Cuca Pesca Postado Abril 24, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Abril 24, 2019 Turma, Sempre recebo perguntas dos meus amigos, clientes e grupos de pesca sobre o nível de água no Alto Rio Negro e sua influência na pesca do tucunaré. Como aqui no fórum muitos são experientes e já estudaram o assunto, gostaria de saber na opinião de todos vocês a seguinte questão: Tendo como referência os níveis de medição da CPRM, qual é a medição (valor) máxima ideal para a pesca de tucunaré na região de Barcelos? Quero tentar buscar uma medição que me responda quando o nível de água se mostra alto (cheio) porém ainda se pesca. Agradeço todas infos. Estou criando e estudando um parâmetro para tal assunto. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cuca Pesca Postado Maio 7, 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 7, 2019 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carrão Postado Maio 9, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Maio 9, 2019 Cuca, dá uma olhada no Histórico do nível do Rio Negro em Barcelos, é o primeiro fórum dos Assuntos Gerais sobre Pesca. Espero ter ajudado. Valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Maio 9, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Maio 9, 2019 Cuca blz pura?!?! O bom deste assunto é q ele não se esgota nunca...rsrs Temos um tópico bem interessante sobre este assunto q pode ser lido clicando no link abaixo. Trata-se de um estudo dos gráficos dos anos anteriores do Rio Negro na região de Barcelos. https://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/41614-histórico-do-nível-do-rio-negro-em-barcelos/?page=5 E aqui uma foto atual do gráfico com nível. E o q eu percebo nestes anos pescando por lá?!?! Que o nível ideal gira nos 3 metros...ficando perfeito, nos 2.5m / 2m...tb acho q abaixo disto, a água esteja muito baixa e quente, prejudicando demais a pescaria. Outra coisa q percebi nestes anos é que: - nunca o nível q você pega num ano, será igual no ano seguinte; - dois afluentes na mesma margem podem ter níveis completamente diferentes; - com nível alto, e água subindo, você pode SIM, pegar bons peixes; - com nível baixo, e água abaixando, você pode NÃO pegar bons peixes (claro q é muito difícil isto ocorrer, mas já pesquei em situações assim...mas este é o cenário ideal); - "cabeçada" de água descendo vai atrapalhar sua pescaria, não importa se está chovendo aonde você está ou não; - chuva atrapalha?!?! só se o nível estiver muito baixo e volume de chuva esfriar muito a água do rio; - calor atrapalha?!?! só se for demais, e o nível estiver muito baixo. Os peixes grandes somem nesta situação; - o guia me ligou dizendo q o nível está top....Cuidado, ele pode estar precisando de dinheiro e está mentindo pra você; - início de temporada é melhor?!?! Mentira, a melhor pescaria que fiz foi no final da temporada. De dezembro a março a pressão de pesca diminui exponencialmente. Só sei que já vi de tudo. Vi pescarias fantásticas ocorrendo com água em 6m (e secando forte) e todos do barco pegarem muitos, mas muitos peixes grandes. Fui pra lá com nível em 5m, água também secando, mas não tão forte, e pegamos bem menos. Já subi num afluente famoso e não peguei nada....e, na semana seguinte, subi outro afluente e todos do barco pegaram muito peixe grande. Então é isso...estar na amazônia pescando tucunarés é uma grande dádiva q temos, não importa o nível da água. Uma hora acertamos a mão, em várias outras erramos, mas, de uma hora pra outra, somos presenteados com uma cena fantástica e um peixe grande....mas o melhor mesmo que arrecadei pescando por lá nestes últimos 15 anos, além de cenas incríveis, foram as centenas de grandes amigos e histórias que nunca esquecerei. Marcos Ide, Cristiano Rochinha e FabianoTucunare reagiu a isso 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Maio 9, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Maio 9, 2019 Cuca, escrevi o texto acima no dia em que você postou o tópico...Não sei pq, me esqueci de clicar em RESPONDER...Imaginei q houvesse perdido tudo, mas não é que ao clicar dentro da caixa de texto para escrever tudo novamente, o texto não apareceu por completo?!?! Olha o dinheiro q gasto nesta plataforma atualizada fazendo-se valer....rsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cuca Pesca Postado Maio 10, 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 10, 2019 Em 09/05/2019 em 14:09, Carrão disse: Cuca, dá uma olhada no Histórico do nível do Rio Negro em Barcelos, é o primeiro fórum dos Assuntos Gerais sobre Pesca. Espero ter ajudado. Valeu! Grato mestre! Marcos Ide e Carrão reagiu a isso 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cuca Pesca Postado Maio 10, 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 10, 2019 20 horas atrás, Fabrício Biguá disse: Cuca blz pura?!?! O bom deste assunto é q ele não se esgota nunca...rsrs Temos um tópico bem interessante sobre este assunto q pode ser lido clicando no link abaixo. Trata-se de um estudo dos gráficos dos anos anteriores do Rio Negro na região de Barcelos. https://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/41614-histórico-do-nível-do-rio-negro-em-barcelos/?page=5 E aqui uma foto atual do gráfico com nível. E o q eu percebo nestes anos pescando por lá?!?! Que o nível ideal gira nos 3 metros...ficando perfeito, nos 2.5m / 2m...tb acho q abaixo disto, a água esteja muito baixa e quente, prejudicando demais a pescaria. Outra coisa q percebi nestes anos é que: - nunca o nível q você pega num ano, será igual no ano seguinte; - dois afluentes na mesma margem podem ter níveis completamente diferentes; - com nível alto, e água subindo, você pode SIM, pegar bons peixes; - com nível baixo, e água abaixando, você pode NÃO pegar bons peixes (claro q é muito difícil isto ocorrer, mas já pesquei em situações assim...mas este é o cenário ideal); - "cabeçada" de água descendo vai atrapalhar sua pescaria, não importa se está chovendo aonde você está ou não; - chuva atrapalha?!?! só se o nível estiver muito baixo e volume de chuva esfriar muito a água do rio; - calor atrapalha?!?! só se for demais, e o nível estiver muito baixo. Os peixes grandes somem nesta situação; - o guia me ligou dizendo q o nível está top....Cuidado, ele pode estar precisando de dinheiro e está mentindo pra você; - início de temporada é melhor?!?! Mentira, a melhor pescaria que fiz foi no final da temporada. De dezembro a março a pressão de pesca diminui exponencialmente. Só sei que já vi de tudo. Vi pescarias fantásticas ocorrendo com água em 6m (e secando forte) e todos do barco pegarem muitos, mas muitos peixes grandes. Fui pra lá com nível em 5m, água também secando, mas não tão forte, e pegamos bem menos. Já subi num afluente famoso e não peguei nada....e, na semana seguinte, subi outro afluente e todos do barco pegaram muito peixe grande. Então é isso...estar na amazônia pescando tucunarés é uma grande dádiva q temos, não importa o nível da água. Uma hora acertamos a mão, em várias outras erramos, mas, de uma hora pra outra, somos presenteados com uma cena fantástica e um peixe grande....mas o melhor mesmo que arrecadei pescando por lá nestes últimos 15 anos, além de cenas incríveis, foram as centenas de grandes amigos e histórias que nunca esquecerei. Fabricio, excelente parecer cheio de experiência e informação técnica! Vou coletando infos e posto em breve algo sobre... Grato e continuem postando Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.