, pensa num nego que tava bravo, sorte que sempre andamos com elétrico fixo na popa. Perdeu tudo hélice e calço, provavelmente o prego como é de aço deve ter quebrado numa pancada. Antes de criticar a MFX, a hélice é mto boa, bem acabada e não sai tinta fácil, e deu a diferença esperado de 300 rpm da original por ser um passo 1 polegada menor, já a Sorabo foi 500rpm com 1 polegada . Pra quem tem interesse indico o vendedor MR. Hélice no Mercado livre, tem ótimos preços e envio muito rápido, além de ter 3 opções de hélices para o mesmo modelo, Sorabo, MFX e Marflex. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Abril 8, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Abril 8, 2017 Eu acho que há algumas coisas implícitas nesse teste do guto que poucos do fórum notarão, quiçá algum sabe responder e explicar, duvido muito. Há tres coisas que julgo ser igual ou mais importante que o PASSO do helice, as duas primeiras são primordiais: a) rack ou raco do hélice: é a angulacao da pá do helice, ou "o tanto que envergou a pá" b) diametro do helice: é o tamanho do diametro da circunferência do helice. Está sempre escrito na dimensão do hélice, é a parte inicial daquele número , exemplo 9 x 9 = 9 polegadas de diamentro por 9 polegadas de passo, 9 1/2 x 11, ou seja, 9 polegadas e meia de diametro por 11 de passo. A terceira e talvez mais dificil de analisar é o formato da pá, ou seja, tem formato pontiagudo, em pétalas, conico, chanfrado, tem muitos formatos e com certeza, todos eles afetam o desempenho de alguma forma. O que eu quero dizer com isso? Simples, com certeza absoluta o RACO do hélice da MFX e da Sorabo são absolutamente distintos, o que gera essa diferença de RPM e velocidade, em especial da SORABO que é MAIS PESADA e MAIS GROSSA (ou seja, por física deveria gerar menos rpm e ter um desempenho pior, justamente o contrário do obtido no teste). Entendo que isso deva ser uns 75% da explicação deste teste, os outros 25% estão divididos entre diametro e formato do hélice. Já procurei muito sobre esses ítens mas achei algumas coisas apenas em materiais de aviação, difícieis de entender, mais ainda de explicar. Acredito que entender o raco e o diametro da hélice é de suma importancia para ajustar os nossos motores, especialmente, motores com falta de potencia, onde qualquer cavalinho ou melhora é necessária. A questão do raco é tão importante, que por exemplo, ao analisarmos as regulagens de motores entre helices de aluminio e inox, muda-se totalmente a forma de entender, ou seja, em helices de aluminio, muitas vezes ajustamos para um passo menor, visto que o aluminio deforma facilmente frente ao inox, que ao contrario, indica-se um passo MAIOR, devido a sua resistencia, obtendo assim melhor rpm e velocidade (mesmo pesando de 2 a 3x mais). Assim que uma alma caridosa entender e explicar essas questões para nós, poderemos aí então, começar a questionar a questão de cavitação ou escorregamento, que pode estar acontecendo no caso do teste do Guto, que iria explicar por que mesmo com aumento de rpm, não teve aumento de velocidade ou até em alguns casos perca de velocidade, ou seja, fica claro que aí temos que a partir de X rpm, se há uma ineficiencia no raco ou diametro (nao sei), então teremos nenhuma melhora real no desempenho, em termos pratico, ha 5000 , 5500, 6000 rpm, quando passa do limite do raco ou diametro, o barco nao melhora a velocidade, havendo assim total perda de tração e recurso do motor sendo desperdiçado... Até lá, nossa conclusão é: vai andar pesado, vai de Sorabo e faça testes sempre com o mesmo fornecedor, do contrário, muito irá mudar . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Abril 8, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Abril 8, 2017 pra quem se interessar sobre o assunto, uma introducao basica: raco (portugueizado) ou raker (correto) : Marcelo Pupim reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Abril 8, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Abril 8, 2017 Astra dos motores pequenos que tem hélice que lembra o Racker pra velocidade é o Yamaha 15hp bolinha 9 1/4 x 11 e o Mercury 25hp americano 10 3/8 x 13, e engraçado que esse motores não tem característca de grande velocidade mesmo leves. Fabio Giovanoni reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Pupim Postado Abril 8, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Abril 8, 2017 Muito bom os vídeos @Astra-Taranis Estou colocando um motor de 60 no meu barco. Será que vale mexer no hélice? abracos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Abril 9, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Abril 9, 2017 5 horas atrás, Guto Pinto disse: Astra dos motores pequenos que tem hélice que lembra o Racker pra velocidade é o Yamaha 15hp bolinha 9 1/4 x 11 e o Mercury 25hp americano 10 3/8 x 13, e engraçado que esse motores não tem característca de grande velocidade mesmo leves. nao me peça pra explicar ehheheh Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Abril 9, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Abril 9, 2017 2 horas atrás, Marcelo Pupim disse: Muito bom os vídeos @Astra-Taranis Estou colocando um motor de 60 no meu barco. Será que vale mexer no hélice? abracos Pupim, só depois de td instalado e indo pra agua pra saber... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Abril 9, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Abril 9, 2017 3 horas atrás, Astra-Taranis disse: nao me peça pra explicar ehheheh Amigo meu tem um yamaha bolinha vendi uma 10.5 sorabo do yamaha quadrado clássica que tinha pra ele , falou que motor melhorou, meu 18 americano usa esse 13 do americano, sozin é violento, mas botou peso esquece, vou irar fotos das helíces reservas que tenho em casa pra ter uma noçãoInserir outra mídia Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Abril 9, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Abril 9, 2017 ñ sou expert em helices ; tentando colaborar ; e aprender apenas ok a inclinaçao da PÁ do helice ( rake ) ; pode ser visto olhando lateralmente / em 1 pa´ mais inclinada ; a agua passa c/ mais facilidade ; e fluidez ; diminuindo a turbulencia ; em altas velocidades ; melhorando muito a eficiencia do conjunto ;;;;;;; foto em baixo = agora tem muitos fatores ; variantes ; e inumeros tipos ; formatos de helices ; e mateiras como sabemos / bem complexo a estrutura de um helice = ponta da pá ; raiz da pa´; bordo de ataque ; bordo de fuga ; superficie de empuxo ; face posterior ..... ja deu ate dor de cabeça = kkkkkkk depois tem os elementos do helice ; empuxo ; e tals e tals ..... e por ai vai ..... longe viu ...... kkkkk olha galera ; sobre helices = prefiro escutar quem conheçe realmente; e já testou ; pois minha opiniao = sao testes x testes ; até o acerto ideal ; p/ cada caso ok / abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Abril 9, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Abril 9, 2017 13 horas atrás, Marcelo Pupim disse: Muito bom os vídeos @Astra-Taranis Estou colocando um motor de 60 no meu barco. Será que vale mexer no hélice? abracos Marcelo tem que se adequar o rpm com a velocidade, só na água mesmo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Pupim Postado Abril 9, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Abril 9, 2017 Beleza, @Guto Pinto. Vou fazer isso. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Abril 10, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Abril 10, 2017 guto vc citou q o vendedor tem 3 marcas sorabo mfx e marflex essa mfx nao seria mesma marflex ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Abril 10, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Abril 10, 2017 3 horas atrás, Ricardo Ernega disse: guto vc citou q o vendedor tem 3 marcas sorabo mfx e marflex essa mfx nao seria mesma marflex ? Ricardo acho q não. As caixas da minhas diz mfx e já vi marflex. Marflex acho q até fez uma epoca hélices de plástico pra emergencia Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Abril 10, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Abril 10, 2017 guto essa sua q perdeu seria mais leve o mais pesada e essa sorabo tem ideia ? tenho q comprar uma 10 para por no meu motor e tenho uma de uma amigo aqui comigo uma 10 mfx parece muito mais pesada q a sorabo 9 isso q as pas da 9 sao mais largas em vo pesar para ver ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Abril 10, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Abril 10, 2017 4 horas atrás, Ricardo Ernega disse: guto essa sua q perdeu seria mais leve o mais pesada e essa sorabo tem ideia ? tenho q comprar uma 10 para por no meu motor e tenho uma de uma amigo aqui comigo uma 10 mfx parece muito mais pesada q a sorabo 9 isso q as pas da 9 sao mais largas em vo pesar para ver ! Ricardo Sorabo mais pesada, tanto 12 que comprei pro Seapro como a 10 que comprei pro Evinrude 15. Hélice leve é a River, mas não recomendo, ela é porosa, bem frágil Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Abril 11, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Abril 11, 2017 alguem ja pinto algum helice ? essa mfx q to 10 ta so o pó da gaita a pintura kkkk queria passa um spray mais axo q nao aguenta uma pescaria pensei em polir decha cor do aluminio natural mais da um trampo em kkk ela ta perfeita nao tem uma marquinha de batida so a pintura ta fei em kkk descasco bastante ! nunca havia sido usada em descasco pq a tinta e ruim kkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Abril 11, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Abril 11, 2017 Ricardo a original do meu mariner 15 tava zuada e fiz isso que vc disse, Tinner, Lixa, Bobril e depois poli, fica bonito, mas dá um trabalho danado, mas com tempo ela vai encardindo, aí usei tinta spray pra metal mesmo e até que aguentou . Tinta spray boa e resistente é a própria pra escapamento( alta temperatura) ou uma que pintei meu Squalus que é própria pra roda automotva, ela seca rápido e aguenta, cuidado só pra não contaminar a borracha do eixo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Abril 11, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Abril 11, 2017 axo q vai pegar a tinta bem tem bastante ranhuras no alumino vo ageita um removedor se acaso sair facio vou deicha ela polida na cor do aluminio ! vc taco tinta nela toda polida ja ? nao usou fundo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Abril 11, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Abril 11, 2017 Já taquei direto. Lembro que isso foi há uns 10 anos atrás, fiquei usando o motor uns 5 anos , acabou perdendo a tinta só nas pontas . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Maio 20, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 20, 2017 guto = lindo esse mercury 25hp americano da uma olhada ; nessa tabela dos mercury 18 / 25hp Astra-Taranis reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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