Guto Pinto Postado Julho 18, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Julho 18, 2018 Depois de 10 anos com o famoso e excelente Mercury 25 Seapro resolvi recentemente trocar de motor. Estava entre o Mercury 30 que é o mesmo motor que o Seapro ou partir para novo Yamaha 30hp. Sempre gostei de Yamaha tb, porém nessa faixa de potência já era sabido que os Mercurys eram muitos melhores tanto preço, desempenho e consumo e mesmo amigos relutando falando que não deveria sair da Mercury resolvi ir de Yamaha. Cotei em alguns locais e acabei fechando com a Multibarcos pois fica a apenas 30km daqui. Hj estreei o bicho Primeiras impressões: Sem duvida o acabamento da Yamaha é bem melhor, pintura, capô, borracha do manche , tanto internamente como externamente. Ponto fraco ainda acho aquele sistema de trava quando bascula o motor que no Mercury é automatico e o da Yamaha é o mesmo desde os modelos quadrados, além do cambio na lateral que o Mercury tb tem, podiam colocar a alavanca na frente igual o 15 e 40hp. E aquela caixa de ferro que a Yamaha manda os motores dá um trabalho tirar fora que machuca a mão, prefiro as caixas de isopor mesmo. O motor é mais estreito que o Mercury, achei mais fácil de carregar. A partida em principio um pouco mais pesada( pode ser pq o motor estava novo) . O Sistema de mangueira com dois engates assim como nos Tohatsu é mais prático que a Mercury, principalmente pra quem passa a mangueira pelo orifício do banco do barco e quer retirar só o tanque pra abastecer. Desempenho: Meu Mercury Seapro utilizando hélice 9.9 x12 em duas pessoas( eu 120kg e meu primo 100kg) elétrico e bateria atingia no meu barco 46 a 47km/h a 5.400rpm. No novo Yamaha eu assustei, o motor mesmo novo e mistura dobrada atingiu 48 a 49km/h a 5500 rpm com hélice 9.9 x 13 e como o grande Reginaldo Herrera aqui mesmo postou se for um conjunto ou peso mais leves será necessário até uma hélice 14 ( fiz burrada pois já tinha comprado um passo 12 acreditando que a 13 seria muito, kkkkk, vai ficar de reserva ou vou ter que trocar). Velocidades essa aferida em represa, meu barco é uma Semichata 6m, 52cm de borda , 1.35m de boca e 85kg aproximadamente. O motor surpreendeu em potencia e velocidade , está muito forte , arrancada mudou, parece até um 40hp, hehehehehe. Não tem nada a ver com os 25 Bolinha antigos Consumo: Ainda não dá pra tirar conclusão, pois motor tá sendo amaciado ainda, mas pelo pouco que andei e pelo tempo de esgotar acredito que beba um pouco mais que o Mercury sim. Eu fiz um teste de consumo andando de um ponto a outro pra pescar piapara com o Mercury a 100% de rpm utilizando uma garrafa pet, farei o mesmo com Yamaha assim que puder andar a 100% direto. Lembrando que esse é um relato, não um veredito, não se deve tirar conclusões prévias . A comparação foi feita com o MEU Seapro que inclusive está a venda aqui no fórum, motor em muito bom estado e 100h de uso aproximadamente Mercury é um motor que anda muito e bebe pouco e custa um pouco menos isso já é mais que provado, mas esse novo 30 da Yamaha vai começar a fazer frente motor surpreendeu Fabrício Biguá e Hugo Sum de Souza Filho reagiu a isso 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Julho 19, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Julho 19, 2018 Show demais gutao! Parabens pelamcompra e coragem! Amacia logo que estamos ansiosos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edu Garcia Postado Julho 19, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Julho 19, 2018 20 horas atrás, Guto Pinto disse: Depois de 10 anos com o famoso e excelente Mercury 25 Seapro resolvi recentemente trocar de motor. Estava entre o Mercury 30 que é o mesmo motor que o Seapro ou partir para novo Yamaha 30hp. Sempre gostei de Yamaha tb, porém nessa faixa de potência já era sabido que os Mercurys eram muitos melhores tanto preço, desempenho e consumo e mesmo amigos relutando falando que não deveria sair da Mercury resolvi ir de Yamaha. Cotei em alguns locais e acabei fechando com a Multibarcos pois fica a apenas 30km daqui. Hj estreei o bicho Primeiras impressões: Sem duvida o acabamento da Yamaha é bem melhor, pintura, capô, borracha do manche , tanto internamente como externamente. Ponto fraco ainda acho aquele sistema de trava quando bascula o motor que no Mercury é automatico e o da Yamaha é o mesmo desde os modelos quadrados, além do cambio na lateral que o Mercury tb tem, podiam colocar a alavanca na frente igual o 15 e 40hp. E aquela caixa de ferro que a Yamaha manda os motores dá um trabalho tirar fora que machuca a mão, prefiro as caixas de isopor mesmo. O motor é mais estreito que o Mercury, achei mais fácil de carregar. A partida em principio um pouco mais pesada( pode ser pq o motor estava novo) . O Sistema de mangueira com dois engates assim como nos Tohatsu é mais prático que a Mercury, principalmente pra quem passa a mangueira pelo orifício do banco do barco e quer retirar só o tanque pra abastecer. Desempenho: Meu Mercury Seapro utilizando hélice 9.9 x12 em duas pessoas( eu 120kg e meu primo 100kg) elétrico e bateria atingia no meu barco 46 a 47km/h a 5.400rpm. No novo Yamaha eu assustei, o motor mesmo novo e mistura dobrada atingiu 48 a 49km/h a 5500 rpm com hélice 9.9 x 13 e como o grande Reginaldo Herrera aqui mesmo postou se for um conjunto ou peso mais leves será necessário até uma hélice 14 ( fiz burrada pois já tinha comprado um passo 12 acreditando que a 13 seria muito, kkkkk, vai ficar de reserva ou vou ter que trocar). Velocidades essa aferida em represa, meu barco é uma Semichata 6m, 52cm de borda , 1.35m de boca e 85kg aproximadamente. O motor surpreendeu em potencia e velocidade , está muito forte , arrancada mudou, parece até um 40hp, hehehehehe. Não tem nada a ver com os 25 Bolinha antigos Consumo: Ainda não dá pra tirar conclusão, pois motor tá sendo amaciado ainda, mas pelo pouco que andei e pelo tempo de esgotar acredito que beba um pouco mais que o Mercury sim. Eu fiz um teste de consumo andando de um ponto a outro pra pescar piapara com o Mercury a 100% de rpm utilizando uma garrafa pet, farei o mesmo com Yamaha assim que puder andar a 100% direto. Lembrando que esse é um relato, não um veredito, não se deve tirar conclusões prévias . A comparação foi feita com o MEU Seapro que inclusive está a venda aqui no fórum, motor em muito bom estado e 100h de uso aproximadamente Mercury é um motor que anda muito e bebe pouco e custa um pouco menos isso já é mais que provado, mas esse novo 30 da Yamaha vai começar a fazer frente motor surpreendeu @Guto Pinto Parabéns pela aquisição. Mas até essa faixa dos 30HP, não seria interessante um Suzuki? Agora a partir dos 40HP´s a briga fica boa entre Yamaha e Mercury Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Julho 19, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Julho 19, 2018 Q show de análise. Isso é q precisamos. De opiniões isentas. Muito bom mesmo, Guto... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Julho 19, 2018 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 19, 2018 1 hora atrás, Edu Garcia disse: @Guto Pinto Parabéns pela aquisição. Mas até essa faixa dos 30HP, não seria interessante um Suzuki? Agora a partir dos 40HP´s a briga fica boa entre Yamaha e Mercury Tb é um ótimo motor mas o bicho pesa 60kg, 8kg a mais que o Mercury e Yamaha e tem uma rede de assistencia muito menor Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Hugo Sum de Souza Filho Postado Julho 20, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2018 Bom saber que o novo 30 da Yamaha esta andando bem mais que os antigos 25, uma das principais reclamações. E parabéns pelo relato e impressões. 👍 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Julho 20, 2018 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2018 Hj em 3 q dao 320kg mais tralha deu 44 45kmh. Na media tá andando 2kmh a mais que o seapro com helice 12. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Taylor Oliveira Postado Julho 23, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Julho 23, 2018 O Guto,esse motor é diferente dos outros Yamaha 25hp que se passavam para 30?Ou é o mesmo motor e carburador somente sem o limitador do acelerador? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Julho 24, 2018 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 24, 2018 2 horas atrás, Taylor Oliveira disse: O Guto,esse motor é diferente dos outros Yamaha 25hp que se passavam para 30?Ou é o mesmo motor e carburador somente sem o limitador do acelerador? Não andei no Yamaha 25 faixa amarela, na verdade aquela história que se passava pra 30hp não foi nenhuma informação oficial da Yamaha. Pelo que o Reginado Herrera postou o 25 tinha até que abaixar a hélice de 13 pra 12 pra ter um desempenho melhor. O meu esse fds em 3 pessoas de mais de 100kg de média tralha bateria elétrico ficou a 5.180rpm mesmo com hélice 13 original e velocidade de até 45km/h, isso que não ajustei altura, etc, e motor está com mistura dobrada, sendo que em 2 pouca tralha ou sozinho o motor já está estourando giro passando de 5500 que é o máximo do Yamaha. O bloco e externamente o motor parece ser o mesmo dos bolinhas , mas tá muito mais forte, meu irmão pilotou ele tb e tds amigos que andaram acharam que o motor tá bravo mesmo. Como disse é cedo pra falar mas tenho quase certeza que esse motor vai dar pau no Mercurys /Tohatsus. Resta saber o consumo como vai ficar. Eu gastei 8 litros em 1h e 30min porém estava amaciando ainda andei pouco tempo no talo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Taylor Oliveira Postado Julho 24, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Julho 24, 2018 Ah sim...beleza meu amigo... provavelmente vai andar mais que Mercury sim...Depois se amaciado, posta o resultado pra galera...Esse motoe Yamaha vai dar muito o que falar,pois a Yamaha tinha perdido muito espaço.Mas se fizerem um motor andador,feito pra nossa gasolina, qualidade e consumo.. Concerteza as pessoas vão preferir mais o Yamaha do que o mercury. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Luis Ribeiro Blas Postado Julho 27, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Julho 27, 2018 Ágora sim , um relato do motor feito por um pescador de verdade q já teve e tem as duas marcas . Muito bonito o motor parabéns!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Agosto 5, 2018 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 5, 2018 Teste consumo feito. No mesmo trecho que no Mercury eu gasto 1.7 litros no Yamaha gastei 1,950l litros. Ou seja 15 % de consumo a mais pra percorrer o mesmo trajeto que pelo GPS dá 6.8km. Achei bem pouca diferença, e pelos números realmente o motor está seus 10% mais econômico que versão 25hp. Isso andando a 100% . A príncipio o motor está 5% mais veloz que meu Seapro e consome 15% a mais. Se transferir isso pra um local onde se anda muito, se no Mercury vc gasta 20 litros no Yamaha gastará 23 litros pra realizar o mesmo trajeto e o Yamaha chegará um pouco na frente, na média de velocidade ele está andando 1.5 a 2km/h a mais . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Junior de Camargo Postado Agosto 6, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2018 Então ele está fazendo quase 3.5 km por litros....este teste vc fez sozinho ou com mais alguém?? Qual a sua embarcação?? Outra coisa..como pode o 30 ter a mesma cilindradas do 25 a acho q é 495 cilindrada Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Junior de Camargo Postado Agosto 6, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2018 O guto ....como vc disse andando 100 % tá fazendo quase 3.5 km litros certo?? Mas se andar normal..vc acha que ele fará mais km litros?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Taylor Oliveira Postado Agosto 6, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2018 7 minutos atrás, Junior de Camargo disse: O guto ....como vc disse andando 100 % tá fazendo quase 3.5 km litros certo?? Mas se andar normal..vc acha que ele fará mais km litros?? Concerteza amigo,o meu Mercury 30hp já chegou a andar 21 km gastando somente 2 litros se gasolina.. Era um dia chuvoso e muito frio em que andamos a 23km/h com o giro em 2500~3000 RPM.Pra fazer ideia eu andei 30 minutos marcados no Conta giros. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Taylor Oliveira Postado Agosto 6, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2018 7 minutos atrás, Taylor Oliveira disse: Concerteza amigo,o meu Mercury 30hp já chegou a andar 21 km gastando somente 2 litros se gasolina.. Era um dia chuvoso e muito frio em que andamos a 23km/h com o giro em 2500~3000 RPM.Pra fazer ideia eu andei 30 minutos marcados no Conta giros. E eu tenho certeza que foram 21 km pois marquei no Fishing Points e somente 2 litros pq eu coloquei numa garrafa antes de sair de casa e quando cheguei e eu conferi na mesma garrafa... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Taylor Oliveira Postado Agosto 6, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2018 1 hora atrás, Guto Pinto disse: Teste consumo feito. No mesmo trecho que no Mercury eu gasto 1.7 litros no Yamaha gastei 1,950l litros. Ou seja 15 % de consumo a mais pra percorrer o mesmo trajeto que pelo GPS dá 6.8km. Achei bem pouca diferença, e pelos números realmente o motor está seus 10% mais econômico que versão 25hp. Isso andando a 100% . A príncipio o motor está 5% mais veloz que meu Seapro e consome 15% a mais. Se transferir isso pra um local onde se anda muito, se no Mercury vc gasta 20 litros no Yamaha gastará 23 litros pra realizar o mesmo trajeto e o Yamaha chegará um pouco na frente, na média de velocidade ele está andando 1.5 a 2km/h a mais . Que show ein Guto, que teste preciso,vai ajudar muita gente.Eu acho que quem compra Mercury 30hp,compra pelo preço e economia; e quem compra Yamaha, compra pela robustez, confiabilidade indiscutível e qualidade,e ainda mais velocidade no caso do 30hp. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Junior de Camargo Postado Agosto 6, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2018 21 km com 2 litros Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Junior de Camargo Postado Agosto 6, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2018 Tem certeza Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Agosto 6, 2018 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2018 44 minutos atrás, Junior de Camargo disse: Então ele está fazendo quase 3.5 km por litros....este teste vc fez sozinho ou com mais alguém?? Qual a sua embarcação?? Outra coisa..como pode o 30 ter a mesma cilindradas do 25 a acho q é 495 cilindrada Em 3 sem tralha, com Seapro eu fiz com 2 e tralha . Barco semichato 6m borda alta 85kg de peso. 3 pessoas com média de 100kg. Quanto CC é normal motores de mesma potencia utilizarem o mesmo bloco mudando apenas o sistema de carburação ou injeção. Existem inumeros motores assim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Taylor Oliveira Postado Agosto 6, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2018 43 minutos atrás, Junior de Camargo disse: Então ele está fazendo quase 3.5 km por litros....este teste vc fez sozinho ou com mais alguém?? Qual a sua embarcação?? Outra coisa..como pode o 30 ter a mesma cilindradas do 25 a acho q é 495 cilindrada Amigo,me entrometendo um pouco..rsrsrs, ter mais cilindrada não significa mais velocidade...O Mercury 30hp tem 430cc e sempre andou mais do que o Yamaha 25hp que tinha 496cc e o mercury também é mais econômico,o Yamaha já bebe mais....mas esse modelo o qual o Guto comprou é o mesmo formato do Yamaha 25hp,com as mesmas cilindradas,mas com a carburação diferentes...e agora ele está andando mais do que o mercury 30hp... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Agosto 6, 2018 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2018 25 minutos atrás, Junior de Camargo disse: O guto ....como vc disse andando 100 % tá fazendo quase 3.5 km litros certo?? Mas se andar normal..vc acha que ele fará mais km litros?? Sim, em média os motores de popa chegam mais longe com o mesma quantidade de combustível andando em velocidade de cruzeiro, que é normalmente 75 a 80% da aceleração total. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Agosto 6, 2018 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2018 Mas pensado hoje Mercury 30 x Yamaha 30 ambos será bem servido, Mercury tem suas vantagens e Yamaha tb. O que mudou foi que o Yamaha 25 antes motor que bebia bem mais e andava menos que o Mercury Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Taylor Oliveira Postado Agosto 6, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2018 (editado) 17 minutos atrás, Junior de Camargo disse: 21 km com 2 litros É...eu marquei a distância no Fishing Points, aquele aplicativo..Mas veja bem..estava chovendo e mt frio..Fomos embora com o giro mt baixo e velocidades entre 15 a 20km/h e andou 21km com 2 litros. Mas preste atenção,era em uma represa com aguas calmas.O motor engatado na lenta anda a 11km/h .kkkkk...por isso ele bebe pouco,pois pra andar a 15km/h o giro é mt baixo,mas ninguém aguenta andar tão devagar,se fosse pra andar a 15km/h eu compraria um motor 5hp..kkkk Mas nesse dia foi uma exceção e um exemplo que lhe dei... No meu uso normal ele faz 4 a 4,5 km/l, dependendo do peso do barco. Editado Agosto 6, 2018 por Taylor Oliveira Falta de informação Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Junior de Camargo Postado Agosto 6, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 6, 2018 Então podemos esperar do novo Yamaha 30 um consumo melhor do que vcs fez depois de amaciado?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.