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Motor e casco de leilão


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Olá a todos, amigos, comprei um casco de aluminio e um motor johnson 25 hp de leilão, sou leigo no assunto, gostaria de dicas para quando o motor e o casco estiverem aqui em casa eu possa fazer uma "revisão" sei que é um tiro no escuro, mas sempre tive a vontade de ter um "projeto" destes em mãos e aprender sobre por si só, também não sei modelo exato do motor e muito menos qual seja o caso.
Agradeço a todos que puderem contribuir com algo !
Segue as fotos do casco e do motor:

barco.jpg

barco2.png

motor1.png

motor2.png

motor3.png

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1 hora atrás, Astra-Taranis disse:

Mas o que exatamente vc tem em maos? Quer restaurar? Quer dar um tapa? Quer pescar? Quer por de decoracao? 
 

qual tempo e orcamento disponiveis?

quem ira fazer?

 

tem mecanico na cidade?

Em mãos tenho o Johnson 25 hp e o casco de 6m em anexos acima, caso você diga de ferramentas, acredito que o básico eu tenho aqui caso precise de alguma especifica eu consigo bem facil nas lojas ao redor, quero deixar confiavel para navegar e pescar em agua salgada na maioria das vezes.
Sem pressa , estou com tempo para gastar e o orçamento entrando em um custo beneficio bom, sem muitos exageros e fazendo o necessário para não passar perrengue, como disse atrás não tenho pressa, então consigo ir comprando as coisas conforme os meses forem passando, a principio penso em deixar bom para navegar sem nenhum risco.
Eu que irei mexer nele, comprei isso para me aventurar e aprender mais sobre tudo ao que envolve mecanica, pintura, reparos em geral, obvio que se algo for de crucial importancia mandarei em alguem que realmente saiba mexer e irá deixar viavél.
Tem mecanico sim, porem tudo que eu puder fazer e aprender em casa eu gostaria de fazer eu mesmo.

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fera... como eu posso falar isso sem parecer um grosso e te deixar pra baixo e sem saber qual tua real situação financeira???

 

Digamos que com tempo e dinheiro, vc troca de sexo, pega um batore e torna ele o henri cavil.... vc faz o q puder com muito tempo e dinheiro. Nada é impossível.

 

Se é viável ou vale a pena ou vc vai ter prazer em fazer? Aí já são outros 500...

 

Se $ nao te for um problema do tipo: "faz falta pra kct, vou deixar de viajar com a familia, vou deixar de comer algo pra poder arrumar essa encrenca..", e for algo mais "ok, eu to disposto a perder uma grana pra aprender..." entao vai fundo...

 

Da pra aprender MUITO de mecanica e conceitos que serão úteis em todos os ramos da tua vida, os mesmos conceitos que ira aprender nesse motor, vai poder usar numa ferrari v8 eletronica com alguma adequaçao.

 

Se isso vale a pena? Bem...eu acredito que não. Voce poderia aprender tudo isso com muito mais qualidade, facilidade, custo muito menor com um motor menos velho e surrado.

 

Esse é um motor dos anos 70/80, usado ate o talo (só olhar a helice gasta igual um cotoco de lapis), chei ode ferrugem e muito surrado. 

 

Se ele estivesse em estado de glória, usado em agua doce, por alguem que pesca a cada 4 anos, e super bem guardado e revisado, diria que vc tem uma bucha nas maos.

 

Os motivos sao simples: e velho, não acha peças fácil, quando acha são caras ou paralelas, bebe igual uma veraneio da policia fora de ponto e com cabecote rachado, anda pouco perto de outros 25hp, é pesado pra diacho, e mecanico torce o nariz pq sabe que vai ocupar espaço na oficina muito tempo ate chegar peça, instalar e quebrar outra coisa, e ainda o cliente fica nervoso achando que foi culpa dele...

 

Era um motor ruim? NAO, era muito bom nA EPOCA, confiavel, robusto, vendeu muito. isso já tem 40 anos. Se nem vc com 40 ta bem , imagina um motor.

 

Esse motor nao foi a leilao de graça, foi pq nao compensava ir buscar. Simples.

 

mas vamos la, se vc quiser arrumar, embora dificil de achar peças, ainda acha, especialmente paralelas (e nao tem boa durabilidade ou precisam de acertos tecnicos pra encaixar eheheh). Se estragar algo elétrico, como cdi ou platinado (nao sei qual ele usa), esquece... Se estourar uma bobina, esquece... 

 

Mas da pra arrumar? claro que da, vai ser divertido pra kct, vai ser empolgante, vai passar raiva, vai xingar, mas vai ser um baita aprendizado. 

 

Por fim, vai andar no mar?? Da pau no teu motor no mar, sabe quais as chances de alguem te ver e te resgatar VIVO? Menores que ganhar na mega sena. Motor que vai pro mar, tem que estar ótimo e ou andar com kit sobrevivencia hehehe

 

Enfim, essa é a minha opiniao, de qm teve um jonsao reliquia em estado unico desde zero e nao aguentou algumas coisas... Meu motor nao tinha um risco, nunca quebrou , me deixou na mao, mas a idade ja mostrava sinais.

 

ja o barco é outro caso...

 

barco nao tem idade tem dono, tem barco de 2 meses q ta um bagaço, tem barco de 20 anos q parece zero.

 

mas via de regra, barcos de aluminio tendem ate pela dilatacao constante, criarem pontos de vazamentos, e pra arrumar vc pode fazer ums ervico de porco de 20 minutos com silicone ou fazer algo correto como rebater os rebites, calafetar novamente, etc... Fica perfeito? NAO, vai fazer agua em pouco tempo, mas te da possibilidade de curtir o barco por um bom tempo.

 

Aluminio com o tempo, ondas, marolas, batidas, vai amassando, ficando enrugado e isso tb piora drasticamente a questao de fazer agua. é algo impossivel de lidar? nao.. mas incomoda.

 

Barco de aluminio é bom pra andar no mar? NAO, ele sofre muito, da muita pancada e vc vai sentir td isso e vai ser incomodo, mas da pra usar, especialmente esse modelo seu ai, vai cortar bem as ondas e ate te proteger um pouco dos respingos. Entao como primeira embarcacao, ta bom, da pra curtir e pescar com parcimonia.

 

Comecaria com uma boa lavagem com ativado de baú de caminhoes, isso vai limpar ele inteiro, tirar manchas, catinga, sujeiras encrustradas, depois um solupan pra tirar outros tipos de sujeira, uma bela esfregaçao e ja vai ta bem melhor que nas fotos.

 

Pintura em aluminio eh critico, nao vale gastar muito, mas se quiser fazer o esquema é: um produto pra tirar essa tinta, lavagem como descrito acima, uma ou duas demaos de wash primer e uma pintura basica (qto menor melhor, sugiro copiar as tradicionais das fabricas, pq fica melhor visualmente, polui menos e qqr pintura vai riscar, entao doi menos no bolso e na alma).

 

Por dentro aconselho vc pintar, primeiro pq da um ar mais novo, caprichado no barco, segundo pq esconde algumas imperfeicoes.

 

Se o tempo e grana tiverem ok, vc pode depois de rebater os rebites, refizer calefacao, ver se nao tem nada solto etc, pintar ele por dentro de alguma tinta emborrachada, tem um milhao delas no mercado, ate mesmo bate pedra automotivo ou aquelas de carroceria de picape valem a pena... se a cor nao ficar do teu agrado basta pintar de novo por cima com a cor desejada, isso vai diminuir os vazamentos e deixar td mais silencioso... 

 

sempre no esquema: retirar tinta com removedor, lavar com ativado de bau, solupan tudo concentradissimo, raspa, lava bem com agua e esfregacao, deixa secar, wash primer pra aluminio e tinta.

 

 

 

Nao espere gastar pouco, provavelmente pra deixar isso ai em ordem, vc vai por baixo uns 3 mil reais...

 

Vai ficar confiavel? Bem... Ate quebrar de novo vai ser sim. E vai quebrar. NAo tem segredo cara, ta usado pra caramba, é um motor nao as armaduras dos cavaleiros do zodiaco.

 

Entao o custo de arrumar isso, o tempo q vai fazer, mais as ferramentas, etc, mais o que vc gastou, vc compra um yamaha 25hp com 10 anos ou mais a menos nas costas q tem peça em qqr padaria e custa 1/3 das peças do jonsao.

 

Ai vc vai fazer pintura? Qto vai morrer numa pintura? No fim das contas vc compra um 15hp bem mais novo, conservado, facil de manter, economico e vai ser feliz do mesmo jeito e ainda aprende tb como dar manutencao basica.

 

os EVAs internos sao baratos e faceis de achar em lojas em qqr cidade...  ai vc pode incrementar por dentro..

 

Se vale a pena? Com o dinheiro q pode conseguir vendendo mais os cobres que vai usar e o tempo gasto, vc compra um bem mais novo e melhor cuidado

 

ai eh contigo, ver o que te espera, pq vai ter trampo pra caramba ai viu... boa sorte e nos conte a jornada.

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1 hora atrás, Astra-Taranis disse:

fera... como eu posso falar isso sem parecer um grosso e te deixar pra baixo e sem saber qual tua real situação financeira???

 

Digamos que com tempo e dinheiro, vc troca de sexo, pega um batore e torna ele o henri cavil.... vc faz o q puder com muito tempo e dinheiro. Nada é impossível.

 

Se é viável ou vale a pena ou vc vai ter prazer em fazer? Aí já são outros 500...

 

Se $ nao te for um problema do tipo: "faz falta pra kct, vou deixar de viajar com a familia, vou deixar de comer algo pra poder arrumar essa encrenca..", e for algo mais "ok, eu to disposto a perder uma grana pra aprender..." entao vai fundo...

 

Da pra aprender MUITO de mecanica e conceitos que serão úteis em todos os ramos da tua vida, os mesmos conceitos que ira aprender nesse motor, vai poder usar numa ferrari v8 eletronica com alguma adequaçao.

 

Se isso vale a pena? Bem...eu acredito que não. Voce poderia aprender tudo isso com muito mais qualidade, facilidade, custo muito menor com um motor menos velho e surrado.

 

Esse é um motor dos anos 70/80, usado ate o talo (só olhar a helice gasta igual um cotoco de lapis), chei ode ferrugem e muito surrado. 

 

Se ele estivesse em estado de glória, usado em agua doce, por alguem que pesca a cada 4 anos, e super bem guardado e revisado, diria que vc tem uma bucha nas maos.

 

Os motivos sao simples: e velho, não acha peças fácil, quando acha são caras ou paralelas, bebe igual uma veraneio da policia fora de ponto e com cabecote rachado, anda pouco perto de outros 25hp, é pesado pra diacho, e mecanico torce o nariz pq sabe que vai ocupar espaço na oficina muito tempo ate chegar peça, instalar e quebrar outra coisa, e ainda o cliente fica nervoso achando que foi culpa dele...

 

Era um motor ruim? NAO, era muito bom nA EPOCA, confiavel, robusto, vendeu muito. isso já tem 40 anos. Se nem vc com 40 ta bem , imagina um motor.

 

Esse motor nao foi a leilao de graça, foi pq nao compensava ir buscar. Simples.

 

mas vamos la, se vc quiser arrumar, embora dificil de achar peças, ainda acha, especialmente paralelas (e nao tem boa durabilidade ou precisam de acertos tecnicos pra encaixar eheheh). Se estragar algo elétrico, como cdi ou platinado (nao sei qual ele usa), esquece... Se estourar uma bobina, esquece... 

 

Mas da pra arrumar? claro que da, vai ser divertido pra kct, vai ser empolgante, vai passar raiva, vai xingar, mas vai ser um baita aprendizado. 

 

Por fim, vai andar no mar?? Da pau no teu motor no mar, sabe quais as chances de alguem te ver e te resgatar VIVO? Menores que ganhar na mega sena. Motor que vai pro mar, tem que estar ótimo e ou andar com kit sobrevivencia hehehe

 

Enfim, essa é a minha opiniao, de qm teve um jonsao reliquia em estado unico desde zero e nao aguentou algumas coisas... Meu motor nao tinha um risco, nunca quebrou , me deixou na mao, mas a idade ja mostrava sinais.

 

ja o barco é outro caso...

 

barco nao tem idade tem dono, tem barco de 2 meses q ta um bagaço, tem barco de 20 anos q parece zero.

 

mas via de regra, barcos de aluminio tendem ate pela dilatacao constante, criarem pontos de vazamentos, e pra arrumar vc pode fazer ums ervico de porco de 20 minutos com silicone ou fazer algo correto como rebater os rebites, calafetar novamente, etc... Fica perfeito? NAO, vai fazer agua em pouco tempo, mas te da possibilidade de curtir o barco por um bom tempo.

 

Aluminio com o tempo, ondas, marolas, batidas, vai amassando, ficando enrugado e isso tb piora drasticamente a questao de fazer agua. é algo impossivel de lidar? nao.. mas incomoda.

 

Barco de aluminio é bom pra andar no mar? NAO, ele sofre muito, da muita pancada e vc vai sentir td isso e vai ser incomodo, mas da pra usar, especialmente esse modelo seu ai, vai cortar bem as ondas e ate te proteger um pouco dos respingos. Entao como primeira embarcacao, ta bom, da pra curtir e pescar com parcimonia.

 

Comecaria com uma boa lavagem com ativado de baú de caminhoes, isso vai limpar ele inteiro, tirar manchas, catinga, sujeiras encrustradas, depois um solupan pra tirar outros tipos de sujeira, uma bela esfregaçao e ja vai ta bem melhor que nas fotos.

 

Pintura em aluminio eh critico, nao vale gastar muito, mas se quiser fazer o esquema é: um produto pra tirar essa tinta, lavagem como descrito acima, uma ou duas demaos de wash primer e uma pintura basica (qto menor melhor, sugiro copiar as tradicionais das fabricas, pq fica melhor visualmente, polui menos e qqr pintura vai riscar, entao doi menos no bolso e na alma).

 

Por dentro aconselho vc pintar, primeiro pq da um ar mais novo, caprichado no barco, segundo pq esconde algumas imperfeicoes.

 

Se o tempo e grana tiverem ok, vc pode depois de rebater os rebites, refizer calefacao, ver se nao tem nada solto etc, pintar ele por dentro de alguma tinta emborrachada, tem um milhao delas no mercado, ate mesmo bate pedra automotivo ou aquelas de carroceria de picape valem a pena... se a cor nao ficar do teu agrado basta pintar de novo por cima com a cor desejada, isso vai diminuir os vazamentos e deixar td mais silencioso... 

 

sempre no esquema: retirar tinta com removedor, lavar com ativado de bau, solupan tudo concentradissimo, raspa, lava bem com agua e esfregacao, deixa secar, wash primer pra aluminio e tinta.

 

 

 

Nao espere gastar pouco, provavelmente pra deixar isso ai em ordem, vc vai por baixo uns 3 mil reais...

 

Vai ficar confiavel? Bem... Ate quebrar de novo vai ser sim. E vai quebrar. NAo tem segredo cara, ta usado pra caramba, é um motor nao as armaduras dos cavaleiros do zodiaco.

 

Entao o custo de arrumar isso, o tempo q vai fazer, mais as ferramentas, etc, mais o que vc gastou, vc compra um yamaha 25hp com 10 anos ou mais a menos nas costas q tem peça em qqr padaria e custa 1/3 das peças do jonsao.

 

Ai vc vai fazer pintura? Qto vai morrer numa pintura? No fim das contas vc compra um 15hp bem mais novo, conservado, facil de manter, economico e vai ser feliz do mesmo jeito e ainda aprende tb como dar manutencao basica.

 

os EVAs internos sao baratos e faceis de achar em lojas em qqr cidade...  ai vc pode incrementar por dentro..

 

Se vale a pena? Com o dinheiro q pode conseguir vendendo mais os cobres que vai usar e o tempo gasto, vc compra um bem mais novo e melhor cuidado

 

ai eh contigo, ver o que te espera, pq vai ter trampo pra caramba ai viu... boa sorte e nos conte a jornada.

Obrigado por perder esse tempo pra escrever e dar tantas dicas cara , bom demais !
Realmente pelo que vi posteriormente de comprar principalmente o motor, o pessoal ja falava a mesma coisa sobre, alguns elogiando e outros nem tanto, o que faz sentido diante dessa idade que o motor tem, a principio não sei como o motor está e nem se está ligando, o motor foi de leilão e foi de apreensão, provavelmente como foi dito, bem surrado, e a intenção é realmente essa, aprender com isso e passar a ideia adiante, o motor saiu se não me engano 2.2k, ja saiu em um valor elevado na minha opinião, queria ter pago mais barato, porém essas eram a circunstancia para eu ter esse novo projeto e eu aceitei os riscos, não faço ideia de que ano seja também, quanto ao motor eu sabia que teria dor de cabeça, porém não seria algo que me incomodaria de certa forma, esses motores velhos são uma boa forma de se entender como funciona as coisas, quanto as peças eu dei uma olhada e realmente se eu for trocar para achar alguma original vai ser complicado, só o motor quando chegar dirá, tinha um outro yamaha 25 hp para a venda, na epoca antes de fazer a compra pensei em até vir ao forum tirar essa duvida, porem não fui aprovado a tempo, poderia ter sido um divisor de aguas como está sendo aqui falar com você !

Quanto ao casco acredito que deva ter saido por volta de 1.8k, não sei se foram bons negocios porque nunca tive barco nem nada do tipo, na naútica é a primeira vez que ve envolvo com algo que seja meu, acredito que o casco eu ainda consiga dar uma boa revivida pelo que vi nele, como você disse, uma boa tinta e um bom reparo nos rebites ja dariam outra cara.
Fico muito animado com suas palavras, porque é aquilo um homem sem uma merda pra arrumar não é ninguem, e me divirto muito com esse tipo de projeto, ja o motivo pelo qual eu quis me aventurar, tem um conhecido que teve o mesmo motor nos anos que foram feitos (sei por conta dos adesivos e por ter perguntado pra ele se era um motor parecido) e ele me disponibilizou a me ajudar com o que fosse preciso também, antes de entrar no leilão meu total de amigos ou conhecidos que tinham barco era 0 e ninguem que eu conhecia tinha conhecimento, esse é um dos motivos pelo qual estou aqui no forum, li muitas coisas aqui que me fizeram me animar mais ainda.

Sei que vou ter dor de cabeça e que talves nem consiga por esse motor para andar na agua, por não saber como está o interior dele, se continuar muito custoso é algo que farei investir em um outro motor de popa, acredito que a parte mais facil de salvar seja o casco por assim dizer.
De novo amigo, agradeço demais as palavras, se tiver dicas e tudo mais, seja bem vindo para compartilhar comigo, vou precisar de toda ajuda possivel e outra você disse logo no começo sobre ser grosso e me deixar pra baixo, mas eu vejo isso como honestidade, não adianta você chegar aqui e falar, pode ir amigo, motor muito bom, só trocar oleo e vela e andar e eu chegar na hora e me iludir com isso, a verdade sempre prevalece e ajuda demais, porque o que você citou são fatos e não opiniões sobre isso tudo, motor velho da problema mesmo e ainda mais sem saber o uso que foi posto a prova, possa ser que ele tenha sido bem usado e ficado guardado do jeito que deixaram após a preensão, lembrando que esse Johnson estava na capitania dos portos aqui em Santos, não sei se foi usado lá ou não , esse outro yamaha que comentei estava na Base Aérea do Guarujá e estava sendo BEEM usado, por isso optei pelo Johnson 20 anos mais velho, talves tenha sido uma decisão não tão sábia, mas aprendemos com o tempo!
Segue em anexo o outro yamaha, achei que ele estava bem acabado e tudo mais, muito surrado e enferrujado. Também estava com a Helice quebrada.
Fica meu agradecimento aqui para ti! 

barco.jpg

barco1.jpg

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show guilherme!

 

entao vamos la, pelo q entendi vc comprou sabendo q ia se enfiar em encrenca eheheh e nao pq eh o unico jeito na tua vida de ter um barco... nao deve ser rico mas tb nao ta passando dificuldades de comer.

 

Isso abre um leque de visao grande.

 

Vamos pelo mais facil. 

 

O barco.

 

Nao vou entrar na questao legal, pq eu nao entende bulhufas da lei, se vc tem direito, se nao tem, se pode documentar, se nao pode etc... Enfim, isso nao eh um grande problema pra uns 70% do mercado comprador, poucos se importam com isso, ja pros outros 30% isso faz diferenca e vale pagar a mais no barco. qto a mais? nao sei... mas qm gosta de andar certinho, vai exigir, entao antes de sair gastando qqr centavo, procure entender isso junto a um despachante naval. Dai vc ja tira por base qto podera gastar, se esforçar no casco.

 

O barco por 1,8k ta de graça, ando por fora de preços, mas um barco desses zero, deve custar ai dependendo da chapa, fabricante, e equipos, entre 11 e 14k .... ZERO. nao esquece.. ZERO!

 

Usadao, nesse naipe ai, pode considerar algo entre 3 e 4k..... se vc der uma bela ajeitada, com olhar de qm ta caprichando e nao de qm ta querendo se ver livre, pode por ai facil uns 5 a 6k ..... se tiver doc, se nao tiver vazando e for de UMA MARCA conhecida, ate uns cobrinhos a mais.

 

Como arrumar um barco de aluminio desses eh barato, entre lavagens, tintas, wash, removedores, e rebitar imagino eu que tu vai perder uns 600 a 1000 ... fazendo em casa com amigos. O que ja te deixa no pior dos mundos com um bom lucro nas maos. Ai depende muito da regiao que vc ta, litoral nao costuma vender esses barcos facilmente, mas sempre tem um perdido querendo se incomodar ehhehe

 

Agora a parte mais dolorosa...

 

O motor..

 

Sendo sincero, esse motor por R$2,2k vc pagou caro, sem ter historico, nesse estado, de leilao... pagou caro. Se fosse de uma pessoa, estivesse funcionando, ja pelo menos tendo ideia e com TANQUE original ou pelo menos laranja, valeria seus 2,2 a 2,5k sim... 

 

|Tb ando por fora de preços, mas é aquilo, esse motor pode valer mais que isso? pode.. tem quem compra? nao.

 

Agora se o motor estivesse impecavel, helice nova, revisado, pintura otima, etc, etc, etc...pode ate ser que valeria um pouco mais e teria pelo menos mais gente interessada.

 

pois eh, bem vindo ao mercado nautico, as coisas aqui sao meio estranhas mesmo.

 

Sobre o yamaha das fotos, jesus, nao sei quem ta pior, o jonsao, o yamaha, ou minha calvice.

 

de onde eu partiria?

 

Bom, primeiro, deixa chegar o motor, com ele em maos, vc lava isso ai com carinho senao ate as ratazanas vao reclamar, imagina esposa, mae, vizinhos...

 

Feito isso, tem uma plaqueta na lateral do motor, onde tem numero de serie e outras informacoes. com isso em maos, vc entra no forum, tem em varios topicos e tb na internet FAQs que contem uma tabela, essa tabela vc olha com o numero de serie e modelo e vc vai ter informacoes de ano, onde foi feito etc...

 

Com isso vc arruma o manual dele, ou manual de motores parecidos (nessa epoca eram qse tds iguais, muda pouca coisa de dimensoes, mas as peças sao quase tds os mesmso nomes e formatos e locais...).

 

Eu pegaria o manual, iria ate o motor e comecaria a entender qual peça é o que, e qual finalidade.

 

|Vc vai entender que existe carburador, cuba, admissao, exaustao, aranha, cabos, cdi/platinado, helice, engrenagem, escape, manche, mais engrenagens, acelerador por cabo ou por cardan, motor de partida, corda, estator, etc, etc, etc... td isso so de olhar, analisar, entender os caminho das cosias, do combustivel, do respiro, dos parafusos pra q servem...

 

nisso vc ja vai ver se ta td ali ou nao, se algo foi canibalizado e o q ta faltando, vai pra net e cota os preços! 

 

feito isso, primeira coisa a ser feita:

 

wd em td q eh parafuso, coisa que se mexe ou deveria se mexer, e deixa agir... 

 

tira os cabos de vela, tira aas velas e verifica o estado dos mesmos. Se tiver que trocar, vao ser 2 velas, com 30 merreis ou menos ja resolve. O manual vai falar qual comprar.

 

Pega o tanque, limpar todo, veja se mangueiras aind suportam pelo menos ligar e bombear combustivel por 10 ou 20 minutos.

 

Compre oleo 2tempos nautico (nao de moto senao vai dar m..)

 

Pegue a mangueira, solte, coloque 1,5 litro de gasolina com oleo numa garrafa pet e tente dar partida.

 

Se funcionar, louvado seja deus, se der merda, ai vamos pelo obvio:

 

limpar o carburador.. regular o mesmo, tentar religar... carburador eh algo primordial de qqr capitao saber lidar e arrumar, entao eh o tipo de cosia que vc vai ter que aprender, gostando ou nao.

 

limpou? bota no motor de novo e tenta ligar... deve ligar... 

 

ligou? ta mijando? se nao ta, ja desliga de imediato, se tiver, deixa ligado uns 5 minutos e vai sentindo se a agua ta quente ou nao... se comecar a esquentar a agua e a parte debaixo do motor, ja pode desligar... se tiver td fresco, temperatura boa... deixa mais uns 20 minutos ligado sem acelerar.... 

 

NUNCA LIGAR O MOTOR SEM AGUA, pode ser via orelhao ou tanque de agua...

 

Ficou 20 min ligado? trocou de marcha pra frente e pra tras algumas vezes? sempre em marcha lenta e no neutro de preferencia.

 

Desliga, ... hora de trocar oleo e a aranha ou bomba de agua... Tem milhoes de videos explicando como faz... Servico simples mas que requer boa vontade, suja pra caramba, e eh bom ter ferramentas certas pra tirar o helice, limpar la e remontar....

 

Nao ligou? ai fudeu... pq ai tem q ver mil coisas que podem ter ocorrido...

Se ligou e esquentou um pouco, trocou a aranha, trocou o oleo, provavelmente dali em diante eh melhorar e ir aprendendo ...

 

mas isso nao qr dizer q ficou confiavel... tem mangueiras pra trocar, provavelmente bomba de gasolina, limpar o tanque, trocar conectores de gasolina, regular carburador, verificar se a unha , cordinha e demais itens estao bons e confiaveis, e so depois disso ir pra agua calma e ficar andando pra la e pra ca por uma hora e pouco ate ver se ele nao quebra.... 

 

e nao esquece da helice... essa ai ja era... ta o poh da rabiola.

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2 horas atrás, Astra-Taranis disse:

show guilherme!

 

entao vamos la, pelo q entendi vc comprou sabendo q ia se enfiar em encrenca eheheh e nao pq eh o unico jeito na tua vida de ter um barco... nao deve ser rico mas tb nao ta passando dificuldades de comer.

 

Isso abre um leque de visao grande.

 

Vamos pelo mais facil. 

 

O barco.

 

Nao vou entrar na questao legal, pq eu nao entende bulhufas da lei, se vc tem direito, se nao tem, se pode documentar, se nao pode etc... Enfim, isso nao eh um grande problema pra uns 70% do mercado comprador, poucos se importam com isso, ja pros outros 30% isso faz diferenca e vale pagar a mais no barco. qto a mais? nao sei... mas qm gosta de andar certinho, vai exigir, entao antes de sair gastando qqr centavo, procure entender isso junto a um despachante naval. Dai vc ja tira por base qto podera gastar, se esforçar no casco.

 

O barco por 1,8k ta de graça, ando por fora de preços, mas um barco desses zero, deve custar ai dependendo da chapa, fabricante, e equipos, entre 11 e 14k .... ZERO. nao esquece.. ZERO!

 

Usadao, nesse naipe ai, pode considerar algo entre 3 e 4k..... se vc der uma bela ajeitada, com olhar de qm ta caprichando e nao de qm ta querendo se ver livre, pode por ai facil uns 5 a 6k ..... se tiver doc, se nao tiver vazando e for de UMA MARCA conhecida, ate uns cobrinhos a mais.

 

Como arrumar um barco de aluminio desses eh barato, entre lavagens, tintas, wash, removedores, e rebitar imagino eu que tu vai perder uns 600 a 1000 ... fazendo em casa com amigos. O que ja te deixa no pior dos mundos com um bom lucro nas maos. Ai depende muito da regiao que vc ta, litoral nao costuma vender esses barcos facilmente, mas sempre tem um perdido querendo se incomodar ehhehe

 

Agora a parte mais dolorosa...

 

O motor..

 

Sendo sincero, esse motor por R$2,2k vc pagou caro, sem ter historico, nesse estado, de leilao... pagou caro. Se fosse de uma pessoa, estivesse funcionando, ja pelo menos tendo ideia e com TANQUE original ou pelo menos laranja, valeria seus 2,2 a 2,5k sim... 

 

|Tb ando por fora de preços, mas é aquilo, esse motor pode valer mais que isso? pode.. tem quem compra? nao.

 

Agora se o motor estivesse impecavel, helice nova, revisado, pintura otima, etc, etc, etc...pode ate ser que valeria um pouco mais e teria pelo menos mais gente interessada.

 

pois eh, bem vindo ao mercado nautico, as coisas aqui sao meio estranhas mesmo.

 

Sobre o yamaha das fotos, jesus, nao sei quem ta pior, o jonsao, o yamaha, ou minha calvice.

 

de onde eu partiria?

 

Bom, primeiro, deixa chegar o motor, com ele em maos, vc lava isso ai com carinho senao ate as ratazanas vao reclamar, imagina esposa, mae, vizinhos...

 

Feito isso, tem uma plaqueta na lateral do motor, onde tem numero de serie e outras informacoes. com isso em maos, vc entra no forum, tem em varios topicos e tb na internet FAQs que contem uma tabela, essa tabela vc olha com o numero de serie e modelo e vc vai ter informacoes de ano, onde foi feito etc...

 

Com isso vc arruma o manual dele, ou manual de motores parecidos (nessa epoca eram qse tds iguais, muda pouca coisa de dimensoes, mas as peças sao quase tds os mesmso nomes e formatos e locais...).

 

Eu pegaria o manual, iria ate o motor e comecaria a entender qual peça é o que, e qual finalidade.

 

|Vc vai entender que existe carburador, cuba, admissao, exaustao, aranha, cabos, cdi/platinado, helice, engrenagem, escape, manche, mais engrenagens, acelerador por cabo ou por cardan, motor de partida, corda, estator, etc, etc, etc... td isso so de olhar, analisar, entender os caminho das cosias, do combustivel, do respiro, dos parafusos pra q servem...

 

nisso vc ja vai ver se ta td ali ou nao, se algo foi canibalizado e o q ta faltando, vai pra net e cota os preços! 

 

feito isso, primeira coisa a ser feita:

 

wd em td q eh parafuso, coisa que se mexe ou deveria se mexer, e deixa agir... 

 

tira os cabos de vela, tira aas velas e verifica o estado dos mesmos. Se tiver que trocar, vao ser 2 velas, com 30 merreis ou menos ja resolve. O manual vai falar qual comprar.

 

Pega o tanque, limpar todo, veja se mangueiras aind suportam pelo menos ligar e bombear combustivel por 10 ou 20 minutos.

 

Compre oleo 2tempos nautico (nao de moto senao vai dar m..)

 

Pegue a mangueira, solte, coloque 1,5 litro de gasolina com oleo numa garrafa pet e tente dar partida.

 

Se funcionar, louvado seja deus, se der merda, ai vamos pelo obvio:

 

limpar o carburador.. regular o mesmo, tentar religar... carburador eh algo primordial de qqr capitao saber lidar e arrumar, entao eh o tipo de cosia que vc vai ter que aprender, gostando ou nao.

 

limpou? bota no motor de novo e tenta ligar... deve ligar... 

 

ligou? ta mijando? se nao ta, ja desliga de imediato, se tiver, deixa ligado uns 5 minutos e vai sentindo se a agua ta quente ou nao... se comecar a esquentar a agua e a parte debaixo do motor, ja pode desligar... se tiver td fresco, temperatura boa... deixa mais uns 20 minutos ligado sem acelerar.... 

 

NUNCA LIGAR O MOTOR SEM AGUA, pode ser via orelhao ou tanque de agua...

 

Ficou 20 min ligado? trocou de marcha pra frente e pra tras algumas vezes? sempre em marcha lenta e no neutro de preferencia.

 

Desliga, ... hora de trocar oleo e a aranha ou bomba de agua... Tem milhoes de videos explicando como faz... Servico simples mas que requer boa vontade, suja pra caramba, e eh bom ter ferramentas certas pra tirar o helice, limpar la e remontar....

 

Nao ligou? ai fudeu... pq ai tem q ver mil coisas que podem ter ocorrido...

Se ligou e esquentou um pouco, trocou a aranha, trocou o oleo, provavelmente dali em diante eh melhorar e ir aprendendo ...

 

mas isso nao qr dizer q ficou confiavel... tem mangueiras pra trocar, provavelmente bomba de gasolina, limpar o tanque, trocar conectores de gasolina, regular carburador, verificar se a unha , cordinha e demais itens estao bons e confiaveis, e so depois disso ir pra agua calma e ficar andando pra la e pra ca por uma hora e pouco ate ver se ele nao quebra.... 

 

e nao esquece da helice... essa ai ja era... ta o poh da rabiola.

Sim, comprei porque ja queria um projetinho com o "menor custo" aqui na região barcos mais simples com motores de 15 hp e 5m você não acha por menos de 10/13k em condições razoaveis.

Porém é igual você falou, não sou rico e nem perto disso, quero ir mexendo aos poucos e gastando o que deve ser gasto para fazer a coisa certa.

O Barco é igual você falou, pretendo deixar ele o mais bonito possivel.

Sobre o motor imaginei que teria gasto um pouco a mais do que deveria, porem não queria comprar o casco e depois outro motor ja que estava tudo junto, como é de leilão ja deu pra perceber que a coisa é feia.

Boas dicas que você me deu, ele chegando em casa eu ja faço tudo isso que você falou, passei as semanas passadas "estudando" os tutoriais de tudo quanto é tipo, troca de oléo, aranha, troca de velas e etc..
Carburador é a unica parte que eu estou "familiarizado" porque imagino que seja algo parecido com o de moto.

Pretendo seguir o que você falou, ja tinha algo em mente de fazer algumas coisas que citou, mas agora ficou muito mais claro !

Agora é esperar e ver o problema que eu arrumei , porem vai ser mexido com muito gosto, chegando eu consigo pegar a placa igual você falou e pegar todas as peças para o modelo certinho dele, inclusive a helice!

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  • 2 semanas depois...

@Astra-Taranis Boa noite meu amigo, voltei com novidades, estou com o barco e o motor de popa em mãos, logo de cara ja peguei o motor e dei uma boa olhada para ver o que faltava e fui comprando as peças que você tinha comentado comigo, vou limpar carburador, trocar oleo de rabeta , velase  ver como o rotor está e se tudo estiver ok e não aparecer mais nenhuma novidade eu compro a helice e instalo, o motor veio sem o filtro e a mangueira que o conecta, meu conhecimento sobre é limitado vou enviar umas fotos e um video, se notar algo sinta-se à vontade para comentar e dar dicas.

Quanto ao casco, esta com marcas de uso como qualquer outro, o casco é de 2015 da maresias nautica um golfinho.
Porem no momento é o que vai mais me dar "trabalho", possui alguns furos pequenos embaixo e viveiros vazando bastante pelo bujão, é aqueles bujão duplo, de ferro, não pega um aperto legal, não queria ter que usar martelo ou algo para fechar bem, se tiver alguma dica sober também estou aceitando, quantos aos furos embaixo, são bem pequenos, estou pensando em passar sikaflex para ver se segura. Então de modo geral, estou bem satisfeito com o que encontrei até agora, nada que tenha saido do que eu ja imaginava, até melhor do que eu esperava encontrar, segunda feira chegarão as peças e eu vou tentar colocar o motor para funcionar, porem o corta corrente que estou em duvida como funciona, porque ele só tem um botão para "apertar" e não veio com nenhuma chave, se puder me dar uma luz sobre, ficarei grato também.
Uma duvida que eu tenho, se o barco ficar armazenado de lado na parede, ele pode amassar ou acontecer algo? Ou somente devo armazenar ele de maneira que fique paralelo ao solo?  
As invençoes do senhor MacGyver vulgo meu pai estão funcionando por hora para quebra galho, alguma das coisas já não estão como isso mais, porém agora está sendo um projeto de pai e filho!

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muito bom meu amigo!

 

vamos la!

 

Algumas constatacoes: casco maresias é normalmente muito bom! Entao mais um ponto de sorte, se arrumar certinho, ficar bonito, consegue uns bons cobres a mais..

 

O motor veio sem o tanque original, o que ja era esperado... esse tanque da trabalho limpar mas da pra deixar ele branquinho, peguei um quase igual e depois de muita boa vontade ficou zerado..

 

Mangueiras do tanque ja pode providenciar, assim como o bulbo... Certeza que estao ruins e vc nao vai querer gasolina caindo pra todo lado.

 

Aranha ou rotor do motor é item principal de troca hein... n esquece..

 

vamos la as suas questoes:

 

1- ao trocar a helice, nao esquece de passar graxa no eixo, isso vai evitar muuiita dor de cabeca posterior.

 

2- furos no casco: preferencialmente com solda para aluminio,pouca gente faz, mas procure achar um que faça, é muito mais inteligente e seguro.

 

3- bujao: troque, siimples, compra um novo, é barato, reinstale com bastante silicone, veda qqr coisa, etc... Nao tem como deixar isso ruim, pode ser o fim da pescaria isso. qqr loja razoavel de pesca tem diversas opcoes.

 

4- corta corrente, é facil de achar tb, nao eh caro, é uma travinha de plastico, vc coloca entre o manete e esse botao que mencionou no manche, pra testar em casa, pra ligar e nao gastar muito $, da pra fazer um aranhe enrolado, uma cordinha, afasta com um alicate e coloca o arame no espaco e ele resolve... so nao vai navegar assim senao ta fu....

 

5- essa mangueira ai cortada, é de gasolina eu acho.. eh isso? nao entendi direito a foto...

 

6- procura achar esses parafusos faltantes.. faz falta na hora de regular marcha lenta etc.

 

7- armazenamento do casco: olha... o correto eh colocar ele num berço, onde as forças se equivale e nao fica torto, qdo vc coloca de cabeca pra baixo ficam pontos mais fracos segurando o barco (a boca e nao o assoalho q eh mais forte), qdo vc poe de lado, ele fica ancorado em so uma boca, o q é ainda pior... se for pra uma limpeza, algo emergencial nao vejo problemas, mas eu evitaria... especialmente um casco antigo... mas pro dia a dia nao gosto... muitos deixam assim e dizem q nao estrada... mas com certeza vai fazer agua, cedo, tarde ou agora ehehhe ,nao existe almoco gratis... 

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2 horas atrás, Astra-Taranis disse:

muito bom meu amigo!

 

vamos la!

 

Algumas constatacoes: casco maresias é normalmente muito bom! Entao mais um ponto de sorte, se arrumar certinho, ficar bonito, consegue uns bons cobres a mais..

 

O motor veio sem o tanque original, o que ja era esperado... esse tanque da trabalho limpar mas da pra deixar ele branquinho, peguei um quase igual e depois de muita boa vontade ficou zerado..

 

Mangueiras do tanque ja pode providenciar, assim como o bulbo... Certeza que estao ruins e vc nao vai querer gasolina caindo pra todo lado.

 

Aranha ou rotor do motor é item principal de troca hein... n esquece..

 

vamos la as suas questoes:

 

1- ao trocar a helice, nao esquece de passar graxa no eixo, isso vai evitar muuiita dor de cabeca posterior.

 

2- furos no casco: preferencialmente com solda para aluminio,pouca gente faz, mas procure achar um que faça, é muito mais inteligente e seguro.

 

3- bujao: troque, siimples, compra um novo, é barato, reinstale com bastante silicone, veda qqr coisa, etc... Nao tem como deixar isso ruim, pode ser o fim da pescaria isso. qqr loja razoavel de pesca tem diversas opcoes.

 

4- corta corrente, é facil de achar tb, nao eh caro, é uma travinha de plastico, vc coloca entre o manete e esse botao que mencionou no manche, pra testar em casa, pra ligar e nao gastar muito $, da pra fazer um aranhe enrolado, uma cordinha, afasta com um alicate e coloca o arame no espaco e ele resolve... so nao vai navegar assim senao ta fu....

 

5- essa mangueira ai cortada, é de gasolina eu acho.. eh isso? nao entendi direito a foto...

 

6- procura achar esses parafusos faltantes.. faz falta na hora de regular marcha lenta etc.

 

7- armazenamento do casco: olha... o correto eh colocar ele num berço, onde as forças se equivale e nao fica torto, qdo vc coloca de cabeca pra baixo ficam pontos mais fracos segurando o barco (a boca e nao o assoalho q eh mais forte), qdo vc poe de lado, ele fica ancorado em so uma boca, o q é ainda pior... se for pra uma limpeza, algo emergencial nao vejo problemas, mas eu evitaria... especialmente um casco antigo... mas pro dia a dia nao gosto... muitos deixam assim e dizem q nao estrada... mas com certeza vai fazer agua, cedo, tarde ou agora ehehhe ,nao existe almoco gratis... 

O Tanque foi doação, agora tenho que comprar alguns produtos para limpar, quanto as mangueiras ja foi providenciado.


Aranha também ja foi comprado e segunda eu ja troco.


Boa dica da helice, ja vou deixar separado aqui para não esquecer!


Quanto aos furos optei pelo sikaflex porque quase não existe, mal faz água, tão pequeno que é dificil passar 1 fio de cobre (daqueles fios flexiveis quando você descasca, tirei 1 fio daquele e quase não passa) porém realmente é o que eu estive pensando e que seja mais certo ao se fazer nos furos, porem eu não sei se tem mais furos escondidos que eu não tenha visto, vou colocar ele na água com sikaflex e ver se vai fazer muita água, se fizer eu vou correr atras de alguem para fazer a solda nos pontos que precisa!


O Bujão quando tirei estava com zinabre, falta dar uma limpeza fina, engraçado que não tem nenhum retentor ou borracha para vedar a saida/entrada do viveiro, talves colocando uma resolva esse problema.


Quanto ao corta corrente, acho que foi quebrado ou perdeu a tampinha vermelha de cima, até está lá porem aparentemente falta algo, depois anexo uma foto para ficar mais explicativo.


A mangueira cortada é da entrada de gasolina sim, foi tirado o filtro e a outra parte que vai até a bomba, ja encomendei também.


Os parafusos ja foi providenciado também.


Bom saber, por enquanto é algo emergencial como você disse, logo mais vai estar com a carretinha ai consigo armazenar melhor!

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23 horas atrás, Guilherm disse:

O Tanque foi doação, agora tenho que comprar alguns produtos para limpar, quanto as mangueiras ja foi providenciado.

 

AGUA SABAO ... MUITA PACIENCIA, DIAS LAVANDO, DEIXANDO DE MOLHO, ESFREGANDO.... USEI SOLUPAN E DIESEL NO MEU (SEPARADOS OBVIO), TINHA MUITA BORA, USEI ATE BRITA PRA SOLTAR, FORAM DIAS CHACOALHANDO MAS FICOU BRANQUINHO... HJ NAO USARIA A BRITA PQ RISCA UM POUCO MAS RESOLVEU...

 


Aranha também ja foi comprado e segunda eu ja troco.

 

 

ARANHA SEMPRE ORIGINAL OU MARCA DE QUALIDADE, PQ SE ELA ESTRAGAR (E ESTRAGAM FACEIS AS PARALELAS)... HMMMM... VAI DAR PT.
Boa dica da helice, ja vou deixar separado aqui para não esquecer!


Quanto aos furos optei pelo sikaflex porque quase não existe, mal faz água, tão pequeno que é dificil passar 1 fio de cobre (daqueles fios flexiveis quando você descasca, tirei 1 fio daquele e quase não passa) porém realmente é o que eu estive pensando e que seja mais certo ao se fazer nos furos, porem eu não sei se tem mais furos escondidos que eu não tenha visto, vou colocar ele na água com sikaflex e ver se vai fazer muita água, se fizer eu vou correr atras de alguem para fazer a solda nos pontos que precisa!

 

JA Q TEM AJUDA DO PAI, AMARRE O BARCO NAS TERÇAS DO TELHADO, ERGUA UNS 30 CM DO CHAO, USE OS APOIOS DO BARCO, COMO PROA, POPA E MANCEBOS... COLOQUE AGUA COM UMA MANGUEIRA... EH O MELHOR JEITO DE VER ONDE TEM FUROS, PQ VC VAI VER PINGANDO AGUA E O PESO DA MESMA FAZ MOSTRAR FUROS QUE VC NAO VERIA ... UNS 20-25CM DE AGUA DENTRO E VC VAI VER TD... SO METER UMA MARCACAO ONDE PINGAR E BOA...


O Bujão quando tirei estava com zinabre, falta dar uma limpeza fina, engraçado que não tem nenhum retentor ou borracha para vedar a saida/entrada do viveiro, talves colocando uma resolva esse problema.

 

É POSSIVEL USAR UM RETENTOR, ORING, BORRACHA, CAMARA DE AR ETC... MAS NAO EH O IDEAL... COMO GAMBIARRA DA CERTO SIM. AS VEZES RESOLVE AS VEZES PIORA EHEHHE

23 horas atrás, Guilherm disse:


Quanto ao corta corrente, acho que foi quebrado ou perdeu a tampinha vermelha de cima, até está lá porem aparentemente falta algo, depois anexo uma foto para ficar mais explicativo.


A mangueira cortada é da entrada de gasolina sim, foi tirado o filtro e a outra parte que vai até a bomba, ja encomendei também.

 

TA FICANDO CARO ESSA BRINCADEIRA JA...


Os parafusos ja foi providenciado também.


Bom saber, por enquanto é algo emergencial como você disse, logo mais vai estar com a carretinha ai consigo armazenar melhor!

 

 

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  • 3 meses depois...

Boa noite a todos turma, venho com novidades sobre o projeto depois de meses, enfim pintei o casco do motor e tirei alguns vazamentos porem ainda faz um pouco de agua, nada preocupante e que um pedaço de colchão não tire, consegui colocar o barco na agua junto do motor pela primeira vez hoje porem obtive problemas, no começo estava indo liso e lindo, depois de algum tempo ficou dificil achar o "neutro" e parou de andar bem, engato avante porem só anda na lenta, se eu acelerar ele não da empuxo, não sei o que pode ser, se alguem tiver alguma dica do possivel problema agradeço!

De resto, fiz tudo que estava ao meu alcance, limpei bem tudo, pintei o casco, inscrevi na marinha, tirei minha arrais, tampei buracos, fiz os bancos para abrir e tirei um pouco dos isopores, não sei até que ponto isso pode prejudicar o barco, também gostaria de opiniões, fiz uma carretinha de encalhe para jogar o barco na agua, fiz os estrados para pisar entre outras coisas pequenas e agradeço de imenso muitas dicas que eu segui daqui !! Segue algumas fotos.

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Carissimo, estou sem palavras por td q fez!

 

baita esforco e dedicação! Ate arrais tirou!

 

pode explicar com mais detalhes o q houve com o motor? 
 

se eu entendi direito (altas chances de estar errado) vc montou o helice errado e ele ta girando quase em falso… se nao comeu a borracha interna do helice eh so remontar… se comeu ali nem deus salva mais… mas prefiro q explique melhor…

 

sobre os isopores: servem pra q num acidente o barco nao afunde como um chumbo e flutue o minimo possivel… mas com ontempo eles se despedacam, enxarcam e ficam muito pesado, podendo absorver oleo e outros, entao retirar as vezes eh necessario, coloque garrafas pet vazia e bem vedadas pra fazer o papel do isopor com melhor resultado e menor peso.

 

estrados: devem estar apoiados unicamente sobre as travessas do barco e nunca sobre a chapa do assoalho. Do contrario nucna ira parar de entrar agua e cedo ou tarde vainter serios problemas…

 

de resto parabens ao extremo

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10 horas atrás, Astra-Taranis disse:

Carissimo, estou sem palavras por td q fez!

 

baita esforco e dedicação! Ate arrais tirou!

 

pode explicar com mais detalhes o q houve com o motor? 
 

se eu entendi direito (altas chances de estar errado) vc montou o helice errado e ele ta girando quase em falso… se nao comeu a borracha interna do helice eh so remontar… se comeu ali nem deus salva mais… mas prefiro q explique melhor…

 

sobre os isopores: servem pra q num acidente o barco nao afunde como um chumbo e flutue o minimo possivel… mas com ontempo eles se despedacam, enxarcam e ficam muito pesado, podendo absorver oleo e outros, entao retirar as vezes eh necessario, coloque garrafas pet vazia e bem vedadas pra fazer o papel do isopor com melhor resultado e menor peso.

 

estrados: devem estar apoiados unicamente sobre as travessas do barco e nunca sobre a chapa do assoalho. Do contrario nucna ira parar de entrar agua e cedo ou tarde vainter serios problemas…

 

de resto parabens ao extremo


Foi isso mesmo que citou na helice, eu realmente retirei ela para limpar e coloquei a mesma, não fiz a troca porque queria testar o motor para ver se não tinha algo com mais prioridade para fazer antes, o que eu achei estranho é que quando coloquei na agua e comecei a navegar, estava tudo uma beleza, depois de um tempo que eu estava navegando e parei para ver o motor ja não estava engatando o neutro direito, ia direto do avante para ré, engatando avante ele andava na boa , porem somente na lenta, se eu acelerasse ele só subia o RPM e não empurrava o barco, como você disse, pode ser sim a helice, vai ser uma das primeiras coisas que vou verificar, vou ver o oleo da rabeta (no qual eu tambem troquei) e retirar a helice e montar com mais calma.

Entendi, eu retirei por esse motivo, virou um monte de migalhas e estava tapando os viros de passagem de agua ai deixei os salva vidas dentro do banco por enquanto.

Os estrados estão nas travessas mesmo do barco nenhum deles estã posicionado direto sobre a chapa do barco. Obrigado por essa aqui inclusive, porque iria fazer um estrado para a popa , porem ele uma ficar direto no assoalho, agora não vou fazer mais.

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1 hora atrás, Guilherm disse:


Foi isso mesmo que citou na helice, eu realmente retirei ela para limpar e coloquei a mesma, não fiz a troca porque queria testar o motor para ver se não tinha algo com mais prioridade para fazer antes, o que eu achei estranho é que quando coloquei na agua e comecei a navegar, estava tudo uma beleza, depois de um tempo que eu estava navegando e parei para ver o motor ja não estava engatando o neutro direito, ia direto do avante para ré, engatando avante ele andava na boa , porem somente na lenta, se eu acelerasse ele só subia o RPM e não empurrava o barco, como você disse, pode ser sim a helice, vai ser uma das primeiras coisas que vou verificar, vou ver o oleo da rabeta (no qual eu tambem troquei) e retirar a helice e montar com mais calma.

 

 

 

ta estranho isso, uma coisa nao ta batendo com a outra...

 

A helice nao tem relacao com o cambio. Ao manusear o cambio tem uma haste que inverte as engrenagens que vao no eixo.

 

O eixo eh unido ao helice por ranhuras.

 

Se vc ta tentando engatar o neutro e cai em reverso, alguma coisa nao ta certo, talvez uma regulagem da haste que faz a troca ou algum dente dela esta errado. Nada tem haver com a helice.

 

Aqui tem um problema. Problema 1.

 

Problema 2: girar o/a/@ helice em falso. Ou as marchas nao estao engatando com precisao e força (e isso acredito ser regulagem), OU o helice fritou a fricção dele. 

 

Se vc olhar o helice, vera que onde sai o escape, tem uma borracha que une o (normalmente) latão estriado e o helice em si... Essa borracha, cochim, união, como queira dizer, tem duas funcoes:

 

a) amortecer em caso de pancada todo o sistema e nao entortar o eixo do motor (que o conserto eh caro e poucos fazem)

b) em casos mais serios numa pancada o helice bate e fica parado eqto o eixo gira, nao estragando engrenagens mas derretendo a cola que os unem e dando tchau tchau pro helice.

 

Pode ser que com o tempo isso perdeu elasticidade, força, união? Sim.. especialmente do jeito que tava essa helice ai, é bem possível.

 

Evinrude & Johnson Propeller | 9.9, 15hp | 1974-current – Propco ...

 

Veja ai nessa foto eh facil de ver a tal borracha entre o eixo estriado e o helice (alguns modelos tampam isso com metal)

 

Problema 3: vc montou o helice erroneamente, tem uma sequencia correta na montagem, onde o helice trabalha corretamente. o @Guto Pinto conhece de cabeça qual é... Se for isso é facinho de corrigir... 

 

Mas a questao do engate de marchas é outra coisa no meu entender.

 

Se é que eu entendi direito ehehhe

 

 

  

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Com certeza por ser um motor que ficou mto parado a borracha de fricção do helice estragou.   A aconteceu comigo, motor da giro mais não anda.  Só trocando ela.   Sobre montar helice nao tem segredo é por encosto do motor,  helice,  arruela e parafuso e a cupilha. 

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8 horas atrás, Astra-Taranis disse:

 

 

ta estranho isso, uma coisa nao ta batendo com a outra...

 

A helice nao tem relacao com o cambio. Ao manusear o cambio tem uma haste que inverte as engrenagens que vao no eixo.

 

O eixo eh unido ao helice por ranhuras.

 

Se vc ta tentando engatar o neutro e cai em reverso, alguma coisa nao ta certo, talvez uma regulagem da haste que faz a troca ou algum dente dela esta errado. Nada tem haver com a helice.

 

Aqui tem um problema. Problema 1.

 

Problema 2: girar o/a/@ helice em falso. Ou as marchas nao estao engatando com precisao e força (e isso acredito ser regulagem), OU o helice fritou a fricção dele. 

 

Se vc olhar o helice, vera que onde sai o escape, tem uma borracha que une o (normalmente) latão estriado e o helice em si... Essa borracha, cochim, união, como queira dizer, tem duas funcoes:

 

a) amortecer em caso de pancada todo o sistema e nao entortar o eixo do motor (que o conserto eh caro e poucos fazem)

b) em casos mais serios numa pancada o helice bate e fica parado eqto o eixo gira, nao estragando engrenagens mas derretendo a cola que os unem e dando tchau tchau pro helice.

 

Pode ser que com o tempo isso perdeu elasticidade, força, união? Sim.. especialmente do jeito que tava essa helice ai, é bem possível.

 

Evinrude & Johnson Propeller | 9.9, 15hp | 1974-current – Propco ...

 

Veja ai nessa foto eh facil de ver a tal borracha entre o eixo estriado e o helice (alguns modelos tampam isso com metal)

 

Problema 3: vc montou o helice erroneamente, tem uma sequencia correta na montagem, onde o helice trabalha corretamente. o @Guto Pinto conhece de cabeça qual é... Se for isso é facinho de corrigir... 

 

Mas a questao do engate de marchas é outra coisa no meu entender.

 

Se é que eu entendi direito ehehhe

 

 

  

Entendi, vou dar uma olhada essa semana e volto para falar se consegui arrumar ou não, vou seguir o que o @Guto Pinto falou e ver sobre a borrachinha, esclareceram demais a minha cabeça, agora tenho por onde começar !

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1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Com certeza por ser um motor que ficou mto parado a borracha de fricção do helice estragou.   A aconteceu comigo, motor da giro mais não anda.  Só trocando ela.   Sobre montar helice nao tem segredo é por encosto do motor,  helice,  arruela e parafuso e a cupilha. 

A borracha de fricção que você fala seria essa:
https://nauticaclaumar.com.br/produto/retentor-do-eixo-carda-25hp-johnson/?
ou essa
https://nauticaclaumar.com.br/produto/retentor-do-eixo-do-helice-johnson/
 

ja estou procurando a peça para ter uma ideia dos gastos.

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18 minutos atrás, Guilherm disse:

A borracha de fricção que você fala seria essa:
https://nauticaclaumar.com.br/produto/retentor-do-eixo-carda-25hp-johnson/?
ou essa
https://nauticaclaumar.com.br/produto/retentor-do-eixo-do-helice-johnson/
 

ja estou procurando a peça para ter uma ideia dos gastos.

Não,  ela vai dentro cubo do helice,  nao tem como trocar,  joga helice fora e poe uma nova.   Esse que vc mandou sao os retentores da rabeta pra nao vazar oleo do diferencial.  

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7 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Não,  ela vai dentro cubo do helice,  nao tem como trocar,  joga helice fora e poe uma nova.   Esse que vc mandou sao os retentores da rabeta pra nao vazar oleo do diferencial.  

Certo, vou providenciar uma helice nova, vou tentar pesquisar qual a padrão do motor que eu tenho, obrigado novamente !

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Boa noite, tive um tempo hoje e tirei a helice que veio no motor e realmente como o @Guto Pinto disse, estava comida, se for realmente esse o problema ja fico aliviado, de qualquer forma vou comprar outra, retirando essa helice percebi que está com uma 10x13 vou tentar achar uma igual e por na agua para testar na proxima semana!

Segue fotos:

WhatsApp Image 2024-09-24 at 18.21.52.jpeg

WhatsApp Image 2024-09-24 at 18.21.50.jpeg

WhatsApp Image 2024-09-24 at 18.21.49.jpeg

WhatsApp Image 2024-09-24 at 18.21.48.jpeg

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17 minutos atrás, Guilherm disse:

Boa noite, tive um tempo hoje e tirei a helice que veio no motor e realmente como o @Guto Pinto disse, estava comida, se for realmente esse o problema ja fico aliviado, de qualquer forma vou comprar outra, retirando essa helice percebi que está com uma 10x13 vou tentar achar uma igual e por na agua para testar na proxima semana!

Segue fotos:

WhatsApp Image 2024-09-24 at 18.21.52.jpeg

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WhatsApp Image 2024-09-24 at 18.21.48.jpeg

Ta comida sim.  Bom dar uma olhada se o eixo não está torto( empenado)  tb,  roda ele e veja,  pois isso  pode comer a hélice nova .  Helice compre da Sorabo ou Mfx , são  nacionais de boa qualidade a medida original é essa mesmo 10 x 13

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3 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Ta comida sim.  Bom dar uma olhada se o eixo não está torto( empenado)  tb,  roda ele e veja,  pois isso  pode comer a hélice nova .  Helice compre da Sorabo ou Mfx , são  nacionais de boa qualidade a medida original é essa mesmo 10 x 13

Vi por cima porque estava sem tempo e não parece estar empenada, quando eu tiver mais tempo vejo com paciencia, quanto as marcas da helice vou procurar dessas então, valeu pela dica !

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  • 3 semanas depois...

Meus amigos, boa noite, estou fazendo algumas compras aqui e entrei em um conflito sobre cabos de vela, existe alguma especificação certa para este tipo de motor que possuo?
Iria comprar a vela ngk ou champion br7hs + cabo de vela novos.

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