Astra-Taranis Postado Junho 1, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Junho 1, 2017 Finalmente consegui algum material minimamente esclarecedor a respeito do diametro de helices. Algo que me incomodava muito nao ter ideia de como calcular (isso ainda nao consegui) nem como idealiza-lo (isso ja clareou bem). Bom inicialmente, acho vantajoso quem se interessar, em ver esse vídeo, fala muito sobre hélices, detalhes etc. Visto o video acima, vou repassar os sites já traduzidos: para comecar a entender o tema, mas de forma ainda leiga: https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.thehulltruth.com/boating-forum/107304-how-does-prop-diameter-help-hurt-performance.html&prev=search algumas explicacoes mais coesas, tecnicas e embasadas: https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://ribadventure.gr/index.php%3Foption%3Dcom_content%26view%3Darticle%26id%3D175:propellers-diameter-en%26catid%3D39:propellers%26lang%3Den%26Itemid%3D256&prev=search uma visao alternativa: https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://goneoutdoors.com/effects-larger-diameter-boat-prop-6775152.html&prev=search naoe ntendi muito bem, mas convem reler pra calcular e entender : https://www.boatdesign.net/threads/prop-diameter-vs-pitch.32881/ esse nao consegui traduzir pq da erro no site, entao vai em ingles mesmo: http://www.psychosnail.com/boatingarticles/boatpropellers/propellerdiameter passando a regua e tentando entender eu diria o seguinte. O diametro é fundamental para usos em motores maiores, ou seja, acima de de 150 hp, onde detalhes de acertos, especialmente em aguas agitadas, fortes correntes, podem fazer muita diferenca, ainda mais em situacoes diferentes da que usamos aqui, por exemplo barcos de carga, transporte, etc, onde seu uso é muito maior e qualquer diferença tem uma real efetividade no final do mes em consumo e desempenho (especialmente pq esses barcos usam toda gama de rpm disponivel e nao como nos que usamos basicamente "no pau" ou "na maciota"). Nesses casos, um diametro maior ajuda a planar mais rapido e com menor consumo, especialmente em baixas e medias rotacoes, onde barcos de carga trabalham mais, ja o diametro menor, favorece quem busca velocidade e altas rpms. O diametro influencia no RPM alcancado, assim como o passo, mas influencia mais na questao de qual melhor modo o motor vai trabalhar (baixa, media ou alta rpm). Como calcular isso? Ainda nao sei... MAs pelo menos para nós que usamos 2 tempos, o menor diametro é interessante. Mas nao mudar muito, pois (ate onde eu li e isso pode nao ser realidade), 1 cm a menos equivale 1 polegada no passo , mas isso me pareceu meio estranho, entao ainda estou pesquisando, acho que isso sera mais facilmente entendido na pratica, na hora de achar o ponto doce do motor, ou seja, baixa media ou alta rotacao e sua otimizacao como maquina. Alem do diametro, ainda tenho que entender o RAKER e o CUPPING das helices... Mas isso vamos fazer com o tempo... Alguem ai disposto a dissecar o assunto? Fabio Giovanoni reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Junho 5, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Junho 5, 2017 astra ; parceiro exelente topico camarada vamos ver oq a galera; tambem tem a dizer ok .... to acompanhando ; vamo q vamo meu irmao ; abraço Astra-Taranis reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Junho 7, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Junho 7, 2017 ñ sou expert ok ; creio que o tema sobre HELICE = e bem complexo ; e c/ muitas variantes ok pessoal / teriamos que começar a definir em primeiro lugar que = em como se trata o nome helice ; em aeronautica se trata = A HELICE ; em feminino / e em NAUTICA = se trata O HELICE ; em masculino ok depois temos que falar sobre as partes DO HELICE ; e muito mais pela frente = 1- definiçao do helice 2- formato ´´ ´´ 3- papel ´´ ´´ 4- componentes do helice 5-estrutura ´´ ´´ 6 - teoria da propulsao 7- numeros de pás 8- diametro do helice 9- passo do helice 9- desdobramento do helice 10- area de desdobramento do helice 11- inclinaçao da pá ( RACKE ) 12- ´´ radial da pá ( SKEW) 13 - concavidade do helice ( CUP ) 14- seçao trasversal da pá 15- escorregamento ( SLIP) 16- sucçao de ar (VENTILAÇAO ) 17- cavitaçao 18- rangido 19- vibraçao 20- combinaçao do helice 21- relaçao de transmissaoe resistencia devemos estudar ; e aprender cada item ao meu ver ; caso queira saber como funciona realmente o helice ; e suas variantes ok minha opiniao = ñ é simples como muitos pensa ok / e depois vem muitos calculos x calculos ; seguido de testes x testes .... HELICE = tema e assunto; muito complexo ; a ser debatido ; e estudado ok ; vamo q vamos galera ; abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno dos Santos Postado Abril 19 Denunciar Compartilhar Postado Abril 19 Em 07/06/2017 em 10:54, Fabio Giovanoni disse: ñ sou expert ok ; creio que o tema sobre HELICE = e bem complexo ; e c/ muitas variantes ok pessoal / teriamos que começar a definir em primeiro lugar que = em como se trata o nome helice ; em aeronautica se trata = A HELICE ; em feminino / e em NAUTICA = se trata O HELICE ; em masculino ok depois temos que falar sobre as partes DO HELICE ; e muito mais pela frente = 1- definiçao do helice 2- formato ´´ ´´ 3- papel ´´ ´´ 4- componentes do helice 5-estrutura ´´ ´´ 6 - teoria da propulsao 7- numeros de pás 8- diametro do helice 9- passo do helice 9- desdobramento do helice 10- area de desdobramento do helice 11- inclinaçao da pá ( RACKE ) 12- ´´ radial da pá ( SKEW) 13 - concavidade do helice ( CUP ) 14- seçao trasversal da pá 15- escorregamento ( SLIP) 16- sucçao de ar (VENTILAÇAO ) 17- cavitaçao 18- rangido 19- vibraçao 20- combinaçao do helice 21- relaçao de transmissaoe resistencia devemos estudar ; e aprender cada item ao meu ver ; caso queira saber como funciona realmente o helice ; e suas variantes ok minha opiniao = ñ é simples como muitos pensa ok / e depois vem muitos calculos x calculos ; seguido de testes x testes .... HELICE = tema e assunto; muito complexo ; a ser debatido ; e estudado ok ; vamo q vamos galera ; abraço Pensei que voce fosse falar de cada item descrito acima, mas tudo que voce fez foi mostrar as " variaveis " do desenho do helice. Eu nao tenho muita experiencia. Troquei de barco recentimente, tinha uma Carbrasmar 19, modelo pampo e peguei uma lancha cobra 18.7 modelo camguru com motor de 100HP ( ano 2015 ). É um barco mais leve, e veio com um helice de aluminio ja com uma das pás amassadinha na ponta, e bem desgastado, entao troquei por um helice de mesmo passo, mas percebi que o diametro é diferente, talvez uns 2cm maior, e o helice veio de um motor mercury de 115hp. Creio que não va fazer tanta diferença, mas vou ver na pratica. Desculpa reabrir o topico , mas papo de helice é muito maneiro, e não tem nada juntando todas as informações do assunto em um unico ponto da internet. Estamos em 2024 e o topico é de 2017, mas nada mudou na engenharia mecanica e hidrodinamica dos helices ( não que eu saiba ) .... Obrigado pelo conhecimento - Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.