FabianoRenner Postado Outubro 21, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 21, 2019 Ola meus caros, qual seria o desempenho aceitável do mercury 30 HP em meu barco. Barco paranã sport bass 5mts Motor Mercury 30HP 4 Pessoas ( 2 acima dos 90k e 2 na faixa de 60k) bateria 115 amperes Motor Eletrico 54Lbs Caixa termica 37lts com bebidas Eu fiz um teste e deu em torno de 38KM/H e 4600 RPM. 3º tanque é isso mesmo ou acham que posso tirar mais do conjunto? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Outubro 21, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 21, 2019 Sim aceitável pelo barco ser curto e estar com muito peso, se reduzir o passo do hélice original que é 13 pelo passo 9.9 x 12 vc conseguirá subir de 200 a 300 o RPM e subir de 2 a 3km/h na velocidade final em média Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
FabianoRenner Postado Outubro 21, 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 21, 2019 14 minutos atrás, Guto Pinto disse: Sim aceitável pelo barco ser curto e estar com muito peso, se reduzir o passo do hélice original que é 13 pelo passo 9.9 x 12 vc conseguirá subir de 200 a 300 o RPM e subir de 2 a 3km/h na velocidade final em média Obrigado Guto, como isso é novo para mim fico na dúvida até que ponto o conjunto pode ir, Já percebi que quanto mais peso na popa e banco a frente o barco rende menos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alessandro Sanches Postado Outubro 21, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 21, 2019 Estou com um motor Mercury 30 HP também (estou no 2º tanque) Meu casco é um Brazuka 500 da MetalForte, todo plataformado, piso elevado, viveiro central grande, enfim, é um barco pesadão. Fiz o teste no domingo 13/10, com hélice original 9.9 x 13. Estava sozinho, porem tinha uma bateria de 120 amperes para o motor elétrico, uma bateria de 75 amperes para a partida elétrica do motor de popa, tralha de pesca (muita coisa rsrs) e caixa térmica. A represa estava um espelho!! Nestas condições (hélice x peso do conjunto x condições climáticas) o motor deu 4.860 rpm e bateu 42 km/h. Na segunda-feira passada comprei um hélice da Sorabo 9 7/8 x 12 (indicação do amigo Taylor aqui do FTB) e no sábado 19/10 fui pra água novamente. A tralha/conjunto de pesca era a mesma, porem a represa esta com um pouco de vento e de marolas (não estava lisa como no teste anterior). Nestas condições, o motor deu 5.300 rpm em 90% do tempo (em um momento ou outro deu um 5.360 ou 5.260, mas a maior parte ficou nos 5.300 rpm) e a velocidade foi para 44,5 km. Acho que pro meu conjunto (barco pesado) ta excelente, mais que isso, só trocando o motor mesmo. Abçs!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
FabianoRenner Postado Outubro 21, 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 21, 2019 6 minutos atrás, Alessandro Sanches disse: Estou com um motor Mercury 30 HP também (estou no 2º tanque) Meu casco é um Brazuka 500 da MetalForte, todo plataformado, piso elevado, viveiro central grande, enfim, é um barco pesadão. Fiz o teste no domingo 13/10, com hélice original 9.9 x 13. Estava sozinho, porem tinha uma bateria de 120 amperes para o motor elétrico, uma bateria de 75 amperes para a partida elétrica do motor de popa, tralha de pesca (muita coisa rsrs) e caixa térmica. A represa estava um espelho!! Nestas condições (hélice x peso do conjunto x condições climáticas) o motor deu 4.860 rpm e bateu 42 km/h. Na segunda-feira passada comprei um hélice da Sorabo 9 7/8 x 12 (indicação do amigo Taylor aqui do FTB) e no sábado 19/10 fui pra água novamente. A tralha/conjunto de pesca era a mesma, porem a represa esta com um pouco de vento e de marolas (não estava lisa como no teste anterior). Nestas condições, o motor deu 5.300 rpm em 90% do tempo (em um momento ou outro deu um 5.360 ou 5.260, mas a maior parte ficou nos 5.300 rpm) e a velocidade foi para 44,5 km. Acho que pro meu conjunto (barco pesado) ta excelente, mais que isso, só trocando o motor mesmo. Abçs!! Então pelo que vejo, meu conjunto esta dentro da perfomance ideal. Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Outubro 21, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 21, 2019 Eu tive um Seapro 30hp por 10 anos e fiz tudo que é teste possível e usei em um monte de barco. 3 coisas que se faz pra melhorar um pouco o rendimento nessa potência, é ajuste do trim conforme o peso que vc ande, regulagem da altura do motor frente a placa antiventilação e selecionar o passo ideal do hélice, feito tudo isso se consegue o desempenho máximo( difícil ultrapassar 10 a 15 % do desempenho inicial), mais que isso só partindo pra um motor maior. Velocidade em náutica tem inumeras váriaveis, então não fiquem fuçando em motor não é porque o motor do fulano atinge X de velocidade que o seu vai atingir, já atingi mais de 54km/h num 30 e no mesmo motor já usei em condição que não passava de 38km/h. Tudo depende do peso carregado, tipo e estilo de barco, corrente vento e altitude. Normalmente o Mercury 25 sp/ 30 ele pede uma hélice passo 12 quando se anda com um pouco mais de peso, pelos testes que fiz acima de 250kg no barco ela já é vantajosa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alessandro Sanches Postado Outubro 23, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 23, 2019 Em 21/10/2019 em 15:59, Guto Pinto disse: Eu tive um Seapro 30hp por 10 anos e fiz tudo que é teste possível e usei em um monte de barco. 3 coisas que se faz pra melhorar um pouco o rendimento nessa potência, é ajuste do trim conforme o peso que vc ande, regulagem da altura do motor frente a placa antiventilação e selecionar o passo ideal do hélice, feito tudo isso se consegue o desempenho máximo( difícil ultrapassar 10 a 15 % do desempenho inicial), mais que isso só partindo pra um motor maior. Velocidade em náutica tem inumeras váriaveis, então não fiquem fuçando em motor não é porque o motor do fulano atinge X de velocidade que o seu vai atingir, já atingi mais de 54km/h num 30 e no mesmo motor já usei em condição que não passava de 38km/h. Tudo depende do peso carregado, tipo e estilo de barco, corrente vento e altitude. Normalmente o Mercury 25 sp/ 30 ele pede uma hélice passo 12 quando se anda com um pouco mais de peso, pelos testes que fiz acima de 250kg no barco ela já é vantajosa. Bom dia Guto!! Concordo com você, e, no meu caso, foi o que disse, se quiser mais velocidade, só partindo para um Mercury 50 HP. Porem, também no meu caso, meu objetivo era fazer o motor trabalhar num giro mais próximo do ideal possível, como havia dito, com o hélice passo 13, tava dando 4.800 giros e com o hélice passo 12 ficou em 5.300 giros. Pelo que sei, conversei e pesquisei, de forma geral os motores 30 HP, num casco com dimensões parecidas com o meu, dão uma velocidade media de 42 a 49 km/h (se olhar o próprio tópico aqui do fórum "Qual a velocidade de seu barco" veremos isso), outras velocidades na casa dos 50 km/h acho que são exceções. Velocidades acima dos 50 Km/h, num conjunto como o meu, só de motor 40 ou 50 hp pra cima. Mas penso que todos devem buscar o melhor desempenho/ajuste de seu conjunto, para o que motor trabalhe "redondo". Abçs!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Outubro 23, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 23, 2019 Exato, lembrando que o Brazuka comum é um barco bem pesado e reforçado, já usei muito o Pitbull da uberfort que é um irmão gemêo, são barcos todos com chapas grossas, muitas, cavernas e plataformas em aluminio xadrez espesso, uns tanques de guerra, então por isso o dsempenho não é o forte dele. Já usei também os Brazukas mais largos uqnado pesquei na Serra da Mesa e Lago do Peixe não sei se era Super ou New o modelo tanto 5, 5,5 e 6m , barcao hein mais só o 40 toca eles Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.