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Mercury 30hp 2T 2023


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Boa tarde senhores tudo bem, sou novo no Forum, muito prazer.

Recentemente comprei meu primeiro conjunto, um barco de aluminio semi chato de 6 metros borda alta (1,5mm de fundo e 1,2mm laterais) com um motor Mercury 30hp 2023
Já fiz todo o amaciamento exatamente conforme manual.
Normalmente navego em 3 pessoas que pesam em media 80 - 90kgs (1 trip. + 2 pass) mais todos os equipamentos. consigo uma velocidade de no maximo 42km/h o que acredito ja estar muito bom não é mesmo?

Meu mecanico me diz que se eu substituir a Helice original (9.9x13) por uma 9.6x13 eu iria ganhar mais um pouco de potencia e velocidade, porem pelo que entendi, diminuindo a helice, obtenho mais força e menos velocidade, então estou muito confuso quanto a isso! alguem que ja fez esses testes poderia me dizer se realmente tem vantagem em reduzir para a helice 9.6x13?

Muito obrigado e espero poder ajudar tambem no Forum !

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17 horas atrás, Rafael Loureiro disse:

Boa tarde senhores tudo bem, sou novo no Forum, muito prazer.

Recentemente comprei meu primeiro conjunto, um barco de aluminio semi chato de 6 metros borda alta (1,5mm de fundo e 1,2mm laterais) com um motor Mercury 30hp 2023
Já fiz todo o amaciamento exatamente conforme manual.
Normalmente navego em 3 pessoas que pesam em media 80 - 90kgs (1 trip. + 2 pass) mais todos os equipamentos. consigo uma velocidade de no maximo 42km/h o que acredito ja estar muito bom não é mesmo?

Meu mecanico me diz que se eu substituir a Helice original (9.9x13) por uma 9.6x13 eu iria ganhar mais um pouco de potencia e velocidade, porem pelo que entendi, diminuindo a helice, obtenho mais força e menos velocidade, então estou muito confuso quanto a isso! alguem que ja fez esses testes poderia me dizer se realmente tem vantagem em reduzir para a helice 9.6x13?

Muito obrigado e espero poder ajudar tambem no Forum !

ThiagoRossi

  • Colaborador
  •  
  • ThiagoRossi
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  • 22
  • 1.384 posts
  • Localização: Tabatinga - SP

O meu já saiu com a hélice 9.6 x 13 da loja, que agora vendo o que o Guto tá falando, é diferente da dele que é 9 7/8 x 13.

 

Quando fui fazer a última revisão, em Set/14, o mecânico da autorizada me explicou esse negócio da hélice, exatamente como o Leo disse, que a saída dos gases da hélice que sai com ele da fábrica é menor e que portanto isso acabava provocando falas constantes de desempenho no motor.

 

Por isso, ele trocam todas as hélices e colocam essa 9.6 x 13 que tem uma saída de gases maior. Ele até me mostrou as 2 hélices uma do lado da outra. Realmente a saída é maior.

 

Inclusive ele disse que tem um estoque enorme de hélices que saem com o Sea Pro de fábrica lá (a que vem com o motor da fábrica e que depois é substituída), pra mais de 1.000 hélices e que não tem o que fazer com elas. Inclusive ele me deu 2 dessas que era pra eu levar de reserva caso desse problema na minha, que pra uma emergência ela serve.

 

Sabe que pensando agora... depois que troquei a hélice na última revisão em Set/14 (arrebentei ela numas pedras no São Francisco) é que meu motor começou a apresentar uma queda no rendimento... se bem que a especificação é a mesma da que tinha antes: 9.6 x 13.

 

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mecanico fala bobagem demais, jesus cristo...

 

do bloco do motor ate a helice tem mil coisas que influenciam e diminuem a velocidade do escape.... Inclusive curvas a 90 graus e quinas que fazem o escape do motor de popa ficar uma b...

 

nao sera uma leve restricao de tamanho na saida da helice que ira mudar isso, ademais, o motor 2 tempos para conseguir um uso otimizado do escape, precisa de um escape ultra tecnico pra dar efeito, no estilo das rd antigas... e nenhum tem isso.

 

o motor em questao eh produzido pela tohatsu, para mercury, nissan, mariner, tohatsu entre outras empresas... tds usam o mesmo helice sem problema algum.

 

Isso de trocar helice por causaa do escape beira a conversa de mecanico em buteco... ql dificuldade da tohatsu em mudar o helice num projeto conhecido desde os anos 80/90 ?? qm manja eh o mecanico brasileiro q nem sabe trocar uma bobina direito...

 

vamos la...

 

ja tem mil post sobre o helice do mercury 25/30 e tohatsu no forum, deem uma pesquisada, é extensa a bibliografia a respeito.

 

helice paralela, nem perde tempo analisando o raco dela (se vc nao sabe o q eh raco, entao leia os post sobre esse motor e helice), pq nem as proprias fabricas nacionais sabem dizer de fato.

 

segundo q o material e a forma q sao feitas, influenciam muito mais que o proprio raco nessa potencia de motor e qldd de helice nacional.

 

terceiro, se vc anda leve (sozinho ou dois palitos sem peso), use passo 13, se vc anda em 3 ou com peso, pode por um passo 12 que vai melhorar.

 

Nao entendeu? Pois eh, hidrodinamica é relativa. Conforme vc muda os fatores, vc tb muda o resultado.

 

No teu caso, em 3, andando a 42kmh ta otimo, nao mexa. Maximo que vc pode conseguir hipoteticamente eh ganhar ou perder 3kmh trocando o helice, e vai gastar 200 pila pra isso.

 

Ou compra umahelice 12, testa e deixa a original de reserva (aí sim, vale perder os R$200-300, pq vc tera um helice reserva que te salvara de problemas gigantes), ou deixa de reserva a pior opção.

 

Antes de sair trocando helice e falar de passo, raco, diametro, etc.... aprenda a trocar a helice e tenha as ferramentas... nao adianta nada vc ta no meio do rio parado com uma helice bi-turbo v6 diesel na mao pq nao tem ferramenta e nem sabe trocar e no motor uma helice quebrada. Vai só se sentir mal...

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42 tá na media, correto é instalar um tacometro pra ver qual Rpm esse motor ta atingindo com esse peso.  Mas por experiencia propria eu tive um Seapro 30hp por 10 anos que é o mesmo motor, nesse peso que vc anda coloque uma Sorabo passo 12 que vai ganhar em arrancada e uns 2 a 3kmh caso quer ganhar algo.  Na época meu Motor com helice original em 3 pesados  e tralha numa semichata leve 6m atingia 41kmh a 4850rpm com a passo 12 antigia 5250 rpm a 44kmh se não me engano 

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Em 23/09/2023 em 08:13, Vagner disse:

ThiagoRossi

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  • Localização: Tabatinga - SP

O meu já saiu com a hélice 9.6 x 13 da loja, que agora vendo o que o Guto tá falando, é diferente da dele que é 9 7/8 x 13.

 

Quando fui fazer a última revisão, em Set/14, o mecânico da autorizada me explicou esse negócio da hélice, exatamente como o Leo disse, que a saída dos gases da hélice que sai com ele da fábrica é menor e que portanto isso acabava provocando falas constantes de desempenho no motor.

 

Por isso, ele trocam todas as hélices e colocam essa 9.6 x 13 que tem uma saída de gases maior. Ele até me mostrou as 2 hélices uma do lado da outra. Realmente a saída é maior.

 

Inclusive ele disse que tem um estoque enorme de hélices que saem com o Sea Pro de fábrica lá (a que vem com o motor da fábrica e que depois é substituída), pra mais de 1.000 hélices e que não tem o que fazer com elas. Inclusive ele me deu 2 dessas que era pra eu levar de reserva caso desse problema na minha, que pra uma emergência ela serve.

 

Sabe que pensando agora... depois que troquei a hélice na última revisão em Set/14 (arrebentei ela numas pedras no São Francisco) é que meu motor começou a apresentar uma queda no rendimento... se bem que a especificação é a mesma da que tinha antes: 9.6 x 13.

 

res.png

Muito obrigado Thiago.

 

 

Em 23/09/2023 em 13:01, Astra-Taranis disse:

mecanico fala bobagem demais, jesus cristo...

 

do bloco do motor ate a helice tem mil coisas que influenciam e diminuem a velocidade do escape.... Inclusive curvas a 90 graus e quinas que fazem o escape do motor de popa ficar uma b...

 

nao sera uma leve restricao de tamanho na saida da helice que ira mudar isso, ademais, o motor 2 tempos para conseguir um uso otimizado do escape, precisa de um escape ultra tecnico pra dar efeito, no estilo das rd antigas... e nenhum tem isso.

 

o motor em questao eh produzido pela tohatsu, para mercury, nissan, mariner, tohatsu entre outras empresas... tds usam o mesmo helice sem problema algum.

 

Isso de trocar helice por causaa do escape beira a conversa de mecanico em buteco... ql dificuldade da tohatsu em mudar o helice num projeto conhecido desde os anos 80/90 ?? qm manja eh o mecanico brasileiro q nem sabe trocar uma bobina direito...

 

vamos la...

 

ja tem mil post sobre o helice do mercury 25/30 e tohatsu no forum, deem uma pesquisada, é extensa a bibliografia a respeito.

 

helice paralela, nem perde tempo analisando o raco dela (se vc nao sabe o q eh raco, entao leia os post sobre esse motor e helice), pq nem as proprias fabricas nacionais sabem dizer de fato.

 

segundo q o material e a forma q sao feitas, influenciam muito mais que o proprio raco nessa potencia de motor e qldd de helice nacional.

 

terceiro, se vc anda leve (sozinho ou dois palitos sem peso), use passo 13, se vc anda em 3 ou com peso, pode por um passo 12 que vai melhorar.

 

Nao entendeu? Pois eh, hidrodinamica é relativa. Conforme vc muda os fatores, vc tb muda o resultado.

 

No teu caso, em 3, andando a 42kmh ta otimo, nao mexa. Maximo que vc pode conseguir hipoteticamente eh ganhar ou perder 3kmh trocando o helice, e vai gastar 200 pila pra isso.

 

Ou compra umahelice 12, testa e deixa a original de reserva (aí sim, vale perder os R$200-300, pq vc tera um helice reserva que te salvara de problemas gigantes), ou deixa de reserva a pior opção.

 

Antes de sair trocando helice e falar de passo, raco, diametro, etc.... aprenda a trocar a helice e tenha as ferramentas... nao adianta nada vc ta no meio do rio parado com uma helice bi-turbo v6 diesel na mao pq nao tem ferramenta e nem sabe trocar e no motor uma helice quebrada. Vai só se sentir mal...

Obrigado pela ajuda! concordo totalmente. Já assisti varios videos para aprender a trocar a helice, agora quando comprar a nova vou testar na pratica para aprender e realmente, só estou querendo fazer isso pelo fato de ter uma de reserva, pois não valeria a pena gastar 300,00 reais para ter um ganho de 3km/h. Quanto as helices paralelas, as que eu mais encontro para venda são as da MARFLEX (MFX) e da Sorabo, compensa pagar mais caro na Sorabo?

 

 

Em 23/09/2023 em 18:01, Marcelo Terra disse:

Uma curiosidade... seila::

 

Em que rio navega?

 

:amigo:


Bom dia Marcelo! atualmente costumo navegar no Rio Piracicaba, na Represa de Sta Maria da Serra e tambem em Borborema - SP, Rio Tiete prevalece. kkk tenho vontade de ir pescar ai em Araçatuba, ando vendo fotos de bons resultados na pesca de tucunare por ai, ta assim mesmo? 

 

Em 23/09/2023 em 21:39, Guto Pinto disse:

42 tá na media, correto é instalar um tacometro pra ver qual Rpm esse motor ta atingindo com esse peso.  Mas por experiencia propria eu tive um Seapro 30hp por 10 anos que é o mesmo motor, nesse peso que vc anda coloque uma Sorabo passo 12 que vai ganhar em arrancada e uns 2 a 3kmh caso quer ganhar algo.  Na época meu Motor com helice original em 3 pesados  e tralha numa semichata leve 6m atingia 41kmh a 4850rpm com a passo 12 antigia 5250 rpm a 44kmh se não me engano 


Guto muito obrigado pela ajuda, realmente o que vc me disse bate com as orientações dos amigos acima, só me confirma por favor, devo comprar a helice 9.6x12 certo? ou seria outra medida no passo 12?

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1 hora atrás, Rafael Loureiro disse:

Muito obrigado Thiago.

 

 

Obrigado pela ajuda! concordo totalmente. Já assisti varios videos para aprender a trocar a helice, agora quando comprar a nova vou testar na pratica para aprender e realmente, só estou querendo fazer isso pelo fato de ter uma de reserva, pois não valeria a pena gastar 300,00 reais para ter um ganho de 3km/h. Quanto as helices paralelas, as que eu mais encontro para venda são as da MARFLEX (MFX) e da Sorabo, compensa pagar mais caro na Sorabo?

 

 


Bom dia Marcelo! atualmente costumo navegar no Rio Piracicaba, na Represa de Sta Maria da Serra e tambem em Borborema - SP, Rio Tiete prevalece. kkk tenho vontade de ir pescar ai em Araçatuba, ando vendo fotos de bons resultados na pesca de tucunare por ai, ta assim mesmo? 

 


Guto muito obrigado pela ajuda, realmente o que vc me disse bate com as orientações dos amigos acima, só me confirma por favor, devo comprar a helice 9.6x12 certo? ou seria outra medida no passo 12?

9.9 x 12  as vezes vem escrito 9 7/8 x 12 que é mesma coisa.  Nunca usei a 9.6

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3 horas atrás, Guto Pinto disse:

9.9 x 12  as vezes vem escrito 9 7/8 x 12 que é mesma coisa.  Nunca usei a 9.6

 

3 horas atrás, Astra-Taranis disse:

O guto testou ambas as marcas de helice… tem relato no forum com cada desempenho…

 

sem olhsr desempenho, apenas qldd, iria de sorabo


Perfeito, achei a Sorabo 9.7/8x12 para comprar, vou procurar esse topico onde o Guto testou o desempenho das duas marcas e decidir, assim que testar posto os resultados. Muito obrigado a todos pela ajuda!

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Nao sei qto a vc, mas pra mim: pneu, freio, helice, camisinha faz parte do mesmo grupo: paga pelo melhor e nem discute…

 

no caso: helice original… depois sorabo na reposicao e mfx so se tiver no prego e sem opcao…

 

tem um topico q fala q o aluminio da mfx eh mais poroso e de menor qualidade

 

 

sorabo eh muito boa, mais próximo da original que temos a disposição no br

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  • 4 semanas depois...

Boa noite turma, finalmente coloquei a helice 9.9x12 como me indicaram, comprei da marca Sorabo.

Testei com 3 pessoas + equipamentos como costumo andar e a velocidade não mudou, 42km por hora descendo ou subindo o rio, porem a arrancada ficou muito melhor! esta mais forte e chega na velocidade final muito mais rapido do que com a helice original 9.9x13.

Notei tambem que esta gastando mais, acredito que + de 10 litros por hora, achei muito para um 30hp novo, porem o mecanico tinha mexido no carburador entao nao sei se foi por causa da helice.

 

Pretendo testar a 9.6x13 para ver se consigo mais final. Obrigado pelas dicas!!

 

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12 horas atrás, Rafael Loureiro disse:

Boa noite turma, finalmente coloquei a helice 9.9x12 como me indicaram, comprei da marca Sorabo.

Testei com 3 pessoas + equipamentos como costumo andar e a velocidade não mudou, 42km por hora descendo ou subindo o rio, porem a arrancada ficou muito melhor! esta mais forte e chega na velocidade final muito mais rapido do que com a helice original 9.9x13.

Notei tambem que esta gastando mais, acredito que + de 10 litros por hora, achei muito para um 30hp novo, porem o mecanico tinha mexido no carburador entao nao sei se foi por causa da helice.

 

Pretendo testar a 9.6x13 para ver se consigo mais final. Obrigado pelas dicas!!

 

Qualquer teste, sem um medidor de rpm, fica dificil cravar algum comentario serio.

 

Motores 2tempo sofrem muito com variaveis, como tempo, umidade, calor e distribuição de peso. Mas muita mesma.

 

Especialmente o seapro/mercury 30, embora sutis, elas acontecem com muita frequencia. Especialmente dias quentes.

 

Entretanto, se menosprezar esse fato importantissimo (2 fatos na real... rpm e variaveis, e portanto, daqui pra baixo é achismo), teremos o seguinte fato:

 

a) vc abaixou o passo, conseguiu mais rpm (afinal ela disparou mais a frente e manteve a mesma velocidade), logo, uma helice passo 13 estava (como em todos os outros testes deste motor com esse helice) perdendo rpm e força.. No caso, perdendo pouco (provavlemente vcs 3 nao sao mamutes de grande porte e nao carregavam grandes pesos).

 

b) colocar outra helice passo 13, nao vai aumentar a velocidade. Ainda que diminua o tamanho do diametro (esse tipo de mudanca eh para ajustes finos, dificilmente sentidos na pratica com motores menores, como o do caso). Muito provavelmente ira perder velocidade. Talvez nao a maxima, mas a media sim.

 

Pra quem vai andar 1 hora andando no talo, aquelas mudancas de rpm, naturais deste motor, irao ficar mais/menos acentuadas. Ou seja, na velocidade maxima nao deve mudar, mas talvez ganhe/perca 1 kmh a mais ou menos na media final. Despresível de qualquer forma.

 

c) Sobre aumentar o consumo, novamente, as variaveis sao inumeras, inclusive de regulagem do motor, a media de consumo desse motor no talo sao 9litros por hora, com muito peso, tende a subir um pouco. Nao existe almoço grátis: ganhou força vai beber um pouco mais.

 

Muito provavelmente o RPM ficou mais alto (em nossos testes sai de 4750 ate uns 5500 mas na media 5300rpm), em situacoes parecidas. Com isso o motor fica mais cheio e trabalha numa situacao mais digamos "plena", logo vai beber mais.

 

d) a grande evolução que talvez vai demorar um pouco pra vc entender na prática é que em deslocamentos maiores, em especial com alto peso ou marolas um pouco maiores ou pra proteger o motor, não usamos o motor em full ... Usar no talo é gastar combustivel a toa (e isso nao é só perder $ e sim, perder a chance de ter uma reservinha de gasolina qdo mais precisar).

 

O que costumamos fazer é sim dar full, deixar o barco planar, atingir sua velocidade maxima, andar um pouco e diminuir a aceleracao pra algo entre 70 e 80% de aceleraçao, chamamos isso de velocidade de cruzeiro.

 

Vantagens? 

 

Velocidade ótima, baixo consumo, barco na mão, vibra menos, barulho menor, conforto maior, segurança e desgasta o conjunto como um todo bem menos.

 

Em resumo: sõ vantagens.

 

Como vc ta um helice 12, nessa condicao de cruzeiro, vc vai ter um motor muito mais forte e confiante, mais rapido pra ganhar velocidade e mais cheio se precisar, do que se tivesse com helice 13. Ademais, a rpm sera ideal, portanto, seu consumo sera menor. Lembrando que motor 2t, precisa de rpm adequado pra ter lubrificacao adequada.

 

Resumindo de novo: qdo vc diz que ele ficou mais forte, ta justamente dando muito mais amplitude de uso pro motor, podendo inclusive andar ate abaixo dos 70% com o mesmo resultado q antes estaria usando 80%+ ...

 

Vc pode nao ter ganho velocidade final como queria, mas ganhou na pratica mais usabilidade e melhores condicoes de navegabilidade.

 

O resto deixo pro guto explanar.

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3 horas atrás, Astra-Taranis disse:

Qualquer teste, sem um medidor de rpm, fica dificil cravar algum comentario serio.

 

Motores 2tempo sofrem muito com variaveis, como tempo, umidade, calor e distribuição de peso. Mas muita mesma.

 

Especialmente o seapro/mercury 30, embora sutis, elas acontecem com muita frequencia. Especialmente dias quentes.

 

Entretanto, se menosprezar esse fato importantissimo (2 fatos na real... rpm e variaveis, e portanto, daqui pra baixo é achismo), teremos o seguinte fato:

 

a) vc abaixou o passo, conseguiu mais rpm (afinal ela disparou mais a frente e manteve a mesma velocidade), logo, uma helice passo 13 estava (como em todos os outros testes deste motor com esse helice) perdendo rpm e força.. No caso, perdendo pouco (provavlemente vcs 3 nao sao mamutes de grande porte e nao carregavam grandes pesos).

 

b) colocar outra helice passo 13, nao vai aumentar a velocidade. Ainda que diminua o tamanho do diametro (esse tipo de mudanca eh para ajustes finos, dificilmente sentidos na pratica com motores menores, como o do caso). Muito provavelmente ira perder velocidade. Talvez nao a maxima, mas a media sim.

 

Pra quem vai andar 1 hora andando no talo, aquelas mudancas de rpm, naturais deste motor, irao ficar mais/menos acentuadas. Ou seja, na velocidade maxima nao deve mudar, mas talvez ganhe/perca 1 kmh a mais ou menos na media final. Despresível de qualquer forma.

 

c) Sobre aumentar o consumo, novamente, as variaveis sao inumeras, inclusive de regulagem do motor, a media de consumo desse motor no talo sao 9litros por hora, com muito peso, tende a subir um pouco. Nao existe almoço grátis: ganhou força vai beber um pouco mais.

 

Muito provavelmente o RPM ficou mais alto (em nossos testes sai de 4750 ate uns 5500 mas na media 5300rpm), em situacoes parecidas. Com isso o motor fica mais cheio e trabalha numa situacao mais digamos "plena", logo vai beber mais.

 

d) a grande evolução que talvez vai demorar um pouco pra vc entender na prática é que em deslocamentos maiores, em especial com alto peso ou marolas um pouco maiores ou pra proteger o motor, não usamos o motor em full ... Usar no talo é gastar combustivel a toa (e isso nao é só perder $ e sim, perder a chance de ter uma reservinha de gasolina qdo mais precisar).

 

O que costumamos fazer é sim dar full, deixar o barco planar, atingir sua velocidade maxima, andar um pouco e diminuir a aceleracao pra algo entre 70 e 80% de aceleraçao, chamamos isso de velocidade de cruzeiro.

 

Vantagens? 

 

Velocidade ótima, baixo consumo, barco na mão, vibra menos, barulho menor, conforto maior, segurança e desgasta o conjunto como um todo bem menos.

 

Em resumo: sõ vantagens.

 

Como vc ta um helice 12, nessa condicao de cruzeiro, vc vai ter um motor muito mais forte e confiante, mais rapido pra ganhar velocidade e mais cheio se precisar, do que se tivesse com helice 13. Ademais, a rpm sera ideal, portanto, seu consumo sera menor. Lembrando que motor 2t, precisa de rpm adequado pra ter lubrificacao adequada.

 

Resumindo de novo: qdo vc diz que ele ficou mais forte, ta justamente dando muito mais amplitude de uso pro motor, podendo inclusive andar ate abaixo dos 70% com o mesmo resultado q antes estaria usando 80%+ ...

 

Vc pode nao ter ganho velocidade final como queria, mas ganhou na pratica mais usabilidade e melhores condicoes de navegabilidade.

 

O resto deixo pro guto explanar.

Perfeito, foi exatamente o que eu senti, o motor está mais forte, com a resposta mais rapida, mais "firme". Mas realmente, andei só no talo, na proxima pescaria vou fazer exatamente como disse, em trajetos maiores irei tentar manter a velocidade de cruzeiro, talvez uns 35km/h para verificar o consumo.
Quanto ao peso, realmente eu e os outros 2 pescadores pesamos em media 85 a 95kg, e na verdade eu sentia reduzir muito a velocidade quando adicionava a 4ª pessoa no barco.
Mais uma vez muito obrigado, estou aprendendo muito.

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vou reiterar o que falei no primeiro post: ha uma biblioteca imensa sobre esse assunto e tambem de regulagens, testes ,reviews, tentativas, mudancas no forum. Em especial, o guto postou tudo que fez de testes..

 

entre os que destaco estao:

 

a) testes de helices

b) regulagens do seapro

c) toquinhos

d) testes de velocidade e peso

e) mistura de oleo 2t

f) principais problemas, inclusive o sempre e imortal cronico problema de afogar o motor.

 

sabendo dessas coisas e manutencao basica, vc ta bem munido... 

 

lembrando que ha barcos e barcos, uns se dao melhor com 15hp, outros com 25/30, outros nao se dao bem com nada , outros se dao bem com td, com marola, sem marola, com peso ou sem peso...

 

de qqr forma, se vc busca extrair mais velocidade que isso, parta pra um 40hp, pq nao vai subir mais do que esta. 

 

e barco de aluminio (na real nao o material mas sim a engenharia em si), jamais vai correr com um de fibra ou outros modelos... simples assim.

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Comprei um Tacometro digital pelo Mercadolivre, aqueles simples retangulares pretos. 

 

Instalei tudo certinho, coloquei a configuração "2 stroke" e percebi que ele mede os RPM dobrado (quase 2000 rpm na lenta). Quando coloco a configuração "4 stroke" parece que mede certinho (entre 800 a 1000 rpm na lenta)

 

Alguem mais teve esse problema? será que é porque o motor é 2 cilindros?

 

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Sim, tem as configurações corretas, tem no forum como configurar.

 

nao, nao eh pq swo 2 cilindros sim pq sao 2 tempos…

 

como referencia aquecido, em lenta, ideal eh entre 850 e 950 rpm…

 

ou saindo de velocidade e colocando em

neutro ele nao morre e ao mesmo tempo ao engatar frente ou re nao dar tranco

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3 horas atrás, Guto Pinto disse:

Normalmente na configuração 1 que ele funciona correto

Pois é Guto, no caso o que eu comprei tem apenas duas configurações: 2 STROKE ou 4 STROKE.
Mas no meu motor que é 2 tempos, só ta funcionando corretamente na configuração 4 STROKE.
Se coloco na "2 stroke" que eu imaginava ser a correta, ele dobra os rpm, marca 2000rpm na lenta por exemplo.
Mas enfim, o importante é funcionar! em breve vou testar as duas helices na agua e marcar os rpm maximo, depois posto aqui.
Valeu gente!!

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esta correto, cuidado pro fio nao tocar em mais nada, passa ele ali pelo acesso de borracha (um tampao) do lado da bacia do motor.... passa pelo manche (deixa espaco pro manche se mover pras 4 direcoes) e depois fixa perto do manete, melhor lugar...

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