Ir para conteúdo

DICAS AOS FABRICANTES


Posts Recomendados

SUGESTÕES PARA OS FABRICANTES DE EQUIPAMENTOS DE PESCA

 

Nós pescadores, melhor que ninguém sabemos das necessidades e dificuldades que nosso esporte/hobby nos proporciona. Então nada melhor que criar um tópico onde possamos dar ideias aos fabricantes para melhor nos atender.

 

Tem muita coisa a ser melhorada e coisas simples, exemplo:

 

- Nenhum fabricante de motor elétrico teve a iniciativa de colocar um termômetro para que o pescador possa conferir a temperatura da água do local onde está pescando...

 

TERMOMETRO.png.d3992b3485d1e8a44bbef8d7a5840d59.png

Uma iniciativa simples, de baixo custo e de grande utilidade para nós pescadores.

 

Pode tmb adicionar um sonar junto à cabeça do motor... complemento com maior custo porém que o mercado nescessita.

 


Espero que os amigos possam contribuir com ideias...

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico, Marcelo! Além de muito útil, vai permitir que os pescadores exercitem a criatividade... e, na minha opinião, não existe nada no mundo mais criativo do que Pescador desocupado! KKKKKKKK

 

Vou deixar minha contribuição:

 

Motor Elétrico COMPACTO para Caiaques:

 

Acho pouco adequado o uso dos motores elétricos tradicionais em caiaques, principalmente para uso em represas. São relativamente grandes e pesados - acho que um bom investimento em P&D para isso seria importante e muito rentável pra quem se aventurar.

O único modelo que conheço (e aí pode ser pura ignorância minha) é um da Brudden, que já vem acoplado ao Caiaque. 

Nunca usei e portanto não sei se é bom ou não. Mas o CONCEITO me agrada demais e acho que poderia ser melhor explorado.

 

Vou deixar uma imagem deste motor como exemplo.

 

Além disso, me agradaria muito um sonar que seguisse a mesma lógica: simples, leve, fácil de instalar. Um amigo comprou um sonar tradicional e a luta pra instalar aquilo não vale o esforço, fora o peso desproporcional da bateria. 

Pra quem tem 1,60m de altura, pesa 50Kg e leva um caiaque em um carro popular, praticidade é o item mais importante! KKKKKKK

 

Se falei alguma bobagem, que os colegas me perdoem!

 

Captura de tela 2024-07-29 110054.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou colocar outra dica... SOBRE ISCA ARTIFICIAL :read:

 

Os materiais evoluiram muito, temos até resinas com propriedades flutuantes. O fabricante de isca que produzir uma Zara/Stick (obviamente que tenha bom nado) com até 5,5cm de tamanho na casa dos 12g, pode ter a certeza que estará fabricando uma das iscas mais vendidas neste país.

A grande maioria dos pescadores não utilizam "conjuntos finesse" e a dificuldae de arremessar iscas pequenas a longas distâncias é grande ou impossível...

Também proporcionar a mesma isca com e sem rattling :good:

 

:amigo:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Arcer disse:

Barquinhos pequenos e leves específicos para motores elétricos pra quem não  quer pescar sentado o dia todo em um caiaque e que de pra carregar no teto do carro

 

Seria perfeito! A Milha Náutico lançou algo nesse sentido, o Milha Boat. Mas ainda é grande, pesado, caro demais e meio estranhão.

Acredito que em breve os demais fabricantes amadureçam mais esse segmento.

Pro mercado externo tem muito projeto interessante, desmontáveis e etc. Já vi muita coisa legal... mas por aqui ainda é tudo muito novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Carlos Sommer disse:

 

Seria perfeito! A Milha Náutico lançou algo nesse sentido, o Milha Boat. Mas ainda é grande, pesado, caro demais e meio estranhão.

Acredito que em breve os demais fabricantes amadureçam mais esse segmento.

Pro mercado externo tem muito projeto interessante, desmontáveis e etc. Já vi muita coisa legal... mas por aqui ainda é tudo muito novo.

Tem esse do vídeo abaixo que acho muito legal... pena que é nos EUA chorei::

 

https://www.ultraskiff.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Marcelo Terra disse:

SUGESTÕES PARA OS FABRICANTES DE EQUIPAMENTOS DE PESCA

 

Nós pescadores, melhor que ninguém sabemos das necessidades e dificuldades que nosso esporte/hobby nos proporciona. Então nada melhor que criar um tópico onde possamos dar ideias aos fabricantes para melhor nos atender.

 

Tem muita coisa a ser melhorada e coisas simples, exemplo:

 

- Nenhum fabricante de motor elétrico teve a iniciativa de colocar um termômetro para que o pescador possa conferir a temperatura da água do local onde está pescando...

 

TERMOMETRO.png.d3992b3485d1e8a44bbef8d7a5840d59.png

Uma iniciativa simples, de baixo custo e de grande utilidade para nós pescadores.

 

Pode tmb adicionar um sonar junto à cabeça do motor... complemento com maior custo porém que o mercado nescessita.

 


Espero que os amigos possam contribuir com ideias...

 

:amigo:

Uso um desse no meu barco, qdo mao levo o sonar

 

FB_IMG_1722289471076.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Uso um desse no meu barco, qdo mao levo o sonar

 

FB_IMG_1722289471076.jpg

Blz Guto :good:

Eu tbm tenho um deste, porém em meu aquário... ao aferir com um termômetro confiável, verifiquei que ele marca 1,3º acima da realidade, más para o propósito me serve muito bem, pois tenho que acompanhar a estabilidade (variação) da temperatura e é de fácil leitura.

Mas qdo me propuz a fazer este tópico foi pensando no uso da mesma forma que o seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marcelo Terra disse:

Tem esse do vídeo abaixo que acho muito legal... pena que é nos EUA chorei::

 

https://www.ultraskiff.com/

Gostei não 🫣🫣🫣😂 acho que um barquinho de uns 2,5 / 3m levinho pra navegar em águas calmas pra no máximo 2 pessoas seria ótimo, e de preferência por um preço justo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Marcelo Terra disse:

Blz Guto :good:

Eu tbm tenho um deste, porém em meu aquário... ao aferir com um termômetro confiável, verifiquei que ele marca 1,3º acima da realidade, más para o propósito me serve muito bem, pois tenho que acompanhar a estabilidade (variação) da temperatura e é de fácil leitura.

Mas qdo me propuz a fazer este tópico foi pensando no uso da mesma forma que o seu.

Meu da exato o do sonar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/07/2024 em 11:21, Marcelo Terra disse:

Produzir uma Zara/Stick (obviamente que tenha bom nado) com até 5,5cm de tamanho na casa dos 12g

Isso é realmente possível um tamanho reduzido de massa assim com 12g boiar??? Não sou nenhum físico mas acho difícil uma isca com tamanho de 5,5cm e 12g independente do material usado não afundar 🤔🤔🤔🤔🤔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Arcer disse:

Isso é realmente possível um tamanho reduzido de massa assim com 12g boiar??? Não sou nenhum físico mas acho difícil uma isca com tamanho de 5,5cm e 12g independente do material usado não afundar 🤔🤔🤔🤔🤔

Consegui fazer uma de madeira com essas medidas... Obviamente isca maciça e sem rattling. Mas acredito que com os compostos que existem atualmente deve dar certo ou próximo disso. Que tenha 10g já seria um grande avanço, pois as iscas neste tamanho normalmente não passam dos 6g.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/07/2024 em 20:30, Arcer disse:

Se passar afunda🙂 conta simples a não ser que aumente a massa rs

Entendo sua posição e concordo, más a proposta é que seja elaborado novos métodos na fabricação para atingir este propósito. 

Hoje temos compostos a ser agregado às resinas que as tornam flutuantes, derrepente fazer a parede da isca com material mais espeço, injetar ar comprimido para que a mesma não afunde... seila::

Acredito que é possível e caso algum fabricante venha conseguir terá um destaque dentro deste universo. 

:good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, a injeção de ar comprimido tem tudo para não dar certo, pois muita gente já perdeu plugs pelo simples fato de deixar elas expostas ao sol, dentro ou fora da caixa, sendo as mesmas apenas "lacradas" com o ar nas CNTP locais. O ideal seria Hélio, mas creio que o custo seria muito alto, fora o risco de as iscas saírem "voando" (brincadeirinha!).seila:::tease::gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 30/07/2024 em 18:14, Arcer disse:

Isso é realmente possível um tamanho reduzido de massa assim com 12g boiar??? Não sou nenhum físico mas acho difícil uma isca com tamanho de 5,5cm e 12g independente do material usado não afundar 🤔🤔🤔🤔🤔

Da uma olhadinha no vídeo abaixo Arcer :good: 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/08/2024 em 10:16, Marcelo Terra disse:

Da uma olhadinha no vídeo abaixo Arcer :good: 

 

 

Quando vc falou dessa resina fui pesquisar e vi  esse vídeo, a questão não é só bóiar e sim quanto vai bóiar rs.

Pesquisei e cheguei no Polipropileno ele bóia mas não o suficiente pra fazer uma isca de superfície, quando vc faz o shape da isca com o Polipropileno por exemplo pode colocar na água que que vai boiar, agora depois que acrescentar balanceamento, pitões, argolas e garatéias vc vai ter uma bela isca sinking rs, agora quando  o corpo é de plástico injetável mesmo depois de colocar todos esses penduricalhos ela vai continuar boiando, 

Se vc prestar atenção na peça do vídeo que vc enviou uns 90% dela já está submersa, um material desses por exemplo não serve porque qualquer material que vc acrescentar pra balancear vai afundar.

Agora se vc colocar essa peça na água e ficasse boa parte pra fora da água talvez daria pra tentar fazer umas iscas de superfície com ela, ai depois tem um pequeno detalhe,

Resistência que senão a gente fazia de isopor que bóia que é uma blz rs.

Screenshot_20240810_135426_YouTube_1.jpg

Por isso acho que chegar pelo menos perto da leveza e resistência do plástico injetável é muito difícil.

E pra terminar não vamos da murro na ponta de faca, não da pra comparar a resistência e leveza do plástico injetável com madeira por exemplo. Esses dias até fiz uma de madeira, nadou direitinho mas ai fico me perguntando como essa isca estaria depois de vc pegar alguns Dourados ou Trairas? Será que não vai começar a infiltrar água na madeira???

E se quiser colocar um ratlin? O som vai ficar igual a uma isca de plástico?

Por enquanto plástico injetável é imbatível na construção de plugs, as vezes não da pra brigar com a tecnologia rs 

Olha que lindinha, nada bonitinho, pega peixe? pega. eu que fiz rs, é melhor que uma de plástico injetável NÃO rs

 

Quando escrevo esses textos longos me lembro do kid, acho que to ficando velhinho🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/08/2024 em 14:05, Arcer disse:

Quando vc falou dessa resina fui pesquisar e vi  esse vídeo, a questão não é só bóiar e sim quanto vai bóiar rs.

Pesquisei e cheguei no Polipropileno ele bóia mas não o suficiente pra fazer uma isca de superfície, quando vc faz o shape da isca com o Polipropileno por exemplo pode colocar na água que que vai boiar, agora depois que acrescentar balanceamento, pitões, argolas e garatéias vc vai ter uma bela isca sinking rs, agora quando  o corpo é de plástico injetável mesmo depois de colocar todos esses penduricalhos ela vai continuar boiando, 

Se vc prestar atenção na peça do vídeo que vc enviou uns 90% dela já está submersa, um material desses por exemplo não serve porque qualquer material que vc acrescentar pra balancear vai afundar.

Agora se vc colocar essa peça na água e ficasse boa parte pra fora da água talvez daria pra tentar fazer umas iscas de superfície com ela, ai depois tem um pequeno detalhe,

Resistência que senão a gente fazia de isopor que bóia que é uma blz rs.

Screenshot_20240810_135426_YouTube_1.jpg

Por isso acho que chegar pelo menos perto da leveza e resistência do plástico injetável é muito difícil.

E pra terminar não vamos da murro na ponta de faca, não da pra comparar a resistência e leveza do plástico injetável com madeira por exemplo. Esses dias até fiz uma de madeira, nadou direitinho mas ai fico me perguntando como essa isca estaria depois de vc pegar alguns Dourados ou Trairas? Será que não vai começar a infiltrar água na madeira???

E se quiser colocar um ratlin? O som vai ficar igual a uma isca de plástico?

Por enquanto plástico injetável é imbatível na construção de plugs, as vezes não da pra brigar com a tecnologia rs 

Olha que lindinha, nada bonitinho, pega peixe? pega. eu que fiz rs, é melhor que uma de plástico injetável NÃO rs

 

Quando escrevo esses textos longos me lembro do kid, acho que to ficando velhinho🙂

Sua isca ficou show palmas::

Quanto a questão de infiltrar água, o legal é passar uma resina cristal depois da pintura.

Tbm já fiz algumas, inclusive de vários tipos de madeira para melhorar o peso. A próxima será de mogno... depois posto aqui tbm. :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marcelo Terra disse:

Sua isca ficou show palmas::

Quanto a questão de infiltrar água, o legal é passar uma resina cristal depois da pintura.

Tbm já fiz algumas, inclusive de vários tipos de madeira para melhorar o peso. A próxima será de mogno... depois posto aqui tbm. :good:

 

Essa que fiz ta bem impermeabilizada acho que nos Tucunas não teria problemas, acho válido fazer por hobby ou curiosidade ou por falta do que fazer nesmo😁, mas como disse acima tem coisas que não da pra competir com a tecnologia rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...