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MOTOR YAMAHA 60 HP 2T


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BOM DIA

 

ACABEI DE TROCAR MEU MOTOR MERCURY 40 HP 2T 3C 3 CARBURADORES JAPONÊS AUTO LUB (ÓTIMO MOTOR)

EM UM YAMAHA 60 HP 2 TEMPO FETOL SEM AUTO LUB

GANHEI 50% A MAIS DE POTÊNCIA E TRIM QUE FAZ UMA DIFERENÇA ENORME

 

A LANCHA É UMA ALUFORT 16 PÉS 5,6M COMPRIMENTO, RELATIVAMENTE LEVE.

O BARCO DESCENDO O RIO ATINGIU UMA VELOCIDADE MÁXIMA DE 51KM/H COM DOIS ADULTOS E 50L GAS. COM 4,600 RPM

CREIO QUE O HÉLICE DEVE SER PASSO 17, ESTOU QUERENDO COLOCAR UMA PASSO 19 PARA ATINGIR O MÁXIMO RPM PERMITIDO DE 5.500RPM, MELHORANDO A PERFORMANCE E ECÔNOMIA.

ALGUÉM ENTENDE OU JÁ FEZ? CONHEÇO POUCO DESSE MOTOR

 

ACEITO OPINIÕES.

 

ANTES.jpg

DEPOIS.jpg

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aumentando o helice vc vai baixar a rpm  e consequentemente baixar a velocidade.

51kmh é baixo para o motor e carga q levou, deveria estar mais proximo de 55/58kmh.

 

o motor é muito bom, sem duvida alguma. vai beber mais que o teu 40, sem a menor duvida ehehhe mas precisa regular direitinho altura, verificar peso, etc.. depois parte pra melhoria no motor, como regulagem de carburador (limpeza do mesmo), troca de oleo de rabeta, troca das velas, filtros, etc.

 

logo teu motor vai estar andando mais e consumindo talvez melhor.

 

e abaixe a capota... ql velocidade atingia antes com o 40?? espere em media uns 5 kmh a mais de velocidade apenas, nao tem muito milagre nao. 

 

se vc antes atingia ja uns 45 kmh com o 40hp, entao os 51kmh ja esta correto , ai eh o seu barco que nao anda muito mesmo, mas acredito que logo vc melhora isso.

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Antes de tudo veja se o Tacometro está regulado certo, alguns motores tem posições.  um forma pratica é ver a lenta como tá, se tiver entre 750 a 900 tá normal.  Cada passo numa hélice muda 300rpm no motor em média.  Portanto se ele está a 4.600 rpm com passo 17 procure uma 15 pra jogar esse rpm pra 5.200 aproximadamente.  Esse motor mais esse barco é pra atingir umas 35 milhas( 58km/h)  bem regulado e com capota abaixada. 

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2 horas atrás, Maykon André disse:

O tacômetro rpm e mph estão revisados e em perfeito estado.

em lenta ele fica um pouco abaixo de 1.000rpm

Está todo revisado, como limpeza e troca do óleo de rabeta

 

Passo 19 não andaria mais que a passo 15, visto que sobra o rpm ?

Não, nem sem sempre a hélice mais longa será a que vc atinge maior velocidade,  o motor tem que funcionar na faixa de RPM ideal, que em sua maioria gira em torno de 5.000 a 6000 WOT.   Por exemplo se seu casco tivesse dando 30milhas com RPM em 6mil aí sim compensaria vc colocar um passo 18 ou 19 pra jogar o RPM pra 5.500 aumentando a velocidade, mas como seu motor tá rodando a 4500, e´mesma coisa que subr uma ladeira em quarta marcha  e vc quer colocar uma quinta marcha.  

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2 horas atrás, Maykon André disse:

O tacômetro rpm e mph estão revisados e em perfeito estado.

em lenta ele fica um pouco abaixo de 1.000rpm

Está todo revisado, como limpeza e troca do óleo de rabeta

 

Passo 19 não andaria mais que a passo 15, visto que sobra o rpm ?

como disse o guto, seu motor esta FALTANDO rpm e nao ta sobrando... o ideal dele é entre 5000 a 6000 rpm em max aceleracao, como vc mencionou no inicio, seu motor em velocidade max está com 4600, ou seja, falta rpm no momento.

 

mais ou menos é como o guto falou, o melhor desempenho deste motor se dará em 5500 rpm, se vc por um helice maior, vai abaixar o rpm atual, jogando pra possivel 4000 a 4200 rpm, andando ainda menos.

 

se vc tivesse o motor ja rendendo por exemplo 6000, ai vc sobe o helice q ele vai baixar o rpm e andar mais.

 

isso td deve ser medido na forma que vc mais usa o barco, ou seja, nao adianta nada sozinho e sem nenhum peso ele atingir 5500 rpm se vc usa sempre o barco com 4 pessoas, bebidas, tanque, churrasqueira, etc... neste caso vc nunca vai conseguir fazer o motor render o esperado. o inverso tb eh real, nao adianta vc chegar nas 5.500rpm com o barco ultra carregado se vc normalmente usa ele sozinho. pois neste caso vc estourara o giro e pode quebrar o motor.

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nao sei ql helice está ai agora... nem qual a original do motor.. sem saber isso é brincar de chutar .

mas eu ja abaixaria 2 passos de imediato, isso claro, com velas novas, regulagem perfeita, etc... muitas vezes o cabo nao estica 100% ai nao acelera 100% e por ai vai... tem N coisas pra ver antes de sair gastando .

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Outro ítem a ser observado é a altura do motor. Você disse que trocou de 40 para 60 hp.

O mais provável é que o atual, de 60hp, seja rabeta de 20". 

O motor de 40 hp era rabeta de 15" ou 20"? 

Se o espelho de popa do barco foi projetado para 15", provavelmente o 60 hp está trabalhando muito baixo.

 

 

 

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1 hora atrás, Elian disse:

Outro ítem a ser observado é a altura do motor. Você disse que trocou de 40 para 60 hp.

O mais provável é que o atual, de 60hp, seja rabeta de 20". 

O motor de 40 hp era rabeta de 15" ou 20"? 

Se o espelho de popa do barco foi projetado para 15", provavelmente o 60 hp está trabalhando muito baixo.

 

 

 

Elian perfeito,  esquecemos do mais importante.   Apesar que existe o 40 Mercury 20 polegadas com comando a distancia, o 60 certeza que são 20 polegadas

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primeiro reveja;  a altura do motor no espelho de popa  = como nosso amigo elian  disse    joia:::

depois faça novos testes c/ tacometro na regulagem correta  /

ai se ñ conceguir  o giro  certo x  desempenho  =   parte  p/ os acertos dos helices   ; como guto e astra  ja disseram ai  .....

cuidado  na compra do helice  certo  ok  ......

abraço  :good:

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