Ir para conteúdo

Ajuste jack mecânico


Posts Recomendados

Caro Fabiano, nao existe pergunta ruim ou tola, e sim ouvinte tolo ou ruim... Mas definitivamente, essa sua pergunta é estarrecedora.

 

Mostra um desconhecimento do que e como funciona e quais os problemas de usar erroneamente o jack que assusta de imediato. Não é um demerito ou pecado,mas é bom saber que usar um jack errado pode fritar teu motor rapidamente!

 

Então muita calma nessa hora.

 

Voce nao postou fotos mostrando modelo, instalação, etc..

 

Então vou considerar dois tipos ok? 

 

1- modelos mais simples, vi alguns em videos, onde a distancia do motor e do espelho de popa é bem reduzida e esse vai estar com o cavaco da agua bem proximo ao barco, deixando o motor sem agua pra refrigerar se subir muito.

2- modelos mais parrudos, bem elaborados, que consideram uma distancia do motor e do espelho de popa bem mais longa, fazendo com que vc possa usar o cavalo dagua para refrigerar o motor, portanto pode subir mais.

 

Veja que em ambos os casos a questao da captacao de  agua do motor é definitiva e sera seu limite operacional. SEMPRE. em qualquer hipotese, logo, vc tera que testar com alguem olhando eqto pilota pra ter absoluta certeza e criar ali um marco maximo. Passou fritou, simples assim.

 

Portanto, comece com o jack baixo, navegue, crie uma escala de agua em varias velocidades onde o cavalo dagua bate e vá subindo lentamente e sentindo o calor do motor se aumenta ou não.

 

Nao sei se o 60 hp possui sistema de medicao de temperatura, os motores maiores disponibilizam. Com certeza alguem aqui vai te ajudar.

 

Jack certo + trimagem correta = felicidade.

Jack certo + trimagem incorreta= problemas

Jack errado + trimagem correta= problemas

jack errado + trimagem errada= caos

Captação dentro dagua sempre = vc volta pra casa

captacao fora dagua = vc nao volta pra casa ou volta com prejuizo

 

Qto maior a distancia do jack entre motor e espelho maior a força/alavanca que o motor fara no espelho de popa, portanto, td tem q ser bem construido e reforçado, especialmente se pegar tronco, marolas, etc... mas tb vc consegue usar o cavalo dagua que sobe para aumentar a altura do motor conseguindo melhor performance...

 

qto menos a distancia, menor o esforço/alavanca, mas seu limite para erguer fica menor por seguranca...

 

agora como usar, velocidades, trimagem etc... ai deixo pra qm usa e entende muito mais que eu.

 

esse é o basico do basico do basico.

 

espero que tudo esteja bem dimensionado e instalado ai fica mais facil de usar com muita seguranca e vc vai ganhar alguns kmh e economia... parabens

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O básico sobre a segurança do motor eu entendo perfeitamente, o yamaha 60 tem aviso sonoro de aumento de temperatura.

A questão mesmo é saber por onde começar, eu deixei no meio para inicio, mas o barco estava com um pescador a mais que os dias normais, achei que não melhorou, para sair piorou, demorou ganhar velocidade.  fiz um teste sozinho, mas não percebi melhora alguma.

Coloquei outro helice com passo maior, pois percebi que com o jack o rpm esta bem proximo do limite dos 6 mil.

Tem muitas váriaveis entendo, mas alguém que já usa deve ter o caminho das pedras.kkkkk

Aumentei um pouco mais a altura e amanhã vou testar novamente.

 

 

 

1 hora atrás, Astra-Taranis disse:

Caro Fabiano, nao existe pergunta ruim ou tola, e sim ouvinte tolo ou ruim... Mas definitivamente, essa sua pergunta é estarrecedora.

 

Mostra um desconhecimento do que e como funciona e quais os problemas de usar erroneamente o jack que assusta de imediato. Não é um demerito ou pecado,mas é bom saber que usar um jack errado pode fritar teu motor rapidamente!

 

Então muita calma nessa hora.

 

Voce nao postou fotos mostrando modelo, instalação, etc..

 

Então vou considerar dois tipos ok? 

 

1- modelos mais simples, vi alguns em videos, onde a distancia do motor e do espelho de popa é bem reduzida e esse vai estar com o cavaco da agua bem proximo ao barco, deixando o motor sem agua pra refrigerar se subir muito.

2- modelos mais parrudos, bem elaborados, que consideram uma distancia do motor e do espelho de popa bem mais longa, fazendo com que vc possa usar o cavalo dagua para refrigerar o motor, portanto pode subir mais.

 

Veja que em ambos os casos a questao da captacao de  agua do motor é definitiva e sera seu limite operacional. SEMPRE. em qualquer hipotese, logo, vc tera que testar com alguem olhando eqto pilota pra ter absoluta certeza e criar ali um marco maximo. Passou fritou, simples assim.

 

Portanto, comece com o jack baixo, navegue, crie uma escala de agua em varias velocidades onde o cavalo dagua bate e vá subindo lentamente e sentindo o calor do motor se aumenta ou não.

 

Nao sei se o 60 hp possui sistema de medicao de temperatura, os motores maiores disponibilizam. Com certeza alguem aqui vai te ajudar.

 

Jack certo + trimagem correta = felicidade.

Jack certo + trimagem incorreta= problemas

Jack errado + trimagem correta= problemas

jack errado + trimagem errada= caos

Captação dentro dagua sempre = vc volta pra casa

captacao fora dagua = vc nao volta pra casa ou volta com prejuizo

 

Qto maior a distancia do jack entre motor e espelho maior a força/alavanca que o motor fara no espelho de popa, portanto, td tem q ser bem construido e reforçado, especialmente se pegar tronco, marolas, etc... mas tb vc consegue usar o cavalo dagua que sobe para aumentar a altura do motor conseguindo melhor performance...

 

qto menos a distancia, menor o esforço/alavanca, mas seu limite para erguer fica menor por seguranca...

 

agora como usar, velocidades, trimagem etc... ai deixo pra qm usa e entende muito mais que eu.

 

esse é o basico do basico do basico.

 

espero que tudo esteja bem dimensionado e instalado ai fica mais facil de usar com muita seguranca e vc vai ganhar alguns kmh e economia... parabens

 

1721595299063780874178641898388.jpg

17215953645023405533263753544235.jpg

17215954057247298699846190376278.jpg

17215954560557308980887734084621.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem gente q complica o obvio, puxa vida! eu tentei pensar numa solucao de baixo custo pra essa coisa e o cabra vai la e faz o obvio do simples: meteu um parafuso ajustavel ehehhe

G E N I A L  !!

 

Vamos lá... regras basicas:

 

1- um barco deste tamanho, uma pessoa (se nao for um bolofedo) nao fara muita diferenca nao, a menos que esteja sentado na proa com os pes na agua... a engenharia do barco ja previu isso esse corpo ai no centro. E é onde melhor fica no barco mesmo pra distribuicao de peso.

2- fotos sao espetaculares, eu tava pensando num jack onde vc bombava alguma coisa e ele subia e diminuia conforme vc desejava durante a navegação, se eu entendi direito, o teu vc regula e amem, vai ser assim ate o fim. Entao é bom lembrar alguns conceitos anteriores ao jack mas que servem perfeitamente:

a) quanto mais baixo o helice estiver , mais agua limpa ele vai ter (sem bolhas, turbulencia etc), assim ele vai TRACIONAR mais... melhor performance em baixa e média rpm...

b) quanto mais alto o helice estiver, menor sera o arrasto do motor, logo ele vai ter mais performance em alta rpm

 

Quer o melhor de ambos ? coloque um jack eletrico que sobe e desce por um botao.

 

Entao decida o que vc procura, se vc quer incremento de velocidade: deixe o jack na maior altura possível.

Quer sair igual um cavalo doido e morrer 200m adiante? deixa ele baixo. 

 

3- RPM bem proximo do maximo? Otimo, se mudou isso fez cagada.

 

Vc usa o barco como? nao adianta nada so atingir o RPM maximo qdo ta sozinho se vc usa o barco com 3 mamutes e 500kg de carga toda vez.... Vc regula o RPM usando o mais proximo do normal possivel.

 

Se vc atinge RPM maximo qdo ta em 3... otimo, qdo tiver sozinho eh so nao acelerar como um mad max vendo 50 virgens no fim do rio... tira o manete... 

 

So aumente o helice se com a carga usual ele tiver passando o rpm... e passando mais de 100-150 rpm... 

 

Por isso é importante ter todos os reloginhos possiveis funcionando na cara do capitao.

 

Agora se sozinho ele ta perto do maximo, e pesado ele ta tipo uns 400-500 rpm abaixo ou ate mais, pode DIMINUIR o helice...

 

vamos esperar a ajuda do fabricio e entendidos no ramo pra explicar com mais propriedade...

Puxa muito peso? Gosta de ski, vai usar pra lugares onde sua velocidade sera pequena? Precisa de grandes e vigorosas retomadas? vai de mais baixo.

Vai querer acelerar ate seus cabelos secarem debaixo do bone? Vai mais alto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala meu camarada! Bão dimais?

 

Tenho um jackplate no meu barco, com motor mercury de 50hp de manche, e passei os mesmos perrengues que você no começo até chegar hoje numa regulagem satisfatória. Infelizmente quando falamos de regulagem, tem 1000 variáveis que impactam como altura, distancia do espelho de popa, passo de hélice, placa anti-cavitação e por ai vai.... infelizmente cada barco tem sua regulagem própria, e você nao vai conseguir de fugir de testar, testar e testar até encontrar a formula para o seu barco. MAS existe algumas premissas que eu utilizei para encurtar este processo, e são eles:

 

Para ganhar mais performance, quanto mais o seu motor estiver fora da agua melhor, logo sugiro levantar ao máximo e ir reduzindo 1cm a cada teste. Problemas que podem aparecer a hélice começar a ventilar, porque além de suspender o o motor em relação ao espelho de popa tem a questão do trim. Problema oculto este para mim é o mais perigoso de todos, quando suspendi o meu ele andava bem, só que em linha reta, quando fazia curva a hélice ventilava e pegava ar, fazendo o barco meio que "derrapar" perdendo velocidade bruscamente e dando tranco quando a helice volta a pegar ar, para corrigir isso coloquei uma placa no motor de anticavitação e resolveu.

 

Outro ponto que temos que olhar é se seu jack tem tbm alongador (distancia entre o espelho de popa e o cavalete), quanto mais distante melhor tbm. No meu coloquei na ultima furação e funcionou bem.

 

Deixaria itens como passo de hélice por ultimo, se vc chegar em uma configuração aonde o motor esteja excedendo os 6mil rpm sem cavalgar, ai sim aumentaria, mas ai teria que voltar para a estaca zero de regulagem eheheheh.

 

qualquer coisa vamos nos falando no particular e vou compartilhando minhas experiencias que tive com jack.

 

Grande abraço

 

depois da uma olhada neste post que eu fiz a algum tempo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/07/2024 em 09:37, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

 

 

 

 

Fala meu camarada! Bão dimais?

 

Tenho um jackplate no meu barco, com motor mercury de 50hp de manche, e passei os mesmos perrengues que você no começo até chegar hoje numa regulagem satisfatória. Infelizmente quando falamos de regulagem, tem 1000 variáveis que impactam como altura, distancia do espelho de popa, passo de hélice, placa anti-cavitação e por ai vai.... infelizmente cada barco tem sua regulagem própria, e você nao vai conseguir de fugir de testar, testar e testar até encontrar a formula para o seu barco. MAS existe algumas premissas que eu utilizei para encurtar este processo, e são eles:

 

Para ganhar mais performance, quanto mais o seu motor estiver fora da agua melhor, logo sugiro levantar ao máximo e ir reduzindo 1cm a cada teste. Problemas que podem aparecer a hélice começar a ventilar, porque além de suspender o o motor em relação ao espelho de popa tem a questão do trim. Problema oculto este para mim é o mais perigoso de todos, quando suspendi o meu ele andava bem, só que em linha reta, quando fazia curva a hélice ventilava e pegava ar, fazendo o barco meio que "derrapar" perdendo velocidade bruscamente e dando tranco quando a helice volta a pegar ar, para corrigir isso coloquei uma placa no motor de anticavitação e resolveu.

 

Outro ponto que temos que olhar é se seu jack tem tbm alongador (distancia entre o espelho de popa e o cavalete), quanto mais distante melhor tbm. No meu coloquei na ultima furação e funcionou bem.

 

Deixaria itens como passo de hélice por ultimo, se vc chegar em uma configuração aonde o motor esteja excedendo os 6mil rpm sem cavalgar, ai sim aumentaria, mas ai teria que voltar para a estaca zero de regulagem eheheheh.

 

qualquer coisa vamos nos falando no particular e vou compartilhando minhas experiencias que tive com jack.

 

Grande abraço

 

depois da uma olhada neste post que eu fiz a algum tempo

 

 

 

 

Ontem sai para testar com 2 pessoas, tentei aumentar o peso do barco com galoes de agua para simular o tanque topado nos 50 lts.

Coloquei o jack bem alto, mas achei que ficou pouco para movimentar no trim, era subir um pouco no 2 ( relogio do yahamara) o helice ventilava.

Abaixei 1 cm talvez 1,5 já senti que melhorou, mas com o helice passo 14 não estava legal, tinha uma passo 12 que parecia ser um pouco maior que a posso 13 original. não ententi bem porque a passo 12 parecia ser maior que a passo 13 original, mas com ela senti o barco bem melhor, mas não passou dos 50km/h que seria o motivo de ter colocado o jack.

quando chegava nos 49 ele começava a cavalgar.

ainda vou continuar com os testes para ver se consigo passar dos 50km/h.

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se voce colocar mais peso na proa a tendencia é ele cavalgar menos. Dizem que as hélices da sorabo são boas, ainda nao testei por causa do custo, reza uma lenda que o mercury 50 com a helice do yamaha 40 anda bem dimais, mas ficar gastando toda vez mil reais so para testar me lasca. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...