João Reis Postado Novembro 8, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 8, 2018 Olá amigos! Comprei alguns rolamentos abec 5 e no tira e bota nas carretilhas acabei não sabendo mais quais são eles. Como diferenciar um rolamento cerâmico abec 5 de um rolamento normal? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pepe Melega Postado Novembro 8, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 8, 2018 Repara no barulho quando eles estiverem rodando. Rolamentos híbridos (esfera de cerâmica e moldura de aço) são mais "barulhentos" que os de aço. Outra forma é pesando-os - os híbridos serão mais leves que os de aço e os de cerâmica 100% mais leve que os os dois. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Barreto Postado Novembro 8, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 8, 2018 Se a carretilha for da Marine Sports fica fácil a identificação do tipo de rolamento...A MS utiliza três tipos de rolamentos, os de aço inox comuns (lisos, sem nenhuma listra), usados nas carretilhas chinesas (as mais baratas), os de aço inox de alta performance (uma listra) usados em todos os modelos fabricados na Coreia e o cerâmicos (duas listras) Usados na Venator Lite. João Paulo da Silva Gomes e Eder Nascimento reagiu a isso 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eder Nascimento Postado Novembro 8, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 8, 2018 45 minutos atrás, Renato Barreto disse: Se a carretilha for da Marine Sports fica fácil a identificação do tipo de rolamento...A MS utiliza três tipos de rolamentos, os de aço inox comuns (lisos, sem nenhuma listra), usados nas carretilhas chinesas (as mais baratas), os de aço inox de alta performance (uma listra) usados em todos os modelos fabricados na Coreia e o cerâmicos (duas listras) Usados na Venator Lite. Ai sim eu dou valor, isso é ajudar o parceiro do fórum de verdade. Parabéns Renato. Sérgio Catto, João Paulo da Silva Gomes e Renato Barreto reagiu a isso 1 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pepe Melega Postado Novembro 8, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 8, 2018 4 horas atrás, Renato Barreto disse: Se a carretilha for da Marine Sports fica fácil a identificação do tipo de rolamento...A MS utiliza três tipos de rolamentos, os de aço inox comuns (lisos, sem nenhuma listra), usados nas carretilhas chinesas (as mais baratas), os de aço inox de alta performance (uma listra) usados em todos os modelos fabricados na Coreia e o cerâmicos (duas listras) Usados na Venator Lite. Boa dica, quando estão marcados e bem mais fácil. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pepe Melega Postado Novembro 8, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 8, 2018 Deu zebra - nos meus os de duas são de aço inox 100 % foto a esquerda - ABEC 5 - Os meus da Boca Bering Híbridos não tem listras e são ABEC 7, mas há estampada o modelo dele A7LD foto a direita Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Barreto Postado Novembro 8, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 8, 2018 2 horas atrás, Pepe Melega disse: Deu zebra - nos meus os de duas são de aço inox 100 % foto a esquerda - ABEC 5 - Os meus da Boca Bering Híbridos não tem listras e são ABEC 7, mas há estampada o modelo dele A7LD foto a direita Pepe, esse padrão q citei é somente nas carretilhas da Marine Sports. Outras marcas de carretilhas ou outros fabricantes de rolamentos não seguem esse padrão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pepe Melega Postado Novembro 8, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 8, 2018 1 hora atrás, Renato Barreto disse: Pepe, esse padrão q citei é somente nas carretilhas da Marine Sports. Outras marcas de carretilhas ou outros fabricantes de rolamentos não seguem esse padrão. Esse é o problema - cada fabricante de rolamento adota um padrão. Os de aço inox são mais pesados que os híbridos, que são mais pesados que os de full ceramic, assim sendo pesar acaba sendo um boa solução - lembrando que a diferença de peso é em relação aos de tamanho idêntico, rssss. Abs Renato Barreto reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Chedid Postado Novembro 9, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 9, 2018 SALVE GALERA , estava corujando e ví que posso tentar ajudar. Vamos lá não só a Ms usa esses rolamentos com riscos a quantum / shimano / daiwa tb usam. Como assim Chedid ? Esses riscos representam o tipo de material : Com 1 risco aço inox (carcaça) internos em aço normal ( sem marinização) (notem o brilho dele). Com 2 riscos aço inox ( carcaça) e internos em aço inox ( marinização) ( o material das esferas é de aço inox) Poxa vida Chedid então ele é marinizado ? Sim com 2 riscos marinizados a gaiola e as esferas , porémmmmm , kkkkk, sempre tem um né , a gaiola ( peça que segura as esferas é de chapa) o que propicia corrosão. Quantos aos abec 5 e abec 7 cerâmicos , possuem rotação superior , apenas e apenas mesmo se secos (dry lube) senão praticamente não se nota a diferença deles para os abec 5 ( que são lubrificáveis). Espero ter ajudado a todos !!!!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Reis Postado Novembro 10, 2018 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 10, 2018 Meus abec 5 são híbridos que comprei direto da Boca Bearings. Só que antes de colocar na carretilha tive a curiosidade de pesar os Boca e os que estavam na carretilha e não teve diferença de peso. A não ser que os que estavam na carreta tb eram híbridos rsss.... Vou pegar outras carretas, pesar os originais e vê se encontro algo. Mas visualmente não tem nada que possa diferenciá-los? Os Boca híbridos abec 5 tem barulho diferente? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Chedid Postado Novembro 10, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 10, 2018 JOÃO a diferença é quase imperceptível pois apenas as esferas são cerâmicas o que muda é a precisão da esfera ,a cerâmica é bem mais redonda e o espaçamento de rolagem na pista muito reduzido. Por conta disso não são lubrificaveis ,quando se coloca óleo neles cd cria um calço hidráulico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pepe Melega Postado Novembro 10, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 10, 2018 1 hora atrás, Eduardo Chedid disse: JOÃO a diferença é quase imperceptível pois apenas as esferas são cerâmicas o que muda é a precisão da esfera ,a cerâmica é bem mais redonda e o espaçamento de rolagem na pista muito reduzido. Por conta disso não são lubrificaveis ,quando se coloca óleo neles cd cria um calço hidráulico. Bem colocado pelo Eduardo sobre o peso, difícil de notar, mas uma forma é usar balança de comparação e não de medição. Quanto a lubrificação há correntes contrarias a lubrificar e há as favor. Sou dos que lubrifica, mas é preciso ser um óleo extremamente fino e a aplicação desse deve ser super moderado - uma gota por peça é o suficiente. Uso o óleo Rocket (lojas especializadas em Slot Car - Autorama) e ou Alchemy Ultra Light é da Hedgehog Studio. A Boca Bearing disponibiliza um lubrificante semelhante. Sendo Boca Abec 7 - há proteção - escudo laranja que o ajuda a identificar. Se as removeu, procure pela marcação a lazer do modelo na moldura/carcaça - lado externo pode ser outra solução João. Complemento: Sobre lubrificar - A Boca Bearing manda os ABEC 5 sem nada, já os ABEC 7 vêm com Dry Lightning Lube. Segue abaixo a definição para rolamentos híbridos para Boca Bearing: "Os rolamentos de esferas híbridos cerâmicos usam bolas de cerâmica. Bolas de cerâmica pesam até 40% menos que as esferas de aço, dependendo do tamanho. Isso reduz o carregamento centrífugo e a derrapagem, de modo que os rolamentos cerâmicos híbridos podem operar até 50% mais rápido que os rolamentos convencionais. Isso significa que o sulco da pista externa exerce menos força contra a bola à medida que o rolamento gira. Esta redução de força reduz o atrito e a resistência ao rolamento. A bola mais leve permite que o rolamento gire mais rápido e usa menos energia para manter sua velocidade. Os rolamentos de esferas híbridos de cerâmica usam essas esferas de cerâmica no lugar das esferas de aço. Eles são construídos com anéis internos e externos de aço, mas bolas de cerâmica são conhecidos como híbridos." E sobre lubrificar: LD = Lubrificante Rolamentos Secos foram limpos e estão livres de toda a graxa e óleos. Kit (2) SMR103C-2OS # 7 LD, SMR115C-2OS # 7 LD - essa é a informação que causa estranheza. Eles são fornecidos sem lubrificação (óleo e graxa). O produto que eles recomendam para lubrificar é um Blend / Composto de óleo extremamente fino e Teflon (na sua forma liquida) por ser repelente de água. Esse mesmo tipo de óleo é usado em motores de giro dos dentistas - que aliás giram muito mais que rolamentos usados em carretilhas e molinetes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luciano Lopes Postado Novembro 10, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 10, 2018 carcaça = aço inox gaiolas = aço inox ou nylon ou plástico rolamentos = aço inox ou cerâmicos , puro ou revestidos o que diferencia um de outro , é a qualidade do tratamento térmico e do processo de usinagem ,por pressão , que é onde se determina a durabilidade e precisão do rolamento , um tratamento para durabilidade enfraquece a resistência e também da qualidade de fabricação , essa estória de aço isso ou aço aquilo é pura bobagem e nunca vi shimano ou daiwa utilizarem listras para determinar o tipo de rolamento rolamentos cerâmicos necessitam de lubrificação , o aquecimento das esferas devido à ausência da lubrificação propicia a corrosão dos mesmos , mas lubrificação deve ser com lubrificantes específicos , lubrificação incorreta é melhor deixar seco mesmo a diferença de peso entre os de aço e cerâmicos é bem notório , se não presencia diferença , é porque os rolamentos não são cerâmicos puros e sim somente recobertos de cerâmica e com interno em aço o que pode ser diferenciado também é que rolamentos cerâmicos geralmente vem sem a capa , ou com um escudo sem ser prensada , somente encaixada , porque a pressão da capa pode danificar a cerâmica eu já vi calço hidráulico em motores , mas em rolamentos é a primeira vez que ouço , rsrsrsr ah , esqueça essa balela de rolamentos marinizados que alguns propagam por aí , isso NO ECSISTE ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luciano Lopes Postado Novembro 10, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 10, 2018 já ií até em anodo de sacrifico nas carretilhas da shimano pelo amor de Deus Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pepe Melega Postado Novembro 10, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 10, 2018 48 minutos atrás, Luciano L disse: carcaça = aço inox gaiolas = aço inox ou nylon ou plástico rolamentos = aço inox ou cerâmicos , puro ou revestidos o que diferencia um de outro , é a qualidade do tratamento térmico e do processo de usinagem ,por pressão , que é onde se determina a durabilidade e precisão do rolamento , um tratamento para durabilidade enfraquece a resistência e também da qualidade de fabricação , essa estória de aço isso ou aço aquilo é pura bobagem e nunca vi shimano ou daiwa utilizarem listras para determinar o tipo de rolamento rolamentos cerâmicos necessitam de lubrificação , o aquecimento das esferas devido à ausência da lubrificação propicia a corrosão dos mesmos , mas lubrificação deve ser com lubrificantes específicos , lubrificação incorreta é melhor deixar seco mesmo a diferença de peso entre os de aço e cerâmicos é bem notório , se não presencia diferença , é porque os rolamentos não são cerâmicos puros e sim somente recobertos de cerâmica e com interno em aço o que pode ser diferenciado também é que rolamentos cerâmicos geralmente vem sem a capa , ou com um escudo sem ser prensada , somente encaixada , porque a pressão da capa pode danificar a cerâmica eu já vi calço hidráulico em motores , mas em rolamentos é a primeira vez que ouço , rsrsrsr As listras já notei nas Abu Garcias - mas em rolamentos de inox (já mencionaram essas para os híbridos também) - na Shimanos nunca notei Luciano, por isso acredito não se tratar de padrão convencionado entre fabricantes. Completo que há diferenças em ligas de aço inox - o crómio é que a torna mais resistente a corrosão, mas, e bem lembrado por você - basta uma pesquisa na Internet para descobrir as variações de aço inox disponíveis que podem ser usadas para a confecção de rolamentos. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luciano Lopes Postado Novembro 10, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 10, 2018 21 minutos atrás, Pepe Melega disse: As listras já notei nas Abu Garcias - mas em rolamentos de inox (já mencionaram essas para os híbridos também) - na Shimanos nunca notei Luciano, por acredito não se tratar de padrão convencionado entre fabricantes. Completo que há diferenças em ligas de aço inox - o crómio é que a torna mais resistente a corrosão, mas, e bem lembrado por você - basta uma pesquisa na Internet para descobrir as variações de aço inox disponíveis que podem ser usadas para a confecção de rolamentos. Abs sim , as Abu seguem a mesma linha de fabricação das MS no rolamento de aço , o que eu me referi é dizer em aço normal , aço inox , ou aço marinizado , isso não existe , variações na composição do aço inox , que o tornam melhor ou pior , sim é claro abraço Pepe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pepe Melega Postado Novembro 10, 2018 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 10, 2018 11 minutos atrás, Luciano L disse: sim , as Abu seguem a mesma linha de fabricação das MS no rolamento de aço , o que eu me referi é dizer em aço normal , aço inox , ou aço marinizado , isso não existe , variações na composição do aço inox , que o tornam melhor ou pior , sim é claro abraço Pepe Aliás compartilham algumas O&M para seus pedidos ! Abraços Luciano Lopes reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.