Ir para conteúdo

Manutenção básica em Carretilhas e Molinetes


Posts Recomendados

Pessoal,

 

Gostaria de saber como costumam realizar manutenções básicas nas carretilhas e molinetes de vocês. Existem vários vídeos por aí, mas quase sempre patrocinados, e eu não confio rsrs.

 

Eu pesco tanto com carretilhas quanto molinetes, somente em água doce, e não tenho absolutamente NENHUM conhecimento técnico para abrir e desmontar as máquinas. O máximo que faço é o seguinte:

 

Molinete

- Removo o carretel e coloco um pouquinho de uma graxa da Abu Garcia que comprei há anos naquele "pino" onde o carretel fica encaixado. Não arrisco NADA além disso. 😅

 

Carretilha:

- Coloco um mínimo dessa mesma graxa da Abu Garcia no eixo sem-fim. 

- Removo a tampa lateral e coloco apenas uma gotinha de um óleo Shimano (que veio com uma carretilha) no rolamento que fica na tampa;

- Removo o carretel e coloco uma gota do óleo Shimano;

- Removo a tampa do "sintonia fina" e coloco uma gota desse óleo Shimano no local onde o eixo se encaixa na parte mecânica da carretilha;

 

Faço isso nos molinetes e carretilhas muito de vez em quando.

 

Limpeza Externa: Aperto bem a fricção e o sintonia fina, coloco embaixo da torneira e passo uma escova de dentes por cima, as vezes com um pouco de sabão ou detergente. Faço o possível pra esse sabão não ir pro carretel e não entrar nos internos.

 

Faço essa limpeza externa somente quando sujam muito durante a pescaria.

 

Há algo mais que possa ser feito sem abrir o equipamento? Já vi uma galera pingando óleo nos rolamentos dos knobs, e também no botão que destrava o arremesso, porém não costumo fazer isso.

 

Agradeço! 🙏

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, já que você quer realmente começar a fazer a manutenção dos teus equipamentos, primeiramente compre chaves decentes para fazer a manutenção, nada de tentar adaptar chaves erradas pois isto só vai estragar os parafusos e porcas. Compre chaves com bits intercambiáveis de vários tipos e medidas, tipo allen, torx, fenda, philips, chaves de boca, estrela, alicates de bico e normais, alicate saca trava interna e externa. E lembre que desmontar e montar equipamentos com peças pequenas você tem que ter um local específico e sem a presença de crianças ou animais de estimação para que aquela molinha de aço ou aquele parafuso pequeno sumam para nunca mais voltar. Falando nisso, é bom que alguns destes bits sejam magnetizados para evitar estes percalços e, se possível, tenha sempre um pequeno imã para ajudar a achar algo que se perca ou caia no chão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Saverio disse:

Carlos, já que você quer realmente começar a fazer a manutenção dos teus equipamentos, primeiramente compre chaves decentes para fazer a manutenção, nada de tentar adaptar chaves erradas pois isto só vai estragar os parafusos e porcas. Compre chaves com bits intercambiáveis de vários tipos e medidas, tipo allen, torx, fenda, philips, chaves de boca, estrela, alicates de bico e normais, alicate saca trava interna e externa. E lembre que desmontar e montar equipamentos com peças pequenas você tem que ter um local específico e sem a presença de crianças ou animais de estimação para que aquela molinha de aço ou aquele parafuso pequeno sumam para nunca mais voltar. Falando nisso, é bom que alguns destes bits sejam magnetizados para evitar estes percalços e, se possível, tenha sempre um pequeno imã para ajudar a achar algo que se perca ou caia no chão.

 

Bom dia, Savério! Muito grato pelas dicas... Mas, sinceramente não penso em fazer esse tipo de manutenção por conta própria. Quando necessário desmontar, prefiro mandar para quem sabe o que faz! kkkkkk

A ideia do tópico é apenas a manutenção preventiva ou pós pesca, sem que haja necessidade de desmontar o equipamento. Seria basicamente a lubrificação mesmo.

 

Mas, obrigado pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,agora vou deixar vocês doidos então:

Minhas carretilhas a mais velha deve ter uns 22 a 23 anos e a mais nova,uns 4 a 5 anos.Uso praticamente todas elas em minhas pescarias (na verdade,3 carretilhas de perfil baixo,não estou incluindo aqui as carretilhas de perfil alto que uso bem menos)e sabem quantas vezes dei manutenção completa nelas?  NENHUMA...Isso mesmo,nenhuma...Apenas na carretilha mais antiga,um dos primeiros modelos ainda de Titan,que fiz algumas coisinhas básicas acho que 2x...Tirando isso,só algumas limpezas externas mesmo...Quantas vezes me deixaram na mão???Nenhuma também...E pesco no rio Grande com certa frequência (tucunas,corvinas,douradinhos,barbados).E olha que são carretilhas baratas,como disse,um dos primeiros modelos de Titan,uma Black Widow (a primeira também) e a mais nova,uma da Saint que sequer lembro o modelo kkkkkk.....

Claro que o correto é fazer algumas manutenções de certos em certos tempos,mas estou dizendo isso só a nível de curiosidade mesmo...Minhas tralhas acredito eu,são as piores ou pelo menos as mais baratas da minha turma,e normalmente sou eu quem pega mais peixe e os maiores:gorfei::gorfei:...

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

Galera,agora vou deixar vocês doidos então:

Minhas carretilhas a mais velha deve ter uns 22 a 23 anos e a mais nova,uns 4 a 5 anos.Uso praticamente todas elas em minhas pescarias (na verdade,3 carretilhas de perfil baixo,não estou incluindo aqui as carretilhas de perfil alto que uso bem menos)e sabem quantas vezes dei manutenção completa nelas?  NENHUMA...Isso mesmo,nenhuma...Apenas na carretilha mais antiga,um dos primeiros modelos ainda de Titan,que fiz algumas coisinhas básicas acho que 2x...Tirando isso,só algumas limpezas externas mesmo...Quantas vezes me deixaram na mão???Nenhuma também...E pesco no rio Grande com certa frequência (tucunas,corvinas,douradinhos,barbados).E olha que são carretilhas baratas,como disse,um dos primeiros modelos de Titan,uma Black Widow (a primeira também) e a mais nova,uma da Saint que sequer lembro o modelo kkkkkk.....

Claro que o correto é fazer algumas manutenções de certos em certos tempos,mas estou dizendo isso só a nível de curiosidade mesmo...Minhas tralhas acredito eu,são as piores ou pelo menos as mais baratas da minha turma,e normalmente sou eu quem pega mais peixe e os maiores:gorfei::gorfei:...

Abraços!!!

Te deixar doido tbm😁😁

Depois de uma pesca o dia inteiro lubrificação básica:

Coroa e Pião 

Screenshot_20240807_131614_YouTube_1.jpg

 

Cabeça do martelo do desarme 

Screenshot_20240807_132040_YouTube_1.jpg

 

Suporte do pião 

Screenshot_20240807_131147_Mercado Libre_1.jpg

 

Antes da pesca: 

- Rolamentos do carretel 

 - Eixo sem fim

 

Fiz um tópico há algum tempo atrás mostrando as condições de uma carretilha que uso há anos acho que meus procedimentos estão dando certo rs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

Galera,agora vou deixar vocês doidos então:

Minhas carretilhas a mais velha deve ter uns 22 a 23 anos e a mais nova,uns 4 a 5 anos.Uso praticamente todas elas em minhas pescarias (na verdade,3 carretilhas de perfil baixo,não estou incluindo aqui as carretilhas de perfil alto que uso bem menos)e sabem quantas vezes dei manutenção completa nelas?  NENHUMA...Isso mesmo,nenhuma...Apenas na carretilha mais antiga,um dos primeiros modelos ainda de Titan,que fiz algumas coisinhas básicas acho que 2x...Tirando isso,só algumas limpezas externas mesmo...Quantas vezes me deixaram na mão???Nenhuma também...E pesco no rio Grande com certa frequência (tucunas,corvinas,douradinhos,barbados).E olha que são carretilhas baratas,como disse,um dos primeiros modelos de Titan,uma Black Widow (a primeira também) e a mais nova,uma da Saint que sequer lembro o modelo kkkkkk.....

Claro que o correto é fazer algumas manutenções de certos em certos tempos,mas estou dizendo isso só a nível de curiosidade mesmo...Minhas tralhas acredito eu,são as piores ou pelo menos as mais baratas da minha turma,e normalmente sou eu quem pega mais peixe e os maiores:gorfei::gorfei:...

Abraços!!!

Cristiano eu faço o mesmo, isso que moro na beira do rio e pesco 2x na semana piau, tucuna, pacu e curvina, o que tiver saindo ,  tem carretilha e molinete  esse ano q ja pescou uns 50dias . Kkkkkkkkkk.  As daqui do pardo 1x no ano eu apenos limpo , passo uma bucha pra tirar resto de ceva, massa etc,  deixo enxugar, pingo um singer no rolamento da tampa, carretel, sintonia fina e 3 gotas no devanador e E pau na maquina, nunca tive quebra de coroa, rolamento emperrado ou unha do devanador.  As carretilhas mais top que levo em pescaria mais longe , eu faço o mesmo porem toda vez que volto,  ai guardo, tiro td linha jogo fora e guardo.  Os molinetes entao é limpar e dar una sprayzada de ws 40.  Ai povo fala a mais minha carretilha é livre, e dai? Braço serve pra que? Kkkkkkkkkk. Ficar mexendo nisso ao meu ver é mais preciosismo e falta de tempo pra pescar  do que preservar o material. Nada contra quem faça, eu no meu uso não vejo necessidade.  Trocar rolamento então,  deus me livre uma vez coloquei esses ceramicos dos top,  achei uma bosta,  no começo é legal, trem arremessa bem, até um cardume de tucuna estourar, ai no desespero sua linha embaralhou tudo e cardume foi embora . Kkkkkkk.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Cristiano eu faço o mesmo, isso que moro na beira do rio e pesco 2x na semana piau, tucuna, pacu e curvina, o que tiver saindo ,  tem carretilha e molinete  esse ano q ja pescou umas 50dias . Kkkkkkkkkk.  As daqui do pardo 1x no ano eu apenos limpo , passo uma bucha pra tirar resto de ceva, massa etc,  deixo enxugar, pingo um singer no rolamento da tampa, carretel, sintonia fina e 3 gotas no devanador e E pau na maquina, nunca tive quebra de coroa, rolamento emperrado ou unha do devanador.  As carretilhas mais top que levo em pescaria mais longe , eu faço o mesmo porem toda vez que volto,  ai guardo, tiro td linha jogo fora e guardo.  Os molinetes entao é limpar e dar una sprayzada de ws 40.  Ai povo fala a mais minha carretilha é livre, e dai? Braço serve pra que? Kkkkkkkkkk. Ficar mexendo nisso ao meu ver é mais preciosismo e falta de tempo pra pescar  do que preservar o material. Nada contra quem faça, eu no meu uso não vejo necessidade.  Trocar rolamento então,  deus me livre uma vez coloquei esses ceramicos dos top,  achei uma bosta,  no começo é legal, trem arremessa bem, até um cardume de tucuna estourar, ai no desespero sua linha embaralhou tudo e cardume foi embora . Kkkkkkk.  

Cara,você pesca e pensa exatamente como eu kkkkkk....Não estou sozinho então kkkkk....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Cristiano Rochinha disse:

Cara,você pesca e pensa exatamente como eu kkkkkk....Não estou sozinho então kkkkk....

Unico cuidado que tenho é sempre travar o freio na hora lavar e secar,  depois de secar guardo elas com freio aberto pra não colar os discos.  E com linha, isso sou sistematico, linha velha, usada eu jogo tudo fora , vou pescar ai sempre linha nova. Pensa numa raiva q fico qdo colega do barco perde peixe por causa de linha velha  e ja vi acontecer muitas vezes, ainda mais hj com essas w8 e s9 na china que sao baratas e boas pra caramba, ou as mono Maxforce

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Unico cuidado que tenho é sempre travar o freio na hora lavar e secar,  depois de secar guardo elas com freio aberto pra não colar os discos.  E com linha, isso sou sistematico, linha velha, usada eu jogo tudo fora , vou pescar ai sempre linha nova. Pensa numa raiva q fico qdo colega do barco perde peixe por causa de linha velha  e ja vi acontecer muitas vezes, ainda mais hj com essas w8 e s9 na china que sao baratas e boas pra caramba, ou as mono Maxforce

Ta mais sensato 😁😁😁

Sobre as linhas uso elas uma infinidade de vezes sem nenhum problema, só tem um detalhe linha minha não seca no carretel, passo elas pra esses carretéis grandes e deixo uns três dias só depois disso volta pro carretel da carretilha 

20240807_162018.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Arcer disse:

Ta mais sensato 😁😁😁

Sobre as linhas uso elas uma infinidade de vezes sem nenhum problema, só tem um detalhe linha minha não seca no carretel, passo elas pra esses carretéis grandes e deixo uns três dias só depois disso volta pro carretel da carretilha 

20240807_162018.jpg

Certo é isso,  ygk entao guardou molhada ja era, apodrece 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKKKKKKKKKK

Como meu pai sempre diz: Cada mania tem seu próprio louco! 

 

Não faço essas manutenções com frequência, porém procuro ser bem cuidadoso com meus equipamentos. A ideia é saber se existe algo mais que possa ser feito sem a necessidade de abrir as máquinas. 

 

Se seguir a ideia do Cristiano e Guto, vou acabar esfoliando as carretilhas com pó de ceva! 😂😂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Carlos Sommer disse:

KKKKKKKKKKKKKK

Como meu pai sempre diz: Cada mania tem seu próprio louco! 

 

Não faço essas manutenções com frequência, porém procuro ser bem cuidadoso com meus equipamentos. A ideia é saber se existe algo mais que possa ser feito sem a necessidade de abrir as máquinas. 

 

Se seguir a ideia do Cristiano e Guto, vou acabar esfoliando as carretilhas com pó de ceva! 😂😂

Fale o que eu falo mas não faça o que eu faço :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Arcer disse:

Ta explicado porque suas carretilhas não precisam de manutenção vc tem uma pra cada dia do ano, e as varas então !! Já entrei em lojas de pesca que não tinha a metade dessas varas :gorfei:

Screenshot_20240807_163055_Chrome_1.jpg

Eu pensei exatamente a mesma coisa! 😂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Arcer disse:

Ta explicado porque suas carretilhas não precisam de manutenção vc tem uma pra cada dia do ano, e as varas então !! Já entrei em lojas de pesca que não tinha a metade dessas varas :gorfei:

Screenshot_20240807_163055_Chrome_1.jpg

Arcer é aquilo, eu sou viciado em pescar, entao aqui no pardo eu uso uma tralha pra cada tipo de peixe e sou bem sistematico.   Tem as carretilhas e molinetes pra piaus esses eu detono, ai tem pras curvinas,  pros pacus e pros tucunas( pincho e lamba),  fora dos lambari. Kkkkkkk.  Entao acaba juntando mta coisa e cada um preparada pra um tipo de pesca. Fora as que fica em casa pras pescaria sem ser aki no quintal de casa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Arcer é aquilo, eu sou viciado em pescar, entao aqui no pardo eu uso uma tralha pra cada tipo de peixe e sou bem sistematico.   Tem as carretilhas e molinetes pra piaus esses eu detono, ai tem pras curvinas,  pros pacus e pros tucunas( pincho e lamba),  fora dos lambari. Kkkkkkk.  Entao acaba juntando mta coisa e cada um preparada pra um tipo de pesca. Fora as que fica em casa pras pescaria sem ser aki no quintal de casa. 

Esses piaus são açus? Certa vez fui pro Pantanal só peguei piau-açus pense num bicho que gosta de colocar as varas pra beber água rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Arcer disse:

Esses piaus são açus? Certa vez fui pro Pantanal só peguei piau-açus pense num bicho que gosta de colocar as varas pra beber água rs

Essa epoca de frio são os flamengo e taquara, e no calor os piauçu, piauçu é brabo,  bixo é quebrador de vara . Kkkkkk.  Ai umas fotos desse ano,  eu faço reels no face nosso qse semanais das pesca  aki. Mas aquilo , tiramo leite de pedra, não é facil.  

 

FB_IMG_1723063819732.jpg

Screenshot_20240807_175132_Facebook.jpg

FB_IMG_1723063848981.jpg

FB_IMG_1723063834632.jpg

Screenshot_20240807_175143_Facebook.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...