Ir para conteúdo

Seca na Amazônia em 2024 será pior que 2023.... será?...


Posts Recomendados

7 minutos atrás, Viapiana disse:

Compartilho do mesmo sentimento Kid M, sou apaixonado por aquele lugar... cheio ou seco em novembro estaremos lá!

Isso é fato, o acompanhamento do nivél é mais pra setar as especta, mas seco da forma que estava ano passado foi triste, ver as lagoas com tanto peixe morto e agonizando, a dificuldade de navegação até das voadeiras.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/07/2024 em 11:06, TiagoAsa disse:

Isso é fato, o acompanhamento do nivél é mais pra setar as especta, mas seco da forma que estava ano passado foi triste, ver as lagoas com tanto peixe morto e agonizando, a dificuldade de navegação até das voadeiras.

 

 

Com certeza

É igual qualquer outra discussão/conversa sobre material de pesca, local de pesca, guia de pesca, barco de pesca e outras coisas, pq o mais importante é estar pescando e todo o resto não "importa" tanto (mas importa tb) hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Pescadores,

 

Contra fatos, não há argumentos rsrsrs se tudo se mantiver assim, acho que teremos alguns lagos centrais no Negro com possibilidade de pesca melhores que em 2023.

Oremos!

 

 

Barcelos julho 2023.png

Barcelos julho 2024.png

Editado por Carrão
melhorar as imagens
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fala ae galera, cada vez mais se aproxima o inicio de temporada, em Barcelos já começaram os pequenos repiquetes, olhando o nivel hoje esta 70cm acima do que no ano passado.

image.png.aced599af19f09caa1dd4cbaca8cdb60.png 

 

Como estão os preparativos da turma para a pescaria? Pelo menos esse ano pra que vai de Azul tem uma dor de cabeça a menos no transporte dos tubos de varas, que voltou a fazer parte da franquia de bagagem.

 

Bora acompanhar o clima e o preparativo da galera.

 

Abraçoss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, TiagoAsa disse:

Como estão os preparativos da turma para a pescaria?

como sempre aquela velha ansiedade a MIL hahahaha

 

olha, eu já não sei mais nada viu

se continuar assim o nível em setembro/outubro estará MUITO mais baixo do que do ano passado 

só 20cm a menos do que foi ano passado é uma enorme diferença na seca haha

julho já apresentou uma descida diária grande para a época

torcer para pegar uma aguinha ou diminuir o ritmo de descida  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/07/2024 em 11:06, TiagoAsa disse:

Isso é fato, o acompanhamento do nivél é mais pra setar as especta, mas seco da forma que estava ano passado foi triste, ver as lagoas com tanto peixe morto e agonizando, a dificuldade de navegação até das voadeiras.

 

 

Tiago, realmente pra vida e renovação da fauna marinha a cheia é necessaria e faz toda diferença. Ano passado ficamos pescando no negro e em suas ilhas  bem em frente a Barcelos, foi uma das melhores pescarias q ja fiz por lá e a segunda melhor com iscas de hélice... 2023 foi pelo menos pra mim, sensacional e inesquecivel! Setembro ja ta batendo na porta, que tenhamos uma excelente temporada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Viapiana disse:

Tiago, realmente pra vida e renovação da fauna marinha a cheia é necessaria e faz toda diferença. Ano passado ficamos pescando no negro e em suas ilhas  bem em frente a Barcelos, foi uma das melhores pescarias q ja fiz por lá e a segunda melhor com iscas de hélice... 2023 foi pelo menos pra mim, sensacional e inesquecivel! Setembro ja ta batendo na porta, que tenhamos uma excelente temporada. 

Tardeeee, que semana você foi ano passado? Eu fui no final de outubro, e pescamos tanto pra baixo, na frente de Barcelos e até a boca do araca, e foi bem ruim. Kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Viapiana disse:

foi uma das melhores pescarias q ja fiz por lá e a segunda melhor com iscas de hélice

Para mim tb foi assim

muito ataque na hélice e muitos peixes de 65cm para cima mas nenhum monstro

outra vezes que eu fui o peixe não estava ativo na hélice igual temporada passada 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Lucas José Curumim disse:

 

Eu fui na segunda semana de outubro, se não me engano

tem relato aqui no grupo para confirmar 

pescaria muito boa

 

Legal, o que não sai da minha cabeça é que o conhecimento dos guias tem influência direto no resultado. Pra minha turma não foi uma semana boa, não foi ruim de quantidade de peixes, mas peixe que da emoção foram muito pouco pra galera.

 

A torcida sempre é que uma hora chega nossa vez. kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recebi uma informação (fonte confiável) de que a chuva em cima de Barcelos, ao longo dos últimos 4 dias havia chegado à 200 mm, mas nem por isso o fluxo de descida do rio Negro havia se alterado ! Possivelmente por conta do sequeiro do rio Amazonas e sua consequente aceleração das águas vindo dos rios que despejam suas águas nas proximidades da região próxima de Manaus... Lembrando sempre que 200 mm de chuva em 4 dias é algo difícil de acontecer nessa época, mas nem assim houve alteração expressiva do ciclo de baixa das águas. Acredito que os mapas de acompanhamento das vazantes irão mostrar essa anomalia. Contudo, continuo otimista de que em meados de set / out os níveis das águas - a partir de Barcelos - vão possibilitar boas pescarias... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Pescadores!

 

Acompanhando aqui o site https://www.portodemanaus.com.br/?pagina=nivel-do-rio-negro-hoje (creio que todos aqui estão acompanhando também rsrs) vejo que o mês que define o nível do Negro em Manaus é setembro...visto que no mês 9 de 2022 tivemos pico de descida na casa dos 20 a 24cm ao dia...já ano passado tivemos descidas de 32 a 36cm ao dia...

ou seja, mais de 10cm de diferença por dia....em 10 dias mais de metro, né.

Vamos torcer para a natureza esse ano estar mais parecida com 2022.

 

Além disso, o Rio Branco voltou a subir 20cm por dia em Boa Vista, conforme Boletim do site do Serviço Geológico do Brasil - ainda acho que essa água que vai sair do Rio Branco no Negro vai fazer um efeito de represamento, segurando um pouco o nível de Barcelos pra cima.

Oremos! rsrs

 

E Pra quem gosta de ver ao vivo, descobri esse site: https://camerasdomundo.com/camera-ao-vivo-da-praia-da-ponta-negra/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/07/2024 em 10:35, TiagoAsa disse:

que semana você foi ano passado?

Fui na terceira semana de novembro. Antigamente o melhor mês era sempre outubro, era ate dificil conseguir vagas para esse mês... mas de uns 10 anos pra cá as condiçoes se alteraram e começamos a pegar cheias constantes em outubro, por isso estamos indo sempre em novembro, que pra mim hoje é o melhor mês da temporada e desde que começamos a ir neste mês nao lembro de uma pescaria ruim de peixe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Viapiana disse:

Fui na terceira semana de novembro. Antigamente o melhor mês era sempre outubro, era ate dificil conseguir vagas para esse mês... mas de uns 10 anos pra cá as condiçoes se alteraram e começamos a pegar cheias constantes em outubro, por isso estamos indo sempre em novembro, que pra mim hoje é o melhor mês da temporada e desde que começamos a ir neste mês nao lembro de uma pescaria ruim de peixe. 

Minha melhor pescaria foi em novembro também, mas nos dois ultimos anos estão bem atípicos, cheia e seca recorde, vamos ver o que nos espera esse ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi muita gente comprando pacote de pesca para AGOSTO/2024 mas pelo visto a região de SIRN ainda tem muita água...

Imagens de hoje 30/07/2024 SIRN

image.jpeg.eeb5b568fdcf1ddf7c11c2e762be5160.jpeg

image.jpeg.74839d1dfd31969da8fcc48086f2d4b0.jpeg

image.jpeg.6cca506ffa1810e5eeecafe08b48ad59.jpeg

Claro que Amazônia é imprevisível mas acho que vale a pena analisar também a transição do EL NINO para o LA NINA.


https://globorural.globo.com/tempo/noticia/2024/03/el-nino-la-nina-diferenca.ghtml

"Há 83% de chance do fenômeno iniciar sua transição para a fase de neutralidade ainda neste outono, mais especificamente entre abril e junho de 2024, seguida de um rápido desenvolvimento para La Niña. As projeções indicam 62% do resfriamento dos oceanos ocorrer entre junho e agosto deste ano."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Barcelos esta em 7 metros e baixando 5 cm por dia!

Rio Demeni pegou agua nos ultimos dias (subiu 5 cm) e hoje esta estável, com previsão de retornar a baixar nos próximos dias,

Ainda tem muita água, mas a tendência é que a baixa mais acentuada nas próximas semanas,

Abx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Lucas Postali Furlani disse:

Cadê o pessoal com as  informações ?

Barcelos secando bem, o nivel hoje esta mais baixo que o mesmo período do ano passado, se continuar assim final desse mês e mês que vem já terá niveis excelentes pra pesca, porém precisa começar a pegar agua para não ficar muito seco.

 

Estamos na torcida para ser uma excelente temporada. Já começaram ir alguns grupos então logo teremos notícias.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, TiagoAsa disse:

Barcelos secando bem, o nivel hoje esta mais baixo que o mesmo período do ano passado, se continuar assim final desse mês e mês que vem já terá niveis excelentes pra pesca, porém precisa começar a pegar agua para não ficar muito seco.

 

Estamos na torcida para ser uma excelente temporada. Já começaram ir alguns grupos então logo teremos notícias.

 

Top, e os afluentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dia pessoal, 

 

Os rios continuam a secar forte, pelo andamento antes do meio de setembro já estará com excelentes condições de pesca, o problema é como ficará nos meses seguintes? Nivel hoje já se encontra muito mais baixo que o mesmo período do ano passado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...