Caio Hsu Postado Novembro 9, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 9, 2014 Alguma indicação de carretilha top para Jig? e que tb dê para pescar algumas pirararas e peixe de couro? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Caio Hsu Postado Novembro 9, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 9, 2014 Show. Lido e Aprendido. legal:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dalcio R. Andrade Postado Novembro 9, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 9, 2014 Comprar Carretilhas ta ´ficando igual trocar de carro são tantas opções que voce fica indeciso Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Caio Hsu Postado Novembro 10, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 10, 2014 Comprar Carretilhas ta ´ficando igual trocar de carro são tantas opções que voce fica indeciso E cada empresa lança pelo menos 5 modelos por ano! Praticamente chuto pelo menos 100 modelos de carreta por cada ano que passa Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
marcos felipe lourenço Postado Novembro 19, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 19, 2014 Parabéns Fabrício, esperando o tutorial sobre varas, comprei uma curadinha 200hg e esperai as dicas das varas para adquirir o par perfeito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TEMERSON Postado Janeiro 8, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 8, 2015 Ótima explicação! Meus conhecimentos estão evoluindo mais a cada dia com vocês! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Liandro Milani Postado Janeiro 9, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 9, 2015 Show, já vou postar o link para um parceiro daqui mesmo heheh Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Veloso Postado Janeiro 29, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 29, 2015 é, com esses e outros posts que eu vejo que os fóruns são nada mais nada menos que a bíblia do pescador esportivo... acha de tudo um pouco! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Romulo Dicarlo Postado Abril 29, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Abril 29, 2015 Olá amigos do fórum...Criei esse tópico depois de analisar a quantidade de informações distorcidas, tendenciosas e não verdadeiras sobre modelos, marcas e tipos de carretilhas. Minha intenção não é sanar todas as dúvidas sobre o assunto, já q não sou dono da verdade, busco apenas repassar um pouco do que aprendi nesse anos e ajudar principalmente aqueles q estão começando a pescar de carretilha (baitcasting). Como o universo de informações sobre carretilhas é gigantesco vou delimitar o meu tópico falando apenas nas carretilhas de água doce e de perfil baixo. Apenas para ajudar no aprendizado: Carretilhas de perfil redondo/alto são aquelas com o corpo redondo...hehee...sei q estou sendo redundante, mas vendo a foto abaixo vc rapidamente saberá identificar uma carretilha de perfil redondo. Geralmente são carretilhas mais robustas, com maior poder de frenagem (DRAG), e na grande maioria das vezes, utilizadas para a pesca de grandes peixes (acima de 10Kg). Isso não é regra, Ok?!?! Já as carretilhas de perfil baixo são normalmente achatadas, mais leves e são utilizadas na maioria esmagadora dos casos, em pescarias mais leves, onde o pescador realiza diariamente centenas de arremessos e precisa, necessariamente, de um equipamento mais leve. Então vc, pescador novato em carretilhas, caso esteja querendo comprar uma carretilha para a pesca de tucunarés, robalos, blackbasses e outros peixes esportivos brasileiros de pequeno e médio porte, continue lendo a matéria. A primeira pergunta q vc, interessado em comprar uma nova carretilha tem q se perguntar é: arrow:: Que carretilha eu preciso adquirir para esse(s) tipo(s) de pescaria q eu pretendo fazer??? arrow:: Segundo. Quanto eu estou disposto a desembolsar??? arrow:: E terceiro. Ela me servirá em outros tipos de pescaria??? Complicado não??? blink:: Antes de entrarmos propriamente no mérito da questão cabe ressaltar q qualquer comparação perde a finalidade quando se compara grupos diferentes (leia-se preço/valores) de carretilhas. Não tem como se comparar uma carretilha q custa R$ 1.000,00 com outra carretilha de R$ 100,00. Ok??? Seria como comprar um Jetta com um Uno. Ambos irão te levar ao mesmo lugar, mas a comparação é ridícula, entende?!?!? Outra coisa importantíssima q devemos ter em mente é q o q traz o peixe não é a carretilha, e sim, a vara, então, teóricamente vc poderá trazer o mesmo peixe até a borda do barco com a carretilha de 1000 reais, ou a de 100 reais... lingua2:: Evite ficar postando/perguntando em tudo quanto é fórum qual a carretilha é melhor, fazendo comparações q não te levarão a lugar algum. Se tem muitas dúvidas, defina primeiro o q vc quer, pesquise sobre elas, e depois, quando tiver certeza do modelo, cheque com a turma as vantagens e desvantagens do modelo escolhido...Vc constatará q em 90% dos casos a sua escolha será a mais acertada. alegre:: Então vamos lá. Tentarei ser o mais claro possível. Nada de muita questão/especificação técnica. Peso, tamanho, material do corpo, quantidade e tipo de rolamentos, taxa de recolhimento, país de origem, profundidade do carretel, sistema de freio, marca e preço, são os maiores diferenciais na hora da sua escolha. Peso:Quanto mais leve for a carretilha menos esforço vc fará e mais tempo vc passará pescando. Esse é o diferencial. De nada adianta comprar uma carretilha abaixo dos 200 gramas se vc está usando uma vara de "1Kg". Dê preferência para carretilhas leves se todo o seu conjunto for leve. A variação média de peso das carretilhas de perfil baixo variam de 155g da Daiwa-Steez, até os 297g da Shimano Curado 300D. Tamanho:Opte por modelos compatíveis com o tamanho da sua mão. Mulheres e homens de mão pequenas devem optar por modelos pequenos, tipo 50, 100, 1000, ou compatíveis, lembrado q esses modelos citados geralmente são mais leves também. Antes de comprar a sua carretilha vá até uma loja especializada e pegue a carretilha montada numa vara e veja se ela é confortável e "calça" bem na sua mão. Poderá acontecer de vc comprar uma carretilha leve q não se encaixa muito bem a sua mão. Material do Corpo (vale tb para peças internas): Existem modelos confeccionados em plástico, com peças em aço, outras confeccionadas em alumínio, enquanto outras em magnésio, e por aí vai. Geralmente as com melhor material são as mais leves, caras e duráveis. Cheque se todos os materiais/componentes da carretilha q vc está interessado são compatíveis com o seu tipo de pescaria. (principalmente se a sua pescaria for em água-salgada) Qualidade e Quantidade de Rolamentos: Quanto mais rolamentos tiver a sua carretilha menos as partes internas serão exigidas (teóricamente), mais suave será o seu trabalho e mais durável ela será. O tipo de material desses rolamentos interefe diretamente no produto. Hj se vê carretilha de 100 reais com 10 rolamentos, mas agora vem a pergunta. Será q eles prestam? Assim como dito acima o material em q são confeccionados os são fundamentais na escolha do modelo. Existem rolamentos feitos com ligas especiais q garantem durabilidade extra tanto na água doce, quanto na água salgada. Procure saber qual é o tipo de rolamento da carretilha q vc pretende comprar. Procure pelas siglas AR-B, CCR, e por aí vai. Um par de rolamentos das carretilhas top da Shimano, Daiwa e etc, pode chegar a custar R$ 100,00, ou seja, o preço de muita carretilha mais simples. Taxa de Recolhimento:Outra questão a ser observada. Tente dar preferência a carretilhas que recolhem mais rápido. Pegue a caixa do produto e cheque essa taxa (gear ratio). Geralmente são números assim 5.0:1, ou 6.3:1, ou 7.0:1 e por aí vai, ou seja, a cada volta na manivela (expresso pelo número 1) corresponde a "X" voltas no carretel (expresso pela numeração q vem antes do :1), então em uma carretilha com taxa de recolhimento 5.0:1 o carretel dará 5 voltas em torno do seu eixo enquanto o pescador dá apenas 1 volta na manivela da carretilha. Simples né?!?!? Lembre-se: uma carretilha rápida (7.3:1) poderá trabalhar em qualquer velocidade abaixo disso, mas será q uma carretilha lenta (5.0:1) conseguirá o mesmo desempenho q uma mais rápida? Muita atenção na verdadeira taxa de recolhimento. Na caixa da carretilha vc encontrará o tanto de linha q a carreta enrola por manivelada (line per handle)...vc encontrará carretilhas 7.1 q enrola menos linha q uma 7.0, ou seja, pura tática de venda do fabricante (pra não dizer enganação). Profundidade do Carretel: Algumas modelos de carretilhas se diferem apenas na profundidade do carretel, uns mais rasos, outros mais profundos (Steez, Calais, etc). O mercado japonês utiliza normalmente carretilhas com carretel mais raso, onde a capacidade de linha é menor, pois seu tipo de pescaria prioriza linhas mais finas. Já o mercado norte-americano, e o Brasil acompanha mais esse mercado, utiliza carretel mais profundo, com maior capacidade de linha, o q possibilita a utilização de linhas mais grossas. Se vc utiliza linhas com bitola acima de 0.30mm é interessante a utilização de carretéis mais profundos para não correr o risco de ficar sem linha no meio da pescaria. Sistema de Freio / DRAG (arrasto ou fricção):A maioria esmagadora do mercado de carretilhas oferece modelos com 2 tipos de freio. O mecânico e o magnético. O mecânico nada mais é q uma bucha interna, q pode ser de cerâmica, carbono e outros materiais, onde o pescador, ao apertar aquela roldana pequena q fica entre a manivela e o corpo da carretilha, estará apertando esse freio q atua em todas as fases do arremesso e do recolhimento. Já o magnético pode ser regulado internamente ou externamente dependendo do modelo da carretilha. O freio magnético funciona apenas durante os arremessos. Para se regular internamente é preciso soltar a tampa lateral da carretilha (lado oposto a manivela) e regular umas buchinhas q ficam nas extremidades de uma estrelinha ninja..hehee..Cada buchinha pode ser configurada em duas posições diferentes. Mais perto do centro, ou mais afastada do centro do carretel. Quando mais perto do centro, mais solto fica o carretel, e vice-versa. E tb existem carretilhas com regulagem do freio magnético externo. Um botão lateral oposto a manivela com graduação. Normalmente no 0 (zero) o freio está totalmente liberado, enquanto no 10, o oposto. O segredo de não se fazer cabeleiras e arremessar longe está aqui, nos sistemas de freio. Para aqueles q estão começando o ideal é freiar em 80% os 2 tipos de freio, assim vc não fará cabeleiras de jeito nenhum (tb não arremessará nada), e a medida em q vc for se acostumando com a carretilha, vc vai soltando gradativamente os freios até ter um equilíbrio ideal. Quando se fala em fricção ou DRAG, estamos na força máxima suportável pela carretilha antes q o seu carretel deslize, ou seja, se a sua carretilha suporta 4Kg de Fricção/Drag, e um peixe fizer uma força superior a essa, como "medida de segurança" o carretel irá deslizar. Caso a carretilha ficasse totalmente travada essa força poderia empenar o seu carretel, poderia quebrar um componente interno, ou ainda, arrebentar a linha ou quebrar a vara. Muitos acreditam q quanto maior o drag da carretilha melhor ela é...mas será q para o seu tipo de pescaria (com linhas e varas de baixa libragem) tanto drag é necessário? A escolha é sua. Marca e Preço:Questão muito polêmica. Claro q escolher uma carretilha cara e de marca agrada o "ego" de qualquer pescador, mas antes de se investir uma boa quantia em materiais caros é interessante vc saber se realmente é esse o esporte q vc quer abraçar e se vc realmente vai aproveitar o máximo do seu material. Um bom material não fará vc pegar mais peixes, mas também não te deixará na mão tão facilmente. Começe com um material intermediário e tire o máximo dele, assim, a sua próxima aquisição será certeira ao seu perfil. Shimano, Daiwa, Quantum, etc, são bons exemplos de carretilhas de qualidade. Cada uma dessas marcas possuem carretilhas q variam de R$ 350,00 até os R$ 2.000,00. (média) A Marine Sports tb oferece produtos de qualidade q variam de R$ 100,00 aos R$ 500,00. (média) Bem....tentei explicar rapidamente os itens mais importantes na hora de se escolher uma carretilha...caso vc queira se aprofundar em cada um desses subtópicos acima, pesquise em nosso fórum q vc ainda encontrará muita coisa. Espero q tenham gostado. legal:: Grande abraço. Fabrício Biguá Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Romulo Dicarlo Postado Abril 29, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Abril 29, 2015 Deu até vontade de comprar uma carretilha agora depois dessa! Muuuuito útil Fabrício. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Pedrozo Postado Julho 7, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Julho 7, 2015 Vou imprimir e ler com calma. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mauricio yoshimura Postado Agosto 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 11, 2015 ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: muito obrigado!!! materia top demais mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Matheus Dare Postado Junho 24, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Junho 24, 2016 Muito útil a matéria... Parabéns... Aproveitando a deixa... Alguem tem opinião sobre a shimano Bass Rise?? Nova aquisição para pesca de pacus :) Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Assis Vieira Neto Postado Dezembro 24, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 24, 2016 Em 08/02/2009 at 23:32, Fabrício Biguá disse: Olá amigos do fórum...Criei esse tópico depois de analisar a quantidade de informações distorcidas, tendenciosas e não verdadeiras sobre modelos, marcas e tipos de carretilhas. Minha intenção não é sanar todas as dúvidas sobre o assunto, já q não sou dono da verdade, busco apenas repassar um pouco do que aprendi nesse anos e ajudar principalmente aqueles q estão começando a pescar de carretilha (baitcasting). Como o universo de informações sobre carretilhas é gigantesco vou delimitar o meu tópico falando apenas nas carretilhas de água doce e de perfil baixo. Apenas para ajudar no aprendizado: Carretilhas de perfil redondo/alto são aquelas com o corpo redondo...hehee...sei q estou sendo redundante, mas vendo a foto abaixo vc rapidamente saberá identificar uma carretilha de perfil redondo. Geralmente são carretilhas mais robustas, com maior poder de frenagem (DRAG), e na grande maioria das vezes, utilizadas para a pesca de grandes peixes (acima de 10Kg). Isso não é regra, Ok?!?! Já as carretilhas de perfil baixo são normalmente achatadas, mais leves e são utilizadas na maioria esmagadora dos casos, em pescarias mais leves, onde o pescador realiza diariamente centenas de arremessos e precisa, necessariamente, de um equipamento mais leve. Então vc, pescador novato em carretilhas, caso esteja querendo comprar uma carretilha para a pesca de tucunarés, robalos, blackbasses e outros peixes esportivos brasileiros de pequeno e médio porte, continue lendo a matéria. A primeira pergunta q vc, interessado em comprar uma nova carretilha tem q se perguntar é: Que carretilha eu preciso adquirir para esse(s) tipo(s) de pescaria q eu pretendo fazer??? Segundo. Quanto eu estou disposto a desembolsar??? E terceiro. Ela me servirá em outros tipos de pescaria??? Complicado não??? Antes de entrarmos propriamente no mérito da questão cabe ressaltar q qualquer comparação perde a finalidade quando se compara grupos diferentes (leia-se preço/valores) de carretilhas. Não tem como se comparar uma carretilha q custa R$ 1.000,00 com outra carretilha de R$ 100,00. Ok??? Seria como comprar um Jetta com um Uno. Ambos irão te levar ao mesmo lugar, mas a comparação é ridícula, entende?!?!? Outra coisa importantíssima q devemos ter em mente é q o q traz o peixe não é a carretilha, e sim, a vara, então, teóricamente vc poderá trazer o mesmo peixe até a borda do barco com a carretilha de 1000 reais, ou a de 100 reais... Evite ficar postando/perguntando em tudo quanto é fórum qual a carretilha é melhor, fazendo comparações q não te levarão a lugar algum. Se tem muitas dúvidas, defina primeiro o q vc quer, pesquise sobre elas, e depois, quando tiver certeza do modelo, cheque com a turma as vantagens e desvantagens do modelo escolhido...Vc constatará q em 90% dos casos a sua escolha será a mais acertada. Então vamos lá. Tentarei ser o mais claro possível. Nada de muita questão/especificação técnica. Peso, tamanho, material do corpo, quantidade e tipo de rolamentos, taxa de recolhimento, país de origem, profundidade do carretel, sistema de freio, marca e preço, são os maiores diferenciais na hora da sua escolha. Peso:Quanto mais leve for a carretilha menos esforço vc fará e mais tempo vc passará pescando. Esse é o diferencial. De nada adianta comprar uma carretilha abaixo dos 200 gramas se vc está usando uma vara de "1Kg". Dê preferência para carretilhas leves se todo o seu conjunto for leve. A variação média de peso das carretilhas de perfil baixo variam de 155g da Daiwa-Steez, até os 297g da Shimano Curado 300D. Tamanho:Opte por modelos compatíveis com o tamanho da sua mão. Mulheres e homens de mão pequenas devem optar por modelos pequenos, tipo 50, 100, 1000, ou compatíveis, lembrado q esses modelos citados geralmente são mais leves também. Antes de comprar a sua carretilha vá até uma loja especializada e pegue a carretilha montada numa vara e veja se ela é confortável e "calça" bem na sua mão. Poderá acontecer de vc comprar uma carretilha leve q não se encaixa muito bem a sua mão. Material do Corpo (vale tb para peças internas): Existem modelos confeccionados em plástico, com peças em aço, outras confeccionadas em alumínio, enquanto outras em magnésio, e por aí vai. Geralmente as com melhor material são as mais leves, caras e duráveis. Cheque se todos os materiais/componentes da carretilha q vc está interessado são compatíveis com o seu tipo de pescaria. (principalmente se a sua pescaria for em água-salgada) Qualidade e Quantidade de Rolamentos: Quanto mais rolamentos tiver a sua carretilha menos as partes internas serão exigidas (teóricamente), mais suave será o seu trabalho e mais durável ela será. O tipo de material desses rolamentos interefe diretamente no produto. Hj se vê carretilha de 100 reais com 10 rolamentos, mas agora vem a pergunta. Será q eles prestam? Assim como dito acima o material em q são confeccionados os são fundamentais na escolha do modelo. Existem rolamentos feitos com ligas especiais q garantem durabilidade extra tanto na água doce, quanto na água salgada. Procure saber qual é o tipo de rolamento da carretilha q vc pretende comprar. Procure pelas siglas AR-B, CCR, e por aí vai. Um par de rolamentos das carretilhas top da Shimano, Daiwa e etc, pode chegar a custar R$ 100,00, ou seja, o preço de muita carretilha mais simples. Taxa de Recolhimento:Outra questão a ser observada. Tente dar preferência a carretilhas que recolhem mais rápido. Pegue a caixa do produto e cheque essa taxa (gear ratio). Geralmente são números assim 5.0:1, ou 6.3:1, ou 7.0:1 e por aí vai, ou seja, a cada volta na manivela (expresso pelo número 1) corresponde a "X" voltas no carretel (expresso pela numeração q vem antes do :1), então em uma carretilha com taxa de recolhimento 5.0:1 o carretel dará 5 voltas em torno do seu eixo enquanto o pescador dá apenas 1 volta na manivela da carretilha. Simples né?!?!? Lembre-se: uma carretilha rápida (7.3:1) poderá trabalhar em qualquer velocidade abaixo disso, mas será q uma carretilha lenta (5.0:1) conseguirá o mesmo desempenho q uma mais rápida? Muita atenção na verdadeira taxa de recolhimento. Na caixa da carretilha vc encontrará o tanto de linha q a carreta enrola por manivelada (line per handle)...vc encontrará carretilhas 7.1 q enrola menos linha q uma 7.0, ou seja, pura tática de venda do fabricante (pra não dizer enganação). Profundidade do Carretel: Algumas modelos de carretilhas se diferem apenas na profundidade do carretel, uns mais rasos, outros mais profundos (Steez, Calais, etc). O mercado japonês utiliza normalmente carretilhas com carretel mais raso, onde a capacidade de linha é menor, pois seu tipo de pescaria prioriza linhas mais finas. Já o mercado norte-americano, e o Brasil acompanha mais esse mercado, utiliza carretel mais profundo, com maior capacidade de linha, o q possibilita a utilização de linhas mais grossas. Se vc utiliza linhas com bitola acima de 0.30mm é interessante a utilização de carretéis mais profundos para não correr o risco de ficar sem linha no meio da pescaria. Sistema de Freio / DRAG (arrasto ou fricção):A maioria esmagadora do mercado de carretilhas oferece modelos com 2 tipos de freio. O mecânico e o magnético. O mecânico nada mais é q uma bucha interna, q pode ser de cerâmica, carbono e outros materiais, onde o pescador, ao apertar aquela roldana pequena q fica entre a manivela e o corpo da carretilha, estará apertando esse freio q atua em todas as fases do arremesso e do recolhimento. Já o magnético pode ser regulado internamente ou externamente dependendo do modelo da carretilha. O freio magnético funciona apenas durante os arremessos. Para se regular internamente é preciso soltar a tampa lateral da carretilha (lado oposto a manivela) e regular umas buchinhas q ficam nas extremidades de uma estrelinha ninja..hehee..Cada buchinha pode ser configurada em duas posições diferentes. Mais perto do centro, ou mais afastada do centro do carretel. Quando mais perto do centro, mais solto fica o carretel, e vice-versa. E tb existem carretilhas com regulagem do freio magnético externo. Um botão lateral oposto a manivela com graduação. Normalmente no 0 (zero) o freio está totalmente liberado, enquanto no 10, o oposto. O segredo de não se fazer cabeleiras e arremessar longe está aqui, nos sistemas de freio. Para aqueles q estão começando o ideal é freiar em 80% os 2 tipos de freio, assim vc não fará cabeleiras de jeito nenhum (tb não arremessará nada), e a medida em q vc for se acostumando com a carretilha, vc vai soltando gradativamente os freios até ter um equilíbrio ideal. Quando se fala em fricção ou DRAG, estamos na força máxima suportável pela carretilha antes q o seu carretel deslize, ou seja, se a sua carretilha suporta 4Kg de Fricção/Drag, e um peixe fizer uma força superior a essa, como "medida de segurança" o carretel irá deslizar. Caso a carretilha ficasse totalmente travada essa força poderia empenar o seu carretel, poderia quebrar um componente interno, ou ainda, arrebentar a linha ou quebrar a vara. Muitos acreditam q quanto maior o drag da carretilha melhor ela é...mas será q para o seu tipo de pescaria (com linhas e varas de baixa libragem) tanto drag é necessário? A escolha é sua. Marca e Preço:Questão muito polêmica. Claro q escolher uma carretilha cara e de marca agrada o "ego" de qualquer pescador, mas antes de se investir uma boa quantia em materiais caros é interessante vc saber se realmente é esse o esporte q vc quer abraçar e se vc realmente vai aproveitar o máximo do seu material. Um bom material não fará vc pegar mais peixes, mas também não te deixará na mão tão facilmente. Começe com um material intermediário e tire o máximo dele, assim, a sua próxima aquisição será certeira ao seu perfil. Shimano, Daiwa, Quantum, etc, são bons exemplos de carretilhas de qualidade. Cada uma dessas marcas possuem carretilhas q variam de R$ 350,00 até os R$ 2.000,00. (média) A Marine Sports tb oferece produtos de qualidade q variam de R$ 100,00 aos R$ 500,00. (média) Bem....tentei explicar rapidamente os itens mais importantes na hora de se escolher uma carretilha...caso vc queira se aprofundar em cada um desses subtópicos acima, pesquise em nosso fórum q vc ainda encontrará muita coisa. Espero q tenham gostado. Grande abraço. Fabrício Biguá Fabrício, Parabéns pelo post. Super didatico e de excelente entendimento. Estou procurando uma carretilha rápida tipo 10:1 ouvi falar muito bem da Metanium da Shimano, mas só estou encontrando esses modelos com gear ratio de 8 pra baixo. Gosto de pescar tucunaré e geralmente vou para o Rio Negro. Você pode me indicar alguma? Obrigado e ótimas pescarias Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Assis Vieira Neto Postado Dezembro 24, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 24, 2016 Fabrício, Parabéns pelo post. Super didatico e de excelente entendimento. Estou procurando uma carretilha rápida tipo 10:1 ouvi falar muito bem da Metanium da Shimano, mas só estou encontrando esses modelos com gear ratio de 8 pra baixo. Gosto de pescar tucunaré e geralmente vou para o Rio Negro. Você pode me indicar alguma? Obrigado e ótimas pescarias Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Levi Namba Postado Janeiro 12, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 12, 2017 Em 2/9/2009 at 00:32, Fabrício Biguá disse: Olá amigos do fórum...Criei esse tópico depois de analisar a quantidade de informações distorcidas, tendenciosas e não verdadeiras sobre modelos, marcas e tipos de carretilhas. Minha intenção não é sanar todas as dúvidas sobre o assunto, já q não sou dono da verdade, busco apenas repassar um pouco do que aprendi nesse anos e ajudar principalmente aqueles q estão começando a pescar de carretilha (baitcasting). Como o universo de informações sobre carretilhas é gigantesco vou delimitar o meu tópico falando apenas nas carretilhas de água doce e de perfil baixo. Apenas para ajudar no aprendizado: Carretilhas de perfil redondo/alto são aquelas com o corpo redondo...hehee...sei q estou sendo redundante, mas vendo a foto abaixo vc rapidamente saberá identificar uma carretilha de perfil redondo. Geralmente são carretilhas mais robustas, com maior poder de frenagem (DRAG), e na grande maioria das vezes, utilizadas para a pesca de grandes peixes (acima de 10Kg). Isso não é regra, Ok?!?! Já as carretilhas de perfil baixo são normalmente achatadas, mais leves e são utilizadas na maioria esmagadora dos casos, em pescarias mais leves, onde o pescador realiza diariamente centenas de arremessos e precisa, necessariamente, de um equipamento mais leve. Então vc, pescador novato em carretilhas, caso esteja querendo comprar uma carretilha para a pesca de tucunarés, robalos, blackbasses e outros peixes esportivos brasileiros de pequeno e médio porte, continue lendo a matéria. A primeira pergunta q vc, interessado em comprar uma nova carretilha tem q se perguntar é: Que carretilha eu preciso adquirir para esse(s) tipo(s) de pescaria q eu pretendo fazer??? Segundo. Quanto eu estou disposto a desembolsar??? E terceiro. Ela me servirá em outros tipos de pescaria??? Complicado não??? Antes de entrarmos propriamente no mérito da questão cabe ressaltar q qualquer comparação perde a finalidade quando se compara grupos diferentes (leia-se preço/valores) de carretilhas. Não tem como se comparar uma carretilha q custa R$ 1.000,00 com outra carretilha de R$ 100,00. Ok??? Seria como comprar um Jetta com um Uno. Ambos irão te levar ao mesmo lugar, mas a comparação é ridícula, entende?!?!? Outra coisa importantíssima q devemos ter em mente é q o q traz o peixe não é a carretilha, e sim, a vara, então, teóricamente vc poderá trazer o mesmo peixe até a borda do barco com a carretilha de 1000 reais, ou a de 100 reais... Evite ficar postando/perguntando em tudo quanto é fórum qual a carretilha é melhor, fazendo comparações q não te levarão a lugar algum. Se tem muitas dúvidas, defina primeiro o q vc quer, pesquise sobre elas, e depois, quando tiver certeza do modelo, cheque com a turma as vantagens e desvantagens do modelo escolhido...Vc constatará q em 90% dos casos a sua escolha será a mais acertada. Então vamos lá. Tentarei ser o mais claro possível. Nada de muita questão/especificação técnica. Peso, tamanho, material do corpo, quantidade e tipo de rolamentos, taxa de recolhimento, país de origem, profundidade do carretel, sistema de freio, marca e preço, são os maiores diferenciais na hora da sua escolha. Peso:Quanto mais leve for a carretilha menos esforço vc fará e mais tempo vc passará pescando. Esse é o diferencial. De nada adianta comprar uma carretilha abaixo dos 200 gramas se vc está usando uma vara de "1Kg". Dê preferência para carretilhas leves se todo o seu conjunto for leve. A variação média de peso das carretilhas de perfil baixo variam de 155g da Daiwa-Steez, até os 297g da Shimano Curado 300D. Tamanho:Opte por modelos compatíveis com o tamanho da sua mão. Mulheres e homens de mão pequenas devem optar por modelos pequenos, tipo 50, 100, 1000, ou compatíveis, lembrado q esses modelos citados geralmente são mais leves também. Antes de comprar a sua carretilha vá até uma loja especializada e pegue a carretilha montada numa vara e veja se ela é confortável e "calça" bem na sua mão. Poderá acontecer de vc comprar uma carretilha leve q não se encaixa muito bem a sua mão. Material do Corpo (vale tb para peças internas): Existem modelos confeccionados em plástico, com peças em aço, outras confeccionadas em alumínio, enquanto outras em magnésio, e por aí vai. Geralmente as com melhor material são as mais leves, caras e duráveis. Cheque se todos os materiais/componentes da carretilha q vc está interessado são compatíveis com o seu tipo de pescaria. (principalmente se a sua pescaria for em água-salgada) Qualidade e Quantidade de Rolamentos: Quanto mais rolamentos tiver a sua carretilha menos as partes internas serão exigidas (teóricamente), mais suave será o seu trabalho e mais durável ela será. O tipo de material desses rolamentos interefe diretamente no produto. Hj se vê carretilha de 100 reais com 10 rolamentos, mas agora vem a pergunta. Será q eles prestam? Assim como dito acima o material em q são confeccionados os são fundamentais na escolha do modelo. Existem rolamentos feitos com ligas especiais q garantem durabilidade extra tanto na água doce, quanto na água salgada. Procure saber qual é o tipo de rolamento da carretilha q vc pretende comprar. Procure pelas siglas AR-B, CCR, e por aí vai. Um par de rolamentos das carretilhas top da Shimano, Daiwa e etc, pode chegar a custar R$ 100,00, ou seja, o preço de muita carretilha mais simples. Taxa de Recolhimento:Outra questão a ser observada. Tente dar preferência a carretilhas que recolhem mais rápido. Pegue a caixa do produto e cheque essa taxa (gear ratio). Geralmente são números assim 5.0:1, ou 6.3:1, ou 7.0:1 e por aí vai, ou seja, a cada volta na manivela (expresso pelo número 1) corresponde a "X" voltas no carretel (expresso pela numeração q vem antes do :1), então em uma carretilha com taxa de recolhimento 5.0:1 o carretel dará 5 voltas em torno do seu eixo enquanto o pescador dá apenas 1 volta na manivela da carretilha. Simples né?!?!? Lembre-se: uma carretilha rápida (7.3:1) poderá trabalhar em qualquer velocidade abaixo disso, mas será q uma carretilha lenta (5.0:1) conseguirá o mesmo desempenho q uma mais rápida? Muita atenção na verdadeira taxa de recolhimento. Na caixa da carretilha vc encontrará o tanto de linha q a carreta enrola por manivelada (line per handle)...vc encontrará carretilhas 7.1 q enrola menos linha q uma 7.0, ou seja, pura tática de venda do fabricante (pra não dizer enganação). Profundidade do Carretel: Algumas modelos de carretilhas se diferem apenas na profundidade do carretel, uns mais rasos, outros mais profundos (Steez, Calais, etc). O mercado japonês utiliza normalmente carretilhas com carretel mais raso, onde a capacidade de linha é menor, pois seu tipo de pescaria prioriza linhas mais finas. Já o mercado norte-americano, e o Brasil acompanha mais esse mercado, utiliza carretel mais profundo, com maior capacidade de linha, o q possibilita a utilização de linhas mais grossas. Se vc utiliza linhas com bitola acima de 0.30mm é interessante a utilização de carretéis mais profundos para não correr o risco de ficar sem linha no meio da pescaria. Sistema de Freio / DRAG (arrasto ou fricção):A maioria esmagadora do mercado de carretilhas oferece modelos com 2 tipos de freio. O mecânico e o magnético. O mecânico nada mais é q uma bucha interna, q pode ser de cerâmica, carbono e outros materiais, onde o pescador, ao apertar aquela roldana pequena q fica entre a manivela e o corpo da carretilha, estará apertando esse freio q atua em todas as fases do arremesso e do recolhimento. Já o magnético pode ser regulado internamente ou externamente dependendo do modelo da carretilha. O freio magnético funciona apenas durante os arremessos. Para se regular internamente é preciso soltar a tampa lateral da carretilha (lado oposto a manivela) e regular umas buchinhas q ficam nas extremidades de uma estrelinha ninja..hehee..Cada buchinha pode ser configurada em duas posições diferentes. Mais perto do centro, ou mais afastada do centro do carretel. Quando mais perto do centro, mais solto fica o carretel, e vice-versa. E tb existem carretilhas com regulagem do freio magnético externo. Um botão lateral oposto a manivela com graduação. Normalmente no 0 (zero) o freio está totalmente liberado, enquanto no 10, o oposto. O segredo de não se fazer cabeleiras e arremessar longe está aqui, nos sistemas de freio. Para aqueles q estão começando o ideal é freiar em 80% os 2 tipos de freio, assim vc não fará cabeleiras de jeito nenhum (tb não arremessará nada), e a medida em q vc for se acostumando com a carretilha, vc vai soltando gradativamente os freios até ter um equilíbrio ideal. Quando se fala em fricção ou DRAG, estamos na força máxima suportável pela carretilha antes q o seu carretel deslize, ou seja, se a sua carretilha suporta 4Kg de Fricção/Drag, e um peixe fizer uma força superior a essa, como "medida de segurança" o carretel irá deslizar. Caso a carretilha ficasse totalmente travada essa força poderia empenar o seu carretel, poderia quebrar um componente interno, ou ainda, arrebentar a linha ou quebrar a vara. Muitos acreditam q quanto maior o drag da carretilha melhor ela é...mas será q para o seu tipo de pescaria (com linhas e varas de baixa libragem) tanto drag é necessário? A escolha é sua. Marca e Preço:Questão muito polêmica. Claro q escolher uma carretilha cara e de marca agrada o "ego" de qualquer pescador, mas antes de se investir uma boa quantia em materiais caros é interessante vc saber se realmente é esse o esporte q vc quer abraçar e se vc realmente vai aproveitar o máximo do seu material. Um bom material não fará vc pegar mais peixes, mas também não te deixará na mão tão facilmente. Começe com um material intermediário e tire o máximo dele, assim, a sua próxima aquisição será certeira ao seu perfil. Shimano, Daiwa, Quantum, etc, são bons exemplos de carretilhas de qualidade. Cada uma dessas marcas possuem carretilhas q variam de R$ 350,00 até os R$ 2.000,00. (média) A Marine Sports tb oferece produtos de qualidade q variam de R$ 100,00 aos R$ 500,00. (média) Bem....tentei explicar rapidamente os itens mais importantes na hora de se escolher uma carretilha...caso vc queira se aprofundar em cada um desses subtópicos acima, pesquise em nosso fórum q vc ainda encontrará muita coisa. Espero q tenham gostado. Grande abraço. Fabrício Biguá Parabéns! Objetivo e muito esclarecedor. Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Raul Camargo Postado Janeiro 31, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 31, 2017 Em 09/02/2009 at 00:32, Fabrício Biguá disse: Olá amigos do fórum...Criei esse tópico depois de analisar a quantidade de informações distorcidas, tendenciosas e não verdadeiras sobre modelos, marcas e tipos de carretilhas. Minha intenção não é sanar todas as dúvidas sobre o assunto, já q não sou dono da verdade, busco apenas repassar um pouco do que aprendi nesse anos e ajudar principalmente aqueles q estão começando a pescar de carretilha (baitcasting). Como o universo de informações sobre carretilhas é gigantesco vou delimitar o meu tópico falando apenas nas carretilhas de água doce e de perfil baixo. Apenas para ajudar no aprendizado: Carretilhas de perfil redondo/alto são aquelas com o corpo redondo...hehee...sei q estou sendo redundante, mas vendo a foto abaixo vc rapidamente saberá identificar uma carretilha de perfil redondo. Geralmente são carretilhas mais robustas, com maior poder de frenagem (DRAG), e na grande maioria das vezes, utilizadas para a pesca de grandes peixes (acima de 10Kg). Isso não é regra, Ok?!?! Já as carretilhas de perfil baixo são normalmente achatadas, mais leves e são utilizadas na maioria esmagadora dos casos, em pescarias mais leves, onde o pescador realiza diariamente centenas de arremessos e precisa, necessariamente, de um equipamento mais leve. Então vc, pescador novato em carretilhas, caso esteja querendo comprar uma carretilha para a pesca de tucunarés, robalos, blackbasses e outros peixes esportivos brasileiros de pequeno e médio porte, continue lendo a matéria. A primeira pergunta q vc, interessado em comprar uma nova carretilha tem q se perguntar é: Que carretilha eu preciso adquirir para esse(s) tipo(s) de pescaria q eu pretendo fazer??? Segundo. Quanto eu estou disposto a desembolsar??? E terceiro. Ela me servirá em outros tipos de pescaria??? Complicado não??? Antes de entrarmos propriamente no mérito da questão cabe ressaltar q qualquer comparação perde a finalidade quando se compara grupos diferentes (leia-se preço/valores) de carretilhas. Não tem como se comparar uma carretilha q custa R$ 1.000,00 com outra carretilha de R$ 100,00. Ok??? Seria como comprar um Jetta com um Uno. Ambos irão te levar ao mesmo lugar, mas a comparação é ridícula, entende?!?!? Outra coisa importantíssima q devemos ter em mente é q o q traz o peixe não é a carretilha, e sim, a vara, então, teóricamente vc poderá trazer o mesmo peixe até a borda do barco com a carretilha de 1000 reais, ou a de 100 reais... Evite ficar postando/perguntando em tudo quanto é fórum qual a carretilha é melhor, fazendo comparações q não te levarão a lugar algum. Se tem muitas dúvidas, defina primeiro o q vc quer, pesquise sobre elas, e depois, quando tiver certeza do modelo, cheque com a turma as vantagens e desvantagens do modelo escolhido...Vc constatará q em 90% dos casos a sua escolha será a mais acertada. Então vamos lá. Tentarei ser o mais claro possível. Nada de muita questão/especificação técnica. Peso, tamanho, material do corpo, quantidade e tipo de rolamentos, taxa de recolhimento, país de origem, profundidade do carretel, sistema de freio, marca e preço, são os maiores diferenciais na hora da sua escolha. Peso:Quanto mais leve for a carretilha menos esforço vc fará e mais tempo vc passará pescando. Esse é o diferencial. De nada adianta comprar uma carretilha abaixo dos 200 gramas se vc está usando uma vara de "1Kg". Dê preferência para carretilhas leves se todo o seu conjunto for leve. A variação média de peso das carretilhas de perfil baixo variam de 155g da Daiwa-Steez, até os 297g da Shimano Curado 300D. Tamanho:Opte por modelos compatíveis com o tamanho da sua mão. Mulheres e homens de mão pequenas devem optar por modelos pequenos, tipo 50, 100, 1000, ou compatíveis, lembrado q esses modelos citados geralmente são mais leves também. Antes de comprar a sua carretilha vá até uma loja especializada e pegue a carretilha montada numa vara e veja se ela é confortável e "calça" bem na sua mão. Poderá acontecer de vc comprar uma carretilha leve q não se encaixa muito bem a sua mão. Material do Corpo (vale tb para peças internas): Existem modelos confeccionados em plástico, com peças em aço, outras confeccionadas em alumínio, enquanto outras em magnésio, e por aí vai. Geralmente as com melhor material são as mais leves, caras e duráveis. Cheque se todos os materiais/componentes da carretilha q vc está interessado são compatíveis com o seu tipo de pescaria. (principalmente se a sua pescaria for em água-salgada) Qualidade e Quantidade de Rolamentos: Quanto mais rolamentos tiver a sua carretilha menos as partes internas serão exigidas (teóricamente), mais suave será o seu trabalho e mais durável ela será. O tipo de material desses rolamentos interefe diretamente no produto. Hj se vê carretilha de 100 reais com 10 rolamentos, mas agora vem a pergunta. Será q eles prestam? Assim como dito acima o material em q são confeccionados os são fundamentais na escolha do modelo. Existem rolamentos feitos com ligas especiais q garantem durabilidade extra tanto na água doce, quanto na água salgada. Procure saber qual é o tipo de rolamento da carretilha q vc pretende comprar. Procure pelas siglas AR-B, CCR, e por aí vai. Um par de rolamentos das carretilhas top da Shimano, Daiwa e etc, pode chegar a custar R$ 100,00, ou seja, o preço de muita carretilha mais simples. Taxa de Recolhimento:Outra questão a ser observada. Tente dar preferência a carretilhas que recolhem mais rápido. Pegue a caixa do produto e cheque essa taxa (gear ratio). Geralmente são números assim 5.0:1, ou 6.3:1, ou 7.0:1 e por aí vai, ou seja, a cada volta na manivela (expresso pelo número 1) corresponde a "X" voltas no carretel (expresso pela numeração q vem antes do :1), então em uma carretilha com taxa de recolhimento 5.0:1 o carretel dará 5 voltas em torno do seu eixo enquanto o pescador dá apenas 1 volta na manivela da carretilha. Simples né?!?!? Lembre-se: uma carretilha rápida (7.3:1) poderá trabalhar em qualquer velocidade abaixo disso, mas será q uma carretilha lenta (5.0:1) conseguirá o mesmo desempenho q uma mais rápida? Muita atenção na verdadeira taxa de recolhimento. Na caixa da carretilha vc encontrará o tanto de linha q a carreta enrola por manivelada (line per handle)...vc encontrará carretilhas 7.1 q enrola menos linha q uma 7.0, ou seja, pura tática de venda do fabricante (pra não dizer enganação). Profundidade do Carretel: Algumas modelos de carretilhas se diferem apenas na profundidade do carretel, uns mais rasos, outros mais profundos (Steez, Calais, etc). O mercado japonês utiliza normalmente carretilhas com carretel mais raso, onde a capacidade de linha é menor, pois seu tipo de pescaria prioriza linhas mais finas. Já o mercado norte-americano, e o Brasil acompanha mais esse mercado, utiliza carretel mais profundo, com maior capacidade de linha, o q possibilita a utilização de linhas mais grossas. Se vc utiliza linhas com bitola acima de 0.30mm é interessante a utilização de carretéis mais profundos para não correr o risco de ficar sem linha no meio da pescaria. Sistema de Freio / DRAG (arrasto ou fricção):A maioria esmagadora do mercado de carretilhas oferece modelos com 2 tipos de freio. O mecânico e o magnético. O mecânico nada mais é q uma bucha interna, q pode ser de cerâmica, carbono e outros materiais, onde o pescador, ao apertar aquela roldana pequena q fica entre a manivela e o corpo da carretilha, estará apertando esse freio q atua em todas as fases do arremesso e do recolhimento. Já o magnético pode ser regulado internamente ou externamente dependendo do modelo da carretilha. O freio magnético funciona apenas durante os arremessos. Para se regular internamente é preciso soltar a tampa lateral da carretilha (lado oposto a manivela) e regular umas buchinhas q ficam nas extremidades de uma estrelinha ninja..hehee..Cada buchinha pode ser configurada em duas posições diferentes. Mais perto do centro, ou mais afastada do centro do carretel. Quando mais perto do centro, mais solto fica o carretel, e vice-versa. E tb existem carretilhas com regulagem do freio magnético externo. Um botão lateral oposto a manivela com graduação. Normalmente no 0 (zero) o freio está totalmente liberado, enquanto no 10, o oposto. O segredo de não se fazer cabeleiras e arremessar longe está aqui, nos sistemas de freio. Para aqueles q estão começando o ideal é freiar em 80% os 2 tipos de freio, assim vc não fará cabeleiras de jeito nenhum (tb não arremessará nada), e a medida em q vc for se acostumando com a carretilha, vc vai soltando gradativamente os freios até ter um equilíbrio ideal. Quando se fala em fricção ou DRAG, estamos na força máxima suportável pela carretilha antes q o seu carretel deslize, ou seja, se a sua carretilha suporta 4Kg de Fricção/Drag, e um peixe fizer uma força superior a essa, como "medida de segurança" o carretel irá deslizar. Caso a carretilha ficasse totalmente travada essa força poderia empenar o seu carretel, poderia quebrar um componente interno, ou ainda, arrebentar a linha ou quebrar a vara. Muitos acreditam q quanto maior o drag da carretilha melhor ela é...mas será q para o seu tipo de pescaria (com linhas e varas de baixa libragem) tanto drag é necessário? A escolha é sua. Marca e Preço:Questão muito polêmica. Claro q escolher uma carretilha cara e de marca agrada o "ego" de qualquer pescador, mas antes de se investir uma boa quantia em materiais caros é interessante vc saber se realmente é esse o esporte q vc quer abraçar e se vc realmente vai aproveitar o máximo do seu material. Um bom material não fará vc pegar mais peixes, mas também não te deixará na mão tão facilmente. Começe com um material intermediário e tire o máximo dele, assim, a sua próxima aquisição será certeira ao seu perfil. Shimano, Daiwa, Quantum, etc, são bons exemplos de carretilhas de qualidade. Cada uma dessas marcas possuem carretilhas q variam de R$ 350,00 até os R$ 2.000,00. (média) A Marine Sports tb oferece produtos de qualidade q variam de R$ 100,00 aos R$ 500,00. (média) Bem....tentei explicar rapidamente os itens mais importantes na hora de se escolher uma carretilha...caso vc queira se aprofundar em cada um desses subtópicos acima, pesquise em nosso fórum q vc ainda encontrará muita coisa. Espero q tenham gostado. Grande abraço. Fabrício Biguá Que aula Fabrício! Show de bola demais, tô curtindo o fórum demais. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rômulo Albuquerque Postado Março 2, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Março 2, 2017 OPS! JÁ LI O TOPICO, JÁ PESQUISEI PORÉM AINDA ME RESTAM DUVIDAS. ALGUEM AQUI PESCA EM PRAIA EMBARCADO? PEIXES DE MEDIO PORTE COM 1KG A 3KG? É O TIPO DE PESCA QUE DESEJO FAZER, OU MELHOR, FAÇO MAS COM MOLINETES. TENHO UMA EMBARCAÇÃO DE FIBRA, SUPER-8. QUERIA SABER O TAMANHO MELHOR PRA ESSE TIPO DE PESCA, QUE TIPO E/OU MARCA. SE PUDEREM ME AJUDAR FICO GRATO. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Biguá Postado Julho 17, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Julho 17, 2019 Alguém aí tem alguma Curado MG 51, esquerda ou Steez? Tem que estar em bom estado. de Preferência sem uso e que esteja disposto a vender, trocar, dar... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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