Ir para conteúdo

A escalada dos custos de uma operação de pesca na Amazônia


Posts Recomendados

 

BH2.JPG.b45813b52b2dfef9b5d8ac7690003b8e.JPG

 

Qualquer pescador que se intitula "esportivo" já sonhou em ir pescar na Amazônia!

Desses, diversos já conseguiram transformar o "sonho" em realidade, independente do resultado.

Com o crescimento da pesca esportiva no Brasil (isso é indiscutível), maior demanda de pontos e/ou operações.

A pescaria no rio Negro, há não muito tempo atrás, era uma quase exclusividade dos manauaras ou estrangeiros

As operações de pesca nesse passado restringiam-se a barco hoteis adaptados de antigos cascos / barcos regionais

Dormida em rede e fornecimento de comida à bordo, era mesmo para aqueles ditos "aventureiros" (fominhas)

Operadores eram poucos, muito poucos, quase sempre oriundos de uma vida de pesca profissional na região.

Barcelos ainda era "um pouso" no meio de um delta de águas doces, com enorme capturas de peixes ornamentais.

A infraestrutura disponível para a montagem de um grupo de pesca era - quase sempre - um sufoco.

Os piloteiros (via de regra) é que forneciam os botes e motores de popa (elétricos, nem pensar), quase sempre em péssimo estado de conservação. Também seriam deles as "ferramentas" relacionadas a pescaria (boga, passaguá, alicates e até facas), mas na prática, se os pescadores não levassem, não iria funcionar no improviso.

Com o problema da predação na região do Pantanal, existiu naturalmente um deslocamento de local de pesca, e com isso, bastante crescimento na "frota hoteleira", complementando algumas pousadas...

Diante da melhoria de condições de pescaria, a demanda passou a ser muito grande !

Não apenas havia preparo para atender essa "explosão", como também capacitação para atender bem os pescadores.

Evoluímos para uma época em que grandes operadores passaram a oferecer bons pacotes de pesca e isso reverberou...

Também para os estrangeiros, baseado na disparidade do cambio, a opção de vinda de Miami passou a ser bem utilizada.

Claro que com tudo isso, os preços dispararam ! Injusto seria não reconhecer a melhoria de muitos dos serviços oferecidos.

A comunidade de pescadores profissionais passou a entender que peixe vivo (liberado) era a garantia de sustento futuro e passaram a fazer disso uma rotina, antes direcionada aos mercados da região. Se tornou um processo "ganha ganha".

A questão na atualidade tem sido a "pretensão" de reservar com antecedência de 1 ano, a semana de pesca desejada, pressionado pelo operador que recebe um volume expressivo de "novos grupos" para disputar as semanas já pré-reservadas...

Preços cada vez mais elevados (isso é inquestionável), mas oferecendo um serviço cada vez mais invejado, seja na estrutura dos botes, motores, piloteiros treinados, acampamentos avançados, gastronomia, sinal de WiFi (Elon Musk), ar condicionado, lavanderia, etc...

No final de tudo isso, a certeza de que independente do peixe, o programa realizado lhe impulsiona a querer repetir... (e vale cada centavo desses quase 7 dias de pesca)

 

BH1.JPG.9f48e82050ad79cabd2df72a42f8d655.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid estava falando disso com nossa turma de pesca esses dias, não só nos barcos hoteis da Amazonia, mas em qualquer operação de pesca, hj  custo de combustivel é absurdo( barcos e muitas operações dependem de geradores, fora logistica toda envolvida em que se usa combustivel) ,  custo aquisição de barcos e motores praticamente dobraram nos últimos  5 anos. Guias de pesca se enquadrando nas leis trabalhistas e mais profissionais( cabou a epoca de dar vintao pra um pirangueiro) E lógico clientes exigindo cada vez mais conforto , como wifi, ar condicionado,  comida de primeira.  Mas eu pergunto isso é sustentável? Pelo menos pra nós Brasileiros? Será que não é a hora de abaixarmos um pouco o nível pra continuarmos indo pescar ou os operadores continuarem funcionando? Esse ano ja aconteceu de operação que eu ja fui  chamando se quero  fechar pacote e isso nunca ocorreu. Pelo que acompanho nas minhas pescarias nos ultimos 10 anos, o valor médio subiu de 100 a 200% pelo menos, muitas pessoas que conheço estão desistindo de encarar uma pescaria num local piscoso.  Lógico o que manda no mercado é a lei da oferta e procura, mas sem duvida está cada vez mais  apertado encarar uma pescaria num local piscoso.

Alem do fato uma coisa que é fato, pressão de pesca.  Lugares antes que eu ia pelo menos nas represas aqui  no sudeste onde o arremesso era feito do meio pra margem,  hj é feito da margem pro meio com jigs, kkkkkkk.  Pescarias na Am e outros lugares cada vez se usa  mais essa isca,  que ao meu ver é mais sem graça que dançar com irmã no baile. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hoje pelo comforto oferecido aumentou muito o numero de pessoas que nao eram pescadores e devido ao conforto que la tem se tornoram rsrsr, e vao esperimentando novas modalidades de pesca , ai quanto pega o tucunare o vicio e instantaneo, como a pescaria dos tucunares açu a temporada e curta , aumento de pescadores e calendario curto digamos ate normal os preços subirem , outro problema e o dolar alto fica muito convidativo pros estrangeiros e ja sobe pra gente ne , creio que se descubrir lugares onde se consegue pescar e pegar os açu fora da temprada o preço tem de ser menor para estes meses com menor frequencia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Vagner, muita gente ingressou nesse mundo da pesca devido a estrutura melhor, praticidade na logística, etc,   principalmente as mulheres,   não só casais , mas tb turmas de só mulheres.   Unica coisa que não gosto nesse mundo moderno da pesca é o tal do Wifi, tenho saudade da epoca do telefone via satélite.  Ligava falava que tava vivo e boa.  Hj presencio turmas inteiras no meio do nada na hora que chega na pousada em vez de ficar batendo papo curtindo o lugar,  contando como foi a pesca,  colocando a conversa em dia ficam no zapzap .  Jantam e vao pro quarto fuçar nesse vicio a ponto do wifi até cair, kkkkkkk.  Pescaria pra mim alem dos motivos obvios tem o intutito de se desligar do nosso mundo louco. Eu consigo desligar, mas muitos não conseguem  na ultima pescaria tirando msg pra minha mulher e filha , eu travei td liguei o cel depois de 7 dias com mais de 4mil msg no zap, sendo que dessas 3990 nao serviriam pra nada e 10 só eram de problemas que iriam me irritar, kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kid M descreveu muito bem a evolução das operações de pesca e o @Guto Pinto tocou num ponto interessante,que é: Até onde essa modernidade e luxo todo são positivos numa operação de pesca??

Bem,vou falar exclusivamente por mim,minha visão sobre isso tudo...

Sabemos bem que os custos de uma operação de pesca aumentaram assustadoramente nos últimos anos,e como ninguém aprendeu a fazer mágica de verdade ainda,esses custos tem que ser passados a nós pescadores.Porém,ainda não entra na minha cabeça uma pousada de pesca que muitas vezes fica a 15,20km do asfalto e 100,150km de uma cidade com um mínimo de estrutura,estar cobrando hoje diárias de R$1300, R$1400,00 reais. Aí vem um outro ponto..Barcos da Amazônia...Alguns viraram verdadeiros resorts flutuantes,e cobram valores exorbitantes,como pacotes a partir de 15k....Feliz é aquele que pode pagar.

Bom,acredito que me encaixo no perfil financeiro da maioria esmagadora dos pescadores brasileiros,então posso afirmar que esses valores fogem totalmente da nossa realidade.Eu nem sonho em fazer uma pescaria de luxo dessas,pois me custaria no mínimo 3 a 4 meses de trabalho sem pagar nenhuma conta minha...Mas enfim,volto a dizer: FELIZ É QUEM PODE PAGAR.

Particularmente tenho optado por pacotes de apenas 3 dias de pescaria ou então alguma pousada que já conheço a anos e não "enfia a faca" como é o caso da pousada no Araguaia que frequento.

Valores altos demais numa operação de pesca devido "ao excesso de conforto oferecido" são bacanas,mas pro "meu gosto particular" extremamente desnecessárias. Quando vou pescar,o que quero é simplesmente ficar uns dias no mato afastado ao máximo da civilização.O conforto que quero é apenas uma cama e um banheiro limpo e boa,mas simples comida.Quando tem um ar condicionado,TOP TOP TOP dos mundos....E pra passar o dia no rio,apenas um barco com cadeira que não entre água e um motor em bom funcionamento.Se for pescaria de artificial,um bom elétrico com bateria carregada ou um piloteiro bom de braço....SÓ ISSO!!!!!

Há quem reclame ou não goste de excesso de conforto???Acho que não,pelo menos não conheço e também não me encaixo...Mas volto a dizer,na pescaria isso pra mim é desnecessário.

Tenho vontade de pescar na Amazônia (Barcelos e região)??Óbvio que sim,mas num esquema de acampamento...Barco hotel tô fora!!!

Em resumo,o que estou dizendo é que o brasileiro na grande maioria não tem condições financeiras de pagar uma pescaria top,essa é a grande verdade.

Aos aventureiros como eu,não é um problema tão grande,pois me tendo como chegar na beira do rio,levantar uma barraca e pescar 3 ou 4 dias tomando banho de rio,sem problema,porém aos que já passaram dessa fase ou por algum motivo,não conseguem fazer isso,só vejo 2 opções hoje em dia: OU DEIXA DE PESCAR LONGE E PASSA A PESCAR PERTO DE CASA OU TEM QUE SER RICO MESMO...ESSA É A REALIDADE DA PESCA ESPORTIVA HOJE NO BRASIL!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Sim Vagner, muita gente ingressou nesse mundo da pesca devido a estrutura melhor, praticidade na logística, etc,   principalmente as mulheres,   não só casais , mas tb turmas de só mulheres.   Unica coisa que não gosto nesse mundo moderno da pesca é o tal do Wifi, tenho saudade da epoca do telefone via satélite.  Ligava falava que tava vivo e boa.  Hj presencio turmas inteiras no meio do nada na hora que chega na pousada em vez de ficar batendo papo curtindo o lugar,  contando como foi a pesca,  colocando a conversa em dia ficam no zapzap .  Jantam e vao pro quarto fuçar nesse vicio a ponto do wifi até cair, kkkkkkk.  Pescaria pra mim alem dos motivos obvios tem o intutito de se desligar do nosso mundo louco. Eu consigo desligar, mas muitos não conseguem  na ultima pescaria tirando minha mulher e filha , eu travei td liguei o cel depois de 7 dias com mais de 4mil msg no zap, sendo que dessas 3990 nao serviriam pra nada e 10 só eram de problemas que iriam me irritar, kkkkkkk

po nao te mandei tanta mensagem assim nao! no maximo umas 20 ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Guto Pinto disse:

Será que não é a hora de abaixarmos um pouco o nível pra continuarmos indo pescar ou os operadores continuarem funcionando? 

Concordo com vc esse negócio de cada vez ir agregando serviços é como seguro de carro fica cada vez mais caro, hoje o seguro do carro troca pneu, troca lâmpada da sua casa, troca borrachinha da torneira etc..etc ... Será que isso é bom mesmo para o consumidor ou sai carro esses "servicinhos" extras? A ultima vez que fui no kojak estavam fazendo a piscina depois disso não fui mais não tenho interesse nesse tipo de serviço e vou acabar pagando por algo que  pra mim não interessa, tem muitos que querem piscina na pousada de pesca? eu acho que sim eu penso que é uma bobagem, daqui a pouco tem serviço de Piscina, massagem, sauna, cabeleireiro, manicure etc. etc.. tudo "incluso" no pacote, quando vou pra esses lugares não estou procurando nada disso, falando em Kojak muitos podem discordar mas lago do Peixe e BasBoat não tem nada haver é outro serviço desnecessário, o Lago é pequeno e os melhores pontos é nas pauleiras onde esse tipo de barco não entra, é outro luxo desnecessário, em Três Marias sim um BasBoat faz diferença lago muito grande e pouca estrutura, pousada pra mim basta um colchão bom, ar condicionado que certos lugares não da pra ficar sem e uma comidinha boa. É Guto bons tempos que depois da janta tinha aquela resenha do pessoal contando como foi a pescaria, hoje o mardito janta vendo a "rede social".

Tudo que quero numa pousada e serviços é que seja boa e simples (sem frescuras), é como estar viajando pelas estradas e da vontade de tomar um cafezinho e ir num Graal, já moro em São Paulo quando pego estrada quero distância desses lugares informatizados, o que desejo é uma lanchonete simples daquelas que tem uns artesanatos, umas pimentas pra vender, umas botas de couro que a gente vê e nunca compra rs, panelas de barro. Graal, Frango Assado quero distância desses ambientes quando saio pra curtir a vida um pouquinho, to parecendo o Kid já estou quase escrevendo bíblias, claro que sem a mesma qualidade rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente isso Arcer,  primeiro foco é o peixe e a pescaria,  um bom conjunto barco e motor apropriado para o estilo de pesca, guia experiente ou pelo menos não tenha preguiça , um quarto limpo com ar condicionado, isca viva a vontade e uma comida básica, pra mim basta.  Tv, frigobar, wifi, piscina , churrasco etc é só firula.  Ja fui em pousada boa que tinha td que é firula, atras de peixe de couro,  ai qdo ia pescar botavam piau congelado de isca, kkkkkkkkk.  Adianta  nada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid, além dos pacotes estarem caros ainda tem o custo do deslocamento até Barcelos ou SIRN.

 

Hj o trajeto inicial até BCL ou SIRN está saindo o preço de uma pescaria.

 

Na faixa dos R$ 5000,00.

O trajeto MAO x BCL está custando em média R$ 2.200,00.

 

MAO X SIRN que eu prefiro não saber o preço, mas deve estar uma facada.

 

Outro problema é o deslocamento até Manaus.

 

Sou de SP e no começo do ano passado encontrei passagens por 1.000,00 até Manaus, mas o problema é que a passagem deve ser adquirida 6 ou 9 meses antes da data, e sinceramente, pra mim, esse é o pior dos encalços de uma pescaria na AM, pois se vc deixa para comprar duas semanas antes da viagem o valor triplica ou quadruplica.

 

Ano passado eu comprei duas ou três semanas antes da pescaria e paguei R$ 2.600,00 (ainda dei sorte).

 

Mas porque eu sou tão "Burro"  e deixo pra comprar em cima da hora?

 

Porque hoje pelo que tenho visto a média de valor de uma pescaria em BCL gira em torno de R$ 12.000,00.

 

Hj eu prefiro arriscar e aguardar pra comprar quase em cima da data pois muitas vezes você compra tudo, se programar antecipadamente, e quando chega a data o rio está bufando água.  

 

Sinceramente eu prefiro gastar 3.000 numa passagem e ter certeza de que vou pegar um nível mais próximo do ideal.

 

Mas se eu deixar pra ultima hora será que eu acho vaga, piloteiro preferido, operação preferida.........? Não sei, mas eu arrisco.

 

Ano passado foi assim, não tinha conforto nenhum, só uma cama um barco de apoio e uma lancha de alumínio.

 

Sofri no conforto? Sim,

Foi como eu esperava? Não,

Voltaria a fazer novamente? Sim. O que faltou nessa eu sei o que é necessário pra próxima.

 

Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Guto Pinto disse:

Mas eu pergunto isso é sustentável? Pelo menos pra nós Brasileiros? Será que não é a hora de abaixarmos um pouco o nível pra continuarmos indo pescar ou os operadores continuarem funcionando?

Grande Guto,

Muitos pontos interessantes na sua postagem.

Precisamos entender (pelo menos tentar aceitar) que nosso modelo de pesca esportiva para se tornar sustentável precisará se ajustar muito.

Em sendo algo que atrai a imensa maioria de pescadores que usam iscas artificiais, nada supera as possibilidades de captura de um troféu amazônico.

Acontece que o "grupo" que deseja chegar lá, não fala apenas português, mas gasta suas "verdinhos" e/ou euros, em condições diferenciadas de nossa população.

Não tem muito como "abaixar um pouco o nível", pois a demanda cresce de forma exponencial e "os caras" não querem "dividir os espaços".

Junte-se a isso a questão da representatividade financeira dos ganhos de grande parte de nossos pescadores ! Como "concorrer" ou gastar tanto assim... 

A conversa continua... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Vagner disse:

quando pega o tucunare o vicio é instantaneo,

Isso é algo indiscutível ! SEMPRE

Ferrou o peixe e "se ferrou" para sempre.

Concordo com parte de sua análise postada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

,acredito que me encaixo no perfil financeiro da maioria esmagadora dos pescadores brasileiros, então posso afirmar que esses valores fogem totalmente da nossa realidade. Eu nem sonho em fazer uma pescaria de luxo dessas, pois me custaria no mínimo 3 a 4 meses de trabalho sem pagar nenhuma conta minha..

Caro Cristiano,

Permita-me fazer uma analogia cada vez mais verdadeira (pelo menos para mim) !

Gostaria muito de poder ter um carro Volvo, mas não é por não tê-lo que vou ficar me lamentando. Vou sim, me satisfazer com a minha possibilidade.

"Pescaria" hoje está ficando sobrecarregada de "acessórios", cada um melhor que o outro, e tudo isso custa dinheiro de investimento...

A opção de "ir pescar" num esquema desses, faz - obrigatoriamente - a renúncia de outras possibilidades, não apenas de pescaria, mas de posse... 

As alternativas de fazer um "meia pescaria", com menos requisitos de conforto, estão ficando difíceis de serem encontradas, pois quem as tem (ou tinha) preferem dar uma "arrumadinha" e buscar alguém disposta a pagar por essa (às vezes) "meia sola". Os "ditos ricos", passam ao largo...  

A conversa continua...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Arcer disse:

to parecendo o Kid já estou quase escrevendo bíblias, claro que sem a mesma qualidade rs

Me senti "sacaneado", mas com uma ironia fina plenamente aceitável !

Quanto aos comentários feitos, acho-os bastante pertinentes e dentro do seu perfil de pescador.

Claro que muitos desses pontos de vista terminam se convergindo, até porque o propósito é semelhante.

"Mais ou menos" vai de cada um, até por conta da "fominhagem" ou da "expectativa" com o que se procura encontrar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Guto Pinto disse:

primeiro foco é o peixe e a pescaria,  um bom conjunto barco e motor apropriado para o estilo de pesca, guia experiente ou pelo menos não tenha preguiça , um quarto limpo com ar condicionado, isca viva a vontade e uma comida básica, pra mim basta. 

Guto,

Via de regra é suficiente para qualquer pescador esportivo !

Claro que (há 20 anos atrás) pediria para entrar nessa lista...

Hoje as "necessidades & confortos" já estão em "novo patamarseila::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Gabriel Bragatto disse:

Kid, além dos pacotes estarem caros ainda tem o custo do deslocamento até Barcelos ou SIRN.

 

Hj o trajeto inicial até BCL ou SIRN está saindo o preço de uma pescaria.

Gabriel,

Esse é um ponto importante, pois chegar no ponto de pesca, custa (cada vez mais) um bom dinheiro.

Nessa ótica, quanto precisaria ser atrelado nesses gastos para se ter o retorno esperado:

Ainda nesse caso, qual o valor de um pacote de pesca adequado aos custos já assumidos para chegar no local ?

Respostas variadas, é claro, mas na essência o que fica "meio sem resposta" é saber se depois de um gasto de deslocamento, a estrutura de apoio não oferecer algo compatível ao esperado, como é que fica "o discurso" ?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, vamos ao meu ponto de vista: Também concordo que o custo de uma boa pescaria está cada vez mais " salgado", e até acho um absurdo o q andam cobrando por aí! 

Também sou totalmente avesso a determinadas " frescuras", e inimigo número um da porcaria do wi-fi na beira do rio. Esse " inferno" acabou com a resenha do final de tarde( inclusive já comentei isso em algum outro tópico)! O intuito de uma pescaria( ao menos p mim) e se desligar dessa correria do " mundo moderno", e essa " porcaria" não deixa a grande maioria se desligar. 

Quando comecei a frequentar a Amazônia não havia internet em lugar algum, e ninguém morria por causa disso!!

Agora chegando onde realmente queria chegar, cito a frase do Kid " vale cada centavo", pois vale mesmo( continuo achando muito caro), e não vejo perspectiva de mudança nesses valores exorbitantes!! Então pelo menos p mim, continuarei abrindo mão de outras posses( até pq já perdi muito o tesão por posses) para continuar desfrutando daquele lugar maravilhoso! 

Ah, já ia me esquecendo Arcer, já pesquei no lago do peixe umas 30 vezes e nunca utilizei um Bass boat, ali essa "nave" só atrapalha!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu leio, leio, leio de novo... e mais me vem a mente que estao discutindo consequencias e nao o problema em si.

 

é muita petulancia minha querer discutir essa realidade, visto que eu nem pesco mais, e nao pagaria por esses valores mas NEM ferrando, é uma questao de prioridades e consciencia pessoal quanto o dinheiro. Tive$$e eu nao poder para tal.

 

Mas enfim...

 

Ja tive essas discussões de valores com o guto ha pelo menos umas 200x durante os ultimos 10 anos.. 

 

O que eu vejo é que estamos numa cilada sem tamanho e sem capacidade de sair.

 

Em administração, dizemos que quanto mais valor (ítens, comodidade, conforto, prazer, etc, etc) vc oferecer por R$1 , mais voce tera chances de sucesso e ser perene.

 

Ford fazia isso: mais coisas no modelo T pelo mesmo dolar, o levou a ser o gigante automobilistico. O mesmo ocorreu com dezenas de industrias pelo mundo.

 

O do turismo não é diferente. Voce pega um avião aqui, passa 20 dias na italia comendo, bebendo,visitando museus, arquitetura, desfrutando de cultura, visuais incriveis e paga o mesmo (ou mais barato) que pegar um aviao e ficar 7 dias num resort comendo comida industrializada, sem gosto, bebendo balalaika com corante e ainda te vendem como all inclusive.

 

Pq isso ocorre?

 

Pq estamos pagando tao caro pelas coisas? Pq aqui o minimo do minimo de conforto e bem estar (como wc limpo e roupa de cama limpa), custa tao caro?

 

Pq pegar uma picape com 4 amigos e viajar 1800 km custa o preço de uma passagem de aviao ?

 

A realidade é que no BR a maxima de mais coisas por menos $$ é invertida. E isso sim é CAUSA, é MOTIVO de tudo ficar caro.

 

A sequencia anual de emburrecimento da população, a cultura de que o capital é podre, de que vc nao vai subir de nivel, de que o espertalhão ganha mais, causou uma enorme exploraçao de recursos dos rios, piorado por usinas, uso desenfreado de margens e venenos, e intensa e criminosa insistencia em jogar esgoto nos rios, fizeram que os rios perto tenham sido exauridos.

 

Aqui um rio grande da vida, maravilhoso, piscoso, rico de diversidade e beleza, é usado da pior forma possivel. O tio tiete igualmente belo no interior, hoje tem quase que sua totalidade aguas improprias , cheias de algas e fedor.

 

Acaba que diferente de um USA, Canada, etc que rios cortando as cidades, fazendo canais atras das casas, seja usados como esgotos. La o cara compra td e gasta 40segundos pra ir pescar, aqui precisamos 40 meses pra sair pq td eh longe e caro.

 

O problema nao é o custo do ar condicionado, da gasolina(que o americano paga ate mais caro que a gente), ou wi fi ou sei la oq ... isso tem que ter..

 

problema é que nao cuidamos do que é nosso e esta perto.

 

Seja SP, ou qqr outro estado.

 

Ai vc tem que pagar caro pra ter alguma coisa.

 

Discutir as consequencias e reclamar nao vai resolver. Ate pq ng quer chegar na pousada e tomar banho de caneca . |Vc nao vai levar sua esposa num lugar que ta cheio de bebado, banheiro zuado, cama com barata etc. 

 

MEsmo simples, vc qr q evolua e isso é bom. 

 

O que nao podemos aceitar é um povo burro, sem educacao, sem instrucao, que ao inves de lutar por melhorias, aceita td q vem goela abaixo e como consequencia se torna caro e improdutivo.

 

Pq ai surgem aberracoes, como pirangueiro que nao gosta que devolve o peixe, bebendo no barco, peixe congelado de isca, pousada dando premio pra qm lotar o freezer antes... essas merdas que é a rodo.

 

Novamente, a instrução de todos, do cara que ta pagando ao que ta recebendo, faz toda diferenca pra conseguir um valor menor.

 

Exemplo: entrei numa loja 50 m de casa hoje a tarde, finalmente uma loja de construcao perto de casa... lugarzinho top, estao arrumando... Fui o unico cliente, nem pronta a loja esta, de uma empresa seria e grande na cidade, ja deve ser a 5a loja deles... E eu la debaixo comecam a varrer algo no teto caindo sujeira em mim e nos produtos... Burrice... pq nao fizeram isso antes de abrir a loja ? agora o produto vai ta sujo, ng vai querer, vai encalhar e vai custar $ perdido pra loja..

 

Vai dar desconto nesses produtos, vao enfiar o desconto no custo de outro produto, a loja fica cara e nao vende e nao entende pq...

 

Instrucao... Acontece o mesmo...

 

Nao adianta o cara por wifi se a isca eh congelada.

 

Nao adianta o cara por ar condicionado com agua solar nas torneiras se o custo dele fica inviavel pq o $$ some no ralo q ele nao percebe... instrucao é tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O turismo da pesca esta evoluindo em itens e melhoria mas piorando em qualidade e quantidade.

 

ja vi isso ocorrer, diversas vezes, logo o hype acaba, e vai ter um monte de investidor e profissional quebrado.

 

de novo falta instrucao, é uma cilada sem tamanho.

 

Essa escalada da preço ,não beneficia ninguem... A curto prazo sim, é otimo negocio que vc fatura 3 milhoes no mes.. mas ao longo do tempo, qdo o recurso exaure, os clientes tb exaurem.

 

E ai o bicho pega.

 

Mas com custos absurdamente altos de impostos, de logistica, pessoal, comida etc... O cara tem q enfiar valor alto senao ele nao mantem tb.

 

Culpa de qm? Instrucao ... de toda uma nacao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Kid M disse:

Grande Guto,

Muitos pontos interessantes na sua postagem.

Precisamos entender (pelo menos tentar aceitar) que nosso modelo de pesca esportiva para se tornar sustentável precisará se ajustar muito.

Em sendo algo que atrai a imensa maioria de pescadores que usam iscas artificiais, nada supera as possibilidades de captura de um troféu amazônico.

Acontece que o "grupo" que deseja chegar lá, não fala apenas português, mas gasta suas "verdinhos" e/ou euros, em condições diferenciadas de nossa população.

Não tem muito como "abaixar um pouco o nível", pois a demanda cresce de forma exponencial e "os caras" não querem "dividir os espaços".

Junte-se a isso a questão da representatividade financeira dos ganhos de grande parte de nossos pescadores ! Como "concorrer" ou gastar tanto assim... 

A conversa continua... joia:::

Kid na verdade nem cito as pousadas na AM atras dos açus, mas qualquer outro local, onde nem os gringos vão. Pescarias como aqui  mesmo no Rio Grande, como locais tipo Araguaia, bacia Teles Pires, Xingu, etc os valores praticamente dobraram nos últimos anos.  Mas concordo com vc,  pra quem gosta msm de pescar e quer continuar tem que se abster de algumas coisas na vida pra continuar realizando seu sonho, eu me incluo nessa, principalmente em se tratando de bens materiais,    até tralha de pesca mesmo,  meus conjuntos de pesca são os mesmos usados há 10 anos, aquela compra desemfreada por iscas tb nunca mais faço há anos.  2 conjuntinhos bons de pesca hj mais umas 10 iscas da 2 diarias numa pousada boa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bruno Rodrigo Nogueira disse:

Arcer, já pesquei no lago do peixe umas 30 vezes e nunca utilizei um Bass boat, ali essa "nave" só atrapalha!! 

 Pra mim se embrenhar naqueles paliteiros é maravilhoso, a pancada do Tucuna na superfície a briga pra não perder o troféu na pauleira não tem preço 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Arcer disse:

 Pra mim se embrenhar naqueles paliteiros é maravilhoso, a pancada do Tucuna na superfície a briga pra não perder o troféu na pauleira não tem preço e como vai se fazer isso com um Bass boat ???? 🙂

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Kid M disse:

Caro Cristiano,

Permita-me fazer uma analogia cada vez mais verdadeira (pelo menos para mim) !

Gostaria muito de poder ter um carro Volvo, mas não é por não tê-lo que vou ficar me lamentando. Vou sim, me satisfazer com a minha possibilidade.

"Pescaria" hoje está ficando sobrecarregada de "acessórios", cada um melhor que o outro, e tudo isso custa dinheiro de investimento...

A opção de "ir pescar" num esquema desses, faz - obrigatoriamente - a renúncia de outras possibilidades, não apenas de pescaria, mas de posse... 

As alternativas de fazer um "meia pescaria", com menos requisitos de conforto, estão ficando difíceis de serem encontradas, pois quem as tem (ou tinha) preferem dar uma "arrumadinha" e buscar alguém disposta a pagar por essa (às vezes) "meia sola". Os "ditos ricos", passam ao largo...  

A conversa continua...

 

Não não Kid,longe de eu querer lamentar algo.Não faço isso pois sei que tem pessoas com condições diferentes da minha,afinal,mesmo operações caríssimas,ainda estão tendo alta procura.Se eu não ganho 15k por mês,pau no meu butão kkkkk....Isso não é culpa de ninguém.Porém é inegável dizer que essas operações de pesca não são feitas pra "meros mortais"...Vejo muito a midia da pesca esportiva tanto fazendo propaganda de operações desse nível,mas sinceramente não sei à quem são destinadas,pois volto à dizer,hoje,70 a 80% dos pescadores brasileiros não tem condições de fazer uma pescaria dessas,e digo mais,se você convidar algum desses pra fazer uma pescaria de 15k é capaz que te mandem ainda tomar naquele lugar kkkkkkk.....

Termino dizendo novamente: FELIZ É QUEM TEM CONDIÇÕES DE PAGAR!!

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...