Felipe Teixeira Postado Fevereiro 3, 2022 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 3, 2022 Olá pessoal, acabei de adquirir um Bass Boat Classic 2011, e estou precisando do ajuda de vocês. Barco atualmente está com 90 horas de uso e sou o segundo dono. Conjunto está montando com Mercury Optimax 115H 2011. Caso possui jack plate manual e hélice Laser 2, PASSO 22, 3 pas. O barco está navegando com RPM máximo de 5750, a 50mhp. ( 1 pessoa, 40litros gasolina ) Estou sofrendo MUITO com o planeio do barco, com o barco carregado, o barco está demorando DEMAIS para planar. Devo reduzir ou aumentar o passo da hélice ? O que recomendam ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Fevereiro 8, 2022 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 8, 2022 E aí, Felipe...blz pura meu amigo?!?! Bom demais saber da sua entrada no mundo dos bassboats. Saiba q navegar neles é como cachaça, não tem volta...rsrs Vou tentar te ajudar na empreitada. Para o Classic o ideal seria um motor 150hp. Não que o 115hp não dê conta, mas ele possui apenas 3 cilindros contra 6 cilindros de um 135hp (fora de linha) ou de um 150hp. E olha, essa diferença "faz a diferença". Vários fatores podem estar contribuindo para o seu barco não decolar facilmente: - O trim precisa estar totalmente abaixado na hora de decolar (mas acredito q isso você já tenha feito); - Falta de motor (conforme dito acima); - Distribuição de peso errada (centro de gravidade muito pra frente vai ajudar na decolagem, mas vai atrapalhar na velocidade final); - Altura do Jack Plate (quanto mais alto, melhor para arrancar, então, você deverá usá-lo na máxima altura durante a navegação em alta, sem q o motor começe a esquentar). - Hélice errada (acho q não é o caso, uma vez que na alta você chega no máximo do giro do motor). Estes são os primeiros procedimentos a serem checados...Caso não resolva, partimos para outras hipóteses. Teste aí e vá nos informado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sandro Gustavo Motta Postado Fevereiro 18, 2022 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 18, 2022 acredito que seja pela motorização, temos um classic 2010 com um everud 175hp, jack mecânico etc.. e ele planeia muito rápido, rápido mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Fevereiro 21, 2022 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 21, 2022 Conseguimos encontrar o problema que havia no barco do Felipe. A hélice do motor tem um sistema chamado PVS, que são furos na base da hélice que fazem com a ela consiga girar mais facilmente nesta situação de arrancada do barco. Vamos a foto abaixo para vcs entenderem na hora o que quero dizer. O Assim q o Felipe postou esse tópico aquele ele me mandou uma mensagem no zap pedindo ajuda. No áudio dele, ele cita que o motor não passava de 3mil RPM na largada. Ocorre que o barco depois de plainado ele conseguia boa velocidade final. E foi aí q matei a charada na hora. Pedi pra ele ver se haviam tampinhas nos buracos da hélice e ele disse q todos estavam fechados com esse PLUG PVS tamanho médio. Falei para testar sem as tampinhas pq o problema da decolagem sumiria, e pronto....Mais um barco voando na água... e o melhor, economia para o amigo q já estava procurando hélice para comprar. Abraços e vale a dica pra todos os amigos. Ah, antes que me perguntem, eu já testei a performance (velocidade final) com esses furos totalmente fechados. Não vi melhora alguma. Felipe Teixeira reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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