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Carretilhas de liga de magnésio em AM !!!


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Amigos pescadores amazônicos, apareceu um relato em outro tópico aqui do  FTB sobre casos de corrosão de carretilhas com chassis de liga de magnésio, como Metanium MG7, Metanium 2013, a nova MGL, ou ainda Steez e Aldebaran, com o uso delas no rio negro (AM) e afluentes.

Como já pesquei muitas vezes por lá com uma Metanium MG7, sem qualquer corrosão verificada, peço que os demais amigos que usaram essas carretilhas de liga de magnésio naquelas águas relatem se verificaram alguma reação nas mesmas, seja corrosão ou outra alteração.

Grato pela ajuda !!!! 

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2 horas atrás, Armando Ito disse:

ué ?? ... "se" agua alcalina corrói o Mg ... então não se pode usar em nenhum lugar ... até agua de torneira é ...

ou tô errado ? ...

Tbm acho, então parece que as Shimano e Daiwa de liga de magnésio são carretilhas só pra mostruário, não podem ser usadas em água salgada ou doce 😂😂😂

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11 horas atrás, Armando Ito disse:

ué ?? ... "se" agua alcalina corrói o Mg ... então não se pode usar em nenhum lugar ... até agua de torneira é ...

ou tô errado ? ...

Verdade Ito, mas a água do rio Negro e a alguns de seus afluentes e na realidade acida pelo que acompanho há muito anos - e não é de ouvir falar e sim de fazer medições, aliás nos últimos cinco anos o amigo Rogério Luiz Araujo tem feito medições também, até um comprou um medidor de PH novo e muitas eu estou o acompanhando. O será que depois de mais de vinte anos pescando na região eu desaprendi tudo?

 

Abs

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13 horas atrás, João Luiz Lusardo disse:

Amigos pescadores amazônicos, apareceu um relato em outro tópico aqui do  FTB sobre casos de corrosão de carretilhas com chassis de liga de magnésio, como Metanium MG7, Metanium 2013, a nova MGL, ou ainda Steez e Aldebaran, com o uso delas no rio negro (AM) e afluentes.

Como já pesquei muitas vezes por lá com uma Metanium MG7, sem qualquer corrosão verificada, peço que os demais amigos que usaram essas carretilhas de liga de magnésio naquelas águas relatem se verificaram alguma reação nas mesmas, seja corrosão ou outra alteração.

Grato pela ajuda !!!! 

Tá querendo jogar gasolina na fogueira João Luiz? A Shimano DC 7 é uma carretilha de maior predileção de muitos bons pescadores que conheço, alguns fanáticos por Tucunaré-Acu, mas todos eles nunca tiverem problemas pelo que sei. Sei e afirmo que em peças metálicas há ação de corrosão por parte da água acida - garatéias e rings sofrem mais do que em água doce alcalina e é próxima a corrosão da água salgada. Mas como mencionei na minha resposta no post a que você se refere se a carretilha é bem cuidada e recebe manutenção preventiva não há com o que se preocupar - em mina opinião, que é divergente de alguns. Abs

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14 horas atrás, João Luiz Lusardo disse:

Amigos pescadores amazônicos, apareceu um relato em outro tópico aqui do  FTB sobre casos de corrosão de carretilhas com chassis de liga de magnésio, como Metanium MG7, Metanium 2013, a nova MGL, ou ainda Steez e Aldebaran, com o uso delas no rio negro (AM) e afluentes.

Como já pesquei muitas vezes por lá com uma Metanium MG7, sem qualquer corrosão verificada, peço que os demais amigos que usaram essas carretilhas de liga de magnésio naquelas águas relatem se verificaram alguma reação nas mesmas, seja corrosão ou outra alteração.

Grato pela ajuda !!!! 

Complementando: Eu uso carretilhas em corpo de Magnésio na mangue - pesca de robalos e nunca tive problema por fazer isso, também usei desde o lançamento a Shimano Curado 70 XG e não vi problema com o sem fim por ser de plástico, mas nos carreteis aliviados, já vi muito problema.  Algumas das minha carretilhas de magnésio são Abu Garcia Revo MGX e a Liger MG - aliás o carretel dela é sem ser aliviado e funciona muito.

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1 hora atrás, Pepe Melega disse:

Tá querendo jogar gasolina na fogueira João Luiz? A Shimano DC 7 é uma carretilha de maior predileção de muitos bons pescadores que conheço, alguns fanáticos por Tucunaré-Acu, mas todos eles nunca tiverem problemas pelo que sei. Sei e afirmo que em peças metálicas há ação de corrosão por parte da água acida - garatéias e rings sofrem mais do que em água doce alcalina e é próxima a corrosão da água salgada. Mas como mencionei na minha resposta no post a que você se refere se a carretilha é bem cuidada e recebe manutenção preventiva não há com o que se preocupar - em mina opinião, que é divergente de alguns. Abs

Pepe, a intenção é esclarecer uma dúvida, eu nunca vi ou ouvi falar de corrosão de liga de magnésio em AM (onde as águas do Rio Negro são ácidas, sim, mas o relato do Chedid falou em águas alcalinas por isso o amigo Ito citou esse tipo de pH), por isso criei o tópico, para fazer um tipo de enquete informal 

O objetivo não é jogar lenha em nada, mas qdo um especialista em manutenção aponta um problemão com certas carretilhas, pq seria muito ruim ter um equipamento caro destruído assim, eu acho que é bom esclarecer. Minha Metanium MG7 eu vendi qdo parei de pescar em 2012, depois de usar 5 vezes em AM, em perfeito estado. Mas agora comprei uma Metanium 2013 e estou de olho em uma MGL e quero saber se é seguro usá-las no Rio Negro, tenho muito cuidado com meus equipamentos, faço uma manutenção básica sempre que volto de pescaria e uma vez por ano mando para um técnico fazer a desmontagem completa, geralmente para o Celso da Oficina da Pesca.

Enfim, acho que seria útil saber se existe algum risco nessa utilização, não fui eu que trouxe a informação, mas gostaria de saber se esse problema ocorreu com outras pessoas.

Abraços !!!!

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1 hora atrás, Pepe Melega disse:

Complementando: Eu uso carretilhas em corpo de Magnésio na mangue - pesca de robalos e nunca tive problema por fazer isso, também usei desde o lançamento a Shimano Curado 70 XG e não vi problema com o sem fim por ser de plástico, mas nos carreteis aliviados, já vi muito problema.  Algumas das minha carretilhas de magnésio são Abu Garcia Revo MGX e a Liger MG - aliás o carretel dela é sem ser aliviado e funciona muito.

Amigo Pepe, essa questão do sem fim eu pessoalmente não posso ainda falar nada, tenho uma curado 70, uma Scorpion 70 e duas curado KXG, mas ainda não as utilizei o suficiente para saber se é um problema elas terem essa peça em um composto polímero. É muito importante o seu testemunho de que não verificou desgaste na peça 👍👍👍

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19 minutos atrás, João Luiz Lusardo disse:

Amigo Pepe, essa questão do sem fim eu pessoalmente não posso ainda falar nada, tenho uma curado 70, uma Scorpion 70 e duas curado KXG, mas ainda não as utilizei o suficiente para saber se é um problema elas terem essa peça em um composto polímero. É muito importante o seu testemunho de que não verificou desgaste na peça 👍👍👍

O Celso é ótimo e debatemos bastante sobre assunto carretilha, eu entendi sua intenção, mas a bola passou na minha frente e não perdi a oportunidade de fazer uma brincadeira com a questão. Há também uma celeuma sobre carretilhas mais rápidas - pois obviamente precisam de mais dentes tanto na coroa como no pinhão e ai há aqueles que determinam que fica menos resistente. Sim pode ser um fato, mas o sistema desenvolvido pela shimano é muito interessante já que sempre há mais dentes trabalhando juntos quando é feito o contato entre coroa e pinhão - com isso o esforço dito pelos que querem fragilizar o material é absorvido entre mais elementos garantindo uma resistência muito interessante quando trabalham. Abs

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12 minutos atrás, Pepe Melega disse:

O Celso é ótimo e debatemos bastante sobre assunto carretilha, eu entendi sua intenção, mas a bola passou na minha frente e não perdi a oportunidade de fazer uma brincadeira com a questão. Há também uma celeuma sobre carretilhas mais rápidas - pois obviamente precisam de mais dentes tanto na coroa como no pinhão e ai há aqueles que determinam que fica menos resistente. Sim pode ser um fato, mas o sistema desenvolvido pela shimano é muito interessante já que sempre há mais dentes trabalhando juntos quando é feito o contato entre coroa e pinhão - com isso o esforço dito pelos que querem fragilizar o material é absorvido entre mais elementos garantindo uma resistência muito interessante quando trabalham. Abs

Pepe, já li em fóruns americanos que o sistema de engrenagens micro module demandaria uma manutenção mais cuidadosa, devendo estar sempre bem lubrificado. Acho que deve ser verdade, até pq já vi carretilhas com engrenagens normais destruídas por ausência de manutenção. A  manutenção sempre é importante, se quisermos que o equipamento dure 👍

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Nunca tive problemas com o Mg. 

Quanto ao Micro Module: comprei minha Metanium XG na pré-venda do eBay. Assim que ficou disponível no Japão, foi enviada para mim e em agosto de 2013 já encarava açus de até 84 cm, com muito uso de hélice, em 3 semanas seguidas. Sem lubrificar. Resultou em pequenos pedaços dos dentes da coroa encrustados no pinhão. Pedi novo conjunto e substituí. Lubrificados, nunca mais deram problema, até fazer nova jornada longa e o dano se repetir. Terceiro conjunto motriz em ação até hoje, com um rigoroso controle da lubrificação, sem nenhum problema, e continua batendo hélices, agora menos pesadas nos Vazzoleri, mas em breve voltarão a encarar as boas e velhas de 50g ou mais nos açus. A conclusão a que cheguei na época é a mesma até hoje, e que já orientei muita gente que tem este modelo: lubrifique muito bem, antes da pescaria na Amazônia, ao fim da pescaria, pode ver que já estará quase sem lubrificação, faça nova manutenção e estará bem cuidada. 

Já Antares HG, zero problemas, tenho um par delas e funcionam como novas sempre, e confio que assim serão por anos. 

Ansioso por adquirir uma Curado K 201XG.

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32 minutos atrás, Marcel Werner disse:

Nunca tive problemas com o Mg. 

Quanto ao Micro Module: comprei minha Metanium XG na pré-venda do eBay. Assim que ficou disponível no Japão, foi enviada para mim e em agosto de 2013 já encarava açus de até 84 cm, com muito uso de hélice, em 3 semanas seguidas. Sem lubrificar. Resultou em pequenos pedaços dos dentes da coroa encrustados no pinhão. Pedi novo conjunto e substituí. Lubrificados, nunca mais deram problema, até fazer nova jornada longa e o dano se repetir. Terceiro conjunto motriz em ação até hoje, com um rigoroso controle da lubrificação, sem nenhum problema, e continua batendo hélices, agora menos pesadas nos Vazzoleri, mas em breve voltarão a encarar as boas e velhas de 50g ou mais nos açus. A conclusão a que cheguei na época é a mesma até hoje, e que já orientei muita gente que tem este modelo: lubrifique muito bem, antes da pescaria na Amazônia, ao fim da pescaria, pode ver que já estará quase sem lubrificação, faça nova manutenção e estará bem cuidada. 

Já Antares HG, zero problemas, tenho um par delas e funcionam como novas sempre, e confio que assim serão por anos. 

Ansioso por adquirir uma Curado K 201XG.

relatorio excelente ! bastante informativo ! palmas::

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12 horas atrás, Pepe Melega disse:

Verdade Ito, mas a água do rio Negro e a alguns de seus afluentes é na realidade acida pelo que acompanho há muito anos -

O será que depois de mais de vinte anos pescando na região eu desaprendi tudo?

sim ... como já afirmei à tempos em outro forum ... tucuna tem predileção por agua ácida ...

de repente ... vai saber não é ? .... o poder da "internet" é monstruoso ... rsrsrsrs

 

* só sei que senti um "pingo" de incorformismo do Lusardo ( com algumas declarações ) ... rsrsrsrsr ...  é o tal do ... em "boca fechada não entra mosquito" ... :good:

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Em 08/12/2017 em 14:06, João Luiz Lusardo disse:

Pepe, já li em fóruns americanos que o sistema de engrenagens micro module demandaria uma manutenção mais cuidadosa, devendo estar sempre bem lubrificado. Acho que deve ser verdade, até pq já vi carretilhas com engrenagens normais destruídas por ausência de manutenção. A  manutenção sempre é importante, se quisermos que o equipamento dure 👍

Perfeito João e Werner no sistema motriz "micromodule da Shimano" o mais importante para para sua durabilidade é lubrificação devido a altura dos "dentes"serem menores e a  área de acúmulo de graxa é menor assim  requer manutenção com o intervalo menor para sua longevidade.

Segue em anexo imagens de uma Metanium XG com algumas semanas de AM ( exclusivamente de hélices de 6,5") notem a quantidade de resíduo do lubrificante em sua carcaça, outra coisa como de praxe a carretilha shimano é mais permeável a entrada de água em seu interior, assim comprometendo a sua lubrificação.

Seu Chassi está intacto, e esta carretilha também é utilizada no mangue para pescaria de Jig Head quando não está no AM

Quanto ao Chassi de liga de magnésio com utilização em água com PH ácido ou Alcalino, na minha opinião a resposta é manutenção preventiva periódica só isso, mais algumas imagens de algumas carretilhas utilizadas no AM e no mangue ( Steez 7.1, Aldebaran MG7)

 

Abraço a Todos 

 

Ricardo

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