TiagoAsa Postado Maio 31, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 31, 2017 Fala galera, Eu tenho um motor Jonhson 45HP, a medida da hélice dele é 13 3/4 x 15 cubo médio. Com essa configuração de hélice eu não conseguia passar dos 4300rpm velocidade +/- 30mph com o trim um furo abaixo do máximo mais alto. Cheguei a comprar uma hélice de passo menor 14 x 13, porém como o diâmetro da hélice era maior, o resultado foi pior do que tava. E não achei nenhum outro modelo de hélice que servia para esse motor devido ao diâmetro do cubo. Foi então que decidi testar uma hélice passo 10 x 15 do Yamaha 40, como o cubo da hélice é mais fino, então ventilou bastante devido aos gases do escapamento e não deu para avaliar o resultado. Ai decidi fazer uma "luva de redução" para direcionar os gases para o centro da hélice, e o resultado foi melhor do que esperado. Esta chegando a 28mph porém esta estourando 6000rpm com 60% da aceleração. Já encomendei uma hélice nova 10 3/4 x 17 que creio que vai casar certinho, dando uma faixa maior de aceleração e para trabalhar melhor o rpm. Segue as fotos abaixo do trampo. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Maio 31, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 31, 2017 Que trampo hein. Vc viu mesmo se nao existe passo pra esse motor, ele deve usar as mesmas hélices do 40 e 50hp Jonhson. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiagoAsa Postado Maio 31, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 31, 2017 1 hora atrás, Guto Pinto disse: Que trampo hein. Vc viu mesmo se nao existe passo pra esse motor, ele deve usar as mesmas hélices do 40 e 50hp Jonhson. Fala ae @Guto Pinto, Vi sim, esse motor é a mesma rabeta do 115hp, só que de 15". Ai as hélices são as mesmas. Liguei na Sorabo falei com o pessoal lá e sem opções mesmo, a menor é a passo 13 porém o diâmetro é de 14" que ficou um lixo. Abraços, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Maio 31, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 31, 2017 Meu amigo tem um Johson 70hp hélice passo 17 chega a 35mph num casco lotus 15 pés bem pesado . Mas vai postando os resultados. Passo 15 estourando giro, qual barco é? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiagoAsa Postado Maio 31, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 31, 2017 1 hora atrás, Guto Pinto disse: Meu amigo tem um Johson 70hp hélice passo 17 chega a 35mph num casco lotus 15 pés bem pesado . Mas vai postando os resultados. Passo 15 estourando giro, qual barco é? Tenho uma Classic 150 da Pantanaltica de 15 pés, originalmente o casco é para motor de 30hp, porém quando comprei falei para fabrica reforçar a estrutura e espelho de popa para motorização até 50hp. Mas pelo peso do motor ta gerando muito arrasto, afundando muito a rabeta. Abraços, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Maio 31, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 31, 2017 Casco bem leve. Motor é pra chegar nas 35milhas leve Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiagoAsa Postado Maio 31, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 31, 2017 Pois é, também achava isso. O camarada do fórum tem uma igual com motor 40 3 cilindros da Mercury e também não conseguiu chegar nas 35mph. Talvez seja o projeto do casco que não colabora. rs... Mas no geral o casco é bem estável e espaçoso, estou satisfeito. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Maio 31, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 31, 2017 45 milhas? Tiago barco de alumínio tem uma limitaçao de velocidade devido a hidrodinâmica dele então ele vai andar até um certo ponto depois disso nem adianta supermotorizar. Só pra ter uma idéia um 40hp com manche num barco bem leve difícilmente ultrapassa 60km/H( 35milhas). O Paulin aqui do fórum tem um Flash bass 5.5 com Mercury 55hp Seapro também no manche com jack plate e tudo e chega a 37milhas. Eu acho que por ter comando e ser reforçado 35 milhas é o esperado de máximo pra esse seu conjunto barco e motor. 45milhas num alumínio tem que ser motor acima de 100hp e olhe lá Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiagoAsa Postado Maio 31, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 31, 2017 1 hora atrás, Guto Pinto disse: 45 milhas? Tiago barco de alumínio tem uma limitaçao de velocidade devido a hidrodinâmica dele então ele vai andar até um certo ponto depois disso nem adianta supermotorizar. Só pra ter uma idéia um 40hp com manche num barco bem leve difícilmente ultrapassa 60km/H( 35milhas). O Paulin aqui do fórum tem um Flash bass 5.5 com Mercury 55hp Seapro também no manche com jack plate e tudo e chega a 37milhas. Eu acho que por ter comando e ser reforçado 35 milhas é o esperado de máximo pra esse seu conjunto barco e motor. 45milhas num alumínio tem que ser motor acima de 100hp e olhe lá Errei, já corrigi o texto para 35mph. Não chega a 35mph por nada. Acho que ele consegui com o 40 foi 55km/h. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Maio 31, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 31, 2017 A bom entendi. Brasil é complicado, nos EUA tem todos tipos de hélices, passo, material. Aqui ficamos muito limitados. Hélice do Johson 70hp nao cabe? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiagoAsa Postado Maio 31, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 31, 2017 1 hora atrás, Guto Pinto disse: A bom entendi. Brasil é complicado, nos EUA tem todos tipos de hélices, passo, material. Aqui ficamos muito limitados. Hélice do Johson 70hp nao cabe? As opçoes que tem da sorabo são as abaixo: 382761 45/140 T 14 X 11 C.MEDIO. J045 391.668 45/140 T 14 X 13 C.MEDIO. J028 391.198 45/140 T 13.3/4 X 15 C.MEDIO. J029 391.199 45/140 T 13.1/4 X 17 C.MEDIO. J030 390.896 45/140 T 13 X 19 C.MEDIO. J031 389.788 45/140 T 12.3/4 X 21 C.MEDIO. A que veio com o motor foi a de passo 15, porém o rpm não passava de 4300, ai testei a passo 13 que não mudou quase nada. Ai fiz a gambi de usar uma hélice de diâmetro menor com passo maior para ganhar giro, ai com a hélice de passo 15 com diâmetro de 10" consegui ganhar rpm e não perdi tanta velocidade, ai como ta estourando o rpm em +/- 60% de acelerador aberto, vou colocar uma de passo 17 com diâmetro de 10" também que teroricamente vai me dar um pouco mais de velocidade e vou conseguir trabalhar com o rpm de acordo. Não sei o pq cargas dágua esse motor não da rendimento com a hélice original, ja medimos compressão, vela, bobina, dei uma geral no carburador, limpeza e troca de todos os reparos, troquei todos os reparos da bomba de combustível. O motor pega, funciona e é econômico. Só queria fazer ele trabalhar com uma faixa de rpm melhor. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Maio 31, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Maio 31, 2017 Mercury acho que tem mais opçao de passo. Procure o MR. Hélice no Mercado livre, tem bom preços , já comprei 3 hélices com ele Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiagoAsa Postado Maio 31, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 31, 2017 Show, já comprei a passo 17 do 40 yamaha, que por sinal chegou hoje. Agora é colocar e testar pra ver o resultado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Junho 5, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Junho 5, 2017 tiago amigao = pelo que entendi ; e vi as fotos ; vç fez uma reduçao p/ encaichar na boca do torpedo ok p/ casear c/ o cubo do helice referido ok como fixou a bucha de reduçao q fez ; no torpedo ??? creio que sobre o trampo do torpedo ficou top ok mas e o helice novo ; no trampo novo = tem algum resultado ??? ja´testou por acaso ?? abraço ; boa sort amigao Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiagoAsa Postado Junho 5, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 5, 2017 Fala ae @Fabio Giovanoni, tudo em ordem? Isso mesmo, a peça de alumínio é apenas uma redução devido ao diâmetro menor do cubo da outra hélice, para direcionar corretamente os gases do escapamento. A fixação da bucha, alem de ter entrado bem justo, foram fixados com parafuso inox com porcas travante, um de cada lado do torpedo para garantir que não se solte. Na foto ainda não estava com os parafusos. O teste foi feito apenas com a hélice de passo 15 - [medidas 10x15], chegou aos 6000rpm e 28mh com +/-60% de aceleração. Sexta passada chegou a nova hélice 10 3/4 x 17, já ta instalada, porém ainda não testei. Creio que terei uma faixa maior de (% de acelerador x rpm) assim ganhando um pouco de velocidade. Minha ideia era justamente fazer o motor trabalhar o melhor possível com relação a % de aceleração X RPM. Abraços, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Junho 5, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Junho 5, 2017 tiago amigao ; ñ sou expert em nada ok só uma dica = se fosse eu faria essa bucha c/ rosca e c/ loctite fixada no torpedo ok cada um cada um né ; gosto é gosto = como sempre digo .... sem os parafusos e porcas parlock como vç disse ai ok fica uma coisa lisa e ñ vai perder resistencia e ñ atrapalha em nada ok / tambem gostei de sua ideia e do trampo ok só ñ concordo como vai fixar = minha opiniao ok outra coisa = ñ deixe a bucha entrar muito justa = prenssada do torpedo ok = creio ser perigoso trincar a boca do torpedo ok por isso disse fazer rosca e travar c/ loctite ok = sem dizer que fica tudo livere sem os parafusos e porcas ok estou acompanhando o topico boa sort amigao ; abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiagoAsa Postado Junho 5, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 5, 2017 1 hora atrás, Fabio Giovanoni disse: tiago amigao ; ñ sou expert em nada ok só uma dica = se fosse eu faria essa bucha c/ rosca e c/ loctite fixada no torpedo ok cada um cada um né ; gosto é gosto = como sempre digo .... sem os parafusos e porcas parlock como vç disse ai ok fica uma coisa lisa e ñ vai perder resistencia e ñ atrapalha em nada ok / tambem gostei de sua ideia e do trampo ok só ñ concordo como vai fixar = minha opiniao ok outra coisa = ñ deixe a bucha entrar muito justa = prenssada do torpedo ok = creio ser perigoso trincar a boca do torpedo ok por isso disse fazer rosca e travar c/ loctite ok = sem dizer que fica tudo livere sem os parafusos e porcas ok estou acompanhando o topico boa sort amigao ; abraço Show Fabio, O bucha esta, justa mas não foi necessário entrar na porrada, pensei em fazer a bucha com rosca, mas a rosca que tem na boca do torpedo estava corroída, ai me sobrou a opção do parafuso, mas usei um bem pequeno, usei broca de 1,5mm, apenas para garantir que a bucha não se solte. Estou pensando em remover a pintura da rabeta e polir, assim fica algo diferente. E faz lembrar as rabetas de competição. kkkkk Abraçoss Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Junho 5, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Junho 5, 2017 tiago ; nada de porrada = prensar na prensa = ñ entrar na martelada c/ impacto ok judiaçao a rosca interna da boca torpedo ; ter estragado .... ainda estou cabreiro c/ essa fixaçao da bucha c/ parafuso viu amigao .... creio que parafuso de 1,5 é pouco ; local de muita vibraçao como vc sabe ok ñ confio nas porcas travantes = ela vao soltar pode crer camarada .... tambem em vez de 2 parafusos poderia ser 3 parafusos = presos em forma de triangulo ok = mas eu ñ faria assim ... bom; se ñ tem escolha né = limpe bem as superficies de contato da bucha e a boca torpedo vista prensando c/ loctite = confio mais na cola doq nos parafusos ok tambem coloque loctite alto tork ; em todos parafusos e porcas ok .... rapaz eu ñ furaria o torpedo ; p/ por parafusos passantes c/ porca ok ; diminiu a ressitencia ; podendo trincar = lembre tambem caso pegue um toco e tals ... temos que penssar em todos os detalhes né amigao .... p/ ñ perder o serviço nem investimento = e ficar bom o conjunto né / vamo q vamo ; boa sort ;;; abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiagoAsa Postado Junho 5, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 5, 2017 Legal, Vou fazer uma limpeza na borda do torpedo e colocar a loctite, vou colocar nos parafusos assim ajuda as porcas não soltar. Abraços e valeu as dicas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Junho 5, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Junho 5, 2017 tiago ; só reveja q se precisar manutençao no cambio e rabeta/ torpedo = a bucha tem que ser movel ok entao unica forma p/ soltar a loctite é c/ calor = ali tem os retentores ; ñ pode esquentar ok ; mas se souber fazer = sem problemas .... ñ esqueça dese detalhe muito importante .... se a bucha fosse ficar fixa = tres pontos de solda tig bem feito ja´era top ok / pois a rosca está danificada .... mas vç sabe que ideal seria msmo a bucha rosqueada ok / agora oq poderia fazer tambem é = ou pontear c/ solda a ponta dos parafusos = só p/ ñ soltar c/ vibraçoes e tals ... qdo tiver que tirar só escarear onde foi ponteado os parafusos ; e tirar a porca ok / agora fica ao seu criterio amigao = só reveja os detalhes ; e vamos esperar os testes ok boa sort amigao ; estou torcendo p/ que de tudo certo ok ; abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Junho 5, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Junho 5, 2017 sobre a pintura da rabeta inferior = poderia = se for do seu gosto ; fazer tipo igual nos motores stinger racing ok ou pinta só rabeta de outra cor ; ou como vç disse ai = só polir ok motor ; e rabeta superior de uma cor = rabeta inferior de outra cor ; ou só polida / vai do gosto de cada um né .... caso for polir = use removedor profissional ; depois termine de polir c/ escova fina latonada ; acabamento = com a toca ; ou boneca de polir ok / e depois do acabamento = se quiser tambem pode envernizar ; pois no aluminio cru ; e polido vai manchar e ficar opaco ok / tambem fica a seu criterio né .... tamos ai amigao ; força na rabeta ; e tudo de bom abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Junho 24, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Junho 24, 2017 tiago amigao ; testou o trampo e o helice em seu motor ???? oq achou ??? qual resultados ??/ da um bico nesse trampo na foto .... abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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