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REVIEW TÉCNICO DA CARRETILHA LOKI 6000 BY NAKAMURA DA MARURI , POR EDUARDO CHEDID/ LDS TUNING


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SALVE GALERA !!!!!!!!!

AQUI É O EDUARDO CHEDID.

Vamos a mais um review técnico do novo lançamento da maruri a carretilha LOKI  assinada pelo NAKAMURA .

Recebi do amigo Milton uma comprada aqui em São Paulo por ele e veio diretamente para eu fazer o review , portanto ela está exatamente como veio de fábrica , nem linha foi colocada nela.

Resultado de imagem para carretilha loki 6000

O Milton comprou a modelo 6000 e pagou r$342,00 , sabemos que existe a modelo 10000 também , mas mudam-se poucas coisas de 1 para outra (manivela , rolamentos) ,no geral perfumaria e peso.

MASSSSS será que ela vale a pena?

É uma carretilha de entrada , ou já é intermediária?

Os rolamentos são bons ?

O sistema de freio é bom?

É  confiável (essa é a grande pergunta) muitos pescadores são cismados com a Maruri , e claro por motivos óbvios.

Vamos as especs da carreta:

Modelo: Loki 6000 By Nakamura

*Guia fio revestido em Titânio

*Carretel em alumínio super aliviado

*Manivela com infinito anti-reverso

*Numero de rolamentos: 5 de esferas + 1 de roletes

*Material do corpo: Grafite resistente a corrosão

*Velocidade de recolhimento: 7.1:1

*Sistema de freio centrífugo de 6 pinos (6 regulagens)

*Poder de Frenagem (Drag): 13 libras / 5,8kg

*Sistema de freio com regulagem ponto a ponto

*Capacidade de linha: 0,30mm - 120 metros

*Peso: 205gr

Agora vamos as fotos e fatos dela:

 

 

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Olhando de frente ela impressiona , muito bonita , um distribuidor de linha ovalizado e dourado , muito parecida com as daiwa antigas  ,mas  só é parecida , não se animem .

Vamos a desmontagem de fato:

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Sistema de freio único e centrífugo , o que proporciona menos arraste que o magnético no carretel , mas as cabeleiras aparecem com facilidade , porém para quem gosta de carretilha solta aí está.

 

Eu particularmente gosto mais do sistema de freio centrífugo , mas ele é muito mais suscetível a ventos laterais e contra , portanto deve ser muito bem regulado, senão na hora do estouro do peixe é cabeleira certa , kkkk.

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Carretel na foto mostrando o sistema de freio centrífugo , ele possui regulagem apenas interna , vai de 0 a 6 , possui 6 sapatas variáveis de freio de acordo com o número usado .

Partindo de 0 (menos freio) até 6 .

Esse sistema é usado nas quantum exo também , muito bom e confiável , as vezes o sistema muda sozinho (aumenta o freio) devido a centrifugação do carretel , mas são casos raros.

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Notem que a tampa lateral é lisa, possui apenas acabamento decorativo , ela possui sistema de destrave com botão frontal e giro da tampa para tirar a lateral , o que torna bem segura a perda da peça (muito comum nas venator lite).

Só no caso de algum acidente mesmo, mas claro fica a dica , para regular o faça dentro do barco e de preferência sentado , isso evita transtornos , kkkkk

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Carretel: ele é raso cabem 120 mts de linha 0,30 mm , será ?

De jeito nenhum , multi no máximo uns 80 mts , mais que o suficiente para os peixes aqui do Sudeste.

Possui eixo em aço inox (muito bom) dá pra usar o freio digital (dedão) sem culpa de entortar o eixo , além disso é apoiado por 3 rolamentos (na caps , tampa lateral e miolo do carretel) característica de carretilhas que possuem corpo plástico(grafite) , pois muitos falam que plástico industrial não é plástico , para mim é plástico e fim de papo.

 

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Manivela em alumínio chumbada (não oferece desmontagem para colocação de rolamentos ou limpeza) knobs em borracha ergonômicos , possui 95mm de comprimento.

Sinceramente deveria oferecer o sistema de parafusos para desmontagem e regulagem pois possui uma folga lateral entre os knobs e a torre da manivela o que causa um certo desconforto na manivelada e briga com os peixes (evidente que a loki 10000 oferece , pois os outros 4 rolamentos estão exatamente alojados dentro da manivela).

Mas nada que uma troca de manivela não resolva , sinceramente um ponto negativo nessa carretilha.

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Estrela em alumínio , sistemas de click e arruelas pressão convencionais.

A loki oferece click apenas na estrela.

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Essa carretilha conta com torre de manivela apoiada por 3 rolamentos (2 para centralização ) e 1 anteverso o caps possui 1 rolamento pequeno interno que por conta de rebaixo no eixo do carretel entra em funcionamento apenas quando algum peixe é fisgado e o carretel é exigido , desse jeito ele ajuda a centralizar o carretel e evitar algum tipo de empeno no eixo.

Seguro e muito comum nas carretilhas que não possuem pinhão apoiado por 2 rolamentos.

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E por falar em caps aí está ela , padrão Maruri com tampa larga e arredondada em forma de calota , não possui sistema de click.

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A tampa lateral da manivela, assim como todo o corpo , é plástico (grafite) presa por 4 parafusos sendo 2 deles tipo auto atarraxantes e 2 do tipo maquina ( existem 2 sedes metálicas no corpo) isso confere uma firmeza muito boa a lateral e livre de espano por excesso de torque.

Agora o ante reverso , esse é do tipo comum , mesmo sendo apoiado por rolamento ,tanto na base da torre como acima dele , possui aquela folga chata quando forçamos a manivela para trás , chegando até a permitir algum jogo no carretel .

Explico o porque:

Esse tipo de ante reverso possui apenas 6 roletes grandes contra 16 do de micro roletes (daiwa , shimano , abu , quantum e algumas MS).

Atualmente já fizeram uma imitação do micro roletes com 8 roletes ( katana) , mas mesmo assim não chega nem próximo dos de ponta.

Essa folga aliada a folga da manivela (citada acima) gera um desconforto na recolhida e deixa a carretilha barulhenta, uma pena , mas pode ser resolvida ( o problema é o custo).

Evidente que estamos falando de uma carretilha de entrada , mas claro que preciso deixar bem claro aqui o custo benefício dela.

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Foto dos 2 lados do ante reverso.

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Coroa em latão , calota e estrela em chapa (esperado) pelo peso da carretilha ,não seria diferente , fricção em papelão prensado contra disco em celeron.

Oferece média de 4 a 5 kg de drag.

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Conforme dito o corpo oferece 2 sedes para parafusos maquina , torre em latão aliviado ,engrenagens em plástico (padrão) internos e tijolo do desarme em  antimônio ( comum na maioria das carretilhas oem) (fabricada na China).

O desarme da carretilha é feito por 2 molas.

Corpo em grafite , possui como a maioria treliças internas para evitar torção.

Absolutamente nada de novo , mas até agora se mostra uma carretilha consistente.

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Pinhão e torre em latão , a torre é presa no corpo por 2 parafusos auto atarraxantes.

O pinhão não tem apoio por nenhum rolamento ele fica apoiado o tempo todo no eixo do carretel, o que evidente diminui a vida útil do conjunto motriz , para mexer somente uma alteração completa do projeto.

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Aqui os 6 rolamentos da carretilha ,todos do tipo comum, essa em específico foram instalados 3 rolamentos do tipo abec 5 , melhorou demais a performance.

Então cumpre o que promete , diz que tem 6 rolamentos e aí estão.

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Aqui o sistema de focinho , e distribuidor de linha da loki.

Nesse caso o sistema é simples , mas muito bom , sem fim em alumínio crú .

Poderiam ser anodizados ( dá dureza e proteção ao material)

Olhem a tampinha , também em alumínio. Excelente pois ela dá defeito o tempo todo

A unha é feita em metal o distribuidor de linha é ovalizado e em titânio , isso garante resistência a abrasividade das linhas multi e muito pouco contato com a linha na hora do lançamento ( ponto positivo), aliado ao sistema de freio centrífugo essa carretilha promete excelentes lançamentos.

 

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Corpo em grafite , gatilho em plástico com um apoio de borracha , a altura do gatilho é boa , não incomoda no desarme.

Pois é pessoal aí está o lançamento da Maruri , a LOKI 6000.

Afinal de contas , ela vale a pena?

O Preço dela é quase de uma carretilha intermediária ( 342,00) as intermediárias custam na casa dos 450,00 a 650,00.

Evidente que ela oferece o sistema de freio centrífugo  aliado ao bom sistema de distribuição de linha , isso vai garantir bons lançamentos , mas não a torna de fato uma carretilha intermediária e sim uma boa carretilha de entrada.

Ela ainda possui alguns problemas como a manivela e o ante reverso , claro que podem ser solucionados , mas tem um custo nesse caso.

Os rolamentos são do tipo comum ( não são marinizados) , o uso no sal vai abreviar a vida deles , conjunto motriz em latão e internos em chapa e antimônio.

Outro fator que influencia é o peso , pois ela vem de fabrica com 205 gramas , o que para os pinchadores é bastante alto , e ao meu ver ela foi feita para isso.

No geral a carretilha é boa , disse boa , não excelente, mas como em todos os projetos que abri , poucas me deixaram  feliz , acho que a Maruri pelo preço que vende poderia oferecer algo um pouco melhor.

DEIXO CLARO MAIS UMA VEZ QUE ESSA OPINIÃO É APENAS MINHA , E SIMPLESMENTE ESTOU VENDO OS INTERNOS E PARTE TÉCNICA DAS CARRETILHAS.

NÃO SOU PATROCINADO POR NENHUM FABRICANTE.

Espero mais uma vez ter ajudado aos amigos pescadores.

DEIXEM SEUS COMENTÁRIOS AQUI NO NOSSO SITE: www.ldstuning.com.br

 E ACOMPANHEM O CANAL DO YOUTUBE TB.

ABRAÇOS A TODOS !!!!

PRÓXIMO REVIEW DA CURADO 70 !!!!!

AGUARDEM !!!!!!

 

 

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