Thomas Silva Postado Maio 27 Denunciar Compartilhar Postado Maio 27 Amigos, quantas libras costumam utilizar nos pneus de suas carretas para transportar os barcos dos senhores? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Maio 27 Denunciar Compartilhar Postado Maio 27 depende... qual teu barco? qual teu motor? quantos eixos tem a carreta? o pneu eh de carro ou caminhonete? vc tem pneu largo/perfil baixo ou pneu mais fino/perfil alto? td isso varia a condição... via de regra, antigamente, os fabricantes de pneus indicavam pressao nos sites deles para CADA pneu. Entenda: nao importa se é carretinha ou um caminhao, vc tem um peso maximo e uma tabela de calibração "geral" para cada peso transportado. Como hoje os sites tem adotado a ideia de que: cliente é tudo burro e nao le, entao nao coloco informacao... provavelmente vai ser dificil vc encontrar essa informacao ehhehe Vc pode sugerir uma calibracao com base no peso e calibragem normal de um carro. Vamos por exemplo imaginar um carro normal. Sedan medio, pesa seus 1200 a 1600 kilos, divididos em 4 pneus, teremos +- 400 kilos por pneu... O manual normalmente em condicao natural de uso, sugere nos pneus traseiros 30 psi em peso leve e uns 35 psi em peso maximo... vamos considerar q um sedan medio pese algo perto de 65% na frente... Entao teriamos: 1600kg em 2 eixos= 800 kilos, se distribuirmos isso 65 na frente e 35 atras, teriamos 280kilos no eixo traseiro... com 30 psi. Um barco pesa seus 140kg... motor uns 50, tralha q sempre colocamos errado mais uns 30-40kg, teremos= 140+50+40= 230 kilos + a carreta que podemos considerar mais uns 150-200kg... entao o peso total que os pneus irao estar submetidos é algo proximo de 380kg.. vamos voltar ao carro, se pensar que o carro qdo vc poe passageiros, anda a 160kmh, poe bagagem, varia de 30 a 35psi em media... e uma carretinha tem suspensao geralmente muito pior, é apenas um eixo "bobo" sem funcao de estabilizar nenhum carro, nao havera mudanca de peso , e bla bla bla.... com pneus na media de 165/r13, pode colocar algo entre 28 e 30psi para rodar na estrada ou ate uns 25 em estradas de terra pra diminuir as pancadas que vai gerar. abaixo de 25 psi, nenhum fabricante vai te indicar por superaquecimento da banda de rodagem podendo explodir o pneu... Se for pra deixar parado na garagem, coloque a pressao maxima indicada pq vai murchar com o tempo, e isso vai evitar q o pneu fique quadrado. agora.. se vc vai por uma bass boat, 2 eixos, motor de 300hp, e enfiar peso ate o talo, verifique com o fabricante hehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Maio 27 Denunciar Compartilhar Postado Maio 27 acabei nao falando: pneus perfil baixo precisam de mais psi... suspensao de feixe de molas menos psi... pq sao normalmente muito duras... carreta 2 eixos, precisa verificar o peso que vai por em cima... pneus de camionete costumam ser mais duros, podendo variar conforme modelo e marca... um bf eh um toco de pesado e grosso, um bridgestone dueler eh beeem mais macio... enfim.. depende muito do q vai por e qual situacao esta sendo submetido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thomas Silva Postado Maio 28 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 28 Ignorei sem querer o fato de especificar sobre minha carreta, perdão. Estou puxando um conjunto um pouco mais pesado, trata-se de uma Quest Q268R com um mercury 150 proxs, minha carreta é uma volpato de eixo único, pneus xbri 8 lonas Pesquisei no site da fabricante, só encontrei a carga máxima que é de 850kg por pneu, não vi nada a respeito de calibragem ideal para o mesmo. Peguei o barco ja montado ha poucos dias, e como ficou uns dias parado na nautica para venda, o pneu acabou murchando. Vou pegar estrada para estrea-lo essa semana, acabei ficando em duvida em qual calibragem seria a segura. Levando em conta que é um conjunto pesado, e com uma suspensão que é de fato bem dura, ideal seria bom uma calibragem mais cheia ou um pouco mais "macia"? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Maio 28 Denunciar Compartilhar Postado Maio 28 poucos dias e murchou o pneu? pode ver o bico, se for so o interno dele, troca na hora e nem cobram nada, se for o bico, com 15 merreis vc troca e fica garantia, pneu nao pode murchar com menos de 50-60 dias parado... xbri tem fama de ser pneu macio.. vamos.. teu motor pesa seco (sem oleos) 210 kg o barco pesa sem nenhum acessorio 500kg acessorios pode por no minimo uns 150kg gasolina no tanque mais uns 150kg tralha mais uns 100 kg (com cooler, etc, etc) Estamos falando sem contar a carreta pq a volpato tem diversos modelos: 1110kg, o que por si só já exige freio inercial ! nao esqueca disso... Vou colocar que se eh um pneu xbri, deve ser de picape, entao a carretinha tb eh reforçada, vamos colocar ai por baixo uns 450kg a carretinha. 1560 kg. Dividido por 2 pneus: 780 kilos por roda... Agora tira por base que isso é o máximo por roda, teoricamente, vc teria que estar com algo próximo a uns 90% da calibragem máxima pra andar em estrada em alta velocidade . Olhe no teu pneu e veja qual a calibragem maxima, sempre esta descrito no ombro do pneu (lateral). Como deve ser feixe de mola, pode tirar ai uns 3-5 psi desse máximo... Pra dar uma folga pra suspensao... vamos HIPOTETICAMENTE, pq eu nao conheco o pneu, nao conheco a carreta, nao sei se é isso a realidade, so pra efeitos de CONTA ok? Se o pneu manda por no maximo 37psi pra andar carregado (uma boa ideia é olhar picapes que usam essa medida de pneu como referencia). 37 psi x 90% = 33 psi. Vai pra pista e testa se essa calibragem esta boa, se nao esta sambando ou quickando a carreta, se ela estiver estavel, prega o pau ... Se ela tiver sambando, quickando, pulando, rabiando, abaixa pra 30 psi... Se vc for andar pouco em rodovia e ja entrar em pista de terra RUIM (qdo for boa, nem se preocupa), abaixa uns 3-5 psi em relacao ao uso na pista. nao se engane, o pneu na terra tendo a superaquecer muito rapidamente! é muito mais atrito que ele sofre!, portanto, nao abaixe muito e diminua a velocidade! eh +- por ai... Thomas Silva reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thomas Silva Postado Maio 28 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 28 De fato não sei quantos dias ficou sem calibrar, porém, a meu ver, esta bem baixo, vou fazer o que recomendou e revisar ele para não ter transtornos... No demais, resposta direta e precisa. Muito obrigado 🙏 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Maio 28 Denunciar Compartilhar Postado Maio 28 se me permite.... ja que esta vendo o bico.. manda balancear os pneus, eh so balancear, vao cobrar pouco ja que nao tem alinhamento e sao so 2 rodas.. vc nao vai sentir nada guiando, pq nao consegue transmitir... mas td q eh acessorio, motor, e o casco vao trabalhar muito melhor... outro dia eu estava atras de uma carretinha e era notorio que estava vibrando por causa de desbalanceamento... isso nao interfere pro dono do carro, mas td q tava la dentro vai sofrendo e vibrando, imagina um gps, um radar, carretinha, molinete, componentes do comando vibrando 600km ? a minha logo eu devo mandar engraxar os cubos novamente e ja vou pedir pra balancear os pneus tb qqr coisa tmj , so chamar. Thomas Silva reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Junho 2 Denunciar Compartilhar Postado Junho 2 iai fera qual o resultado? arrumou o pneu murcho? rodou legal a carretinha? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thomas Silva Postado Junho 3 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 3 Rodei com ela quinta-feira, estava estreando o barco até então kkkk Pedi pra revisar tudo que tinha direito e colocamos 38lb, antes estavam com 30, então acredito que pode ter sido: ou ficou muito tempo parada sem encher os pneus, ou foi calibragem errada do antigo dono pra ficar mais macia (o que eu achei que fica mais perigoso por conta do risco de estourar) 90km de asfalto e 10 de terra, carreta se comportou muito bem e passou bastante segurança Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Junho 3 Denunciar Compartilhar Postado Junho 3 Thomas, que bom que levou o brinquedo pra brincar... Vamos la, impossivel um pneu desses estourar com 30psi, ira estourar com algo abaixo dos 20 pq vai esquentar, acima disso dificilmente. Eu nao sei qual a calibragem correta, como eu tinha dito acima, eu coloquei numeros hipoteticos, sem conhecer modelo, peso correto do que vai em cima etc... Dificil falar. Mas com certeza, 38 tambem estava muito pesado. Pq? Pq usando o Google, vi que o a s10 preconiza por exemplo possivelemnte a pressao ideal pra esse pneu, dependendo das medidas, do tipo, do peso transportado, vai ser entre 30 e 35 ... POSSIVELMENTE, como disse, tem q fazer uns calculos ai pra ter uma base mais correta. Um jeito de verificar isso eh se ela nao ta trepidando muito ou rabiando prum lado e pra outro na estrada. Antigamente os caminhoneiros usavam um recurso interessante, molhavam o pneu desejado e andavam alguns metros num plano pra ver a marca deles no chao. se tiver mais marcado no centro ta muito cheio, mais marcado nas laterais e pouco dentro, ta murcho, se tiver uniforme e bem desenhadinho, ta perfeito, se tiver uniforme mas td meio gordo, ta murcho tb... nao eh preciso, mas eh uma forma de analisar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thomas Silva Postado Junho 3 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 3 Eu até coloquei 35, mas decidi subir um pouco mais justamente por levar em conta os pneus da camioneta, que uso em 38, mas fim de semana tenho torneio por perto, vou baixar pra uns 35 e vou rodar um cadin mais com ela pra ver como ela se comporta e se melhora Astra-Taranis reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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