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Manutenção básica em Carretilhas e Molinetes


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Das ponteiras com passadores mais finos são estas.

 

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Tem estas que também servem, mas aí tem que caprichar um pouco mais para deixar elas perfeitamente alinhadas.

 

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Em 06/08/2024 em 14:53, Carlos Sommer disse:

Pessoal,

 

Gostaria de saber como costumam realizar manutenções básicas nas carretilhas e molinetes de vocês. Existem vários vídeos por aí, mas quase sempre patrocinados, e eu não confio rsrs.

 

Eu pesco tanto com carretilhas quanto molinetes, somente em água doce, e não tenho absolutamente NENHUM conhecimento técnico para abrir e desmontar as máquinas. O máximo que faço é o seguinte:

 

Molinete

- Removo o carretel e coloco um pouquinho de uma graxa da Abu Garcia que comprei há anos naquele "pino" onde o carretel fica encaixado. Não arrisco NADA além disso. 😅

 

Carretilha:

- Coloco um mínimo dessa mesma graxa da Abu Garcia no eixo sem-fim. 

- Removo a tampa lateral e coloco apenas uma gotinha de um óleo Shimano (que veio com uma carretilha) no rolamento que fica na tampa;

- Removo o carretel e coloco uma gota do óleo Shimano;

- Removo a tampa do "sintonia fina" e coloco uma gota desse óleo Shimano no local onde o eixo se encaixa na parte mecânica da carretilha;

 

Faço isso nos molinetes e carretilhas muito de vez em quando.

 

Limpeza Externa: Aperto bem a fricção e o sintonia fina, coloco embaixo da torneira e passo uma escova de dentes por cima, as vezes com um pouco de sabão ou detergente. Faço o possível pra esse sabão não ir pro carretel e não entrar nos internos.

 

Faço essa limpeza externa somente quando sujam muito durante a pescaria.

 

Há algo mais que possa ser feito sem abrir o equipamento? Já vi uma galera pingando óleo nos rolamentos dos knobs, e também no botão que destrava o arremesso, porém não costumo fazer isso.

 

Agradeço! 🙏

Fala parceiro, blz?

 

Como vc pesca basicamente em água doce, essa manutenção básica que vc já faz está muito boa. Já utilizei vários anos tb em água doce e nunca fiz manutenção. 

Só em alguns caso extremos de derrubar a carretilha na areia, barro e outra sujeiras, eu indicaria uma limpeza mais profunda.

 

Água doce é bem tranquilo quanto a corrosão, já a agua salgada é outra história. Se usar em água salgada e guardar a carretilha sem limpar, certeza que terá alguma surpresa quando usar novamente, isso se guardar por um tempo né, de um dia para o outro vc não vai ver diferença mas após alguns meses, verá (barulho, rolamento travando, manivela pesada e tals). Já perdi algumas peças por isso, eu morava no litoral e tava pescando quase todo dia em água salobra e salgada, ai eu não sabia e só limpava quando travava, hj em dia já faço logo após o uso em água salgada.

Já tive problema do rolamento do eixo principal que fica na carcaça da carretilha soldar quimicamente na carcaça e ter que fazer muuuuita força para conseguir estourar o rolamento e troca-lo, entre outros problemas tb, hj em dia eu substitui todos os rolamentos originais das carretilhas por rolamentos cerâmicos, assim diminui bem a quantidade de manutenção e nunca mais troquei rolamento. Na água salgada se vc não limpar os rolamentos corretamente dps do uso, certeza que a vida util deles irá diminuir consideravelmente. Bom, isso para água salgada né, água doce não tem tanto problema.

 

Só indico usar equipamento adequado (ferramentas) e produtos de limpeza tb. 

WD40 e outros similares são ótimos para desengraxar e desengripar, mas não são lubrificantes. Sempre que uso WD40, depois retiro-o totalmente com alcool isopropilico (99% de pureza) para evitar ficar resíduo de WD40. Na hora o WD40 resolve todos os problemas de lubrificação mas no longo prazo resseca outros componentes. Muita gnt vai falar que usa WD40 e que a carretilha fica ótima, macia e cuspindo linha, e isso é verdade mesmo mas no longo prazo não é bom para o material.

 

A VICAN possui ótimos produtos de limpeza, rolamentos e peças mas são caros.

 

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Lucas, eu uso, no final após a limpeza e colocar graxa onde deve, óleo lubrificante para canetas de alta rotação (a famosa broquinha de dentista, que só de ouvir o barulho muita gente sua frio) nos rolamentos, pois estas canetas e os respectivos rolamentos chegam a girar a até 350.000 rpm, então desconfio que o óleo aguenta bem a velocidade de recolhimento dos nossos materiais. A grande vantagem deste tipo de lubrificante é que ele é super fino e, principalmente, não tem cheiro e não deixa o equipamento todo besuntado (parece aquele guardanapo que você usou depois que você come aquela coxinha de buteco). Este óleo você compra em lojas que vendem produtos para dentistas ou pela internet. 

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7 horas atrás, Lucas José Curumim disse:

 

WD40 e outros similares são ótimos para desengraxar e desengripar, mas não são lubrificantes. 

Muito bem dito jovem colega, WD NÃO É LUBRIFICANTE como muitos acreditam, e sim o contrário disso ele retira a lubrificação, ai vem um e diz noooossa mas eu passo Wd e minha Carretilha fica voando, pra quem não sabe um rolamento seco sem lubrificação gira muito mais rápido que um lubrificado, a lubrificação serve pra proteger e não pra deixar o rolamento mais solto.

Nossa to escrevendo bonito logo estarei competindo com o @Kid M🫣

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16 horas atrás, Lucas José Curumim disse:

Fala parceiro, blz?

 

Como vc pesca basicamente em água doce, essa manutenção básica que vc já faz está muito boa. Já utilizei vários anos tb em água doce e nunca fiz manutenção. 

Só em alguns caso extremos de derrubar a carretilha na areia, barro e outra sujeiras, eu indicaria uma limpeza mais profunda.

 

Água doce é bem tranquilo quanto a corrosão, já a agua salgada é outra história. Se usar em água salgada e guardar a carretilha sem limpar, certeza que terá alguma surpresa quando usar novamente, isso se guardar por um tempo né, de um dia para o outro vc não vai ver diferença mas após alguns meses, verá (barulho, rolamento travando, manivela pesada e tals). Já perdi algumas peças por isso, eu morava no litoral e tava pescando quase todo dia em água salobra e salgada, ai eu não sabia e só limpava quando travava, hj em dia já faço logo após o uso em água salgada.

Já tive problema do rolamento do eixo principal que fica na carcaça da carretilha soldar quimicamente na carcaça e ter que fazer muuuuita força para conseguir estourar o rolamento e troca-lo, entre outros problemas tb, hj em dia eu substitui todos os rolamentos originais das carretilhas por rolamentos cerâmicos, assim diminui bem a quantidade de manutenção e nunca mais troquei rolamento. Na água salgada se vc não limpar os rolamentos corretamente dps do uso, certeza que a vida util deles irá diminuir consideravelmente. Bom, isso para água salgada né, água doce não tem tanto problema.

 

Só indico usar equipamento adequado (ferramentas) e produtos de limpeza tb. 

WD40 e outros similares são ótimos para desengraxar e desengripar, mas não são lubrificantes. Sempre que uso WD40, depois retiro-o totalmente com alcool isopropilico (99% de pureza) para evitar ficar resíduo de WD40. Na hora o WD40 resolve todos os problemas de lubrificação mas no longo prazo resseca outros componentes. Muita gnt vai falar que usa WD40 e que a carretilha fica ótima, macia e cuspindo linha, e isso é verdade mesmo mas no longo prazo não é bom para o material.

 

A VICAN possui ótimos produtos de limpeza, rolamentos e peças mas são caros.

 

Bom dia Lucas! 

Obrigado pela sua resposta. De fato, não uso em água salgada. Mas sempre bate aquela dúvida se estamos fazendo a coisa certa, principalmente com os tipos de óleo e graxa usados em cada ponto da carretilha.

Não me sobra dinheiro, então procuro ter o máximo de cuidado com meus equipamentos. 

 

Obrigado!

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  • 3 semanas depois...

Excelentes dicas deste tópico. 

 

1) Qualquer carretilha ou molinete que compro, seja em uso ou a usar, envio para um técnico com ótimas referências, com isso, consigo um "parecer" sobre o equipamento, feito isto, começo a fazer a manutenção PREVENTIVA deles, para isto uso os seguintes produtos, que devem cobrir a maiorias dos equipamentos do mercado, EXCELENTE CUSTO BENEFÍCIO A LONGO PRAZO.

 

1)      CLARUS RemoveGrax Foam Cleaner 15 – Aerossol 335ml

Desengraxante em Espuma para Desengraxe a Seco, sem uso de água, sem aditivos corrosivos.

 

2)      Óleo Bengala Motul Fork Oil Factory Line Very Light 2.5w 1l para os rolamentos.

É um óleo hidráulico de baixíssima viscosidade, especialmente formulado para aplicações de corrida.

 

3)      Graxa MP1 Mundial Prime de alta aderência para as engrenagens.

Graxa anticorrosiva, alta rotação, alta temperatura e incolor, para visualizar ferrugens no futuro.

 

4)      Silicone Spray MP10 Mundial.

Para proteger o corpo da carretilha e molinetes.

 

 

 

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