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Motor de popa 15hp + potência!


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olha  ai galera   ; comprimento rosca  diferente ;   sendo resistiva  joia:::

lembrando que tem varios tipos ;  e modelos de velas de  IRIDIUM  ....

como  outras  tantas ... ;  e  lançamentos  ....fora as paralelas  ::nada::

tambem  podendo ser  curta ;  ou longa ( tamanho )  

abraço pessoal  :good:

 

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Bom, supondo que ele tenha colocado a vela a que o Fabio se referiu, BR7EIX,eu pergunto se colocou algum espaçador.

Desde o lançamento das velas de iridium eu tenho acompanhado para ver se existe lançamento para motores 2T e na tabela de aplicação da NGK/NTK não tem.

Sabendo que o objetivo da vela é simplesmente produzir faísca (basicamente) desde que sejam respeitados os parâmetros, não ha empecilio em usar velas de outro grau, mais frias, mais quentes, etc.

Segundo a nomenclatura da NGK, essa vela em questão é 6,3mm MAIOR na rosca do que a BR7HS que tem 12,3mm e essa daí tem 19mm de rosca. É visível a diferença.

 Resultado de imagem para br7hs10

Então, gostaria de saber qual o modelo colocado, ou, se foi esse mesmo, correu um sério risco de bater o pistão na vela, podendo até mesmo, furar o pistão pela faísca estar assim tão perto da cabeça.

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alex, nao é bem assim.... 

vamos la:

1- a qtidade de rosca ou distanciamento deve ser obrigatoriamente (sem exceção) a original, cada motor tem um local de vela e portanto uma vela especifica, se nao respeitar isso, vc pode ou ficar com uma centelha encoberta pela parede do cabecote/bloco (dependendo do  motor), ou proxima no pistao a ponto de bater a cabeca do mesmo na vela, causando quebra (o que vai gerar todo tipo de problema interno no motor), caso fique muito pra dentro do motor mas nao atinja o pistao, vai queimar muito a vela ou causar outro tipo de defeito.

2- vela 2t ou 4t nao tem diferenca entre si, na verdade, nao tem vela 2t ou 4t, tem especificacoes de projetos, por exemplo, a minha vela originalmente era muito usada em RD135z mas tb algumas motor 4 tempos usam ela (nao lembro quais, mas no site da ngk vc pode conferir que a mesma vela serve pra um monte de motor 2t e 4t)

 

3- grau termico: aqui é complicado, um motor que anda pouco, muito liga e desliga ou num local muito frio, tipo alasca, eua no inverno etc, usam um tipo de grau, na terminologia da ngk por exemplo se usa ate a "b5" , lugares quentes como no brasil ou quando vc usa o motor mais tempo, busca-se outros graus, tipo as "B7 e B8" , teoricamente, no brasil, em modo geral, para motores de popa, o correto seria a b7, porem como nosso  combustivel esta com muito alcool, vc pode escolher a B8 e B9 sem comprometer o motor ou desempenho. Isso tudo se falando do mesmo motor, então como e onde vc vai trabalhar diz muito sobre o grau termico. 

 

Entao no grau termico vc leva em consideracao o modo, onde e com qual combustivel usar. Via de regra, os mecanicos no brasil usam a B7 e suas variantes, mas com o aumento do alcool, alguns passaram pra B8 (nao lembro mas acho que qdo troquei a minha passei pra b8 ja)

 

4- falando das velas NORMAIS: busque a que esteja com os parametros originais e sempre confira o gap delas, cansei de ver vela com gap errado saindo da embalagem, quando se pensar em vela de iridium, esqueca o gap e veja a compativel para o modelo original.

 

muitos motores nao constam uma vela equivalente de iridium, mas basta olhar qqr outro que use a mesma vela e tenha a equivalencia, vai dar no mesmo.

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vela  =  br7 hix-10   comprimento rosca  12,7 m/m  ;  resistiva  ;  e    c/ gap  de 1 m/m   original  

vela  = br7 eix   comprimento rosca  19 m/m   ; resistiva  ; c/ reforço gap  

 essas   sao  as  deferenças  entre as velas    citadas   ok   / 

qto grau termico  no caso do motor aqui  = 

  brasil  grau termico   7   ou   8 

la´fora grau termico  5   ou   6 

repito  ;  tem milhao   ;  e milhao de tipos de velas de igniçao ok  .......

cada caso ;  um caso  ; cada motor um acerto  ideal  ;;;;::bassboat::

ainda ñ  sabemos na real que vela o  nosso amigo rafael  tá usando  ....vamos esperar ;   p/ ele dizer ....

abraço  :good:

 

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