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Limpeza de Rolamentos


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Buenas povo!

Não é novidade pra ninguém que existem inúmeras maneiras de limpar um rolamento, uns usam wd40, querosene, benzina e etc...

Um amigo me recomendou o uso do Limpa contato, de início eu não dei muita bola e nem fui pesquisar a respeito desse limpa contato. Depois de um tempo esse amigo veio me perguntar se eu já tinha usado e o que eu tinha achado, afinal de contas eu sempre usei wd40, mesmo sabendo que não era o ideal e sempre tive um bom resultado, e ele me falou que esse limpa contato tira toda a sujeito de forma rápida e fácil e o melhor de tudo é que evapora quase que na mesma hora. Isso me animou e resolvi comprar pra testar:
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Comprei esse acima no valor de R$ 12,50 e testei numa mesa de vidro e realmente evapora muito rápido sem deixar nenhum resíduo .

Apliquei nos rolamentos e eles ficaram ainda mais livres do que nas limpezas que fazia com o wd40, principalmente nos rolamentos cerâmicos.

Gostaria de saber se alguém já utilizou este produto para este fim e se pode causar algum tipo de problema no rolamento a limpeza com este tipo de produto?

Lembrando que esse produto é SÓ PARA LIMPEZA, para lubrificação eu utilizo um micro óleo. Rolamentos cerâmicos trabalham a seco, então somente limpeza mesmo.

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26 minutos atrás, Henrique Rossini disse:

Geralmente limpo com gasolina e depois uma gota de singer, Será que meu método danifica o rolamento? nunca perguntei isso pra ninguém

Não posso afimar nada sobre a gasolina, mas se ficar algum resídio no rolamento pode sim deixar ele um pouco mais travado, mas não sei fica resíduo ou não.

Sobre o óleo Singer eu já usei, funciona bem, não é o óleo ideal pra ser usado mas da conta do recado, o óleo singer acredito que não vai danificar, na minha opinião o máximo que pode acontecer é você perder um pouco do rendimento.

Eu já usei o Singer, depois que conheci esse micro óleo, só uso esse abaixo:
298499.jpg

Como mostra na embalagem é lubrificante para equipamentos odontológicos, é bem fino mesmo e na minha opinião funciona um pouco melhor do que o Singer.

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5 horas atrás, Rafael Cunha disse:

Não posso afimar nada sobre a gasolina, mas se ficar algum resídio no rolamento pode sim deixar ele um pouco mais travado, mas não sei fica resíduo ou não.

Sobre o óleo Singer eu já usei, funciona bem, não é o óleo ideal pra ser usado mas da conta do recado, o óleo singer acredito que não vai danificar, na minha opinião o máximo que pode acontecer é você perder um pouco do rendimento.

Eu já usei o Singer, depois que conheci esse micro óleo, só uso esse abaixo:
298499.jpg

Como mostra na embalagem é lubrificante para equipamentos odontológicos, é bem fino mesmo e na minha opinião funciona um pouco melhor do que o Singer.

Valeu, vou dar uma olhada nesse óleo, abraços

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acabei de fazer a limpeza dos rolamentos da minha curado, limpei com gasolina, só que não optei por óleo nem um, somente a limpeza com a gasolina, fiz um teste aqui, ela rodou 01:41:692 Minutos, vou fazer um teste de arremesso sem o Óleo pra ver o que dá.

 

 
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8 horas atrás, Henrique Rossini disse:

Geralmente limpo com gasolina e depois uma gota de singer, Será que meu método danifica o rolamento? nunca perguntei isso pra ninguém

gasolina contém muito solvente e parafina ... sem contar que tem muita água ...

usa querosene ( de marca boa ) ... benzina ou alcool isopropilico ...

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20 horas atrás, Rafael Cunha disse:

Buenas povo!

Não é novidade pra ninguém que existem inúmeras maneiras de limpar um rolamento, uns usam wd40, querosene, benzina e etc...

Um amigo me recomendou o uso do Limpa contato, de início eu não dei muita bola e nem fui pesquisar a respeito desse limpa contato. Depois de um tempo esse amigo veio me perguntar se eu já tinha usado e o que eu tinha achado, afinal de contas eu sempre usei wd40, mesmo sabendo que não era o ideal e sempre tive um bom resultado, e ele me falou que esse limpa contato tira toda a sujeito de forma rápida e fácil e o melhor de tudo é que evapora quase que na mesma hora. Isso me animou e resolvi comprar pra testar:
thumb_d4024243ea068330ef38e5fe5b2a5217.j

Comprei esse acima no valor de R$ 12,50 e testei numa mesa de vidro e realmente evapora muito rápido sem deixar nenhum resíduo .

Apliquei nos rolamentos e eles ficaram ainda mais livres do que nas limpezas que fazia com o wd40, principalmente nos rolamentos cerâmicos.

Gostaria de saber se alguém já utilizou este produto para este fim e se pode causar algum tipo de problema no rolamento a limpeza com este tipo de produto?

Lembrando que esse produto é SÓ PARA LIMPEZA, para lubrificação eu utilizo um micro óleo. Rolamentos cerâmicos trabalham a seco, então somente limpeza mesmo.

Abaixo há um texto retirado do site da Boca Bearing - que é um dos maiores distribuidores de rolamentos específicos do mundo com sede no estado da Florida - USA. Recomenda usar um produto semelhante a esse que você menciona e relata como lubrificar os mesmos. 

Texto original

Fishing Reel bearings are generally supplied dry, without any grease or oil. But many Reel Repair shops still like to flush out the bearings to be sure they are completely dry. This is not a necessary step for bearings already supplied dry by Boca Bearings, but it is a good guideline for older bearings or bearings that already have a thick, viscous lubricant in them.

 

If your bearings have a metal shield on them, you do not have to remove the shield to clean them. If your bearings have a rubber seal then you should remove the seals according to the instructions below. Doing this achieves maximum performance. Using our Clean Touch bearing cleaner, or any standard degreaser, fill a small glass cup or vial sufficiently to submerge your bearings completely. Place the shielded bearings, or the sealed bearings with the seals removed, into the solution. You can also use a small ultrasonic cleaner if you have one.

 

Soaking time may vary depending on whether you have grease or oil in your bearings or if you are using an ultrasonic, but a few hours of soaking should be more than enough. You can now either blow your bearings dry with compressed air or allow them to air dry for up to 24 hours. For maximum performance the bearings should be thoroughly dry. At this point you can spin test the bearing on an awl or any sharp pointed tool like our Utility Tool. If the bearings do not spin to your satisfaction you may need to repeat the cleaning and drying process.

 

To replace the Orange Seals on your bearing simply lay the seal on top of the bearing and press it down with the tip of your finger. Install one seal at a time checking that neither seal diminishes the spin speed of the bearing. If either seal slows the bearing's speed, simply remove it, reinstall it, and check it again. Because Boca Bearings Orange Seals are non-contact seals the bearing's speed should not, and will not, be any different when the shields or seals are properly installed.

 

Next step is lubrication. Fishing Reel bearings generally do not require a lot of lubrication if they are being used for casting. Trolling Reel bearings may require a thicker lubrication depending on the environment they are being used in. Be sure to not over-lube. Over lubricating will kill the bearings performance in a casting reel. Use a light drop of a low viscosity lubrication such as our High Speed Oil. For a thicker lubrication you can also use our Reel Power or Grease Power lubrication. If you are using a shielded bearing or an orange seal bearing you can apply the oil to the bearing with the seals/shields intact. If you are using a contact sealed bearing or grease you will need to remove the seals/shields to apply the lubrication.

 

Tradução via google:

Os rolamentos do molinete de pesca  geralmente são fornecidos secos, sem qualquer graxa ou óleo. Mas muitas lojas de Reel Repair ainda gostam de remover os rolamentos para ter certeza de que estão completamente secos. Este não é um passo necessário para rolamentos já fornecidos a seco pela Boca Bearings, mas é uma boa orientação para rolamentos mais antigos ou rolamentos que já possuem um lubrificante viscoso e espesso.

 

Se os rolamentos tiverem uma proteção de metal, você não precisará remover a blindagem para limpá-los. Se os rolamentos tiverem uma vedação de borracha, remova as vedações de acordo com as instruções abaixo. Isso consegue o máximo desempenho. Usando nosso limpador de rolamentos Clean Touch ou qualquer desengraxante padrão, preencha um pequeno copo de vidro ou um frasco pequeno o suficiente para submergir completamente seus rolamentos. Coloque os rolamentos blindados ou os rolamentos selados com as vedações removidas na solução. Você também pode usar um pequeno limpador ultrassônico, se tiver um.

 

Tempo de imersão pode variar dependendo se você tem graxa ou óleo em seus rolamentos ou se você estiver usando um ultra-som, mas algumas horas de imersão deve ser mais do que suficiente. Agora você pode secar seus rolamentos com ar comprimido ou deixar secar por até 24 horas. Para desempenho máximo, os mancais devem estar completamente secos. Neste ponto, você pode girar o teste do rolamento em um furador ou qualquer ferramenta pontiaguda afiada como a nossa Ferramenta Utilitária. Se os rolamentos não girarem para sua satisfação, talvez seja necessário repetir o processo de limpeza e secagem.

 

Para substituir os vedantes laranja em seu rolamento, simplesmente coloque o selo na parte superior do rolamento e pressione-o para baixo com a ponta do dedo. Instale uma vedação de cada vez, verificando se a vedação não diminui a velocidade de rotação do rolamento. Se o selo diminuir a velocidade do rolamento, basta removê-lo, reinstalá-lo e verificá-lo novamente. Como os vedantes laranja da Boca são vedantes sem contato, a velocidade do rolamento não deve, e não será diferente, quando as blindagens ou vedações estiverem corretamente instaladas.

 

O próximo passo é a lubrificação. Os rolamentos do molinete de pesca geralmente não requerem muita lubrificação se estiverem sendo usados para fundição. Os rolamentos de carretel podem exigir uma lubrificação mais espessa, dependendo do ambiente em que estão sendo usados. Certifique-se de não lubrificar demais. Sobre a lubrificação vai matar o desempenho dos rolamentos em um carretel de fundição. Use uma leve gota de lubrificação de baixa viscosidade, como o nosso High Speed Oil. Para uma lubrificação mais espessa, você também pode usar nossa lubrificação Power Reel Power ou Grease Power. Se você estiver usando um rolamento blindado ou um rolamento de vedação laranja, poderá aplicar o óleo no mancal com as vedações / proteções intactas. Se você estiver usando um rolamento vedado ou graxa vedada, será necessário remover as vedações / proteções para aplicar a lubrificação.

Outro detalhe sobre lubrificar ou não os rolamentos híbridos:

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Menciona lubrificação mínima, entende-se sobre isso uma gota de óleo extra fino por rolamento !  

Mais um detalhe sobre lubrificação de rolamentos de cerâmica híbridos ou full - por que será que a Hedgehog (https://www.hedgehog-studio.co.jp/) que distribui rolamentos no Japão e é respeitadíssima oferece em seu portfólio de produtos um óleo muito fino indicado para rolamentos cerâmicos.   

 

 

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Há muitos produtos que possuem a qualidade de limpeza de óleos e graxas onde a base, tipicamente, é o querosene. São líquidos de uso múltiplo - ou seja, podem ser aplicados em cubas de ultra som - método que entendo seja o melhor para limpeza de peças no geral (inclui os rolamentos) e outros que são aplicados em forma de spray como o aqui apresentando pelo Rafael Cunha. No caso desses produtos o liquido está armazenado sobre pressão de um gás e é expelido em forma de sopro que já ajuda de alguma forma na limpeza. Não é responsável por danificar materiais como aço  e cerâmicas. Pode atacar polímeros (plásticos) - material usado em algumas proteções tipo blindagem em rolamentos . No caso dos da Boca Bearing, a proteção laranja existente - no meu caso, nunca apresentou problemas. Normalmente gosto de usar benzina - difícil de achar, mas acredito ser a melhor opção. A segunda opção fluído de isqueiro - dou preferência para os importados, como o da marca Zippo bem fácil de encontrar por São Paulo.

 

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3 horas atrás, Eder campos disse:

Onde acha benzina para comprar, procurei e não achei.......

Olá Eder, costuma se achar a Benzina em farmácias e drogarias...se vc não encontrar nas farmácias que costuma comprar, é só encomendar ao farmacêutico, que dentro de um ou dois dias eles te entregam, geralmente vem em frascos de um litro ou 500 ML...muitas farmácias não deixam este produto exposto nas gondolas pois alguns "nóias" compram para cheirar e se drogar.

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13 horas atrás, Henrique Rossini disse:

acabei de fazer a limpeza dos rolamentos da minha curado, limpei com gasolina, só que não optei por óleo nem um, somente a limpeza com a gasolina, fiz um teste aqui, ela rodou 01:41:692 Minutos, vou fazer um teste de arremesso sem o Óleo pra ver o que dá.

Bom dia @Henrique Rossini

leia o post abaixo do Pepe, ali tem uma verdadeira aula sobre limpeza de rolamentos, como pode perceber não deve ser utilizado o rolamento sem lubrificação mínima.

Sobre o uso do rolamento de aço sem lubrificação, eu não recomendaria, imagino que possa acarretar em algum tipo de desgaste.

Até o momento, sempre utilizei apenas rolamentos com esfera cerâmica sem lubrificação.

2 horas atrás, Pepe Melega disse:

Abaixo há um texto retirado do site da Boca Bearing - que é um dos maiores distribuidores de rolamentos específicos do mundo com sede no estado da Florida - USA. Recomenda usar um produto semelhante a esse que você menciona e relata como lubrificar os mesmos. 

Texto original

Fishing Reel bearings are generally supplied dry, without any grease or oil. But many Reel Repair shops still like to flush out the bearings to be sure they are completely dry. This is not a necessary step for bearings already supplied dry by Boca Bearings, but it is a good guideline for older bearings or bearings that already have a thick, viscous lubricant in them.

 

If your bearings have a metal shield on them, you do not have to remove the shield to clean them. If your bearings have a rubber seal then you should remove the seals according to the instructions below. Doing this achieves maximum performance. Using our Clean Touch bearing cleaner, or any standard degreaser, fill a small glass cup or vial sufficiently to submerge your bearings completely. Place the shielded bearings, or the sealed bearings with the seals removed, into the solution. You can also use a small ultrasonic cleaner if you have one.

 

Soaking time may vary depending on whether you have grease or oil in your bearings or if you are using an ultrasonic, but a few hours of soaking should be more than enough. You can now either blow your bearings dry with compressed air or allow them to air dry for up to 24 hours. For maximum performance the bearings should be thoroughly dry. At this point you can spin test the bearing on an awl or any sharp pointed tool like our Utility Tool. If the bearings do not spin to your satisfaction you may need to repeat the cleaning and drying process.

 

To replace the Orange Seals on your bearing simply lay the seal on top of the bearing and press it down with the tip of your finger. Install one seal at a time checking that neither seal diminishes the spin speed of the bearing. If either seal slows the bearing's speed, simply remove it, reinstall it, and check it again. Because Boca Bearings Orange Seals are non-contact seals the bearing's speed should not, and will not, be any different when the shields or seals are properly installed.

 

Next step is lubrication. Fishing Reel bearings generally do not require a lot of lubrication if they are being used for casting. Trolling Reel bearings may require a thicker lubrication depending on the environment they are being used in. Be sure to not over-lube. Over lubricating will kill the bearings performance in a casting reel. Use a light drop of a low viscosity lubrication such as our High Speed Oil. For a thicker lubrication you can also use our Reel Power or Grease Power lubrication. If you are using a shielded bearing or an orange seal bearing you can apply the oil to the bearing with the seals/shields intact. If you are using a contact sealed bearing or grease you will need to remove the seals/shields to apply the lubrication.

 

Tradução via google:
Os rolamentos do molinete de pesca  geralmente são fornecidos secos, sem qualquer graxa ou óleo. Mas muitas lojas de Reel Repair ainda gostam de remover os rolamentos para ter certeza de que estão completamente secos. Este não é um passo necessário para rolamentos já fornecidos a seco pela Boca Bearings, mas é uma boa orientação para rolamentos mais antigos ou rolamentos que já possuem um lubrificante viscoso e espesso.

Se os rolamentos tiverem uma proteção de metal, você não precisará remover a blindagem para limpá-los. Se os rolamentos tiverem uma vedação de borracha, remova as vedações de acordo com as instruções abaixo. Isso consegue o máximo desempenho. Usando nosso limpador de rolamentos Clean Touch ou qualquer desengraxante padrão, preencha um pequeno copo de vidro ou um frasco pequeno o suficiente para submergir completamente seus rolamentos. Coloque os rolamentos blindados ou os rolamentos selados com as vedações removidas na solução. Você também pode usar um pequeno limpador ultrassônico, se tiver um.

Tempo de imersão pode variar dependendo se você tem graxa ou óleo em seus rolamentos ou se você estiver usando um ultra-som, mas algumas horas de imersão deve ser mais do que suficiente. Agora você pode secar seus rolamentos com ar comprimido ou deixar secar por até 24 horas. Para desempenho máximo, os mancais devem estar completamente secos. Neste ponto, você pode girar o teste do rolamento em um furador ou qualquer ferramenta pontiaguda afiada como a nossa Ferramenta Utilitária. Se os rolamentos não girarem para sua satisfação, talvez seja necessário repetir o processo de limpeza e secagem.

Para substituir os vedantes laranja em seu rolamento, simplesmente coloque o selo na parte superior do rolamento e pressione-o para baixo com a ponta do dedo. Instale uma vedação de cada vez, verificando se a vedação não diminui a velocidade de rotação do rolamento. Se o selo diminuir a velocidade do rolamento, basta removê-lo, reinstalá-lo e verificá-lo novamente. Como os vedantes laranja da Boca são vedantes sem contato, a velocidade do rolamento não deve, e não será diferente, quando as blindagens ou vedações estiverem corretamente instaladas.

O próximo passo é a lubrificação. Os rolamentos do molinete de pesca geralmente não requerem muita lubrificação se estiverem sendo usados para fundição. Os rolamentos de carretel podem exigir uma lubrificação mais espessa, dependendo do ambiente em que estão sendo usados. Certifique-se de não lubrificar demais. Sobre a lubrificação vai matar o desempenho dos rolamentos em um carretel de fundição. Use uma leve gota de lubrificação de baixa viscosidade, como o nosso High Speed Oil. Para uma lubrificação mais espessa, você também pode usar nossa lubrificação Power Reel Power ou Grease Power. Se você estiver usando um rolamento blindado ou um rolamento de vedação laranja, poderá aplicar o óleo no mancal com as vedações / proteções intactas. Se você estiver usando um rolamento vedado ou graxa vedada, será necessário remover as vedações / proteções para aplicar a lubrificação.

Outro detalhe sobre lubrificar ou não os rolamentos híbridos:

264201489_CapturadeTela2018-08-19as08_56_34.png.7778b5a432144715213041ff7045dafa.png

Menciona lubrificação mínima, entende-se sobre isso uma gota de óleo extra fino por rolamento !  

Mais um detalhe sobre lubrificação de rolamentos de cerâmica híbridos ou full - por que será que a Hedgehog (https://www.hedgehog-studio.co.jp/) que distribui rolamentos no Japão e é respeitadíssima oferece em seu portfólio de produtos um óleo muito fino indicado para rolamentos cerâmicos.   

Muito interessante @Pepe Melega

Até o momento nunca lubrifiquei os rolamentos cerâmicos, vou começar a lubrificar.

1 hora atrás, Pepe Melega disse:

Há muitos produtos que possuem a qualidade de limpeza de óleos e graxas onde a base, tipicamente, é o querosene. São líquidos de uso múltiplo - ou seja, podem ser aplicados em cubas de ultra som - método que entendo seja o melhor para limpeza de peças no geral (inclui os rolamentos) e outros que são aplicados em forma de spray como o aqui apresentando pelo Rafael Cunha. No caso desses produtos o liquido está armazenado sobre pressão de um gás e é expelido em forma de sopro que já ajuda de alguma forma na limpeza. Não é responsável por danificar materiais como aço  e cerâmicas. Pode atacar polímeros (plásticos) - material usado em algumas proteções tipo blindagem em rolamentos . No caso dos da Bora Bearing, a proteção laranja existente - no meu caso, nunca apresentou problemas. Normalmente gosto de usar benzina - difícil de achar, mas acredito ser a melhor opção. A segunda opção fluído de isqueiro - dou preferência para os importados, como o da marca Zippo bem fácil de encontrar por São Paulo.

Muito Obrigado Pepe, 

Bom saber que não irá danificar o rolamento.

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6 horas atrás, Rafael Cunha disse:

Bom dia @Henrique Rossini

leia o post abaixo do Pepe, ali tem uma verdadeira aula sobre limpeza de rolamentos, como pode perceber não deve ser utilizado o rolamento sem lubrificação mínima.

Sobre o uso do rolamento de aço sem lubrificação, eu não recomendaria, imagino que possa acarretar em algum tipo de desgaste.

Até o momento, sempre utilizei apenas rolamentos com esfera cerâmica sem lubrificação.

Muito interessante @Pepe Melega

Até o momento nunca lubrifiquei os rolamentos cerâmicos, vou começar a lubrificar.

Muito Obrigado Pepe, 

Bom saber que não irá danificar o rolamento.

Valeu, Abraços

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15 horas atrás, Eder campos disse:

Onde acha benzina para comprar, procurei e não achei.......

@Eder campos, eu sempre encontrei benzina em empresas/lojas que vendem produtos quimicos. Aqui em Curitiba e em Santa Catarina dá para comprar na Quimidrol.

 

http://www.quimidrol.com.br/benzina-1litro.html

 

Abraço!!

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7 horas atrás, Flavio Gonzales disse:

@Eder campos, eu sempre encontrei benzina em empresas/lojas que vendem produtos quimicos. Aqui em Curitiba e em Santa Catarina dá para comprar na Quimidrol.

 

http://www.quimidrol.com.br/benzina-1litro.html

 

Abraço!!

Obrigado amigo!!!! Vou ver..

.

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19 horas atrás, Renato Barreto disse:

Olá Eder, costuma se achar a Benzina em farmácias e drogarias...se vc não encontrar nas farmácias que costuma comprar, é só encomendar ao farmacêutico, que dentro de um ou dois dias eles te entregam, geralmente vem em frascos de um litro ou 500 ML...muitas farmácias não deixam este produto exposto nas gondolas pois alguns "nóias" compram para cheirar e se drogar.

Valeu Renato,vou dar a olhada mas farmácias, grande abraço....

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