Elias Neto Postado Maio 9, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 9, 2017 Boa tarde moçada! Vejo muitos falando sobre os crônicos problemas causados pela gasolina brasileira aos bons motores de popa disponibilizados no mercado atual, sei que muitos já sabem disso, mas “adoçar” o motor com alguma gasolina livre de álcool seria a solução para muitos problemas (bicos, mangueiras, diafragmas, etc). Nossa péssima gasolina possui, no mínimo, 25% de álcool anidro (dito sem água) e em conjunto com outros aditivos é responsável por tantos problemas relatados aqui no fórum. Embora a legislação cite o etanol anidro como 99,6% Etanol e até 0,4% água, é sabido que alguns postos adulteram a gasolina com a adição de mais álcool, porém o hidratado que tem, segundo a legislação, até 4,9% de água. De qualquer forma temos atualmente água em nossa gasolina e essa “mardita” água é uma das substâncias que prejudicam tanto o motor parado por muitos dias... Dito isto, é fácil propor uma simples solução: Instalação de um tanque de uns 5 litros (ou tanque externo portátil) apenas para adoçar o motor com alguma gasolina sem álcool/água antes de guardar o conjunto por períodos superiores a uma semana. (É parceiro, 2 tanques, o que vc já tem e um bem pequeno ao lado com um pouco de gasolina livre de água, interligados com mangueiras e válvulas para alterar a fonte do combustível p motor). Podemos citar duas gasolinas “livres” de água para uso nesse processo de “manutenção preventiva”: Opção 1 - Gasolina comum com o álcool retirado pelo processo de mistura com água que todos já sabem como fazer... (desconsiderar essa opção!) Opção 2 - Gasolina de aviação – AVGAS 100 octanas A primeira opção só funciona para motores de baixíssima compressão, pois ao retirar o álcool da gasolina, sua octanagem cai muito (para se ter ideia a gasolina comum com álcool possui 87 octanas e a gasolina pura quando sai da destilação fracionada tem índice próximo a 65 octanas, então, ao retirar o álcool da gasolina você também estará reduzindo muito sua octanagem e seu motor sofrerá com o efeito da auto detonação – explosão antes da faísca produzida pela vela). A segunda opção é mais cara e de difícil acesso, mas seria uma ótima opção para manter a vida dos sistemas de injeção. Vale informar que a gasolina de aviação pura tem queima mais quente e, portanto, NÃO DEVE SER UTILIZADA PARA NAVEGAÇÃO E SIM APENAS PARA POUCO TEMPO DE FUNCIONAMENTO EM BAIXAS ROTAÇÕES - ADOÇAR O MOTOR (existe um risco real de superaquecimento das velas do motor caso estas não sejam para essa classe de temperatura). Vale lembrar também que a AVGAS 100 não envelhece como a gasolina comum, então você terá uma rotina de compra de 5 litros a cada 6 meses! (exemplo) Fabrício Biguá e Silas Fabiano reagiu a isso 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Silas Fabiano Postado Maio 9, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 9, 2017 Muito interessante o POST, mas como você mesmo disse, muito difícil o acesso a essa AVGAS 100. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Maio 9, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 9, 2017 é dr ..... qdo falo em avgas ; e azul eu sou lokoooo né ...... kkkkkk minha opiniao do veneno = se vou ter um motor injetado ou ete-c = antes tenho que ter uma fonte fixa = do veneno né ? caso contrario = fico c/ 2 tempos carburado msmo ;;;; oq vç acha que os caras fazem amigao ... ; troca bico ; sonda direto ??? creio que ; p/ adoçar apenas ; na lenta ( só p/ entrar outro conbustivel sem alcool ; e guardar motor ) na boa c/ o veneno ok vamos ver oq os especialistas ; falam aqui tambem né amigao ???? abraço dr Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Maio 9, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 9, 2017 dr faça um tankinho c/ o veneno ; qdo for adoçar = pluga ele rapidinho ; circulou no sistema = ja´era´/ ñ da tempo de danificar o motor = é jogo rapido ; apenas = ADOÇAR OK creio que a zica ñ seja tanto pelo alcool ; e sim pela AGUA ; que está em grande quantidade no alcool ; E SOLVENTES ; e adulteraçoes ok / ai tudo junto ; e misturado oxida ; e trava os bicos injetores boa sort dr Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiagoAsa Postado Maio 9, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 9, 2017 Por falar em motores injetados, por acaso alguém já viu ou instalou injeções programáveis em motores 2 tempos? Tipo HIS ou FuelTech. Será que é possível, será que tem algum ganho? Não vamos levar em consideração os custos. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Maio 9, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 9, 2017 D racing ; aproveitando o vacuo do topico amigao = FUEL ñ sei se ja´viu mas= falamos muito sobre esse tema ; combustivel; e avgas em outros topicos ok aquilo que comentamos já = é muito importante o = combustivel a ser usado ok / nada adinta se ; ñ fizer o conjunto de todos os itens ; e detalhes completos ;;;;; ______________________________________________________________________________________ sabe oq faziamos antigamente qdo existia oleo M 50 X METANOL MINERAL DE TAMBOR = o perfume das pistas kkkk ; quem conheçe sabe oq digo ..... principalmente as = MINAS de cabelaoo comprido ; curto tambem ;ñ escapava kkkkk .... na epoca se carregava a = nitro no gelo seco ; dentro de caixas isopor lacradas ... kkkkk que farmacia meu irmao kkkkk.... velhos temposss gasolina azul a vontade / querosene no preço ; gasolina c/ chumbo normalll kkkkkk teve um tempo que rolou um metanol nas bombas ; dos postos de combustiveis = venenoso tambem ; sumiu das bombas rapidinho kkkkk tambem eram outros motores naquela epoca se ñ tiveçe q abrir o motor como sempre = adoçava c/ gasolina e oleo 2 tempos p/ gasolina = e guardava o motor p/ proxima vida util / _________________________________________________________________________________________ e ai D.racing como anda os projetos ?? E O CASCO X MOTORZAO ; e o chinelinho vai sair ??? rapaz vç é Phodis kkkkk = SUMIU DO TOPICO MOTONAUTICA ???? oq acontece ?? tá correndo por fora tambem kkkkk... está virando = POLITICO = TÁ RICO DR KKKKK e ai novidades rapaz ??/ abraço dr Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Luis Ribeiro Blas Postado Maio 11, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 11, 2017 O problema que essa gasolina AVGAS 100 segundo consta é venenosa e respirar essa gasolina no funcionamento do motor nem que seja por pouco tempo acho que não deve ser nada bom !? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Luis Ribeiro Blas Postado Maio 11, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 11, 2017 1 hora atrás, Anderson Luis Ribeiro Blas disse: O problema que essa gasolina AVGAS 100 segundo consta é venenosa e respirar essa gasolina no funcionamento do motor nem que seja por pouco tempo acho que não deve ser nada bom !? O melhor procedimento na minha opinião é o uso frequente do motor . Assim sendo a gasolina não envelhece no sistema pelo menos . Meu motor funciono toda semana uma vez por semana e quando não estou pescando , funciono no balde mesmo (pois não gosto do orelhão) uns 20 minutos na lenta isso já quatro anos com o mesmo motor e nem vela troquei ainda sem problema nenhum com carburador entupido nem nada . Claro sempre revisando e verificando o estado das velas e tudo mais . Elias Neto reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Elias Neto Postado Junho 17, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 17, 2017 @Fabio Giovanoni a correria ta grande! Mto trabalho graças a Deus! A SpeedHunter tá esperando minhas horas vagas e o chinelinho nem saiu do papel ainda Assim que puder voltarei a fazer minhas experiências... Abraço dr! Tudo de bom ae! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Junho 18, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Junho 18, 2017 e ai elias beleza amigao ?? sumiu rapaz ??? esperei noticias; e novidades do seu stinger ??? muito bom se tem trabalho , e ta virando legal né tempo é oq mais falta hj em dia p/ nossas atividades ; e lazer ñ tenha duvidas ..... ultimamente só correria ; tá Phodis aqui tambem viu amigao ; trabalho ñ falta = FALTA $$$$ kkkkkkkk.......... elias ; ja ouviu falar de BUTANOL ?? cara se eu tivesse $$ ; e mais tempo juro que = ia fazer umas experiencias c/ metanol / fuel azul / e avgas pode crer .... repito minha opiniao sobre combustivel aqui = ideal seria uma = GASOLINA NAUTICA ; ai sim ; virava legal viu amigao ; sem duvidas vamo q vamo ; tamos aqui na groselha né da um bico nas amostras = ano apos ano ; ñ muda nada ; só piora é fato ; como sempre digo ; tem de tudo menos gasolina .... abraço dr Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.