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Motor de popa não puxa gasolina!!


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Boa tarde senhores,

tenho um motor SUZUKI 40hp, e em minha ultima pescaria (20-06), dei partida normal nele (pega muito fácil) e não naveguei 2km ele falhou e apagou, dando uma impressão de falta de combustível, após algumas tentativas de navegar e ele apagar abri o capo e verifiquei que, não subia combustível naquela manguinha que sai logo após a mangueira que vem do tanque, resultado que para navegar em alta velocidade, quando começava a dar sinal que ia baixar a rotação eu bombeava gasolina com a pera e assim foi, fui pescar em um local aprox 15minutos de onde larguei na volta, navegando em rotação média/baixa ele funcionou lisinho, mas é só arrochar o acelerador que morre (óbvio, queima mais combustível e não alimenta..), estou desconfiado na bomba de combustivel, quando sobrar um tempinho vou tirar e ver como ela está, e trocar por uma nova que já possuo. O que queria saber dos senhores é se, pode realmente ser só a bomba, se pode ser algo sério, se devo mandar pra assistência de qualquer forma.. Detalhe, nos ultimos  finais de semana também naveguei, mesmo lugar e distância e funcionou exepcionalmente, abasteço sempre no mesmo posto, gasolina comum e uso óleo nautico 2t na proporção de 50:1. 

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caro, itens a serem checados:

 

a) tira a mangueira e veja se nao esta obstruida ou com algo estranho nas laterais

b) refaça as conexoes (corte as pontas e refaca com abracadeiras novas preferencialmente ou enforca gato bem apertado)

c) verifique se a pera esta funcionando corretamente (tem uma bolinha na extremidade dela, se ela se soltar pode tampar a saida de gasolina qdo vc abre o motor)

d) verifique as conexoes da bomba de gasolina (reaperte os parafusos que a prendem), faca o mesmo com as mangueiras que vao para o carburador. faca uma inspecao minuciona com uma lanterna, um rachado invisivel pode aparecer e quando vc da motor ele expande e solta gasolina e entra ar...

e) verifique o filtro de gasolina se nao esta sujo (cuidado pra nao quebra-lo)

f) verifique se o pescador do tanque esta perfeito, se nao se soltou ou esta com a mangueira frouxa etc.... so tirar, fazer uma inspeção....

 

se nada disso funcionar (e eu tenho certeza q vai funcionar), ai vc pensa na bomba de gasolina, mas se nao souber troca-la (algumas sao plug n play, outras exigem desmontagem, etc) melhor nao mexer.

 

se ainda assim nada resolver, ai leva num mecanico... ande proximo a margem caso der problema fica facil remar, mas certeza q isso ai resolve.

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Tempos atrás passei exatamente pelo mesmo sintoma num Yamaha 25hp...se andasse acelerando tudo dava falta e depois,logo em seguida,acelerava novamente...o diagnóstico foi que o diafragma da bomba estava com um furo igual de uma agulha...se andasse bombando a pêra, funcionava normalmente...

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Mexi e remexi hoje, troquei todas as abraçadeiras das mangueiras, a única coisa que noite foi que a pêra esta bem ressecada, é a bolinha dentro esta solta... Ja na parte superior olhei a bomba de combustível (aparentemente normal) o filtro, é as maguinhas todas, única coisa de diferente que encontrei foi um parafuso solto, o qual prende uma espécie de tampa na frente do motor, segue a foto da peça... Após reapertar tudo, liguei o motor com o orelhÃo e, em alguns momentos funciobava legal, quando acelerado puxava gasolina, e logo parava de puxar... Esse parafuso que eu achei esta frouxo, devido a vibração do motor ele cai e sempre fica meio solta essa tampa!

P_20190624_184835_vHDR_Auto_1.jpg

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normalmente essa tampa é a tampa do reservatorio de ar que entra no carburador, nao precisa se preocupar com ela por eqto, o ideal é estar preso claro, evita de sujeiras entrar, agua, etc... mas nao eh algo absolutamente nefasto, pelo menos nos motores que ja estive junto.

 

troque a pera (compre uma original, qualquer marca serve, mas original, pq as clipper da vida nao duram nada e dao muita dor de cabeca e sujeira), certamente, com a pera nova vai parar esse problema.

 

se nao parar, ai parta para a bomba de gasolina (relaxa, a pera tem q trocar de qqr jeito, nao eh dinheiro perdido), atente-se para nao acelerar em demasia com o orelhao e nem por muito tempo, ele nao da refrigeracao correta pro motor e ainda pode estourar o giro

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