ViniciusNascimento Postado Maio 8, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2018 Ola, sou novo aqui no fórum e não sei ainda se ja existe um tópico relacionado a esta duvida. Possuo este kit: Barco Art Nautica 5.5m semi-chato com plataforma na proa. Motor Yamaha 25 ano 94 (quadradinho) tanque 25 litros. Motor elétrico phantom 44lbs (suporte na popa) Gostaria de saber se compensa instalar o tanque de combustivel na proa ( dentro da plataforma) para equilibrar o peso e aliviar um pouco a popa, pois praticamente todo os itens mais pesados se encontram lá. ( motor, bateria, eu com 110kg, tanque cheio, motor eletrico). Alguem ja fez essa troca? Se fez, sentiu alguma melhoria na navegabilidade? Um colega meu fez essa adaptação em um kit igual o meu, mas quando trocou o motor por um 40hp e disse que equilibrou bem e está até hoje desse jeito. Quem me deu essa idéia foi um senhor que constrói barcos e faz reparos e instalações, agora nao sei se vale a pena. Fico no aguardo das opiniões! Obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Maio 9, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Maio 9, 2018 Sim sem problema. Se está notando que o barco está muito pesado na popa. Eu tb uso eletrico bateria motor 25hp e tanque na popa e tb peso 120kg porém meu barco é 6m, prefiro assim, pois ele navega melhor mesmo sozinho. Agora se seu barco está levantando muito o bico tendo até que regular o trim do motor "negativo" pra manter abaixado o bico passe algum peso pro bico. Particularmente eu colocaria a bateria, o tanque provavelmente vc terá que mudar algo na plataforma pra ele entrar lá, é um local que toma muita pancada podendo vazar combustível, fora que tem que ir lá na frente pra conferir o nível. ViniciusNascimento reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Maio 11, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Maio 11, 2018 Vinícius...blz pura?!?! Seja muito bem vindo. As dicas do Guto foram perfeitas...Tentarei abaixo explorar um pouquinho mais o assunto, uma vez que ele pode interessar a outros amigos também. Quanto mais atrás (popa) estiver o Centro de Gravidade do barco, melhor. Isso é quase q uma regra. E porque disso?!?! Pq a medida em que o bico do barco (proa) vai saindo da água, menor vai sendo o arrasto de toda a embarcação, ou seja, a velocidade só aumentará. Ocorre que, na prática, se vc colocar muito peso atrás e a frente estiver muito leve, o barco vai começar a cavalgar. Qual é o segredo?!?! Distribuir o peso de forma que a embarcação tenha o melhor desempenho com centro de gravidade o mais atrás possível, antes dela começar a cavalgar. Estamos falando de desempenho, ok?!?! Em bassboats (q são muito largos), todos fazem isso. Jogam tudo para trás e vão controlando a cavalgada com o trim e com o jack plate. Se forem elétricos/hidráulicos, esta regulagem se torna bem mais fácil e rápida. Se forem manuais, pode demorar bastante. - Mas isso é assunto para outro tópico - Voltando.... Em barcos de alumínio, mais estreitos, com regulagem de trim manual e etc, vc terá q fazer este ajuste com paciência. Como um motor 25hp não tem força para tirar um barco carregado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.