Marcelo Pupim Postado Maio 8, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2017 Galera, Boenas? Procurei muito aqui sobre troca de hélice de motor de popa, mas realmente não consegui achar algo para sanar minha dúvida. Estou com meu barco BRAZUCA NEW 550, totalmente plataformado com um motor mercury 60Hp 4T que está estourando giro. E olha que testei ele com muito peso, mas muito peso mesmo kkkk Segue foto do barco, nesta foto ainda esta um motor de 40, mas o que está nele agora é o 60. O motor está com hélice com passo 14. Após colocar o motor fiz o teste abaixo: Duas pessoas eu e mais um, peso estimado 200 kg, nada de tralha e nada de caixas com bebidas. Apenas este peso. Barco atingiu 58 Km/h, mas foi pra mais de 6 mil giros. Arranque bom e planeio rapido. Teste foi feito no rio grande em Santa Albertina/SP. Este final de semana estive pescando em Luis Alves/GO no Rio Araguaia, e ai sim fizemos um teste bruto. Vai lá. 4 pescadores, duas caixas de bebidas, tralhas para 3 pessoas, 78 l de combustível, nem consigo estimar o peso total, mas estava pesado. Barco estourou giro pra mais de 6 mil giros. Atingiu velocidade máxima de 48 km/h, mas estourou giro. Acho que devo aumentar o passo, mas não tenho onde fazer o teste. Gostaria de uma sugestão para compra aproximada. Estou pensando inclusive em tentar fazer os testes em algum torneio, isso é possível? Por exemplo lá em São Simão, seria possível fazer os teste com alguém que vende estas hélices? Realmente vale apena colocar hélice inox? Alguém poderia me ajudar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Maio 8, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2017 Teoricamente o cada polegada muda em torno 300rpm, então se tá dando mais de 6000, se vc colocar uma passo 16 o motor tende a cair 600rpm. Mas primeiro veja mesmo se o motor está ultrapassando giro ou o seletor de rpm não está regulado certo. Sobre a Inox , o motor melhora sim, mas lembre-se se vc anda em rios com muito tocos, pedras , bancos de areia como represas e rio como o Araguaia numa colisão vc pode entortar o eixo do motor, fora que o custo é bem alto da hélice, acho legal em inox em barcos de alta perfomance como bassboat. Teste pratico que fiz: Mercury Seapro eu apenas helice 13 original RPM máximo 5.250 , hélice 12 MFX Rpm máximo 5.500, helice 12 Sorabo Rpm máximo 5.850. Marcelo Pupim reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Maio 8, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2017 Pra ver se o motor tá regulado certo, deixe em marcha lenta desengatado um tempo, o rpm tem que ficar entre 750 a 900 aproximadamente Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Luis Ribeiro Blas Postado Maio 8, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2017 1 hora atrás, Guto Pinto disse: Pra ver se o motor tá regulado certo, deixe em marcha lenta desengatado um tempo, o rpm tem que ficar entre 750 a 900 aproximadamente Bem joia esse teste simples e fácil Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Pupim Postado Maio 8, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2017 1 hora atrás, Guto Pinto disse: Pra ver se o motor tá regulado certo, deixe em marcha lenta desengatado um tempo, o rpm tem que ficar entre 750 a 900 aproximadamente Guto, está regulado certo. Fizemos exatamente este teste. valeu pelas dicas. tinha visto sobre a helice inox e realmente é isso mesmo. Acho que não vale a pena mesmo. Vou direto para uma de aço mesmo. Sorabo é a melhor? Estes numeros sobem de 1 em 1, é facil achar a passo 16? Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Maio 8, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2017 1 hora atrás, Anderson Luis Ribeiro Blas disse: Bem joia esse teste simples e fácil Anderson quando comprei meu tacometro xing ling, liguei o motor tava dando 1.700 rpm em lenta, e o motor tava redondinho nada acelerado e andando chegou a 10mil giros, kkkkk, só selecionei o função pra ficar certo, estava dando o dobro. Teve um forista aqui um tempo atrás que o 40hp dele tava andando normal porém o rpm máximo ficava a 3.500, ou seja fora do normal. No tacometros dos motorrws com relógio tem um seletor atrás, porém não lembro esquema, pois tem regulagem para o numero de cilindro cil e 2 ou 4T. Mas acho que nesse caso é hélice mesmo. Anderson Luis Ribeiro Blas reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Maio 8, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2017 1 hora atrás, Marcelo Pupim disse: Guto, está regulado certo. Fizemos exatamente este teste. valeu pelas dicas. tinha visto sobre a helice inox e realmente é isso mesmo. Acho que não vale a pena mesmo. Vou direto para uma de aço mesmo. Sorabo é a melhor? Estes numeros sobem de 1 em 1, é facil achar a passo 16? Obrigado. Sorabo é a melhor nacional, procure no Mercado Livre o vendedor MR. Hélice, já comprei umas 3 hélices com ele, preço barato e envio rápido. Normalmente hélice nesse passo sobe de 1 em 1 , já as menores tem de 0.5 em 0.5. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Luis Ribeiro Blas Postado Maio 8, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2017 1 hora atrás, Guto Pinto disse: Anderson quando comprei meu tacometro xing ling, liguei o motor tava dando 1.700 rpm em lenta, e o motor tava redondinho nada acelerado e andando chegou a 10mil giros, kkkkk, só selecionei o função pra ficar certo, estava dando o dobro. Teve um forista aqui um tempo atrás que o 40hp dele tava andando normal porém o rpm máximo ficava a 3.500, ou seja fora do normal. No tacometros dos motorrws com relógio tem um seletor atrás, porém não lembro esquema, pois tem regulagem para o numero de cilindro cil e 2 ou 4T. Mas acho que nesse caso é hélice mesmo. Sim esse teste que você comentou seria para ver se o tacômetro está regulado certo usando a lenta no caso !? também acho que o problema dele é hélice pois se está estourando giro o Marcelo deve estar sentindo na pegada do acelerador é isso!? Assim sendo só aumentando o passo do hélice mesmo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Pupim Postado Maio 8, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2017 @Anderson Luis Ribeiro Blas é isso mesmo. dá pra ver que tá sobrando potencia e o giro já foi pra 6 mil. @Guto Pinto e com relação ao diametro e aquele miolo da hélice? tem algum segredo? ou é só informar o motor que o vendedor já envia a certa? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Silas Fabiano Postado Maio 8, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2017 Boa noite, Recentemente comprei uma hélice SORABO direto da fábrica através do Site http://sorabo.com.br/ Entrei em contato com eles por telefone e e-mail e consegui comprar minha hélice, chegou super rápido. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Pupim Postado Maio 8, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2017 1 hora atrás, Silas Fabiano disse: Boa noite, Recentemente comprei uma hélice SORABO direto da fábrica através do Site http://sorabo.com.br/ Entrei em contato com eles por telefone e e-mail e consegui comprar minha hélice, chegou super rápido. Abraço ok, Obrigado pela dica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Maio 8, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2017 Marcelo só informar o modelo ao vendedor, sem erro. O Silas disse bem, a Sorabo vende direto e eles tem todos models disponíveis, porém o vendedor do ML o preço é mais em conta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Pupim Postado Maio 8, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2017 @Guto Pinto otima dica do vendedor do ML Mister Helice. Já comprei a hélice passo 17, pois não tem a 16, nem existe ela, o passo nete caso muda de 2 em 2. Se ficar muito ele vai trocar ela pela passo 15. Vamos em frente. Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Maio 8, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2017 Depois posta o resultado. Abração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Pupim Postado Maio 8, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2017 ok. Farei isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Elian Postado Maio 9, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 9, 2017 Estourar giro com o barco "leve" e atingir 58 km/h pode ser considerado "normal", talvez uma mudança no hélice resolva. Mas estourar giro com o barco pesado (bem pesado) e atingir 48 km/h é estranho. Quando vc mudou o motor de 40 para 60 hp houve alteração no espelho de popa? Talvez o 60 hp tenha sido instalado muito "alto". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Pupim Postado Maio 10, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 10, 2017 10 horas atrás, Elian disse: Estourar giro com o barco "leve" e atingir 58 km/h pode ser considerado "normal", talvez uma mudança no hélice resolva. Mas estourar giro com o barco pesado (bem pesado) e atingir 48 km/h é estranho. Quando vc mudou o motor de 40 para 60 hp houve alteração no espelho de popa? Talvez o 60 hp tenha sido instalado muito "alto". Elian, aumentei o espelho de popa sim. Porém quem instalou o motor e fera e fez na altura correta. Vou tentar mudar a hélice e ver o que da obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Barcos Calaça Postado Maio 10, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 10, 2017 Olá, Marcelo. Como você é de Goiânia, caso queira realizar um teste em sua embarcação e motor o nosso lago está a disposição, pode vir. Fale com o João Caio no WhatsApp (62)3296-8283 e é só combinar! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Pupim Postado Maio 10, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 10, 2017 8 horas atrás, Barcos Calaça disse: Olá, Marcelo. Como você é de Goiânia, caso queira realizar um teste em sua embarcação e motor o nosso lago está a disposição, pode vir. Fale com o João Caio no WhatsApp (62)3296-8283 e é só combinar! Muito obrigado. Seria excelente! Vou falar com o João assim que o hélice chegar. obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Barcos Calaça Postado Maio 10, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 10, 2017 O número do João é (62)98151-8564. Havíamos enviado o número errado anteriormente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Robson Ludjero Postado Junho 28, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Junho 28, 2017 Em 2017-5-9 at 22:50, Barcos Calaça disse: Olá, Marcelo. Como você é de Goiânia, caso queira realizar um teste em sua embarcação e motor o nosso lago está a disposição, pode vir. Fale com o João Caio no WhatsApp (62)3296-8283 e é só combinar! Boa tarde Marcelo. Tranquilo??? Qual hélice vc está utilizando no seu 60? Comprei uma Marfim 6.0 com uma 60 4t CT, e to com algumas duvidas a respeito do hélice. Obrigado. Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Pupim Postado Junho 28, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 28, 2017 Fala @Robson Ludjero . Então meu motor esta com o hélice 10.3/8 x 14. Meu barco é o New Brazuca 550, e mesmo com a adaptações que fiz, ainda assim ficou leve para o motor. então o bicho estoura giro com este hélice a 52 km/h e nem acabou a aceleração. Comprei um hélice passo 17, porém nem serviu, pois nos confundimos nas dimensões do pino. Agora o vendedor trocou para o passo 15. Ainda nem testei. Chegou para mim ontem. Preciso ir para algum local testar para ver no que dá. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Robson Ludjero Postado Agosto 22, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 22, 2017 Em 28/06/2017 em 17:17, Marcelo Pupim disse: Fala @Robson Ludjero . Então meu motor esta com o hélice 10.3/8 x 14. Meu barco é o New Brazuca 550, e mesmo com a adaptações que fiz, ainda assim ficou leve para o motor. então o bicho estoura giro com este hélice a 52 km/h e nem acabou a aceleração. Comprei um hélice passo 17, porém nem serviu, pois nos confundimos nas dimensões do pino. Agora o vendedor trocou para o passo 15. Ainda nem testei. Chegou para mim ontem. Preciso ir para algum local testar para ver no que dá. Abraços. Boa noite Marcelo, tudo bem? Já realizou o teste com a hélice passo 15? A sua original que acompanhou o motor é a de 4 pás? Obrigado. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Pupim Postado Agosto 24, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 24, 2017 @Robson Ludjero tudo bem graças a Deus. Fiz o teste da passo 15 e não funcionou. Ainda estourou giro. A original é 4 pás mesmo. Agora comprei uma passo 17, vou testar sabado. Depois te falo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Robson Ludjero Postado Agosto 25, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 25, 2017 5 horas atrás, Marcelo Pupim disse: @Robson Ludjero tudo bem graças a Deus. Fiz o teste da passo 15 e não funcionou. Ainda estourou giro. A original é 4 pás mesmo. Agora comprei uma passo 17, vou testar sabado. Depois te falo. Boa noite Marcelo. Tudo em paz? Fico extremamente agradecido por você postar aqui tais informações. Naveguei com o meu conjunto (em 3 pessoas) sem tralhas, uns 40l de combustível e deu 5200 a 5300 de RPM e 46km/h. Como ainda é meio recente a comercialização desse motor "CT" aqui no Brasil, quase não encontramos relatos de sua funcionalidade. Por isso, aguardarei ansioso seu novo relato com o uso da hélice passo 17. Grande abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.