FabianoRenner Postado Agosto 17, 2021 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 17, 2021 Ola meus caros, minhas baterias já não rendem o dia todo e vou trocar. Tenho visto umas baterias de 250ah por ai(Stroke power, Extreme power) com valor bem em conta, alguém já usa alguma delas para tocar o elétrico? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Natan Jr Postado Agosto 17, 2021 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 17, 2021 Aconselho você comprar uma bateria estacionária,,,vai pagar um pouco mais caro mais vá durar muito muito tempo....qual modelo e marca do seu motor elétrico..se for um motor 54lbs abaixo uma freedom ou moura clean de 115amp vai dura tranquilo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Agosto 17, 2021 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 17, 2021 Tb concordo com o Natan... Recomendo Moura Boat de 105amp...Uso desde de sempre. Já tive bateria q durou 5 anos. O segredo é não deixar descarregar demais. Mantenha sempre de meia carga pra cima e será feliz. 😉 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
FabianoRenner Postado Agosto 17, 2021 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 17, 2021 1 hora atrás, Natan Jr disse: Aconselho você comprar uma bateria estacionária,,,vai pagar um pouco mais caro mais vá durar muito muito tempo....qual modelo e marca do seu motor elétrico..se for um motor 54lbs abaixo uma freedom ou moura clean de 115amp vai dura tranquilo... Eu tenho 4 baterias 100ah ( 1 Moura, 2 Freedon e 1 Strokepower). A ideia seria ter 2 de 250ah em vez de 4 de 100. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
FabianoRenner Postado Agosto 17, 2021 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 17, 2021 41 minutos atrás, Fabrício Biguá disse: Tb concordo com o Natan... Recomendo Moura Boat de 105amp...Uso desde de sempre. Já tive bateria q durou 5 anos. O segredo é não deixar descarregar demais. Mantenha sempre de meia carga pra cima e será feliz. 😉 Essa Moura boat é muito melhor que as freedons? eu tenho uma moura estacionaria e não vi muita vantagem. Como citei para o Natan eu queria diminuir a quantidade de baterias. Tenho 4 fora a bateria de partida do motor. Agora uma coisa difícil e não zerar as baterias, por isso ter uma bateria de 250ah seria mais fácil não zerar ela em 1 dia de pesca. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Terra Postado Agosto 18, 2021 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 18, 2021 Não sei que motor elétrico utiliza, eu faço muito uso e já tive muitas baterias de marcas diferentes, todas estacionárias. As que mais gosto são as Moura Clean Nano e a Freedon "Moura Boat deve ser melhor ainda"... Por muitos anos pesquei em um local por aqui que nem motor de popa levava só elétrico. Ao longo do tempo e fazendo várias mudanças de marcas e tamanhos, chegamos a conclusão que é melhor ter duas estacionárias de 70A que uma de 105A. Melhor para transportar devido ao menor peso (tô ficando velho kkk), quando se utiliza uma de 105A difícil saber o quanto tem de carga depois de quase um dia de pesca e utilizando duas de 70A às vezes uma só faz a pescaria inteira e olha que utilizamos muito... Para ter uma ideia de distância, quando utilizava as de 105A, com duas destas percorríamos em torno de 20Km por dia, depois passamos para 3 de 70A e uma delas praticamente ficava sem uso ou utilizávamos bem pouco ficando a garantia de que não iríamos ficar na mão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Agosto 18, 2021 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 18, 2021 Devemos sempre considerar os fatores que envolvem nosso tipo de pescaria: - Peso a ser transportado. - Tem energia elétrica e carregador disponível. - Quanto uso da bateria por dia. Temos sempre q levar isso em consideração. Se você vai pescar por 3 dias e não tem como recarregar a bateria, você, obrigatoriamente, terá q levar baterias maiores e eficientes. Caso você possa recarregar as baterias todos os dias a noite, você não precisará carregar tanto peso. Darei o meu exemplo. Eu pesco de Bassboat, q só tem excelente performance com pouco peso. Se eu levo muitas baterias (ou baterias muito pesadas) dentro do barco, isso vai diminuir a performance, aumentar o gasto de combustível e por aí vai. Eu tenho alternador onboard (Minnkota Mk-2)...ou seja, mesmo q ele mande apenas 5amp/h, 10amp/h para as baterias do elétrico durante os deslocamentos, só isso já ajuda a não deixar as baterias do elétrico (2 Moura Boat de 105amp cada) se esgotarem demais. Para a bateria do motor de popa e acessórios, o motor de popa (alternador do popa) é que carrega...mas aí a bateria é automotiva normal (1 Freedom de 100amp), sendo q o alternador do popa manda 60amp/h pra ela. Chego a noite no rancho e carrego tudo num carregador onboard da ProMariner. Depois de 3h, 4h, tudo está pronto para o dia seguinte. Resumindo, encontrei a forma ideal de usar meu elétrico para o meu tipo de pescaria. Tente levar o mínimo de peso, sem comprometer o tempo de uso do elétrico e da sua pescaria. 😉 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
FabianoRenner Postado Agosto 18, 2021 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 18, 2021 4 horas atrás, Marcelo Terra disse: Não sei que motor elétrico utiliza, eu faço muito uso e já tive muitas baterias de marcas diferente todas estacionárias. As que mais gosto são as Moura Clean Nano e a Freedon "Moura Boat deve ser melhor ainda"... Por muitos anos pesquei em um local por aqui, que nem motor de popa levava, só elétrico. Ao longo do tempo e fazendo várias mudanças de marcas e tamanhos, chegamos a conclusão que é melhor ter duas estacionárias de 70A que uma de 105A. Melhor para transportar devido ao menor peso (tô ficando velho kkk), quando se utiliza uma de 105A difícil saber o quanto tem de carga depois de quase um dia de pesca e utilizando duas de 70A às vezes uma só faz a pescaria inteira e olha que utilizamos muito... Para ter uma ideia de distância, quando utilizava as de 105A, com duas destas percorríamos em torno de 20Km por dia, depois passamos para 3 de 70A e uma delas praticamente ficava sem uso ou utilizávamos bem pouco ficando a garantia de que não iríamos ficar na mão. Boas observações, obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
FabianoRenner Postado Agosto 18, 2021 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 18, 2021 34 minutos atrás, Fabrício Biguá disse: Devemos sempre considerar os fatores que envolvem nosso tipo de pescaria: - Peso a ser transportado. - Tem energia elétrica e carregador disponível. - Quanto uso da bateria por dia. Temos sempre q levar isso em consideração. Se você vai pescar por 3 dias e não tem como recarregar a bateria, você, obrigatoriamente, terá q levar baterias maiores e eficientes. Caso você possa recarregar as baterias todos os dias a noite, você não precisará carregar tanto peso. Darei o meu exemplo. Eu pesco de Bassboat, q só tem excelente performance com pouco peso. Se eu levo muitas baterias (ou baterias muito pesadas) dentro do barco, isso vai diminuir a performance, aumentar o gasto de combustível e por aí vai. Eu tenho alternador onboard (Minnkota Mk-2)...ou seja, mesmo q ele mande apenas 5amp/h, 10amp/h para as baterias do elétrico durante os deslocamentos, só isso já ajuda a não deixar as baterias do elétrico (2 Moura Boat de 105amp cada) se esgotarem demais. Para a bateria do motor de popa e acessórios, o motor de popa (alternador do popa) é que carrega...mas aí a bateria é automotiva normal (1 Freedom de 100amp), sendo q o alternador do popa manda 60amp/h pra ela. Chego a noite no rancho e carrego tudo num carregador onboard da ProMariner. Depois de 3h, 4h, tudo está pronto para o dia seguinte. Resumindo, encontrei a forma ideal de usar meu elétrico para o meu tipo de pescaria. Tente levar o mínimo de peso, sem comprometer o tempo de uso do elétrico e da sua pescaria. 😉 Obrigado Fabrício, um dia chego nesse nível. acho que hoje sou vocês a 10 anos atrás com o bigua preto. Meu barco já chegou no limite, com motor 30 e já estamos de olho em outro com motor 60 4T, aprendi muito com meu projeto atual e com essas dicas vou melhorar o próximo. Aja $$$$$! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Terra Postado Agosto 18, 2021 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 18, 2021 20 horas atrás, Fabrício Biguá disse: Devemos sempre considerar os fatores que envolvem nosso tipo de pescaria: - Peso a ser transportado. - Tem energia elétrica e carregador disponível. - Quanto uso da bateria por dia. Temos sempre q levar isso em consideração. Se você vai pescar por 3 dias e não tem como recarregar a bateria, você, obrigatoriamente, terá q levar baterias maiores e eficientes. Caso você possa recarregar as baterias todos os dias a noite, você não precisará carregar tanto peso. Darei o meu exemplo. Eu pesco de Bassboat, q só tem excelente performance com pouco peso. Se eu levo muitas baterias (ou baterias muito pesadas) dentro do barco, isso vai diminuir a performance, aumentar o gasto de combustível e por aí vai. Eu tenho alternador onboard (Minnkota Mk-2)...ou seja, mesmo q ele mande apenas 5amp/h, 10amp/h para as baterias do elétrico durante os deslocamentos, só isso já ajuda a não deixar as baterias do elétrico (2 Moura Boat de 105amp cada) se esgotarem demais. Para a bateria do motor de popa e acessórios, o motor de popa (alternador do popa) é que carrega...mas aí a bateria é automotiva normal (1 Freedom de 100amp), sendo q o alternador do popa manda 60amp/h pra ela. Chego a noite no rancho e carrego tudo num carregador onboard da ProMariner. Depois de 3h, 4h, tudo está pronto para o dia seguinte. Resumindo, encontrei a forma ideal de usar meu elétrico para o meu tipo de pescaria. Tente levar o mínimo de peso, sem comprometer o tempo de uso do elétrico e da sua pescaria. 😉 Aí é outro nivel... rsrs Esqueci de comentar no meu texto, que fazemos uso de Minn Kota 34lbs, Phanton 44lbd e barco simples de 6m. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Agosto 23, 2021 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 23, 2021 Em 18/08/2021 em 12:23, FabianoRenner disse: Obrigado Fabrício, um dia chego nesse nível. acho que hoje sou vocês a 10 anos atrás com o bigua preto. Meu barco já chegou no limite, com motor 30 e já estamos de olho em outro com motor 60 4T, aprendi muito com meu projeto atual e com essas dicas vou melhorar o próximo. Aja $$$$$! Q isso.....estamos para ajudar sempre. E conjuntinho leve, com 60hp, 4T, puts é o conjunto perfeito (custo x benefício), viu!!!. Vc consegue chegar rápido em qualquer lugar, com performance legal, e muito conforto. Pode acreditar. E temos tópicos aqui no fórum q falam a diferença entre baterias automotivas e estacionárias, q falam sobre isolador de bateria, q falam de alternadores e carregadores on-board, q falam de ligações corretas e por aí vai...Tudo isso ajudará em muito na montagem mais eficiente do sistema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Agosto 23, 2021 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 23, 2021 Em 18/08/2021 em 17:17, Marcelo Terra disse: Aí é outro nivel... rsrs Esqueci de comentar no meu texto, que fazemos uso de Minn Kota 34lbs, Phanton 44lbd e barco simples de 6m. E vou te dizer outra coisa...Muitos não acreditam, mas um casco de alumínio (rebitado, então)...gera um arrasto muito grande na água. Sim, tive alguns cascos de alumínio q consumiam muito mais bateria do elétrico q um bassboat grande (claro q me refiro a bateria do elétrico, e usando o mesmo sistema - elétrico/baterias). Sim, usei um Terrova 12V, 55lbs numa Megabass....mesmo elétrico q usei num Tucunabass 5.4 da Pantanáutica. Por incrível q pareça, até o tipo de pintura do casco influencia no arrasto na água. Mas descubra quanto vc gasta de bateria no dia, tente recarregar tudo sem deixar a bateria (se automotiva) não perder mais de 70% da carga total, e seja feliz... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Terra Postado Agosto 23, 2021 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 23, 2021 4 horas atrás, Fabrício Biguá disse: E vou te dizer outra coisa...Muitos não acreditam, mas um casco de alumínio (rebitado, então)...gera um arrasto muito grande na água. Sim, tive alguns cascos de alumínio q consumiam muito mais bateria do elétrico q um bassboat grande (claro q me refiro a bateria do elétrico, e usando o mesmo sistema - elétrico/baterias). Sim, usei um Terrova 12V, 55lbs numa Megabass....mesmo elétrico q usei num Tucunabass 5.4 da Pantanáutica. Por incrível q pareça, até o tipo de pintura do casco influencia no arrasto na água. Mas descubra quanto vc gasta de bateria no dia, tente recarregar tudo sem deixar a bateria (se automotiva) não perder mais de 70% da carga total, e seja feliz... Com certeza, um casco liso sem qualquer tipo de arrasto garante economia e não é só no elétrico... eu tinha um Johnson 15hp que gastava mais que a Bass Trick 480 de um amigo com Mercury 125hp Optimax kkkkkkkk Fabrício Biguá reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edu Garcia Postado Setembro 6, 2021 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 6, 2021 Cara, tem tanta coisa em jogo nesse assunto. vou dar minha opinião que não é uma verdade absoluta, posso estar errado, mas é baseado em minha experiência. Primeiro- bateria depende muito do cuidado do dono, usou, carregue! é uma cx de armazenamento de carga, foi feita p isso, esse negócio de pescar fds e guardar a tralha e só carregar a bateria na próxima pescaria, detona qualquer uma, independente de marca ou tipo. Segundo- Tenho dado preferência p/ bateria comum automotiva. Quando era sócio de pousada no lago do peixe, as baterias estacionárias não duravam 12 meses! o Motivo? não suportavam a temperatura de trabalho, expostas ao sol. Depois que percebi isso, fiz algumas pesquisas e me atentei que baterias estacionárias foram idealizadas para ambientes de Datacenter e/ou suporte a nobreaks, com limite de temperatura em 25º graus, sua aplicação é mais restrita do que as baterias comuns automotivas. Só uso, e já deve ter uns 10 ou 12 anos bateria comum automotiva na minha embarcação, usou, carregou! duram em média 5 anos, tanto em bass boat, quanto em barco de alumínio, além do preço mais acessível. Agora, se tem bala na agulha, compre a linha Boat, existem algumas no mercado, com preço bem mais salgado, conheço colegas que usam e ainda não tiveram problema. Não vou comentar sobre instalações e demais componentes envolvidos, me abstenho a opinar somente quanto as baterias. deixo compartilhado o site da Moura, com relação a aplicação das baterias estacionárias: Sobre Baterias Estacionárias Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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