Ir para conteúdo

Sensibilidade Carretilha x Molinete

Parzianello

Posts Recomendados

Boa tarde, pessoal! 

Quero tirar uma duvida sobre a pesca de fundo, mais especificamente se há alguma diferença no quesito de sensibilidade entre a carretilha e molinete.

Existe alguma diferença grande? faço muito a pesca de triaras, utilizando chumbos mais pesados (15 a 25 gramas), normalmente entre 5 a 10 metros de profundidade. hoje utilizo somente carretilhas, e estou pensando em usar um conjunto de molinete. Os equipamentos geralmente usado nessa pescaria são varas mais longas, entre 20 e 25 lbs.

Comparando os dois equipamentos (Carretilha x Molinete), ambos com o conjunto equilibrado, tem alguma mudança na percepção de quando o peixe agarra a isca?

Desde já, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parzianello, na minha opinião não existiria muita diferença entre você utilizar carretilha ou molinete, o que vai influenciar, e muito, é a sensibilidade da varinha, o tipo de material e a ação da mesma, e também o uso ou não de linhas multi, que te dão uma transmissão do toque do peixe muito mais apurada. As linhas mono, quanto mais elásticas, menor será a transmissão deste sutil toque. Nas minhas pescarias no mar, com slow ou fast jig, muitas vezes as varas com um trabalho mais lento rendem melhores fisgadas devido ao fato do trabalho das iscas se apresentar de forma mais natural ao peixe. Dependendo do tipo de peixe alvo, varas muito rápidas podem vir a rasgar a boca do mesmo, e em outros casos, se você não usar varas rápidas o suficiente, o anzol não consegue furar a boca do peixe.

Link para o comentário

Parzianello,

Entendo que a sensibilidade procurada - principalmente nessas pescarias de jig ou soft - vai depender sempre do conjunto que estiver usando. 

Quanto mais ele for equilibrado, melhor será a sua percepção das "mamadas" dos manhosos...

Contudo, buscar trabalhar com um material mais esportivo, certamente irá "aguçar" sua percepção.

O Saverio já forneceu "o caminho das pedras"! 

Boas pescarias

A propósito, somente uso molinetes, com excelente produtividade nesse tipo de pescaria.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
  • Criar Novo...