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Diferença entre rolamentos.


João Reis

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Repara no barulho quando eles estiverem rodando. Rolamentos híbridos (esfera de cerâmica e moldura de aço) são mais "barulhentos" que os de aço.  Outra forma é pesando-os - os híbridos serão mais leves que os de aço e os de cerâmica 100% mais leve que os os dois. Abs

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Se a carretilha for da Marine Sports fica fácil a identificação do tipo de rolamento...A MS utiliza três tipos de rolamentos, os de aço inox comuns (lisos, sem nenhuma listra), usados nas carretilhas chinesas (as mais baratas), os de aço inox de alta performance (uma listra) usados em todos os modelos fabricados na Coreia e o cerâmicos (duas listras) Usados na Venator Lite.

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45 minutos atrás, Renato Barreto disse:

Se a carretilha for da Marine Sports fica fácil a identificação do tipo de rolamento...A MS utiliza três tipos de rolamentos, os de aço inox comuns (lisos, sem nenhuma listra), usados nas carretilhas chinesas (as mais baratas), os de aço inox de alta performance (uma listra) usados em todos os modelos fabricados na Coreia e o cerâmicos (duas listras) Usados na Venator Lite.

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Ai sim eu dou valor, isso é ajudar o parceiro do fórum de verdade. Parabéns Renato.

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4 horas atrás, Renato Barreto disse:

Se a carretilha for da Marine Sports fica fácil a identificação do tipo de rolamento...A MS utiliza três tipos de rolamentos, os de aço inox comuns (lisos, sem nenhuma listra), usados nas carretilhas chinesas (as mais baratas), os de aço inox de alta performance (uma listra) usados em todos os modelos fabricados na Coreia e o cerâmicos (duas listras) Usados na Venator Lite.

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Boa dica, quando estão marcados e bem mais fácil. Abs

 

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2 horas atrás, Pepe Melega disse:

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Deu zebra - nos meus os de duas são de aço inox 100 % foto a esquerda - ABEC 5 - Os meus da Boca Bering Híbridos não tem listras e são ABEC 7, mas há estampada o modelo dele A7LD foto a direita

 

Pepe, esse padrão q citei é somente nas carretilhas da Marine Sports.  Outras marcas de carretilhas ou outros fabricantes de rolamentos não seguem esse padrão.

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1 hora atrás, Renato Barreto disse:

Pepe, esse padrão q citei é somente nas carretilhas da Marine Sports.  Outras marcas de carretilhas ou outros fabricantes de rolamentos não seguem esse padrão.

Esse é o problema - cada fabricante de rolamento adota um padrão. Os de aço inox são mais pesados que os híbridos, que são mais pesados que os de full ceramic, assim sendo pesar acaba sendo um boa solução - lembrando que a diferença de peso é em relação aos de tamanho idêntico, rssss. Abs

 

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SALVE GALERA , estava corujando e ví que posso tentar ajudar.

Vamos lá não só a Ms usa esses rolamentos com riscos a quantum / shimano / daiwa tb usam.

Como assim Chedid ?

Esses riscos representam o tipo de material :

Com 1 risco aço inox (carcaça) internos em aço normal ( sem marinização) (notem o brilho dele).

Com 2 riscos aço inox ( carcaça) e internos em aço inox ( marinização) ( o material das esferas é de aço inox)

Poxa vida Chedid então ele é marinizado ?

Sim com 2 riscos marinizados a gaiola e as esferas , porémmmmm , kkkkk, sempre tem um né , a gaiola ( peça que segura as esferas é de chapa) o que propicia corrosão.

Quantos aos abec 5 e abec 7 cerâmicos , possuem rotação superior , apenas e apenas mesmo se secos (dry lube) senão praticamente não se nota a diferença deles para os abec 5 ( que são lubrificáveis).

Espero ter ajudado a todos !!!!!!!

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Meus abec 5 são híbridos que comprei direto da Boca Bearings. Só que antes de colocar na carretilha tive a curiosidade de pesar os Boca e os que estavam na carretilha e não teve diferença de peso. A não ser que os que estavam na carreta tb eram híbridos rsss.... Vou pegar outras carretas, pesar os originais e vê se encontro algo. Mas visualmente não tem nada que possa diferenciá-los? Os Boca híbridos abec 5 tem barulho diferente?

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JOÃO a diferença  é quase imperceptível pois apenas as esferas são cerâmicas o que muda é a precisão da esfera ,a cerâmica é bem mais redonda e o espaçamento de rolagem na pista muito reduzido.

Por conta disso não são lubrificaveis ,quando se coloca óleo neles cd cria um calço hidráulico.

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1 hora atrás, Eduardo Chedid disse:

JOÃO a diferença  é quase imperceptível pois apenas as esferas são cerâmicas o que muda é a precisão da esfera ,a cerâmica é bem mais redonda e o espaçamento de rolagem na pista muito reduzido.

Por conta disso não são lubrificaveis ,quando se coloca óleo neles cd cria um calço hidráulico.

Bem colocado pelo Eduardo sobre o peso, difícil de notar, mas uma forma é usar balança de comparação e não de medição. Quanto a lubrificação há correntes contrarias a lubrificar e há as favor. Sou dos que lubrifica, mas é preciso ser um óleo extremamente fino e a aplicação desse deve ser super moderado - uma gota por peça é o suficiente. Uso o óleo Rocket (lojas especializadas em Slot Car - Autorama) e ou Alchemy Ultra Light é da Hedgehog Studio. 

A Boca Bearing disponibiliza um lubrificante semelhante.

Sendo Boca Abec 7 - há proteção - escudo laranja que o ajuda a identificar. Se as removeu, procure pela marcação a lazer do modelo na moldura/carcaça - lado externo pode ser outra solução João.

 

Complemento: Sobre lubrificar - A Boca Bearing manda os ABEC 5 sem nada, já os ABEC 7 vêm com Dry Lightning Lube. Segue abaixo a definição para rolamentos híbridos para Boca Bearing:

"Os rolamentos de esferas híbridos cerâmicos usam bolas de cerâmica. Bolas de cerâmica pesam até 40% menos que as esferas de aço, dependendo do tamanho. Isso reduz o carregamento centrífugo e a derrapagem, de modo que os rolamentos cerâmicos híbridos podem operar até 50% mais rápido que os rolamentos convencionais. Isso significa que o sulco da pista externa exerce menos força contra a bola à medida que o rolamento gira. Esta redução de força reduz o atrito e a resistência ao rolamento. A bola mais leve permite que o rolamento gire mais rápido e usa menos energia para manter sua velocidade. Os rolamentos de esferas híbridos de cerâmica usam essas esferas de cerâmica no lugar das esferas de aço. Eles são construídos com anéis internos e externos de aço, mas bolas de cerâmica são conhecidos como híbridos."

E sobre lubrificar:  LD = Lubrificante Rolamentos Secos foram limpos e estão livres de toda a graxa e óleos. Kit (2) SMR103C-2OS # 7 LD, SMR115C-2OS # 7 LD - essa é a informação que causa estranheza. Eles são fornecidos sem lubrificação (óleo e graxa). O produto que eles recomendam para lubrificar é um Blend / Composto de óleo extremamente fino e Teflon (na sua forma liquida) por ser repelente de água. Esse mesmo tipo de óleo é usado em motores de giro dos dentistas - que aliás giram muito mais que  rolamentos usados em carretilhas e molinetes.

 

 

 

 

 

 

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carcaça = aço inox

gaiolas = aço inox ou nylon ou plástico 

rolamentos = aço inox ou cerâmicos , puro ou revestidos 

o que diferencia um de outro , é a qualidade do tratamento térmico e do processo de usinagem  ,por pressão ,  que é onde se determina a durabilidade e precisão do rolamento , um tratamento para durabilidade enfraquece a resistência  e também da qualidade de fabricação , essa estória de aço isso ou aço aquilo é pura bobagem

e nunca vi shimano ou daiwa utilizarem listras para determinar o tipo de rolamento 

rolamentos cerâmicos necessitam de lubrificação , o aquecimento das esferas devido à ausência da lubrificação propicia a corrosão dos mesmos , mas lubrificação deve ser com lubrificantes específicos  , lubrificação incorreta é melhor deixar seco mesmo

a diferença de peso entre os de aço e cerâmicos é bem notório , se não presencia diferença , é porque os rolamentos não são cerâmicos puros e sim somente recobertos de cerâmica e com interno em aço 

o que pode ser diferenciado também é que rolamentos cerâmicos geralmente vem sem a capa , ou com um escudo sem ser prensada , somente encaixada , porque a pressão da capa pode danificar a cerâmica 

eu já vi calço hidráulico em motores , mas em rolamentos é a primeira vez que ouço , rsrsrsr

ah , esqueça essa balela de rolamentos marinizados que alguns propagam por aí , isso NO ECSISTE ! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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48 minutos atrás, Luciano L disse:

carcaça = aço inox

gaiolas = aço inox ou nylon ou plástico 

rolamentos = aço inox ou cerâmicos , puro ou revestidos 

o que diferencia um de outro , é a qualidade do tratamento térmico e do processo de usinagem  ,por pressão ,  que é onde se determina a durabilidade e precisão do rolamento , um tratamento para durabilidade enfraquece a resistência  e também da qualidade de fabricação , essa estória de aço isso ou aço aquilo é pura bobagem

e nunca vi shimano ou daiwa utilizarem listras para determinar o tipo de rolamento 

rolamentos cerâmicos necessitam de lubrificação , o aquecimento das esferas devido à ausência da lubrificação propicia a corrosão dos mesmos , mas lubrificação deve ser com lubrificantes específicos  , lubrificação incorreta é melhor deixar seco mesmo

a diferença de peso entre os de aço e cerâmicos é bem notório , se não presencia diferença , é porque os rolamentos não são cerâmicos puros e sim somente recobertos de cerâmica e com interno em aço 

o que pode ser diferenciado também é que rolamentos cerâmicos geralmente vem sem a capa , ou com um escudo sem ser prensada , somente encaixada , porque a pressão da capa pode danificar a cerâmica 

eu já vi calço hidráulico em motores , mas em rolamentos é a primeira vez que ouço , rsrsrsr

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As listras já notei nas Abu Garcias - mas em rolamentos de inox (já mencionaram essas para os híbridos também) - na Shimanos nunca notei Luciano, por isso acredito não se tratar de padrão convencionado entre fabricantes.  Completo que há diferenças em ligas de aço inox - o crómio é que a torna mais resistente a corrosão, mas, e bem lembrado por você - basta uma pesquisa na Internet para descobrir as variações de aço inox disponíveis que podem ser usadas para a confecção de rolamentos. Abs

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21 minutos atrás, Pepe Melega disse:

As listras já notei nas Abu Garcias - mas em rolamentos de inox (já mencionaram essas para os híbridos também) - na Shimanos nunca notei Luciano, por acredito não se tratar de padrão convencionado entre fabricantes.  Completo que há diferenças em ligas de aço inox - o crómio é que a torna mais resistente a corrosão, mas, e bem lembrado por você - basta uma pesquisa na Internet para descobrir as variações de aço inox disponíveis que podem ser usadas para a confecção de rolamentos. Abs

sim , as Abu seguem a mesma linha de fabricação das MS 

no rolamento de aço , o que eu me referi é dizer em aço normal , aço inox , ou aço marinizado , isso não existe , variações na composição do aço inox , que o tornam melhor ou pior , sim é claro 

abraço Pepe

 

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11 minutos atrás, Luciano L disse:

sim , as Abu seguem a mesma linha de fabricação das MS 

no rolamento de aço , o que eu me referi é dizer em aço normal , aço inox , ou aço marinizado , isso não existe , variações na composição do aço inox , que o tornam melhor ou pior , sim é claro 

abraço Pepe

 

Aliás compartilham algumas O&M para seus pedidos !  Abraços

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