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Motor e casco de leilão


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nao faco ideia sobre cabos de velas, nunca substitui um ..

 

sobre as velas. originalmente eram velas champion sem o indutor de faisca (aquela pingolinha dobrada na ponta da vela). Isso caiu em desuso ha uns 30 anos ehehhe, é muito muito dificil achar uma vela sem aquilo, é uma tecnologia ultrapassada.

 

Pode colocar uma vela ngk (atentar ao gap e a temperatura, ai tem que procurar os manuais do motor na net) . Ate pq vela champion no brasil é mais falsificada que bone da NBA na 25 de março em época de natal. Pelo menos ngk a falsificacao eh pouco menor (nao é na epoca do natal).

 

Vai numa boa loja de motos que vc encontra elas. 

 

Lembrando que mesmo que o gap informado esteja correto com a embalagem, é importante passar no medidor pra conferir, já peguei vela que o gap nao batia.

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Entendi, eu tenho um manual aqui que indica essa mesmo que o @Guto Pinto comentou (QL77JC4), ngk é mais facil de achar por aqui também, fico entre as duas agora, posso tentar achar essa champion nesse modelo.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1820040490-vela-cabo-ignico-champion-ql77jc4-johnson-evinrude-25-30-hp-_JM#position%3D6%26search_layout%3Dstack%26type%3Ditem%26tracking_id%3D64e6b1b4-8d09-4239-9956-285202737d17 achei esse modelo da champion, será que compensa? 

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cara to por fora do preço disso ai... essa champion ai eh a mesma tecnologia das ngk atuais.

 

se ela for original, show... na duvida...

 

nenhuma das duas vai te dar um up no motor, mas uma nao original , vulgo falsificada, vai te dar prejuizo, mas tb rapidamente vc vai perceber se nao estiver boa ... 

 

vai do teu instinto.

 

sobre o cabo: nao faço ideia ... 

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Ja ajuda, acho que vou nesse modelo fazer o teste, não tem muito pra onde correr acredito, as velas que estão no motor são ngk b7hs, de qualquer maneira vou comprar.

Troquei a Helice sem maiores problemas, vou tentar ir fazer o teste esse fim de semana e ver como se comporta agora, nada certo porque a previsão é de chuva, vou tentar instalar também a bateria para por as luzes de bordo e a luz de alcançado, junto uma bomba de porão pra não ter que tirar a agua na mão !

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nao esquece de por graxa no eixo da helice... importante!

 

vai por luzes pra q? vai andar a noite? 

 

se for, compre de led, barato e visivel... e nao precisa furar o casco.

 

a bomba de porao eh boa.. nao uso mas precisaria ter... se for so pra ter uma bomba de porao pode usar bateria de moto.

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19 horas atrás, Astra-Taranis disse:

nao esquece de por graxa no eixo da helice... importante!

 

vai por luzes pra q? vai andar a noite? 

 

se for, compre de led, barato e visivel... e nao precisa furar o casco.

 

a bomba de porao eh boa.. nao uso mas precisaria ter... se for so pra ter uma bomba de porao pode usar bateria de moto.

Pretendo futuramente, ja queria deixar tudo no jeito, comprei de led mesmo, só estou vendo como vou por ainda, as que comprei precisam ser aparafusadas.

Junto da bomba tem um pedaço de colchão também raiz kkkkkkk

Coloquei graxa sim no eixo

ja tenho uma bateria 60 ah 12v tambem

 

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Fora essas duvidas estou atras de um esquema elétrico para fazer , por onde passar os fios etc.. e também como aterrar a bateria ja que colocar no casco do barco não é uma opção, porque só navego em águas salgadas.

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PAssar os fios, use conduite, pode passar pelo assoalha junto ao bordo ou onde poe a mao pra segurar, por baixo ali da dobra do barco.  O conduite embora junte umidade e isso nao é legal, é uma proteção a mais em pisoes, cortes etc., Vale a pena usar.

 

Qto ao aterramento, nao manjo disso. Nao sou o melhor pra te explicar, mas ate onde eu entendo, o aterramento voce precisa ligar no anodo de sacrificio, os motores possuem um lugar pra vc puxar um fio do teu sistema eletrico  q vai pra esse ponto q estara resolvido pelo anodo de sacrificio do motor. 

 

Mas caso vc nao vai usar o motor pra carregar a bateria, nao precisa de aterrar, a propria bateria faz isso , como é um sistema fechado, nao sofrerá interferencias ou necessidade de aterrar.

 

Caso vc pense em utilizar o motor pra recarregar a bateria ( oq ue nao aconselho no teu caso, pq o motor eh antigo, tem problemas eletricos, nao sabe a realidade dele e etc etcetc) tera que colocar um retificador de corrente no motor, mais um gasto, mais uma instalacao, mais um negocio pra dar problema e te deixar na mao. NEsse caso, pode pensar em uma vela resistiva como obrigatorio, entao a ngk meio q te torna obrigatoria tb.

 

Entende que esta so complicando e complicando e complicando algo q vc possivelmente nao vai usar nunca? Pq navegar a noite é perigoso pra kct, e fazer isso no mar é pra pessoas que realmente estao avançadas no assunto e conhecem muito bem o local. Sem um equipo de qualidade em barco e motor e salvatagem, é realmente loucura.

 

Enfim... as vezes a gente qr tanto algo q nao percebe que isso é inviavel ou na pratica nao vai usar. O cabra tem que ser muito forte pra aguentar o dia todo no mar e ainda encarar uma noite... mas muito forte mesmo ehhehe ce loco...

 

 

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15 horas atrás, Astra-Taranis disse:

PAssar os fios, use conduite, pode passar pelo assoalha junto ao bordo ou onde poe a mao pra segurar, por baixo ali da dobra do barco.  O conduite embora junte umidade e isso nao é legal, é uma proteção a mais em pisoes, cortes etc., Vale a pena usar.

 

Qto ao aterramento, nao manjo disso. Nao sou o melhor pra te explicar, mas ate onde eu entendo, o aterramento voce precisa ligar no anodo de sacrificio, os motores possuem um lugar pra vc puxar um fio do teu sistema eletrico  q vai pra esse ponto q estara resolvido pelo anodo de sacrificio do motor. 

 

Mas caso vc nao vai usar o motor pra carregar a bateria, nao precisa de aterrar, a propria bateria faz isso , como é um sistema fechado, nao sofrerá interferencias ou necessidade de aterrar.

 

Caso vc pense em utilizar o motor pra recarregar a bateria ( oq ue nao aconselho no teu caso, pq o motor eh antigo, tem problemas eletricos, nao sabe a realidade dele e etc etcetc) tera que colocar um retificador de corrente no motor, mais um gasto, mais uma instalacao, mais um negocio pra dar problema e te deixar na mao. NEsse caso, pode pensar em uma vela resistiva como obrigatorio, entao a ngk meio q te torna obrigatoria tb.

 

Entende que esta so complicando e complicando e complicando algo q vc possivelmente nao vai usar nunca? Pq navegar a noite é perigoso pra kct, e fazer isso no mar é pra pessoas que realmente estao avançadas no assunto e conhecem muito bem o local. Sem um equipo de qualidade em barco e motor e salvatagem, é realmente loucura.

 

Enfim... as vezes a gente qr tanto algo q nao percebe que isso é inviavel ou na pratica nao vai usar. O cabra tem que ser muito forte pra aguentar o dia todo no mar e ainda encarar uma noite... mas muito forte mesmo ehhehe ce loco...

 

 


Passei os fios por debaixo do assoalho, foi a unica maneira que encontrei de fazer, coloquei uma mangueira mais fina que achei como conduite para não ficar molhado.

 

Sobre o aterramento pelo que vi o pessoal falando eu posso usar o negativo direto da bateria, em outras palavras..Ex: Bomba de porão tem positivo e negativo, é só procurar ligar no positivo e negativo da bateria, sem muito esforço, foi o que fiz e que funcionou por hora.

Vi na internet que tem retificadores para carregar a bateria, por enquanto não penso nisso, vou usar a bateria e depois carregar em qualquer lugar, por aqui cobram 20 reais, mais pro futuro compro um carregador e fico "auto suficiente".

Realmente concordo com você em tudo que disse sobre passar a noite no mar, entretanto eu deixei todo o sistema de luzes no barco, não pretendo ir pescar tão cedo a noite sem alguem que no minimo tenha alguns anos como marinheiro, porem como estou com a mão na massa, quis fazer tudo que está a meu alcance no momento, como ja iria utilizar a bateria para por a bomba de porão (que a proposito acho que deveria ser um item obrigatorio pelo que ela ajuda no barco, utilizei e recomendo a todos que estão na duvida) fiz um "mini" painel eletrico para as luzes e um carregador usb o que acho indispensavel também por conta do celular ser o unico meio de comunicação caso algo de errado. Por tanto instalei as luzes de bordo e de alcançado e a bomba de porão, ainda não esta da maneira que quero, quando eu deixar 100% essa parte da eletrica eu trago mais fotos, o barco agora fica na casa do meu pai, não consigo mais ter aceso a todo momento para mexer o que torna um pouco mais chato esse projeto que ja faz tanto tempo!

Quanto ao motor levei em um mecanico aqui que ja tem vivencia e ele abriu o carburador e me indicou trocar as velas (como ja ia fazer) ele regulou a lenta que estava ruim e tambem indicou um posto para usar um combustivel melhor, aparentemente o motor estava sem força e ratiando por conta de agua no combustivel, porem nada certo ainda, preciso testar na agua.

Incrivel como a ajuda de vocês fizeram eu estar aqui com o barquinho e poder navegar e pescar coisa que nunca imaginei que ia ter mas sempre foi um sonho, um cara que conhece 0 se aventurando nesse projeto praticamente sozinho ! hahaha

Agradeço demais vocês e a saga do projeto ainda continua, essa semana ainda volto com mais detalhes e fotos de como está ficando o barco por dentro e por fora!

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gasolina pura aguenta uns 60 dias, mas convem nao passar dos 30 dias estocada por formação de agua e deteriorar... se ela estiver misturada (com oleo 2tempos nautico), 7 dias ja começa a ficar esperto, nao passar de 15 dias...)... passou esse tempo? descarte..

 

cuidado com conduites e fios fechados... sempre entra agua e umidade, se nao tiver buracos pra isso sair, fica empoçado la dentro.

 

se levou no mecanico, certamente ele fez alguns testes e utilizou um pouco com a gasolina dele, sentiu o motor, se ele liberou, ja eh alguma coisa...

 

sobre o aterramento é por ai mesmo, no fundo, vc criou um radinho a pilha em maior escala. 

 

 

vai curtindo ai o seu projeto, e manda fotos, parabens

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Agora, Astra-Taranis disse:

gasolina pura aguenta uns 60 dias, mas convem nao passar dos 30 dias estocada por formação de agua e deteriorar... se ela estiver misturada (com oleo 2tempos nautico), 7 dias ja começa a ficar esperto, nao passar de 15 dias...)... passou esse tempo? descarte..

 

cuidado com conduites e fios fechados... sempre entra agua e umidade, se nao tiver buracos pra isso sair, fica empoçado la dentro.

 

se levou no mecanico, certamente ele fez alguns testes e utilizou um pouco com a gasolina dele, sentiu o motor, se ele liberou, ja eh alguma coisa...

 

sobre o aterramento é por ai mesmo, no fundo, vc criou um radinho a pilha em maior escala. 

 

 

vai curtindo ai o seu projeto, e manda fotos, parabens

Sim, eu estava com ele e ele mostrou quando abriu o carburador a mancha que a agua faz no meio da gasolina, agora que vi que eu tenho que ver quanto de gasolina vou gastar para não desperdiçar tanto. porque estou pensando em sair pelo menos 1x por mês.

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Guilherme, vc reside no litoral... alem dos postos serem em sua maioria ruins, tem a questao de umidade, maresia etc...

 

o q nós pescadores temos costume de fazer é sempre que voltar da pescaria, lavar o motor e adoçar o mesmo. 

 

Adoçar, funcionar o motor no ORELHAO ou num tanque de agua LIMPA, da torneira preferencialmente, so na lenta (acelerar vai prejudicar o motor), por pelo menos uns 20-30 minutos).

 

Se vc usar um balde,, tanque etc.. é bom trocar a agua pra mesma nao ser contaminada com areia e sal.

 

Fazendo isso vc limpa o motor por dentro.

 

Junto com o adoçamento, a gente coloca normalmente o dobro de oleo 2 tempos nautico (nunca usar de moto), na gasolina.

 

O processo é simples: pegue um litro de gasolina, coloque o dobro de gasolina q o recomendado, e deixe ali o motor bebendo essa gasolina eqto vc adoça o motor.

 

Com isso vc deixara todo o motor lubrificado evitando oxidação e ainda prepara ele pra uma hibernada maior e ainda deixa ele limpo por dentro. 

 

Claro, precisa ser lavado por fora antes pra tirar sal, areia, oleos, etc.

 

Feito isso, vc pega a gasolina que sobrou, e descarta num posto. 

 

Nao faça a besteira de jogar no mato ou atear fogo... esse oleo fara q o fogo fique muito maior q o planejado e dure por 5x mais tempo.. eh perigosissimo .

 

com isso vc evita de ter gasolina parada no tanque e gastar com mecanico em breve.

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Olha eu metendo minha colher enferrujada de novo: se for para descartar a gasolina em um posto, melhor fazer amizade com um pescador que vá para o mar todos os dias e use um motor de popa para chegar em um barco maior e doe a gasolina para ele, te garanto que você nunca vai ficar sem iscas mortas para pescar! Como diz o caipira: "Uma mão lava a outra, e as duas juntas lavam a cara!"

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Agora, Astra-Taranis disse:

Guilherme, vc reside no litoral... alem dos postos serem em sua maioria ruins, tem a questao de umidade, maresia etc...

 

o q nós pescadores temos costume de fazer é sempre que voltar da pescaria, lavar o motor e adoçar o mesmo. 

 

Adoçar, funcionar o motor no ORELHAO ou num tanque de agua LIMPA, da torneira preferencialmente, so na lenta (acelerar vai prejudicar o motor), por pelo menos uns 20-30 minutos).

 

Se vc usar um balde,, tanque etc.. é bom trocar a agua pra mesma nao ser contaminada com areia e sal.

 

Fazendo isso vc limpa o motor por dentro.

 

Junto com o adoçamento, a gente coloca normalmente o dobro de oleo 2 tempos nautico (nunca usar de moto), na gasolina.

 

O processo é simples: pegue um litro de gasolina, coloque o dobro de gasolina q o recomendado, e deixe ali o motor bebendo essa gasolina eqto vc adoça o motor.

 

Com isso vc deixara todo o motor lubrificado evitando oxidação e ainda prepara ele pra uma hibernada maior e ainda deixa ele limpo por dentro. 

 

Claro, precisa ser lavado por fora antes pra tirar sal, areia, oleos, etc.

 

Feito isso, vc pega a gasolina que sobrou, e descarta num posto. 

 

Nao faça a besteira de jogar no mato ou atear fogo... esse oleo fara q o fogo fique muito maior q o planejado e dure por 5x mais tempo.. eh perigosissimo .

 

com isso vc evita de ter gasolina parada no tanque e gastar com mecanico em breve.

Interessante, não sabia dessa de por o dobro de óleo, vou aderir, quanto a adoçar eu ja faço, mas fazia por volta de 10/15 minutos, agora vou aderir a essa pratica, quanto a lavagem, sempre que chego do mar eu lavo tanto motor como o casco com agua doce + sabão.

A gasolina estou vendo por onde descartar ainda, por hora está no tanque.

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Agora, Saverio disse:

Olha eu metendo minha colher enferrujada de novo: se for para descartar a gasolina em um posto, melhor fazer amizade com um pescador que vá para o mar todos os dias e use um motor de popa para chegar em um barco maior e doe a gasolina para ele, te garanto que você nunca vai ficar sem iscas mortas para pescar! Como diz o caipira: "Uma mão lava a outra, e as duas juntas lavam a cara!"

Eu também pensei nisso, mas como o mecanico disse, a gasolina pode conter água e/ou ser de baixa qualidade, não sei até que ponto ajudaria alguém, não quero prejudicar ninguém também.

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2 minutos atrás, Saverio disse:

Guilherme, não estou dizendo para dar esta gasolina que já pode ter juntado água por causas externas, estou dizendo para depois, quando tudo estiver OK com o barco e o motor, você doar a gasolina que sobrar na volta da pescaria.

Ah sim, isso sim, com certeza isso eu vou repassar, não tem porque deixar a gasolina pra estragar !
Entendi errado.

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