Pepe Melega Postado Setembro 28, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2018 Bom - vou deixar claro que é a minha opinião. Iscas artificiais nascem pela curiosidade de pescadores, foi assim com Lauri Rapala e muitos outros, ou seja ao observar o que acontece na natureza procuram fazer algo que imite o que viram para despertar atenção do predador desejado. Obviamente que no mundo há evolução em tudo, na pesca não seria diferente, e hoje há projetistas com recursos tecnológicos a disposição para suas ideias em CAD, etc. Ou seja se pode fazer muitas simulações antes mesmo de ter o primeiro protótipo em mãos, depois disso há testes e mais testes realizados para se concluir que estamos reproduzindo a ação desejada - aquela que foi vivenciada junto ao ambiente natural que levou a criar mais um apetrecho para iludir nosso alvo (o peixe). Obvio que os projetos são baseados em especies de peixes e situações diversas e muitas vezes desejamos que esse modelo sirva para um especie que pescamos com mais frequência, é nesse momento que temos que compreender o que queremos de uma isca ! Se você gostou do nado (trabalho) da isca originalmente, mas essa não tem garatéias resistentes suficiente para o peixe que deseja iludir sua alternativa é troca-las. Mas você quer o mesmo trabalho, como a original o faz ! Trabalhe para isso, retire as garatéias originais com os split rings e pese, com a informação de quanto cada uma pesa e também do conjunto - vá atrás de um conjunto o mais semelhante possível e digo que é possível acha-lo e que será mais resistente. Não faça o inverso pegando a garatéias que você sabe que são resistentes e substitua as existente - isso vai desequilibrar o trabalho da isca que o agradou. Pesquise, tente, experimente esse é o encanto de nosso lazer também. A distração antes da pescaria ! Não achou as garatéias + split rings adequados, por que não tentar com anzóis adequados (tipo in line) elas são fortes, muitas vezes bem mais fortes do que garatéias - você pode não acreditar, mas eles são ! E isso tem a ver com o processo de confecção para te entregar anzóis e garatéias. Podem abrir, podem ! Por mais forte que sejam, podem ! Basta não entrar o suficiente, que é até a curva do anzol ou de uma perna da garatéia. A alavanca que fica numa penetração superficial é maior, e a pequena parte que entrou é a parte de menor resistência. Menor resistência + Alavanca maior = Desastre: quebra ou abre e o peixe se vai ! " Lembre-se sempre de uma regra importante: Iscas menores são muito mais difíceis de se ajustar do que iscas maiores, pois normalmente estão mais no limite de suas estruturas " Odeio regras, mas essa é bem real ! Tudo bem ser criativo ! Sim, você acredita que a isca x com trabalho mais lento ou que afunde um pouco ou muito mais que a original é melhor para a sua forma de pescar, bárbaro. Troque as garatéias por outras maiores e ou mais pesadas, experimente com anzóis, pinte e borde até fazer da forma que você acha adequado para ti. Essa é a magia de nosso hobbie, de nosso lazer. Só não estrague isso querendo impor verdades que são reais para sua forma de pescar, pois a forma de outros pode e normalmente é diferente da sua. Compartilhe a sua forma, isso é melhor e ajuda outros a descobrir o melhor caminho para eles. Abraços Carlos Robaert e Kayro reagiu a isso 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcel Werner Postado Setembro 28, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2018 Em tempos de desavenças por verdades particulares, um chamado à lucidez se faz mais importante que instruções técnicas. Muito obrigado, mestre @Pepe Melega, por compartilhar sua sabedoria (técnica e de vida) conosco. Forte abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Nakata Postado Setembro 28, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2018 Faço das palavras do Marcel Werner as minhas 👏 👏👏 Excelente texto Pepe! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Armando Ito Postado Setembro 28, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2018 2 horas atrás, Pepe Melega disse: .... não estrague isso querendo impor verdades que são reais para sua forma de pescar, pois a forma de outros pode e normalmente é diferente da sua. Verdade absoluta ... ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
VitorMorais Postado Setembro 28, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2018 Muito bom explicação! Estou indo a primeira vez para barcelos, e como já sou fã da Bonnie 95 (e quem não é?), estou levando comigo a Bonnie 128. Troquei as garateias por VMC #4 6X 8527 (BN) + Split Rings CCM 130lbs com trava, ela afunda bem mais, não faz mais aquele trabalho "cabeça para cima", pode até ser o jeito que eu trabalho ela. Com isso, decidi mudar levar 2 com garateias e 2 com anzoios Owner. a diferença do conjunto deu dois gramas no máximo, mas mesmo assim, já percebi um nado melhor (pode ser placebo rsrsrs) Vamos ver a fisgada, isso não testei ainda! e torcer pro negro baixar logo.. semana que vem estou embarcando! rss Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiWillian Postado Setembro 28, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2018 Estou com os amigos, ótima explicação Pepe! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pepe Melega Postado Setembro 28, 2018 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2018 6 horas atrás, Jorel disse: E fazer isso pode desequilibrar a isca? Brincadeirinha😁 "Tudo bem ser criativo ! Sim, você acredita que a isca x com trabalho mais lento ou que afunde um pouco ou muito mais que a original é melhor para a sua forma de pescar, bárbaro." Como dito no texto original, ser criativo é sua praia - ótimo. A ideia é legal e me agrada muito, tanto quem em 1998 foi lançada uma isca semelhante no Brasil que o principio era o mesmo. Bastante flutuação para popar várias vezes seguidas e um boca em forma de barbela para poder afundar e nadar como meia água. Existe até hoje, chama-se Super Popper. Também há a MR 44 da MirroLure com o mesmo principio. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mauricio Rossetim Postado Setembro 28, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2018 4 horas atrás, Jorel disse: E fazer isso pode desequilibrar a isca? Brincadeirinha😁 Jorel e vc vai nos deixar curiosos quanto ao resultado do "monstrinho"? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mauricio Rossetim Postado Setembro 28, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2018 7 horas atrás, Pepe Melega disse: Bom - vou deixar claro que é a minha opinião. Iscas artificiais nascem pela curiosidade de pescadores, foi assim com Lauri Rapala e muitos outros, ou seja ao observar o que acontece na natureza procuram fazer algo que imite o que viram para despertar atenção do predador desejado. Obviamente que no mundo há evolução em tudo, na pesca não seria diferente, e hoje há projetistas com recursos tecnológicos a disposição para suas ideias em CAD, etc. Ou seja se pode fazer muitas simulações antes mesmo de ter o primeiro protótipo em mãos, depois disso há testes e mais testes realizados para se concluir que estamos reproduzindo a ação desejada - aquela que foi vivenciada junto ao ambiente natural que levou a criar mais um apetrecho para iludir nosso alvo (o peixe). Obvio que os projetos são baseados em especies de peixes e situações diversas e muitas vezes desejamos que esse modelo sirva para um especie que pescamos com mais frequência, é nesse momento que temos que compreender o que queremos de uma isca ! Se você gostou do nado (trabalho) da isca originalmente, mas essa não tem garatéias resistentes suficiente para o peixe que deseja iludir sua alternativa é troca-las. Mas você quer o mesmo trabalho, como a original o faz ! Trabalhe para isso, retire as garatéias originais com os split rings e pese, com a informação de quanto cada uma pesa e também do conjunto - vá atrás de um conjunto o mais semelhante possível e digo que é possível acha-lo e que será mais resistente. Não faça o inverso pegando a garatéias que você sabe que são resistentes e substitua as existente - isso vai desequilibrar o trabalho da isca que o agradou. Pesquise, tente, experimente esse é o encanto de nosso lazer também. A distração antes da pescaria ! Não achou as garatéias + split rings adequados, por que não tentar com anzóis adequados (tipo in line) elas são fortes, muitas vezes bem mais fortes do que garatéias - você pode não acreditar, mas eles são ! E isso tem a ver com o processo de confecção para te entregar anzóis e garatéias. Podem abrir, podem ! Por mais forte que sejam, podem ! Basta não entrar o suficiente, que é até a curva do anzol ou de uma perna da garatéia. A alavanca que fica numa penetração superficial é maior, e a pequena parte que entrou é a parte de menor resistência. Menor resistência + Alavanca maior = Desastre: quebra ou abre e o peixe se vai ! " Lembre-se sempre de uma regra importante: Iscas menores são muito mais difíceis de se ajustar do que iscas maiores, pois normalmente estão mais no limite de suas estruturas " Odeio regras, mas essa é bem real ! Tudo bem ser criativo ! Sim, você acredita que a isca x com trabalho mais lento ou que afunde um pouco ou muito mais que a original é melhor para a sua forma de pescar, bárbaro. Troque as garatéias por outras maiores e ou mais pesadas, experimente com anzóis, pinte e borde até fazer da forma que você acha adequado para ti. Essa é a magia de nosso hobbie, de nosso lazer. Só não estrague isso querendo impor verdades que são reais para sua forma de pescar, pois a forma de outros pode e normalmente é diferente da sua. Compartilhe a sua forma, isso é melhor e ajuda outros e descobrir o melhor caminho para eles. Abraços Nobilíssimo Sr. Pepe Melega, Tem pousada pedindo que o pescador/turista substitua a garatéia por anzol. Em sua opinião perde mais peixes quando usamos anzóis? Tem alguma técnica diferente para pescar de hélice com anzol, por exemplo, e não perder mais peixes do que quando pescamos com garatéia? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pepe Melega Postado Setembro 28, 2018 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2018 14 minutos atrás, MAURICIO ROSSETIM disse: Nobilíssimo Sr. Pepe Melega, Tem pousada pedindo que o pescador/turista substitua a garatéia por anzol. Em sua opinião perde mais peixes quando usamos anzóis? Tem alguma técnica diferente para pescar de hélice com anzol, por exemplo, e não perder mais peixes do que quando pescamos com garatéia? Novamente opinião pessoal, ok comprovada pela pratica de usar há muito tempo, mas é minha opinião - não fiz uma estática para comprovar. Perdi menos peixe fisgado com certeza, isso é fato, porém fisgo menos peixe. Adotei um procedimento, trabalho de isca lento como stick e popper opto por usar anzol. Quando o trabalho da isca é rápido tipo junpping minnow ou as walk in dog uso garatéias. Se é regra do local, respeito e vamos em frente ! Mas não tenho nenhuma restrição em usar ambos os sistemas ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pepe Melega Postado Setembro 28, 2018 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2018 20 minutos atrás, Jorel disse: A idéia veio a partir da 2 deadly, essa é a vantagem de ter um lixão de iscas fazer experiências rs Bem legal, se não tentar não tem graça ! Sucesso no teste. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Silvio Mattar Postado Setembro 28, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2018 Boas noites Pessoal... Post sensacional... Muito obrigado Pépe Melega e demais amigos que postaram suas experiências... Eu também gosto de inventar e testar coisas não convencionais... Se eu achar fotos dos "meus monstrinhos" posto aqui também Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mauricio Rossetim Postado Setembro 29, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 29, 2018 16 horas atrás, Jorel disse: Pô mano não chama minha criação de monstrinho não , amanhã vou colocar ela na água vou ver se faço um videozinho mas só posto se funcionar kkkkk, essa é outra "demo" feita a partir de uma Firestick fake, se funcionar como estou imaginando vou fazer uma no capricho rs. a idéia é que ela crie muitas bolhas no toque de ponta de vara e em seguida faça um trabalho de sub superficie "a idéia é que ela crie muitas bolhas no toque de ponta de vara e em seguida faça um trabalho de sub superficie" - Penso que esse seja um trabalho seja inédito no mundo😁 Não deixe de nos informar sobre o resultado... Forte abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Armando Ito Postado Setembro 29, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 29, 2018 18 horas atrás, Pepe Melega disse: Bastante flutuação para popar várias vezes seguidas e um boca em forma de barbela para poder afundar e nadar como meia água. eu usava a KV Cruel assim ( acho que é de 99 / 00 tbem ... ) ... isca tucuneira ... rsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcel Werner Postado Setembro 29, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 29, 2018 1 hora atrás, MAURICIO ROSSETIM disse: "a idéia é que ela crie muitas bolhas no toque de ponta de vara e em seguida faça um trabalho de sub superficie" - Penso que esse seja um trabalho seja inédito no mundo😁 Não deixe de nos informar sobre o resultado... Forte abraço. Tem várias iscas que fazem isso, meu amigo Maurício! A Stick Popper da Borboleta é uma delas, assim como a lindíssima e raríssima Mouth Washer da Daiwa. E várias outras. Com barbela como a do Jorel também já vi, mas não me recordo os modelos. Não sei quem é mais curioso, nosso amigo Jorel ou o Tucunaré. 🤣 Abraços em todos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcel Werner Postado Setembro 29, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 29, 2018 17 horas atrás, Jorel disse: Pô mano não chama minha criação de monstrinho não , amanhã vou colocar ela na água vou ver se faço um videozinho mas só posto se funcionar kkkkk, essa é outra "demo" feita a partir de uma Firestick fake, se funcionar como estou imaginando vou fazer uma no capricho rs. a idéia é que ela crie muitas bolhas no toque de ponta de vara e em seguida faça um trabalho de sub superficie Tu transformou a Fakestick em Frankestickein. 😳🤯 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcel Werner Postado Setembro 30, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 30, 2018 Mas ficou muito boa! Parabéns! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
FabianoTucunare Postado Setembro 30, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 30, 2018 5 horas atrás, Jorel disse: Não ficou exatamente como eu queria mas melhorou muito em relação ao que era, mas passou no teste vai viajar vai que um azulão goste dela rs, a outra não prestou mas eu sei onde tá o erro vou insistir um pouco mais nela depois rs. Vai pegar um azuzao com ela... trabalhe fazendo o máximo de barulho possível... E de forma rápida... ficou boa...Deus não conta os dias que passamos pescando... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
FabianoTucunare Postado Setembro 30, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 30, 2018 Show Pepe excelente texto... Deus nao conta os dias que passamos pescando... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Pupim Postado Setembro 30, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 30, 2018 Muito bom. tópico top. Parabéns, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luciano Lopes Postado Outubro 2, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 2, 2018 chamo de isca pato , não voa direito nem nada direito Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Silvio Mattar Postado Outubro 8, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 8, 2018 Em 06/10/2018 em 20:08, Jorel disse: Acertei a mão nessa rs, feita a partir de um stick Z- Top da ms, fazendo barulho e bolhas como eu queria. Bom dia FTB... Legal hein @Jorel... parabéns ficou top mesmo... coloca uma foto dela pra gente ver os detalhes. Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Silvio Mattar Postado Outubro 8, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 8, 2018 29 minutos atrás, Silvio Mattar disse: Bom dia FTB... Legal hein @Jorel... parabéns ficou top mesmo... coloca uma foto dela pra gente ver os detalhes. Obrigado. Opa... Precisa não Jorel... Agora que vi o post que vc fez específico sobre "o monstrinho" Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.