Ir para conteúdo

Bateria para Eletrico


Posts Recomendados

1 hora atrás, Natan Jr disse:

Aconselho você comprar uma bateria estacionária,,,vai pagar um pouco mais caro mais vá durar muito muito tempo....qual modelo e marca do seu motor elétrico..se for um motor 54lbs abaixo uma freedom ou moura clean de 115amp vai dura tranquilo...

Eu tenho 4 baterias 100ah ( 1 Moura,  2 Freedon e  1 Strokepower). A ideia seria ter 2 de 250ah em vez de 4 de 100.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Fabrício Biguá disse:

Tb concordo com o Natan...

Recomendo Moura Boat de 105amp...Uso desde de sempre. Já tive bateria q durou 5 anos.

O segredo é não deixar descarregar demais. Mantenha sempre de meia carga pra cima e será feliz. 😉

Essa Moura boat é muito melhor que as freedons? eu tenho uma moura estacionaria e não vi muita vantagem. Como citei para o Natan eu queria diminuir a quantidade de baterias. Tenho 4 fora a bateria de partida do motor. Agora uma coisa difícil e não zerar as baterias, por isso ter uma bateria de 250ah seria mais fácil não zerar ela em 1 dia de pesca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei que motor elétrico utiliza, eu faço muito uso e já tive muitas baterias de marcas diferentes, todas estacionárias. As que mais gosto são as Moura Clean Nano e a Freedon "Moura Boat deve ser melhor ainda"...

 

Por muitos anos pesquei em um local por aqui que nem motor de popa levava só elétrico. Ao longo do tempo e fazendo várias mudanças de marcas e tamanhos, chegamos a conclusão que é melhor ter duas estacionárias de 70A que uma de 105A. Melhor para transportar devido ao menor peso (tô ficando velho kkk), quando se utiliza uma de 105A difícil saber o quanto tem de carga depois de quase um dia de pesca e utilizando duas de 70A às vezes uma só faz a pescaria inteira e olha que utilizamos muito...

Para ter uma ideia de distância, quando utilizava as de 105A, com duas destas percorríamos em torno de 20Km por dia, depois passamos para 3 de 70A e uma delas praticamente ficava sem uso ou utilizávamos bem pouco ficando a garantia de que não iríamos ficar na mão.

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devemos sempre considerar os fatores que envolvem nosso tipo de pescaria:

- Peso a ser transportado.

- Tem energia elétrica e carregador disponível.

- Quanto uso da bateria por dia.

 

Temos sempre q levar isso em consideração. 

Se você vai pescar por 3 dias e não tem como recarregar a bateria, você, obrigatoriamente, terá q levar baterias maiores e eficientes. 

Caso você possa recarregar as baterias todos os dias a noite, você não precisará carregar tanto peso.

 

Darei o meu exemplo.
Eu pesco de Bassboat, q só tem excelente performance com pouco peso. Se eu levo muitas baterias (ou baterias muito pesadas) dentro do barco, isso vai diminuir a performance, aumentar o gasto de combustível e por aí vai.
Eu tenho alternador onboard (Minnkota Mk-2)...ou seja, mesmo q ele mande apenas 5amp/h, 10amp/h para as baterias do elétrico durante os deslocamentos, só isso já ajuda a não deixar as baterias do elétrico (2 Moura Boat de 105amp cada) se esgotarem demais. Para a bateria do motor de popa e acessórios, o motor de popa (alternador do popa) é que carrega...mas aí a bateria é automotiva normal (1 Freedom de 100amp), sendo q o alternador do popa manda 60amp/h pra ela.

Chego a noite no rancho e carrego tudo num carregador onboard da ProMariner. Depois de 3h, 4h, tudo está pronto para o dia seguinte.

 

Resumindo, encontrei a forma ideal de usar meu elétrico para o meu tipo de pescaria.

 

Tente levar o mínimo de peso, sem comprometer o tempo de uso do elétrico e da sua pescaria. 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Marcelo Terra disse:

Não sei que motor elétrico utiliza, eu faço muito uso e já tive muitas baterias de marcas diferente todas estacionárias. As que mais gosto são as Moura Clean Nano e a Freedon "Moura Boat deve ser melhor ainda"...

 

Por muitos anos pesquei em um local por aqui, que nem motor de popa levava, só elétrico. Ao longo do tempo e fazendo várias mudanças de marcas e tamanhos, chegamos a conclusão que é melhor ter duas estacionárias de 70A que uma de 105A. Melhor para transportar devido ao menor peso (tô ficando velho kkk), quando se utiliza uma de 105A difícil saber o quanto tem de carga depois de quase um dia de pesca e utilizando duas de 70A às vezes uma só faz a pescaria inteira e olha que utilizamos muito...

Para ter uma ideia de distância, quando utilizava as de 105A, com duas destas percorríamos em torno de 20Km por dia, depois passamos para 3 de 70A e uma delas praticamente ficava sem uso ou utilizávamos bem pouco ficando a garantia de que não iríamos ficar na mão.

 

:amigo:

Boas observações, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Fabrício Biguá disse:

Devemos sempre considerar os fatores que envolvem nosso tipo de pescaria:

- Peso a ser transportado.

- Tem energia elétrica e carregador disponível.

- Quanto uso da bateria por dia.

 

Temos sempre q levar isso em consideração. 

Se você vai pescar por 3 dias e não tem como recarregar a bateria, você, obrigatoriamente, terá q levar baterias maiores e eficientes. 

Caso você possa recarregar as baterias todos os dias a noite, você não precisará carregar tanto peso.

 

Darei o meu exemplo.
Eu pesco de Bassboat, q só tem excelente performance com pouco peso. Se eu levo muitas baterias (ou baterias muito pesadas) dentro do barco, isso vai diminuir a performance, aumentar o gasto de combustível e por aí vai.
Eu tenho alternador onboard (Minnkota Mk-2)...ou seja, mesmo q ele mande apenas 5amp/h, 10amp/h para as baterias do elétrico durante os deslocamentos, só isso já ajuda a não deixar as baterias do elétrico (2 Moura Boat de 105amp cada) se esgotarem demais. Para a bateria do motor de popa e acessórios, o motor de popa (alternador do popa) é que carrega...mas aí a bateria é automotiva normal (1 Freedom de 100amp), sendo q o alternador do popa manda 60amp/h pra ela.

Chego a noite no rancho e carrego tudo num carregador onboard da ProMariner. Depois de 3h, 4h, tudo está pronto para o dia seguinte.

 

Resumindo, encontrei a forma ideal de usar meu elétrico para o meu tipo de pescaria.

 

Tente levar o mínimo de peso, sem comprometer o tempo de uso do elétrico e da sua pescaria. 😉

Obrigado Fabrício, um dia chego nesse nível. acho que hoje sou vocês a 10 anos atrás com o bigua preto.

Meu barco já chegou no limite, com motor 30 e já estamos de olho em outro com motor 60 4T, aprendi muito com meu projeto atual e com essas dicas vou melhorar o próximo. Aja $$$$$!

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Devemos sempre considerar os fatores que envolvem nosso tipo de pescaria:

- Peso a ser transportado.

- Tem energia elétrica e carregador disponível.

- Quanto uso da bateria por dia.

 

Temos sempre q levar isso em consideração. 

Se você vai pescar por 3 dias e não tem como recarregar a bateria, você, obrigatoriamente, terá q levar baterias maiores e eficientes. 

Caso você possa recarregar as baterias todos os dias a noite, você não precisará carregar tanto peso.

 

Darei o meu exemplo.
Eu pesco de Bassboat, q só tem excelente performance com pouco peso. Se eu levo muitas baterias (ou baterias muito pesadas) dentro do barco, isso vai diminuir a performance, aumentar o gasto de combustível e por aí vai.
Eu tenho alternador onboard (Minnkota Mk-2)...ou seja, mesmo q ele mande apenas 5amp/h, 10amp/h para as baterias do elétrico durante os deslocamentos, só isso já ajuda a não deixar as baterias do elétrico (2 Moura Boat de 105amp cada) se esgotarem demais. Para a bateria do motor de popa e acessórios, o motor de popa (alternador do popa) é que carrega...mas aí a bateria é automotiva normal (1 Freedom de 100amp), sendo q o alternador do popa manda 60amp/h pra ela.

Chego a noite no rancho e carrego tudo num carregador onboard da ProMariner. Depois de 3h, 4h, tudo está pronto para o dia seguinte.

 

Resumindo, encontrei a forma ideal de usar meu elétrico para o meu tipo de pescaria.

 

Tente levar o mínimo de peso, sem comprometer o tempo de uso do elétrico e da sua pescaria. 😉

Aí é outro nivel... rsrs danca::::bassboat::

 

Esqueci de comentar no meu texto, que fazemos uso de Minn Kota 34lbs, Phanton 44lbd e barco simples de 6m. :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/08/2021 em 12:23, FabianoRenner disse:

Obrigado Fabrício, um dia chego nesse nível. acho que hoje sou vocês a 10 anos atrás com o bigua preto.

Meu barco já chegou no limite, com motor 30 e já estamos de olho em outro com motor 60 4T, aprendi muito com meu projeto atual e com essas dicas vou melhorar o próximo. Aja $$$$$!

 

 

Q isso.....estamos para ajudar sempre.

E conjuntinho leve, com 60hp, 4T, puts é o conjunto perfeito (custo x benefício), viu!!!. Vc consegue chegar rápido em qualquer lugar, com performance legal, e muito conforto. Pode acreditar.

 

E temos tópicos aqui no fórum q falam a diferença entre baterias automotivas e estacionárias, q falam sobre isolador de bateria, q falam de alternadores e carregadores on-board, q falam de ligações corretas e por aí vai...Tudo isso ajudará em muito na montagem mais eficiente do sistema. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/08/2021 em 17:17, Marcelo Terra disse:

Aí é outro nivel... rsrs danca::::bassboat::

 

Esqueci de comentar no meu texto, que fazemos uso de Minn Kota 34lbs, Phanton 44lbd e barco simples de 6m. :good:

E vou te dizer outra coisa...Muitos não acreditam, mas um casco de alumínio (rebitado, então)...gera um arrasto muito grande na água. Sim, tive alguns cascos de alumínio q consumiam muito mais bateria do elétrico q um bassboat grande (claro q me refiro a bateria do elétrico, e usando o mesmo sistema - elétrico/baterias).

Sim, usei um Terrova 12V, 55lbs numa Megabass....mesmo elétrico q usei num Tucunabass 5.4 da Pantanáutica. Por incrível q pareça, até o tipo de pintura do casco influencia no arrasto na água.

 

Mas descubra quanto vc gasta de bateria no dia, tente recarregar tudo sem deixar a bateria (se automotiva) não perder mais de 70% da carga total, e seja feliz...joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

E vou te dizer outra coisa...Muitos não acreditam, mas um casco de alumínio (rebitado, então)...gera um arrasto muito grande na água. Sim, tive alguns cascos de alumínio q consumiam muito mais bateria do elétrico q um bassboat grande (claro q me refiro a bateria do elétrico, e usando o mesmo sistema - elétrico/baterias).

Sim, usei um Terrova 12V, 55lbs numa Megabass....mesmo elétrico q usei num Tucunabass 5.4 da Pantanáutica. Por incrível q pareça, até o tipo de pintura do casco influencia no arrasto na água.

 

Mas descubra quanto vc gasta de bateria no dia, tente recarregar tudo sem deixar a bateria (se automotiva) não perder mais de 70% da carga total, e seja feliz...joia:::

Com certeza, um casco liso sem qualquer tipo de arrasto garante economia e não é só no elétrico... eu tinha um Johnson 15hp que gastava mais que a Bass Trick 480 de um amigo com Mercury 125hp Optimax kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cara, tem tanta coisa em jogo nesse assunto. vou dar minha opinião que não é uma verdade absoluta, posso estar errado, mas é baseado em minha experiência.

Primeiro- bateria depende muito do cuidado do dono, usou, carregue! é uma cx de armazenamento de carga, foi feita p isso, esse negócio de pescar fds e guardar a tralha e só carregar a bateria na próxima pescaria, detona qualquer uma, independente de marca ou tipo.

 

Segundo- Tenho dado preferência p/ bateria comum automotiva. Quando era sócio de pousada no lago do peixe, as baterias estacionárias não duravam 12 meses! o Motivo? não suportavam a temperatura de trabalho, expostas ao sol. Depois que percebi isso, fiz algumas pesquisas e me atentei que baterias estacionárias foram idealizadas para ambientes de Datacenter e/ou suporte a nobreaks, com limite de temperatura em 25º graus, sua aplicação é mais restrita do que as baterias comuns automotivas.

 

Só uso, e já deve ter uns 10 ou 12 anos bateria comum automotiva na minha embarcação, usou, carregou! duram em média 5 anos, tanto em bass boat, quanto em barco de alumínio, além do preço mais acessível.

 

Agora, se tem bala na agulha, compre a linha Boat, existem algumas no mercado, com preço bem mais salgado, conheço colegas que usam e ainda não tiveram problema.

Não vou comentar sobre instalações e demais componentes envolvidos, me abstenho a opinar somente quanto as baterias.

 

deixo compartilhado o site da Moura, com relação a aplicação das baterias estacionárias:

Sobre Baterias Estacionárias
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...