FernandoCesar Postado Fevereiro 4, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 4, 2018 Amigos acabei de trocar meu conjunto de barco motor e carreta. Viajava bastante com o conjunto. A dúvida é a seguinte como o motor era 25 Hp sempre levava dentro do barco sobre o eixo da carreta, nunca tive problemas agora vou adquirir um 40 Hp e parafusar na popa, como fica para viajar assim? Existe mesmo o risco da carreta "rabear"? Quanto de peso deixo sobre o engate? Será que danifica mesmo o espelho de popa? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Joao Manoel Leonello Lucas Postado Fevereiro 5, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 5, 2018 Fala amigo tubo bem? Cara vivo uma situação semelhante, tenho o mercury 40 super e deixo ele parafusado no barco, já faz mais de um ano e nunca tive problemas. Minha solução foi fazer um acessório chamado rabo de escorpião, que alivia o peso do espelho do barco deixando o peso na carreta. Ná epoca nao existia no mercado para vender este suporte tinha que mandar fazer, agora já acho no ml para vender. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-866033787-suporte-apoio-pmotor-de-popa-carreta-reboque-berco-barco-_JM eu ando com o motor destravado e com uma catraca fina faço com que o peso fique concentrado no suporte e não no motor. Espero poder ter ajudado. Grande abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Fevereiro 5, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 5, 2018 Fernando....vc deverá distribuir o peso de forma que sobre a bola do engate tenha entre 9% e 15% do peso total do conjunto. Ex: canoa = 150Kg / motor = 50Kg / carreta = 150kg / tanque = 30Kg Isso dará um total de 380Kg....A cabeça do engate deve "empurrar" o engate com um peso de 38Kg/40Kg. Lembre o seguinte, para nós levantarmos a frente da carreta é pesado, mas 40Kg para um carro não é nada. Nunca ande com pouco peso sobre o engate. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Fevereiro 5, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 5, 2018 22 horas atrás, FernandoCesar disse: Amigos acabei de trocar meu conjunto de barco motor e carreta. Viajava bastante com o conjunto. A dúvida é a seguinte como o motor era 25 Hp sempre levava dentro do barco sobre o eixo da carreta, nunca tive problemas agora vou adquirir um 40 Hp e parafusar na popa, como fica para viajar assim? Existe mesmo o risco da carreta "rabear"? Quanto de peso deixo sobre o engate? Será que danifica mesmo o espelho de popa? a questao nao é se pode rabear... eh QDO vai rabear !!! ta cheio de video explicando como isso ocorre, essa semana q passou mesmo um video rodou no zap uma picape acho q s10 foi ultrapassar, a rabeta rabeou, deu L , capotou a s10 q qdo virou ainda acertou um carro no sentido contrario e qse pega uma moto... em menos de 3 segundos acabou com dois carros e uma lanchinha. digo sem medo de errar, 99% das carretas do mercado sao um liiiixxoo ! mal projetadas, mal fabricadas, mal construidas, materia prima ruim, peças de quinta categoria ! inclusive de marcas famosas... nego bate no peito que minha carreta eh isso ou akilo, marca X ou Y e nao ve o obvio: a porcaria que comprou. Isso aliado a desequilibrio, carreta nao alinhada com o carro, vias pessimas (ate mesmo as boas rodovias tem buracos, desniveis, tombamento, entrada e saida de ponte em desnivel etc), mais uma ignorancia sobre como funciona uma carreta, o resultado tem aos montes... eu mesmo ja vi pelo menos uns 10 acidentes de carretinhas e conheco mais uns 50 de tanto conversar a respeito. tem um post meu falando sobre o assunto, procure no forum... de inicio, compre uma carretinha q sirva corretamente no seu barco, se for a correta, ajuste a carreta para ter entre 9 e 15% do peso no engate, exija uma munheca automatica e verifique o peso max suportado dela (maioria ta grafado na lateral), equilibre o barco perfeitamente, no caso da foto ou vc move a barra da roldana ou poe o barco mais pra frente... depois reveja o mesmo procedimento com o motor acoplado e com combustivel no tanque. o suporte nao e um consenso entre os fabricantes, alguns aprovam, outros nao, particularmente eu acho interessante desde que nao seja akeles feitos de mola de mota, pq ai no caso vc ta piorando exponencialmente o problema, motor sempre livre e com calco , amarrado e com suporte acho q eh uma boa. no mais, vai andar com motor preso no barco? diminua drasticamente a velocidade pra evitar porrada em buraco, entrou na estrada de terra, nao passe de 15 20kmh, do contrario, pode esperar problemas... se a estrada for ruim, pode diminuir ainda mais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
FernandoCesar Postado Fevereiro 5, 2018 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 5, 2018 Obrigado pelas informações Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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