Lairto Postado Novembro 26, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 26, 2017 Boa tarde galera, venho aqui compartilhar com voceis o meu novo motor, um yamaha 40 hp faixa amarela 2017. Ontem foi a primeira vez que foi pro rio, naveguei 82 km medidos no gps, 2.7 horas de funcionamento, velocidade media foi de 40 km/h em meia aceleração, por duas vezes acelerei até o fim, mas não deixei passar de um minuto, pois está na fase de amaciamento, chegou no maximo 53.7 km/h. O rpm não passou de 4900, está com helice original 11x15. Meu borco é uma semi chata de 6m, pesa uns 110 kg, com tres pessoas com 80 kg cada , 30 litros de gasolina, uma caixa de bebidas, um garrafao de agua de 5 litros, 2 baterias de 60ah, um motor eletrico . Achei que o rendimento foi bom, pois gastei 26 lts de gosolina, mas o rpm em aceleraçao maxima ficou baixo, vou esperar amaciar pra ver como vai ficar, qualquer coisa compro um helice passo 14. Ah, tava esquecendo, é com partida eletrica , porque puxar a cordinha dele é osso hein kkkkkk! Astra-Taranis reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Novembro 26, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 26, 2017 lairto, beeellaa compra! parabens! acho que com o tempo ele amacia e melhora um tiquinho, mas sobre o helice, tem q ver primeiro qual a forma q sempre vai andar, se vai andar sempre nesse peso ou ate mais, pode diminuir o helice, se vai nesse peso pra menos, acho que nao esta tao ruim assim nao... agora eh amaciar o motor, ver as medias de consumo e velocidade max, mas deixa amaciar antes pra ter ideia.... sempre variando o rpm. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Barreto Postado Novembro 26, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 26, 2017 Olá Lairto, excelente aquisição, vc acertou na escolha...tenho um motor igualzinho o teu, ano 2016 e estou muito satisfeito com ele, vendi um Mercury 40 HP 3 Cil. para comprar esse novo modelo da Yamaha e não me arrependi...veja no link o conjunto que tenho atualmente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Novembro 26, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 26, 2017 Ótima velocidade com essa carga. O Rpm espere o motor amaciar use mais. Mas caso queira compre uma 14 e faça o teste , mesmo porque é sempre bom ter uma reserva Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lairto Postado Novembro 26, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 26, 2017 Valeu Astra Por enquanto vou deixar assim mesmo, O peso que eu ando é mais ou menos esse! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lairto Postado Novembro 26, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 26, 2017 Renato, sempre quis ter um 40tao, mas que fosse Yamaha, nada contra o mercury, é gosto mesmo. Você tem um belo conjunto, esse seu barco é show! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lairto Postado Novembro 27, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 27, 2017 Também achei uma velocidade muito boa Guto. Acho que vou comprar um hélice 14 mesmo já que vou precisar de uma reserva, assim faço teste com as duas e vejo qual fica melhor e a outra fica de reserva ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Luis Ribeiro Blas Postado Dezembro 20, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 20, 2017 Parabéns pelo motor!! 40tao é show Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Dezembro 20, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 20, 2017 lairton sumiu... q pena... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lairto Postado Dezembro 21, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 21, 2017 Valeu Anderson! O Astra não sumi não, é que fui só mais uma vez pro rio com o motor. Desta vez fui sozinho, o rpm ficou na casa dos 5200 em aceleração total, mas por alguns segundos pois ainda está amaciando está no segundo tanque. A velocidade final chegou a 57 km, andei por voltab1,2 hrs só, gastei 11 ltrs de gasolina, lembrando que eu estava sozinho, com 22 litros de gasolina no tanque, uma caixa de Isca, 2 baterias de 60 ah, e motor elétrico e uma caixa térmica com bebida. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lairto Postado Dezembro 21, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 21, 2017 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Dezembro 22, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 22, 2017 Sozinho 5200 rpm? Pode baixar a helice q essa helice ta alta demais, vai ganhar velocidade e consumo com helice menor... mas d eresto, curtiu? Achei q a velocidade ta otima! Consumo n achei alto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lairto Postado Dezembro 22, 2017 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 22, 2017 Também achei baixo o rpm, mas vou aguardar um pouco pois não usei nem dois tanques, se melhorar não troco o passe, se não compro uma hélice passo 14 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Ramelo Filho Postado Março 24, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Março 24, 2018 Caracas, 5200rpm e 57km/h, se baixar a hélice vai dar mais de 60km/h.... impossivel pra um 40.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tedesco Postado Março 25, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Março 25, 2018 No meu ponto de vista os motores 40 mercury e yamaha estão em um mesmo patamar, os relatos dizem que o yamaha anda um pouco mais que o mercury e é mais leve, por esse motivo o yamaha leva um pouco de vantagem e sem falar que o mercury tem 3 carburadores. Me parece que essa versão 2017 e 2018 do yamaha esta um pouco mais economico que os anteriores, se for assim vai acabar superando o mercury. Lembrando que eu possuo um mercury 25 sea pro e adoro a marca, porém andei algumas vezes com um 40 mercury e na minha opinião acho o 40 yamaha um pouco melhor para pilotar, questão de gosto é claro. Resumindo, vc fez uma ótima compra e que venha muitas pescarias com o motor novo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago_Ivo Postado Abril 3, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Abril 3, 2018 aproveitando o tópico, estou estudando para adquirir minha primeira embarcação futuramente, com um yamaha 40 também, deste modelo, as medidas das hélices, na prática mudam o que ? anda mais ou menos, gasta mais ou menos , como seria essa conta ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Abril 3, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Abril 3, 2018 Thiago normalmente as helice originais vem pra usar em embarcações intermediárias de peso, se caso o conjunto seja leve ou pesado mudando o passo vc otimiza o motor conseguindo melhor desempenho e consumo. Se não me engano o 40 yamaha manual vem com passo 15, se colocar uma 14 ele subirá em média 300rpm e se colocar uma 16 cairá 300. Por exemplo se seu motor está andando a 50km/h a 5000rpm na carga que vc costuma levar, abaixando a hélice em 1 polegada vc subirá o RPM pra 5300 diminuindo consumo e aumentando a velocidade. Mas isso não é uma regra, tem motors que não se tem umento signficativo aumentando RPM. Portanto só com um tacometro e um gps pra aferir a velocidade e na água pra saber quel hélice irá ser a melhor. Fora que isso deve ser feito depois do motor amaciadoe com mistura normal. Sendo o ideal omotor andar no RPM especificado pelo fabricante. Um exemplo prático meu. Mercury 25 Seapro. Vazio hélice original 13 máxima de 51kmm/h a 5150rpm. 3 pessoas e tralha 38km/h 4.800 rpm. Hélice 12 paralela. Vazio 49km/h a 5.700 rpm , 3 pessoas e tralha 43km/h a 5.250rpm. Veja que a hélice menor se deu bem qdo usando barco mais pesado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago_Ivo Postado Abril 4, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Abril 4, 2018 entendi Guto, na verdade tem ainda a variação de quando se navega com peso e quando se navega vazio Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Berta Postado Maio 3, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Maio 3, 2018 Em 03/04/2018 em 19:45, Guto Pinto disse: Um exemplo prático meu. Mercury 25 Seapro. Vazio hélice original 13 máxima de 51kmm/h a 5150rpm. 3 pessoas e tralha 38km/h 4.800 rpm. Hélice 12 paralela. Vazio 49km/h a 5.700 rpm , 3 pessoas e tralha 43km/h a 5.250rpm. Veja que a hélice menor se deu bem qdo usando barco mais pesado 5.700 rpm está maravilhoso. O meu não passa de 5.550. Sabe dizer a medida do giglê? Quem acertou seu motor? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Maio 3, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Maio 3, 2018 2 horas atrás, Carlos Berta disse: 5.700 rpm está maravilhoso. O meu não passa de 5.550. Sabe dizer a medida do giglê? Quem acertou seu motor? Carlos o o meu tá como veio de fabrica, tá com duas voltas e 1/4 na regulagem de ar/combustível, hélicem12, calço de 3cm pro motor ficar quase rente ao casco, além disso meu barco é bem leve pesa 85kg, apesar de ser uma semichata 6m borda alta e sozinho e sem nada, mas 5700 é bem alto pro motor, ele berra bem. Vantagem no meu caso é continuar um rpm bom mesmo com uso normal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Berta Postado Maio 4, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Maio 4, 2018 Olá Guto. O peso e formato do barco são fundamentais para o desempenho. Sem falar que usar sempre a mesma embarcação facilita muito o acerto do conjunto. Esses motores tohatsu são maravilhosos pela robustez e baixo consumo mas, como foram projetados para usar gasolina (e não esse troço brasileiro), sempre dão o que falar. A maioria dos usuários nem percebe essas oscilações do rpm. Aceleram e vão embora. Mas meu ouvido de músico é muito afiado kkk Engraçado que o 25 americano de 400 cc funciona redondo em qualquer horário do dia. Anda só um pouquinho menos que os tohatsu's e é impressionantemente superior em economia. É uma pena que foram descontinuados. Esse seria meu sonho de consumo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Maio 4, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Maio 4, 2018 1 hora atrás, Carlos Berta disse: Olá Guto. O peso e formato do barco são fundamentais para o desempenho. Sem falar que usar sempre a mesma embarcação facilita muito o acerto do conjunto. Esses motores tohatsu são maravilhosos pela robustez e baixo consumo mas, como foram projetados para usar gasolina (e não esse troço brasileiro), sempre dão o que falar. A maioria dos usuários nem percebe essas oscilações do rpm. Aceleram e vão embora. Mas meu ouvido de músico é muito afiado kkk Engraçado que o 25 americano de 400 cc funciona redondo em qualquer horário do dia. Anda só um pouquinho menos que os tohatsu's e é impressionantemente superior em economia. É uma pena que foram descontinuados. Esse seria meu sonho de consumo Então Carlos, eu não posso reclamar, meu SeaPro é 2008 já tá com mais de 100h e limpei carburador uma vez apenas, isso em 2012, esse ano abri a cuba e estava impecável, mesma coisa com Mercury 5hp que tb é 2008. Ano passado comprei um Tohatsu 18 , o motor surpreeende, ambos andam muito e bebem pouco, porém eu uso de 25 e o 18 toda semana. Já tive Mercury Americano 15 e um 18hp XD realmente motores muito a frente dos Tohatsu em praticidade e tecnologia, mas em termos de consumo em desempenho não ficam perto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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