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Helices, helices e mais helices - Diametro


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Finalmente consegui algum material minimamente esclarecedor a respeito do diametro de helices. Algo que me incomodava muito nao ter ideia de como calcular (isso ainda nao consegui) nem como idealiza-lo (isso ja clareou bem).

 

Bom inicialmente, acho vantajoso quem se interessar, em ver esse vídeo, fala muito sobre hélices, detalhes etc.

 

Visto o video acima, vou repassar os sites já traduzidos: 

para comecar a entender o tema, mas de forma ainda leiga: https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.thehulltruth.com/boating-forum/107304-how-does-prop-diameter-help-hurt-performance.html&prev=search

 

algumas explicacoes mais coesas, tecnicas e embasadas: https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://ribadventure.gr/index.php%3Foption%3Dcom_content%26view%3Darticle%26id%3D175:propellers-diameter-en%26catid%3D39:propellers%26lang%3Den%26Itemid%3D256&prev=search

 

uma visao alternativa: https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://goneoutdoors.com/effects-larger-diameter-boat-prop-6775152.html&prev=search

 

naoe ntendi muito bem, mas convem reler pra calcular e entender : https://www.boatdesign.net/threads/prop-diameter-vs-pitch.32881/

 

esse nao consegui traduzir pq da erro no site, entao vai em ingles mesmo: http://www.psychosnail.com/boatingarticles/boatpropellers/propellerdiameter

 

passando a regua e tentando entender eu diria o seguinte.

 

O diametro é fundamental para usos em motores maiores, ou seja, acima de de 150 hp, onde detalhes de acertos, especialmente em aguas agitadas, fortes correntes, podem fazer muita diferenca, ainda mais em situacoes diferentes da que usamos aqui, por exemplo barcos de carga, transporte, etc, onde seu uso é muito maior e qualquer diferença tem uma real efetividade no final do mes em consumo e desempenho (especialmente pq esses barcos usam toda gama de rpm disponivel e nao como nos que usamos basicamente "no pau" ou "na maciota").

 

Nesses casos, um diametro maior ajuda a planar mais rapido e com menor consumo, especialmente em baixas e medias rotacoes, onde barcos de carga trabalham mais, ja o diametro menor, favorece quem busca velocidade e altas rpms.

 O diametro influencia no RPM alcancado, assim como o passo, mas influencia mais na questao de qual melhor modo o motor vai trabalhar (baixa, media ou alta rpm). 

 

Como calcular isso? Ainda nao sei... MAs pelo menos para nós que usamos 2 tempos, o menor diametro é interessante. Mas nao mudar muito, pois (ate onde eu li e isso pode nao ser realidade), 1 cm a menos equivale 1 polegada no passo , mas isso me pareceu meio estranho, entao ainda estou pesquisando, acho que isso sera mais facilmente entendido na pratica, na hora de achar o ponto doce do motor, ou seja, baixa media ou alta rotacao e sua otimizacao como maquina.

 

Alem do diametro, ainda tenho que entender o RAKER e o CUPPING das helices... Mas isso vamos fazer com o tempo...

 

Alguem ai disposto a dissecar o assunto?

 

 

 

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ñ sou expert  ok  ;  creio que  o tema sobre  HELICE    = e bem complexo ;  e c/ muitas  variantes  ok pessoal /

teriamos que começar   a definir   em primeiro lugar  que  = em como se trata    o nome helice   ;

 em aeronautica   se trata  =    A HELICE  ; em feminino  / 

e  em NAUTICA  = se trata   O HELICE   ; em masculino  ok 

depois  temos que  falar  sobre  as partes  DO HELICE    ; e muito mais  pela frente  = 

1- definiçao do helice 

2- formato  ´´  ´´

3- papel    ´´   ´´

4- componentes do helice 

5-estrutura       ´´   ´´

6 - teoria da propulsao  

7- numeros de pás

8- diametro  do helice 

9- passo do helice 

9- desdobramento do helice 

10- area  de desdobramento do helice 

11- inclinaçao da pá ( RACKE )

12-   ´´         radial da pá  ( SKEW) 

13 -  concavidade  do helice  ( CUP ) 

14- seçao trasversal  da pá 

15- escorregamento  ( SLIP)

16- sucçao de ar (VENTILAÇAO )

17- cavitaçao 

18- rangido 

19- vibraçao 

20- combinaçao do helice  

21- relaçao de  transmissaoe resistencia 

devemos estudar ;  e aprender cada item   ao meu ver  ;  caso queira saber como funciona  realmente  o helice ;   e suas variantes  ok 

  minha opiniao = ñ é simples como muitos pensa ok /

e depois vem muitos calculos  x calculos   ; seguido  de testes x testes  ....

HELICE  = tema e   assunto;  muito complexo  ;  a ser debatido ;   e estudado  ok  ; 

 vamo q vamos    galera  ; abraço  :good:

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  • 6 anos depois...
Em 07/06/2017 em 10:54, Fabio Giovanoni disse:

ñ sou expert  ok  ;  creio que  o tema sobre  HELICE    = e bem complexo ;  e c/ muitas  variantes  ok pessoal /

teriamos que começar   a definir   em primeiro lugar  que  = em como se trata    o nome helice   ;

 em aeronautica   se trata  =    A HELICE  ; em feminino  / 

e  em NAUTICA  = se trata   O HELICE   ; em masculino  ok 

depois  temos que  falar  sobre  as partes  DO HELICE    ; e muito mais  pela frente  = 

1- definiçao do helice 

2- formato  ´´  ´´

3- papel    ´´   ´´

4- componentes do helice 

5-estrutura       ´´   ´´

6 - teoria da propulsao  

7- numeros de pás

8- diametro  do helice 

9- passo do helice 

9- desdobramento do helice 

10- area  de desdobramento do helice 

11- inclinaçao da pá ( RACKE )

12-   ´´         radial da pá  ( SKEW) 

13 -  concavidade  do helice  ( CUP ) 

14- seçao trasversal  da pá 

15- escorregamento  ( SLIP)

16- sucçao de ar (VENTILAÇAO )

17- cavitaçao 

18- rangido 

19- vibraçao 

20- combinaçao do helice  

21- relaçao de  transmissaoe resistencia 

devemos estudar ;  e aprender cada item   ao meu ver  ;  caso queira saber como funciona  realmente  o helice ;   e suas variantes  ok 

  minha opiniao = ñ é simples como muitos pensa ok /

e depois vem muitos calculos  x calculos   ; seguido  de testes x testes  ....

HELICE  = tema e   assunto;  muito complexo  ;  a ser debatido ;   e estudado  ok  ; 

 vamo q vamos    galera  ; abraço  :good:

Pensei que voce fosse falar de cada item descrito acima, mas tudo que voce fez foi mostrar as " variaveis " do desenho do helice. Eu nao tenho muita experiencia. Troquei de barco recentimente, tinha uma Carbrasmar 19, modelo pampo e peguei uma lancha cobra 18.7 modelo camguru com motor de 100HP ( ano 2015 ). É um barco mais leve, e veio com um helice de aluminio ja com uma das pás amassadinha na ponta, e bem desgastado, entao troquei por um helice de mesmo passo, mas percebi que o diametro é diferente, talvez uns 2cm maior, e o helice veio de um motor mercury de 115hp. Creio que não va fazer tanta diferença, mas vou ver na pratica.    Desculpa reabrir o topico , mas papo de helice é muito maneiro, e não tem nada juntando todas as informações do assunto em um unico ponto da internet.  Estamos em 2024 e o topico é de 2017, mas nada mudou na engenharia mecanica e hidrodinamica dos helices ( não que eu saiba ) ....     Obrigado pelo conhecimento -

Imagem do WhatsApp de 2024-04-18 à(s) 17.21.46_882ca8d0.jpg

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