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Lanterna carretinha/reboque entrando água - Ajuda


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Pessoal, a lanterna da minha carretinha está entrando água desde as primeiras vezes que foi usada (e a água não sai). Apesar disso ela ainda funciona.

Alguém conhece algum modelo/marca de lanterna que não entre água com o tempo? Notei que várias lanternas de modelos similares também estão com água.  

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Bruno, vamos la...

 

Como o amigo indicou acima, há lanternas submersíveis, mas se mal instalada, vai entrar agua do mesmo jeito.

 

Led por sí só aguenta agua, o que nao aguenta é a placa, se continua funcionando mesmo com agua, é sinal de que vc tem sorte ehehhe

 

Mesmo assim, eu abriria ela inteira uma boa lavagem com pincel e sabao pra tirar toda sujeira, um pouco de wd40 pra limpar e nao deixar enferrujar, deixa secando uns 2 dias, e depois mais wd pra nao oxidar nada.

 

Fecha tudo e coloque silicone onde for possível, é uma opção, já que o led se for placa e queimar, nao tem conserto confiável (funciona consertar, mas altera a voltagem residual que pode vir a estragar o modulo do carro, lembrando que o led nao consome nada,logo a energia que volta é alta, e se houver oscilaçao complica, hoje td eh eletronico nos carros, entao...)

 

outra coisa importante: entrou no rio? sempre desligue a energia antes e so religue depois de uns bons minutos para evitar ao maximo curtos...

 

Existem lampadas led, ou seja, vc usa a lanterna tradicional so substitui a lampada mesmo por led. 

 

Particularmente, acho uma opção interessante, pois montar e desmontar essas lanternas tradicionais é muito muito facil, da pra fazer na beira do rio com canivete ou faca... Se precisar tirar ali, ja limpa, troca a lampada se quiemar etc...

 

Ruim que essas lampadas nao se acha facil em qqr esquina e as vezes metem a faca na gente... Entao eu uso lampada halogena, tradicionalzona mesmo.

 

Se as lanternas estiverem limpas e sem estarem opacas, funcionam com perfeição.

 

Mas alguns carros atuais, exigirão um modulo para funcionar, que fica instalado no carr mesmo..

Em resumo, nao ha substituto perfeito. Ha o que te melhor cabe.

 

E nao esquece de limpar bem a tomada elétrica num posto, ou em casa, jogar wd40 la e verificar os contatos sempre antes de viajar.

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já tive o mesmo problema.. e nem era de led.. deixei secar, passei silicone onde achava que entrava água e isso resolveu quase que 100 % do problema, apesar de notar ainda uma condensação interna. Recentemente, pra colocar numa transbike que fiz, encontrei aqui na cidade uma que se diz "blindada", nunca coloquei à prova... mas parece bem confiável. E como ja foi dito, nunca tive problema com lâmpadas queimadas por isso. Agora, WD 40 sempre nos terminais porque oxidam e criam zinabre mesmo.

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So um detalhe: coloca silicone so o suficiente pra estancar... pq se enfiar muito e precisar abrir (e sempre precisa pq luz queima), ai complica a vida do caboclo....

 

E outra que esqueci: se nao quer vedar, entao abre um buraco pra escoar, pior que mal vedado é mal drenado... melhor limpar sempre algo ruim do que comprar um novo toda hora ehehhe lembre-se o terra no caso é seu carro, seu módulo e sua bateria, não existe terra na carretinha ...

 

Problema de tentar vedar é que é um serviço ingrato, sempre sobra algo, sempre entra algo, por mais minucioso que seja.

 

Ja que falei sobre o terra da carretinha, vai uma dica:

 

Teoricamente, deveríamos seguir uma norma e ser padrão as tomadas e suas ligações, segue a visão:

Tomada Teste Trailer Engate Trava Carretinha Reboque 12v | Frete grátis

 

 

 

Na prática, quase ninguém usa isso.... Mas o mais importante é que a maioria não usa o terra (ground) corretamente, alguns sequer fazer a ligação do mesmo, outros colocam ainda pior : ligados em conjunto com outra lampada.

 

Alguns usam o terra direto no chassi da carretinha e assim o aterramento fica no contato da bola do carro com a munheca.

 

Atenção: esse é um dos piores tipos possíveis pra elétrica!

 

A bola + munheca alem de possui muita massa e ter metais diferentes, o que ocasiona por si só um baixo aterramento (com alta resistencia por consequencia), ainda fica se movendo 100% do tempo (se estivessem em contato constante ficariam "soldadas"). Logo seu aterramento fica intermitente, piscando, pulando, causando curto e contra curto o tempo todo.

 

O resultado disso é desastroso pro módulo e pras lampadas

 

Certamente voce ja viu carretas de caminhoes e carretinhas piscando sozinhas, sem parar... Exatamente isso que esta ocorrendo: aterramento ruim ou no engate.

 

O correto é ter aterramento via tomada e se quiser como backup o aterramento no chassi.

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15 horas atrás, Vagner disse:

 

2 horas atrás, Andrey W disse:

já tive o mesmo problema.. e nem era de led.. deixei secar, passei silicone onde achava que entrava água e isso resolveu quase que 100 % do problema, apesar de notar ainda uma condensação interna. Recentemente, pra colocar numa transbike que fiz, encontrei aqui na cidade uma que se diz "blindada", nunca coloquei à prova... mas parece bem confiável. E como ja foi dito, nunca tive problema com lâmpadas queimadas por isso. Agora, WD 40 sempre nos terminais porque oxidam e criam zinabre mesmo.

 

12 horas atrás, Astra-Taranis disse:

Bruno, vamos la...

 

Como o amigo indicou acima, há lanternas submersíveis, mas se mal instalada, vai entrar agua do mesmo jeito.

 

Led por sí só aguenta agua, o que nao aguenta é a placa, se continua funcionando mesmo com agua, é sinal de que vc tem sorte ehehhe

 

Mesmo assim, eu abriria ela inteira uma boa lavagem com pincel e sabao pra tirar toda sujeira, um pouco de wd40 pra limpar e nao deixar enferrujar, deixa secando uns 2 dias, e depois mais wd pra nao oxidar nada.

 

Fecha tudo e coloque silicone onde for possível, é uma opção, já que o led se for placa e queimar, nao tem conserto confiável (funciona consertar, mas altera a voltagem residual que pode vir a estragar o modulo do carro, lembrando que o led nao consome nada,logo a energia que volta é alta, e se houver oscilaçao complica, hoje td eh eletronico nos carros, entao...)

 

outra coisa importante: entrou no rio? sempre desligue a energia antes e so religue depois de uns bons minutos para evitar ao maximo curtos...

 

Existem lampadas led, ou seja, vc usa a lanterna tradicional so substitui a lampada mesmo por led. 

 

Particularmente, acho uma opção interessante, pois montar e desmontar essas lanternas tradicionais é muito muito facil, da pra fazer na beira do rio com canivete ou faca... Se precisar tirar ali, ja limpa, troca a lampada se quiemar etc...

 

Ruim que essas lampadas nao se acha facil em qqr esquina e as vezes metem a faca na gente... Entao eu uso lampada halogena, tradicionalzona mesmo.

 

Se as lanternas estiverem limpas e sem estarem opacas, funcionam com perfeição.

 

Mas alguns carros atuais, exigirão um modulo para funcionar, que fica instalado no carr mesmo..

Em resumo, nao ha substituto perfeito. Ha o que te melhor cabe.

 

E nao esquece de limpar bem a tomada elétrica num posto, ou em casa, jogar wd40 la e verificar os contatos sempre antes de viajar.

 Obrigado pela ajuda!

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Infelizmente aqui no Brasil não temos acesso ao q é bom.

Sempre tive a sorte de poder comprar lanternas importadas ou de pedir a amigos pra trazerem pra mim lá de fora.

 

Uso há vários anos e nunca tive um único problema. Entro e saio da água com tudo ligado. Tb uso tomada gringa....e digo, vale a pena o investimento.

Se tiver como pedir de fora ou comprar lanternas de boas marcas, invista.

 

Quem tiver curiosidade, aqui vai um exemplo q uso e recomendo.

https://www.trailerandtruckparts.com/Oval-LED-Waterproof-Flange-Mount-Stop-Tail-Turn-Light-10-Diode-50-767751_p_504.html

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