Ricardo Ernega Postado Junho 24, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Junho 24, 2019 Galera tomem cuidado com essas hélice paralela do mercado tive uma grande surpresa em colocar um tacômetro no meu motor esses fds ! Meu amigo tem um motor igual meu tohatsu 18 e estava com hélice original passo 9 aí comentei que estava usando uma 10 da marflex que o motor estava andando muito tanto leve quanto pesado ele pegou ela para testar no motor dele aí veio a surpresa ele me alegou que com a minha hélice em duas pessoas barco de 6 metros sem nada dentro motor tava dando rpm máximo de 6250 a 6300 aí fiquei encucado pois no meu motor nunca havia percebido que o giro estava tão alto assim! Com a original dele passo 9 no dia que ele testo no motor dele máximo rpm 5750 aí esse fds eu levei o tacômetro para o rio e o meu motor estava estrapolando o giro também na casa de 6250 com uns 250 kilos de carga total no meu barco de 6 metros. Quando eu coloquei mais um tripulante que no total uns 350 kilos facio de carga o giro caiu para 5800 pico máximo permitido pelo fábricante ! Velocidade boa a hélice tem, mais com giro muito alto . a passo 9 deu um km a menos mais com giro bem mais baixo no teste que meu amigo fez no barco dele eu deduzi que essa hélice seja um passo 8 pelo giro que deu no motor e vem timbrado passo 10 mais comparando uma com a outra e diferente ! Vou mandar as velocidades que consegui com essa 10. Barco fluvimar 6 metros 2 pessoas mais tralha subindo 38 decendo 42 Rpm 6300 maximo 3 ppessoas mais tralha subindo 31 decendo 35 Rpm máximo 5800 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Junho 24, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Junho 24, 2019 Complicado Ricardo elas não tem padrão. Mas mais complicado ainda é achar hélice original. Eu tenho um Tohatsu 18 também só pra comparar ele na chatinha 5m com 2 caras pesados elétrico bateria e tralhas ele anda a 37km/h a 5.250 rpm na represa com hélice original 9. O Máximo que consegui foi 47km\h porém descendo rio sem nada no barco num dia que o rio tava correndo muito o giro chegou a 5850. Eu tenho duas reservas uma 9 e outra 10 ambas Sorabo porém nunca testei. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Junho 24, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Junho 24, 2019 Outra coisa também é saber se esses tacometros chineses marcam corretamente, meu Yamaha 30 quando experimentei uma hélice 12 e o motor passava de 5500 ele começa a cortar giro, parece que falha, o 18 meu a 5850 parecia que estava explodindo imagina a 6300 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Junho 24, 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 24, 2019 Pois é guto com essa hélice 10 o máximo que consegui foi 46 km/h decendo rio com barco de 6 metros sem nada dentro. Esses tempos vi um vídeo de um tacômetro que o cara instalou em uma moto ele comparava com o tacômetro do painel marcava sertinho ! Agora oque me deicha mais encucado é o barulho pois o motor a 6300 rpm não parece tá tão alto o giro pelo ouvidometro kkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Junho 24, 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 24, 2019 Me lembro quando comprei o motor veio com hélice passo 9 original dele mais o antigo dono relatou estar vibrando por ter batido em uma pedra aí nem testei ela peguei essa da marflex passo 10 que meu amigo tinha de reserva ele me deu , aí comprei uma passo 9 da sorabo o motor fico froxo ele parecia só urrar e não andar aí logo tirei e voltei essa 10 mais não medi velocidade nem o giro com a da sorabo um grande erro meu ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Taylor Oliveira Postado Junho 25, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Junho 25, 2019 Sei não amigo,mas esse tacômetro seu deve estar com a configuração errada.... não creio que um motor daria esse rpm sem que começasse a falhar... também não acredito que a hélice original daria 5750 rpm.... provavelmente o tacômetro está com defeito,ou está com a configuração errada.... depois dá uma conferida,pois hélice ruim o motor teria que estar patinando muito... já atingi 5700 rpm no Mercury 30 hp, sozinho hélice passo 12 sorabo...o barulho do motor é muito alto..incomoda demais... imagine a 6300 rpm.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Junho 25, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Junho 25, 2019 Uso aquele tacometro mais comum que vende no ML, se nao me engano ele fica na regulagem 1 tanto no 18 como no 30, no 18 RPM em lenta fica em torno de 800 desengatado e 650 engatado, no 30 deixo em 1200 desengatado e 900 engatado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Junho 25, 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 25, 2019 13 horas atrás, Taylor Oliveira disse: Sei não amigo,mas esse tacômetro seu deve estar com a configuração errada.... não creio que um motor daria esse rpm sem que começasse a falhar... também não acredito que a hélice original daria 5750 rpm.... provavelmente o tacômetro está com defeito,ou está com a configuração errada.... depois dá uma conferida,pois hélice ruim o motor teria que estar patinando muito... já atingi 5700 rpm no Mercury 30 hp, sozinho hélice passo 12 sorabo...o barulho do motor é muito alto..incomoda demais... imagine a 6300 rpm.... Cara o tacômetro está marcando certo sim pois o meu amigo que pegou a minha hélice no motor dele com a passo 9 rpm máximo em 2 pessoas sem tralha foi 5700 aí no mesmo dia já colocou a minha foi para 6300 essa hélice minha 10 tem uma arranca bem forte e sobe o giro bem mais rápido que 9 original dele ele me comentou o problema e o hélice mesmo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Junho 25, 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 25, 2019 13 horas atrás, Guto Pinto disse: Uso aquele tacometro mais comum que vende no ML, se nao me engano ele fica na regulagem 1 tanto no 18 como no 30, no 18 RPM em lenta fica em torno de 800 desengatado e 650 engatado, no 30 deixo em 1200 desengatado e 900 engatado Eu regulei em 950 na lenta desenganado o manual fala de 850 a 950 só que quando da partida frio ele fica em 1300 e vai baixando tem vez que chega a 750 bem baixo mais não morre não mesmo se engatar ele ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Junho 26, 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 26, 2019 Em 24/06/2019 em 22:52, Guto Pinto disse: Uso aquele tacometro mais comum que vende no ML, se nao me engano ele fica na regulagem 1 tanto no 18 como no 30, no 18 RPM em lenta fica em torno de 800 desengatado e 650 engatado, no 30 deixo em 1200 desengatado e 900 engatado Guto meu motor está 3.5 cm abaixo do casco a placa anti cavitação estou querendo deichar rente será que se eu erguer vai subir mais o giro também ? Me recordo que vc comentou em um tópico antigo que havia colocado um calço no barco para o Sea pro ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Junho 26, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Junho 26, 2019 40 minutos atrás, Ricardo Ernega disse: Guto meu motor está 3.5 cm abaixo do casco a placa anti cavitação estou querendo deichar rente será que se eu erguer vai subir mais o giro também ? Me recordo que vc comentou em um tópico antigo que havia colocado um calço no barco para o Sea pro ! Tem que testar, no Seapro ganhei uns 150rpm. Mas só testando, mas se vc tira o motor toda hora é saco ficar colocando aquilo, no meu 30 na chata tá 4cm abaixo nem coloquei nada ainda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Junho 26, 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 26, 2019 20 minutos atrás, Guto Pinto disse: Tem que testar, no Seapro ganhei uns 150rpm. Mas só testando, mas se vc tira o motor toda hora é saco ficar colocando aquilo, no meu 30 na chata tá 4cm abaixo nem coloquei nada ainda. Em termos de desempenho aumento a velocidade ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Junho 26, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Junho 26, 2019 57 minutos atrás, Ricardo Ernega disse: Em termos de desempenho aumento a velocidade ? Aumenta sim mas coisa pouca e o motor fica mais leve no manche, eu lembro no meu Seapro a mudança da hélice 13 pra 12 junto com o toquinho em uso normal com 2 a 3 com carga subiu uns 4km\h de final, já sozinho e vazio caiu 1 a 2kmh por causa da hélice mesmo . Eu vou ver se coloco na chata e vejo certinho quando mudou, é que nesses motores pequenos a diferença é pouca, já nos acima de 60 já vai mudando Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Junho 30, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Junho 30, 2019 Em 26/06/2019 em 08:17, Ricardo Ernega disse: Guto meu motor está 3.5 cm abaixo do casco a placa anti cavitação estou querendo deichar rente será que se eu erguer vai subir mais o giro também ? Me recordo que vc comentou em um tópico antigo que havia colocado um calço no barco para o Sea pro ! Ricardo ontem fiz o teste, meu motor tava 4cm abaixo, coloquei uma EVA e subi 2.5cm. Resultado motor subiu 100 a 150 rpm em 2 Pessoas pesadas e tralha e velocidade em torno de 1.5km/h a mais de média, como meu barco é fundo chato não dá pra deixar na mesma linha senão ventila, os fundos e V ou v raso já se consegue. Tava girando em torno de 5.400 RPM e 47 a 48km/h com pico de 49km/h, represa e uns 300kg de carga sem contar o motor. Hélice original passo 13, Yamaha 30 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Julho 3, 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 3, 2019 Em 30/06/2019 em 10:30, Guto Pinto disse: Ricardo ontem fiz o teste, meu motor tava 4cm abaixo, coloquei uma EVA e subi 2.5cm. Resultado motor subiu 100 a 150 rpm em 2 Pessoas pesadas e tralha e velocidade em torno de 1.5km/h a mais de média, como meu barco é fundo chato não dá pra deixar na mesma linha senão ventila, os fundos e V ou v raso já se consegue. Tava girando em torno de 5.400 RPM e 47 a 48km/h com pico de 49km/h, represa e uns 300kg de carga sem contar o motor. Hélice original passo 13, Yamaha 30 Top de mais o meu vou pegar um fds vou para o rio fazer alguns testes vou levar algumas hélices e erguer um pouco para ver qual será o melhor ajuste depois posto por aqui ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.