Felipe Sousa.´. Postado Junho 29, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Junho 29, 2017 Boa tarde, turma. Hoje entrei em contato com uma pessoa, indicada por uma náutica (que fica dentro de uma Marina bem chique) para cotar o preço da instalação de uma bomba de porão, já com o kit de mangueira e expurgo e também de um sonar Ray Marine Dragonfly Pro . Mesmo explicando que seria em barco de alumínio e não em lancha, ele me cobrou R$ 400,00. Vocês acham que está no preço ? Eu achei caro, mas não tenho parâmetro para comparar. Preciso fazer a instalação com um profissional, pois eu não possuo conhecimento para realizar essa tarefa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miguel Malaguerra Postado Junho 29, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Junho 29, 2017 Aqui em São Paulo não estaria caro não. So de deslocamento ja cobram isso... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilbertinho Postado Junho 29, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Junho 29, 2017 Felipão, O valor orçado não é alto, é absurdo. Com um conhecimento mínimo, qualquer pessoa pode instalar os equipamentos que você citou. Nesse sentido, os manuais do fabricante são indispensáveis. Mas de cara sugiro o seguinte: BOMBA DE PORÃO Você tem duas opções: adquirir a bomba que traz integrado o gatilho de disparo (mais prático) ou as duas partes em separado. No primeiro caso, a fiação já vem OK, basta conectá-las à bateria 12V. Veja que a bomba deve estar fixada no fundo da embarcação, o mais próximo possível do espelho de popa, que é onde a agua mais se acumula. No segundo caso, a instalação elétrica requer que o fio que alimenta a bomba (tanto faz se você escolher o positivo ou o negativo da bateria) passe antes pelo gatilho, que nada mais é que um interruptor de corrente, que é acionada quando o nível de água no porão atinja um certo ponto. Observe que a exemplo da bomba, ele deve estar situado próximo ao espelho de popa. Quanto à mangueira de esgotamento, o mais comum é usar mangueira sanfonada, que faz curvas sem provocar dobras que fatalmente interromperão o fluxo de água. Pode medir por qualquer meio o diâmetro da saída de água da bomba, comprar (caso não tenha) o nip de escoamento de água do bote, observando o diâmetro da mangueira. Essa parte está encerrada. Ah, um lembrete: além de manter alimentado o sistema, fazendo com que a bomba opere em modo automático, também é possível (e eu uso) um fio de alimentação direto e independente da bomba, controlado por uma chave liga-desliga no painel. Assim, se der uma pane no interruptor automático da corrente de alimentação da bomba, basta ligá-la pela chave do painel. SONAR Esse tipo de equipamento vem sempre com bons manuais de instalação, não tem como errar, a instalação é bem simples. Observe apenas a posição do transponder, que deve ser fixado (o kit traz todos os acessórios) no espelho de popa, a pelo menos 10 cm do sistema de propulsão, ficando paralelo à popa, ligeiramente abaixo do fundo do bote. Veja o que recomenda o manual, no caso da Garmin é assim. O transponder é conectado ao display de navegação (fixado no painel do barco) por uma conexão elétrica que já vem pronta para encaixar no painel. Basta seguir o manual quanto ao percurso dessa fiação de um ponto a outro (popa e painel). Daí resta providenciar a alimentação do sonar. Nos dois casos, sempre é recomendável que você tenha disponibilidade de chaves liga-desliga com fusíveis no painel, lembrando que para o caso do interruptor da alimentação essa medida não é aconselhável, diante de em eventual esquecimento do piloto. Finalmente, respondendo objetivamente ao que você perguntou, entendo que a mão-de-obra para instalação desses itens não pode passar da metade do valor orçado na marina. Qualquer dúvida, responda em citação nesta mesma postagem. Gilbertinho Felipe Sousa.´. reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mario Kikuta Postado Junho 29, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Junho 29, 2017 Eu concordo com o Migue Malaguerra, o valor parece razoável, para fazer um serviço bem feito o cidadão vai gastar pelo menos umas 2 ou 3 horas de serviço fora o material (silicone, presilhas etc etc) Nessas horas o barato acaba saindo caro Sem falar que essas instalações tem que ser bem feitas para que não haja problemas e não fiquem com aquela "cara de gambiarra" Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Sousa.´. Postado Junho 29, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 29, 2017 Obrigado pelas opiniões amigos. Não desmerecendo o serviço do instalador, mas eu realmente achei caro e em minha ideia, o valor ficaria na casa da metade do orçado, como o amigo Gilbertinho comentou. Abração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.