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Helices Mercury 25hp diferenças paralelas


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Já postei um resultado sobre troca de hélice nesse motor mas vamos a dados  novos pois perdi a hélice 12 MFX e tive que comprar outra, dessa vez Sorabo ,  como  é complicado selecionar um hélice no Brasil

Lembrando Barco 6m semichata 6m, chapa 1.2mm, 1.35 de boca, borda 52cm, 85kg peso

Teste sozinho( represa  lisa água doce 600m de altitude):  Eu mais motor elétrico bateria , tanque cheio(  170kg  sem contar  o motor e barco ):

-Original 9 7/8 x 13:                  5150 rpm  a 51km/h

-MFX  paralela  9 7/8  x 12:       5.450 rpm a 51km/h

-Sorabo  paralela 9 7/8  x 12:    5.700 rpm a 49km/h

Teste lotado.  4 pessoas  mais tralha elétrico bateria e ceva( 500 kg sem contar motor) :

Original       :  4600 rpm 36km/H

MFX 12        : 4850 rpm 38 km/H

Sorabo 12    : 5.150 rpm 41km/H

Pra ver como uma hélice 12 paralela chegou a diferença de 550 rpm de uma original e a 250rpm de uma paralela de mesma medida

Pra quem interessa  nesse motor:   Se seu barco e seu ocupantes são um poucos pesados, compensa muito a hélice 12 da sorabo.  A 5000 rpm em duas pessoas  parrudas mais tralha  o motor  mantém a 42km/H bebendo nada , chegando  a 5.500 rpm a 46km/h  pelo menos nesse meu conjunto.  

Essas velocidades  acredito que da maioria dos pescadores, já atingi mais de 50km/h  várias vezes , mais usando um Squalus 500 e não mais q 200kg de peso, o que não  condiz com uso normal

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De grande valia as informações Guto!!! 

Acredito que hoje a maioria dos pescadores, de tucuna principalmente, usam barcos mais pesados, mais largos, com plataformas e etc..., e essa passo 12 pode ser a melhor opção de hélice.

Obrigado por compartilhar no fórum, essas informações podem ajudar muita gente a acertar desempenho do barco de pesca.

Abraço!!!

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  gutao ;  parceiro  ;vç   navegando forte ;   e sempre avante  ;;;;;::bassboat::

 1  dos  mestres ;  da sala de maquinas  do navio  ;  q ainda permanece presente   ;  entre a tripulaçao  ;;;;;;;;;

compartilhando ;  e ajudando  c/ conheçimentos ;   testes  na pratica  ; na teoria  ; e  importante  =  na real   palmas::

meus parabens  amigao  ; sei  como é  terrivel fazer os motores  aqui   = se comportar virando bem ;  e   a todo vapor ; sem pane  kkkkk.......

aproveito  seu   profissionalismo  p/   dizer   que  = 

 precisamos  de mais profissionais  ;  de verdade  a bordo ; p/ trabalhar serio ;  nas casas das maquinas  é fato   OK  ......  

ñ vi  ;  meus amigos  profissionais ;     c/ vasta experiencia  no assunto  = SUMIRAM  a muito tempo  daqui do navio  ?????

faltando  =  MEUS CAMARADAS   =

  HERRERA   =  TI NAUTICA  

CHICAO   =  POUSO NAUTICA

 e  outros    tantos   expert   em nautica ;  motores  ;   e navegaçao    =  QUE A MUITO TEMPO Ñ VEJO MAIS AQUI  ??????

 valeu  guto pelas  informaçoes   ;  testes  x calculos  ok ;    bacana   msmo  :yes4:

valeu meus amigos  ;  e profissionais serios  ;  e de verdade    ;  por contribuir  aqui   ainda /

   sei que só fazem isso  por   =  AMOR  NO QUE GOSTA OK /

 trazendo  p/ turma  =  exelentes informaçoes  ;   que só agrega ;  e ajuda a todos   interessados  ;  sobre o assunto ok /

abraço  galera  :good:

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O mais engraçado foi como perdi a MFX,  meu irmão enroscou o motor numa rede, durante  a semana fui no clube e aproveitei pra tirar a hélice e ver se nao tinha linha no eixo , como a cupilha que prende o parafuso estava ruim, coloquei um prego de aço no lugar , coisa que já fiz várias vezes, duas semanas depos meu irmaõ me liga do meio do rio que tava lá sem hélice, kkkkk, pensa num nego que tava bravo, sorte que sempre andamos com elétrico fixo na popa.  Perdeu tudo hélice e calço, provavelmente o prego como é de aço deve ter quebrado numa pancada. 

Antes de criticar a MFX, a hélice é mto boa, bem acabada e não sai tinta fácil, e deu a diferença esperado de 300 rpm da original por ser um passo 1 polegada menor, já a Sorabo foi 500rpm com 1 polegada .   Pra quem tem interesse indico o vendedor MR. Hélice no Mercado livre, tem ótimos preços e envio muito rápido, além de ter 3 opções de hélices para o mesmo modelo, Sorabo, MFX e Marflex. 

 

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Eu acho que há algumas coisas implícitas nesse teste do guto que poucos do fórum notarão, quiçá algum sabe responder e explicar, duvido muito.

 

Há tres coisas que julgo ser igual ou mais importante que o PASSO do helice, as duas primeiras são primordiais:

a) rack ou raco do hélice: é a angulacao da pá do helice, ou "o tanto que envergou a pá"

b) diametro do helice: é o tamanho do diametro da circunferência do helice. Está sempre escrito na dimensão do hélice, é a parte inicial daquele número , exemplo 9 x 9 = 9 polegadas de diamentro por 9 polegadas de passo, 9 1/2 x 11, ou seja, 9 polegadas e meia de diametro por 11 de passo.

A terceira e talvez mais dificil de analisar é o formato da pá, ou seja, tem formato pontiagudo, em pétalas, conico, chanfrado, tem muitos formatos e com certeza, todos eles afetam o desempenho de alguma forma.

 

O que eu quero dizer com isso? Simples, com certeza absoluta o RACO do hélice da MFX e da Sorabo são absolutamente distintos, o que gera essa diferença de RPM e velocidade, em especial da SORABO que é MAIS PESADA e MAIS GROSSA (ou seja, por física deveria gerar menos rpm e ter um desempenho pior, justamente o contrário do obtido no teste). Entendo que isso deva ser uns 75% da explicação deste teste, os outros 25% estão divididos entre diametro e formato do hélice.

 

Já procurei muito sobre esses ítens mas achei algumas coisas apenas em materiais de aviação, difícieis de entender, mais ainda de explicar. Acredito que entender o raco e o diametro da hélice é de suma importancia para ajustar os nossos motores, especialmente, motores com falta de potencia, onde qualquer cavalinho ou melhora é necessária.

 

A questão do raco é tão importante, que por exemplo, ao analisarmos as regulagens de motores entre helices de aluminio e inox, muda-se totalmente a forma de entender, ou seja, em helices de aluminio, muitas vezes ajustamos para um passo menor, visto que o aluminio deforma facilmente frente ao inox, que ao contrario, indica-se um passo MAIOR, devido a sua resistencia, obtendo assim melhor rpm e velocidade (mesmo pesando de 2 a 3x mais).

 

Assim que uma alma caridosa entender e explicar essas questões para nós, poderemos aí então, começar a questionar a questão de cavitação ou escorregamento, que pode estar acontecendo no caso do teste do Guto, que iria explicar por que mesmo com aumento de rpm, não teve aumento de velocidade ou até em alguns casos perca de velocidade, ou seja, fica claro que aí temos que a partir de X rpm, se há uma ineficiencia no raco ou diametro (nao sei), então teremos nenhuma melhora real no desempenho, em termos pratico, ha 5000 , 5500, 6000 rpm, quando passa do limite do raco ou diametro, o barco nao melhora a velocidade, havendo assim total perda de tração e recurso do motor sendo desperdiçado...

 

Até lá, nossa conclusão é: vai andar pesado, vai de Sorabo e faça testes sempre com o mesmo fornecedor, do contrário, muito irá mudar .

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Astra dos motores pequenos que tem hélice que lembra o Racker pra velocidade é o Yamaha 15hp bolinha 9 1/4 x 11 e o Mercury 25hp americano 10 3/8 x 13, e engraçado que esse motores não tem característca de grande velocidade mesmo leves. 

images?q=tbn:ANd9GcTDp1WjI1Sdn7qrMTOqBHS    motor-mercury-25-hp-D_NQ_NP_612315-MLB25

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5 horas atrás, Guto Pinto disse:

Astra dos motores pequenos que tem hélice que lembra o Racker pra velocidade é o Yamaha 15hp bolinha 9 1/4 x 11 e o Mercury 25hp americano 10 3/8 x 13, e engraçado que esse motores não tem característca de grande velocidade mesmo leves. 

images?q=tbn:ANd9GcTDp1WjI1Sdn7qrMTOqBHS    motor-mercury-25-hp-D_NQ_NP_612315-MLB25

nao me peça pra explicar ehheheh 

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3 horas atrás, Astra-Taranis disse:

nao me peça pra explicar ehheheh 

Amigo meu tem um yamaha bolinha vendi uma 10.5 sorabo  do yamaha quadrado  clássica que tinha pra ele , falou que motor melhorou, meu 18 americano usa esse 13 do americano, sozin é violento, mas botou peso esquece, vou irar fotos das helíces reservas que tenho em casa pra ter uma noçãoInserir outra mídia

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ñ sou  expert  em helices   ; tentando  colaborar ;  e aprender apenas ok joia:::

 

  a inclinaçao  da PÁ  do helice  (  rake )  ;  pode ser visto  olhando lateralmente  /

 em  1  pa´ mais inclinada ; a   agua passa  c/ mais facilidade ;  e fluidez  ; diminuindo a turbulencia ;

em altas velocidades ; melhorando muito a eficiencia  do conjunto  ;;;;;;;::bassboat::  foto em baixo =

 

agora  tem muitos fatores ; variantes ;  e inumeros tipos ;  formatos  de helices ;  e mateiras  como sabemos /

 bem complexo  a estrutura de   um helice   =

  ponta da pá ; raiz da pa´; bordo de ataque ; bordo de fuga ; superficie de empuxo ; face posterior .....

ja  deu ate dor de cabeça =  kkkkkkk   

depois tem os elementos  do helice  ; empuxo ;   e  tals e tals .....    e por ai vai    .....  longe viu  ......  kkkkk 

olha  galera  ;   sobre helices  = prefiro   escutar   quem conheçe realmente;  e já  testou   ;

 pois  minha opiniao    =  sao testes x  testes     ;   até o acerto ideal   ;  p/ cada caso ok / 

abraço :good:

IMG03631.jpg

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3 horas atrás, Ricardo Ernega disse:

guto vc citou q o vendedor tem 3 marcas sorabo mfx e marflex  essa mfx nao seria mesma marflex ?

Ricardo acho q não.    As caixas da minhas diz mfx e já vi marflex.  Marflex acho q até fez uma epoca hélices de plástico pra emergencia

 

 

 

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guto essa sua q perdeu seria mais leve o mais pesada e essa sorabo tem ideia ? tenho q comprar uma 10 para por no meu motor e tenho uma de uma amigo aqui comigo uma 10 mfx parece muito mais pesada q a sorabo 9 isso q as pas da 9 sao mais largas em vo pesar para ver !

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4 horas atrás, Ricardo Ernega disse:

guto essa sua q perdeu seria mais leve o mais pesada e essa sorabo tem ideia ? tenho q comprar uma 10 para por no meu motor e tenho uma de uma amigo aqui comigo uma 10 mfx parece muito mais pesada q a sorabo 9 isso q as pas da 9 sao mais largas em vo pesar para ver !

Ricardo Sorabo mais pesada,  tanto 12 que comprei pro Seapro como a 10 que comprei pro Evinrude 15.  Hélice leve é a River, mas não recomendo, ela é porosa, bem frágil

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alguem ja pinto algum helice ? essa mfx q to 10 ta so o pó da gaita a pintura kkkk queria passa um spray mais axo q nao aguenta uma pescaria pensei em polir decha cor do aluminio natural mais da um trampo em kkk ela ta perfeita nao tem uma marquinha de batida so a pintura ta fei em kkk descasco bastante ! nunca havia sido usada em descasco pq a tinta e ruim kkk

 

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Ricardo a original do meu mariner 15 tava zuada e fiz isso que vc disse, Tinner, Lixa, Bobril e depois poli, fica bonito, mas dá um trabalho danado, mas com tempo ela vai encardindo, aí usei tinta spray pra metal mesmo e até que aguentou .    Tinta spray boa e resistente é a própria pra escapamento( alta temperatura)  ou uma que pintei meu Squalus que é própria pra roda automotva, ela seca rápido e aguenta, cuidado só pra não contaminar a borracha do eixo

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  • 1 mês depois...

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