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Pessoal boa tarde!

 

Novamente conto com a ajuda de vocês.

 

Possuo um Mercury 2T 3Cil 50hp, e estou querendo trocar a helice original dele por uma de inox.

 

Pois bem, me apareceu uma oportunidade para trocar por uma de 4 pás. As que eu tinha visto era de 3 pás (modelo vegeance).

 

Alguem com mais experiencia poderia me dizer a performance desta hélice se é melhor ou pior. Deixando de lado a questão financeira, qual das duas é melhor, 3 pás ou 4 pás, ambas passo 14.

 

Desde já agradeço a todos.

 

 

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não é tão simples assim, se vc por 4 pás, vai gerar muito mais empuxo e tb muito mais dificuldade de empurrar, logo terá que abaixar consideravelmente o passo da hélice, em foruns gringos, vejo falarem de 3 a 4 passos pra baixo pra manter o mesmo rpm.

como o guto falou, vai ganhar em planeio, mas se seu barco planeia normal, pra q qr ganhar planeio? nao faz sentido algum... la forum se usa mais pás quando vc tem um motor que NAO planeia de forma alguma seu barco por exemplo barcos muito pesados, cargueiros etc... com uso especifico pro trabalho, por exemplo um barco pqno com motor pqno e q vai carregar muita rede e coisas pesadas, nao vai planar nunca, entao utiliza-se esse artificio... 

tecnicamente falando, em termos de velocidade, vc sempre vai ter mais velocidade e maior tempo para planar com menor numero de pás. 

 

nao sei qual teu barco, mas acredito ser um barco de aluminio, igual a tantos outros que vemos aos montes... um 50hp vai planar com facilidade, seja o peso que estiver carregando. e ainda tera uma boa performance, se colocar 4 pás espere aumento consideravel de ruido, consumo e perda na mesma equidade de velocidade, conforto, custo de manutencao (mais caro pq forçará mais o motor).

 

lembrando que assim como num aviao, se vc por muitas pas e proximas umas das outras, uma irá prejudicar a capacidade da outra em sugar ar/agua, portanto, perderá ainda mais rendimento.... vc so poe mais pás se houver necessidade por muito espaço ocioso. ai vc usa de mais pás, mas isso é coisa pra avião ou motores de altíssima potencia, onde tem um raco do helice extremamente agressivo.

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E João....não compensa usar hélice de inox num motor 50hp.

Claro q estamos falando de barco para pesca (não para competição).

E pq não compensa?!?! Pq proporcionalmente uma hélice de inox custa 20% do valor do motor....e tb pq vc não irá conseguir tirar um desempenho "perceptível" com um motor de 50hp.

Uma das vantagens de se usar o inox, é que o metal deforma pouco durante o trabalho da hélice...mas 50hps não exigem tanto assim do material.

Agora, se apareceu uma boa oportunidade de compra (uma "galinha morta")...pegue a hélice, teste e veja se fez diferença...joia:::

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