Ir para conteúdo

Tudo sobre Arrais Amador. Clique Aqui


Posts Recomendados

  • 1 mês depois...

Fiz o curso obrigatório e a prova... fui aprovado...

 

Mas na boa! muito dinheiro pra pagar burocracia... o que eu já havia estudado dava para passar sem curso...

 

A parte prática é uma piada....

 

Fiquei com medo da turma do Jet Ski.... na aula prática ia 10 no barco ....quem era pescador acelerava bem  devagar, fazia a curva manerando...etc...mas quando ia alguém de jet no pilote....mandava o braço sem dó no acelerador.....

 

Teve uma mulher que nos 10 minutos que ela pilotou quase tive que trocar a zorba!... segurei na mão de Deus o tempo todo e renovei a minha fé!!

 

Ai eu pergunto.....do que vale o curso?... do jeito que ela chegou...ela saiu...sem noção de pilotagem.... mas agora com porte de "arma"....

 

Ela falou que comprou um Jet "UltraMegaPowerTurbo"... imagina o risco que aquela criatura representa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Você tem razão, Kleder.

 

Fiz o curso e fui aprovado (lancha e jet). Já tinha algumas noções de ambos. Aprendi mesmo foi no dia-a-dia das pescarias.

 

Para situações como a que você relatou, a única vantagem é que essa pessoa já está devidamente registrada junto à Capitania dos Portos e, no caso de algum acidente, será menos difícil localizá-la e submetê-la aos procedimentos de responsabilização. O outro fator é que as empresas sérias de locação de barcos e jet´s só alugam para os que possuírem a habilitação. Os problemas são esses "iluminados" que alugam os equipamentos sem essas formalidades por $$.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa tarde amigos.

Gostaria de saber se alguém do grupo tem material didático para estudar para arrais amador. Que possa me ceder: livro, apostila, etc.....

aguardo contatos.

obrigado.

 

 

Também quero saber do material e onde eu consigo tirar a mesma aqui em Goiânia

 

Tirei a minha este ano, eu tinha o material todo impresso, mas não sei onde foi parar...

 

Goiás a capitania é aqui em Brasília, mas tem escolas náuticas em Goiânia, onde deve ser feito um curso prático, normalmente a própria escola oferece o material..

 

 

Com o certificado do curso em mãos, deve-se dirigir a Capitania, para pegar(pode ser feito pela internet) e pagar um boleto de R$40,00, depois de pago, ir na Capitania novamente para marcar a data da prova e novamente ir de novo na Capitania para fazer a prova e novamente para buscar a ARRAIS posteriormente...

Exceto a prova, o resto, pode ser feito por um despachante náutico... provas sempre no meio de semana, acho que Terça ou Quinta

 

 

Segue telefone da Capitania para sanar quaisquer dúvidas!!

 

(61) 3429-1448

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei a minha este ano, eu tinha o material todo impresso, mas não sei onde foi parar...

 

Goiás a capitania é aqui em Brasília, mas tem escolas náuticas em Goiânia, onde deve ser feito um curso prático, normalmente a própria escola oferece o material..

 

 

Com o certificado do curso em mãos, deve-se dirigir a Capitania, para pegar(pode ser feito pela internet) e pagar um boleto de R$40,00, depois de pago, ir na Capitania novamente para marcar a data da prova e novamente ir de novo na Capitania para fazer a prova e novamente para buscar a ARRAIS posteriormente...

Exceto a prova, o resto, pode ser feito por um despachante náutico... provas sempre no meio de semana, acho que Terça ou Quinta

 

 

Segue telefone da Capitania para sanar quaisquer dúvidas!!

 

(61) 3429-1448

 

Valeu grande, vou procurar algum despachante aqui em goiânia o pessoal da Calaça deve conhecer algum bom kkkkk vou lá mesmo semana que vem ja olho isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na internet você encontra bastante material, tirei o meu este ano, aqui na minha cidade, as aulas praticas de jet ski e arrais amador, já com todo o desembaraço e as taxas, ficou em R$ 999,00.

 

As perguntas que mais caem são de combate a incêndio, e sinalização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na internet você encontra bastante material, tirei o meu este ano, aqui na minha cidade, as aulas praticas de jet ski e arrais amador, já com todo o desembaraço e as taxas, ficou em R$ 999,00.

 

As perguntas que mais caem são de combate a incêndio, e sinalização.

 

Rapaz.. litoral só caiu isso??

 

Aqui no Centrão do Brasil caiu até balizamento(um saco)!!! mas a prova foi tranquila...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 5 meses depois...

amigos bom dia.

estou querendo tirar minha arrais e gostaria de estudar por conta por que com essa crise ta meio Phodis pagar a escolinha, vocês poderia me ajudar enviando o material do torrent por email, meu email é adriel.melle@melletech.com.br desde ja agradeço a atenção.

 

abraços

Adriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Adriel Melle disse:

amigos bom dia.

estou querendo tirar minha arrais e gostaria de estudar por conta por que com essa crise ta meio Phodis pagar a escolinha, vocês poderia me ajudar enviando o material do torrent por email, meu email é adriel.melle@melletech.com.br desde ja agradeço a atenção.

 

abraços

Adriel

Curso prático é obrigatório.. e normalmente, o teórico estará incluso no preço... estudar sozinho é certeza... já que este teórico é meio superficial e é apenas uma cortesia que as escolas oferecem.. sem obrigatoriedade.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 25/01/2012 at 17:09, Luidson Souza disse:

Só uma dica Fabrício, a autenticação dos documentos poderá ser feita na hora e sem custo, bastanto levar apenas as cópias, abraços Luidson

Uma pequena correção: você pode levar as cópias de seus documentos, mas precisa também levar e apresentar os originais. É prerrogativa de servidor federal (é o caso) dar autenticidade a documentos apresentados por terceiros. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Turma,

Além de Arrais Amador, também possuo carteira da Marinha Mercante, na condição de marinheiro de convés. O Fabrício está prestando um verdadeiro serviço de utilidade pública, trazendo dicas e soluções de aprendizado para a obtenção das carteiras emitidas pela Marinha. É um processo um pouco chato, burocrático e anacrônico, pessoalmente tive de estudar para dois exames diferentes, mas com muitas perguntas semelhantes.

Quando às reclamações sobre a máfia que envolve a emissão de carteiras, além de validá-las plenamente, acrescento que isso afeta também os registros de embarcações. Tentei pessoalmente regularizar uma lancha numa certa capitania da Marinha e me foi exigido que levasse o barco até lá para vistoria (700 km de distância), o que é absurdo. Na verdade, se trata de criar dificuldades pra vender facilidades. Não deu outra, coloquei um despachante no caso, gastando mais de 2 mil, e nunca precisei fazer nada, exceto mandar uma foto do barco para o cara. É mole? Nem equipamentos de salvatagem eu havia comprado na ocasião. Depois falam dos políticos que, salvo raríssimas exceções são corruptos. mas enlamear a imagem das forças armadas com esse tipo de comportamento é o fim da picada.

Tenho as apostilas dos cursos que fiz, e também guardei as normativas citadas neste tópico. Embora tenha achado muito fáceis as provas, quem tiver dificuldade em encontrar apostilas e as normas pode me acionar, vai ser um saco achá-las no baú e escaneá-las, mas o que se pode fazer? Ajudar outros deve ser também missão de vida, e o capitão do Fórum, que gosta muito de rotular os colegas como pescadores de lobó (não vou esquecer essa grave afronta) já deu esse bom exemplo.

Abraços do Gilbertinho, pescador da Amazônia (antes era pescador de lobó da Amazônia. Arre!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
19 horas atrás, Homero Martins Neto disse:

Atualmente consigo tirar a carteira seguindo essas dicas? Ou tenho que procurar uma "escola" Nautica credenciada? 

Passar pela escola, é OBRIGATÓRIO, por causa das aulas práticas...

A escola deve ser credenciada na Capitania

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Pegando carona na postagem...

Para cada tipo de condição existe uma norma a ser seguida e um tipo de classificação...

Para cada tipo de barco...e para cada tipo de condutor...e etc...

Resumindo....ESPORTE E RECREIO....arrais amador,mestre amador e capitão.......nessas condições tanto a embarcação quanto o condutor não podem  prestar serviços nauticos...de forma alguma....sendo assim até a garantia do estaleiro e do motor são maiores em relação aos barcos de serviço.Não existem normas com relação a tamanho das embarcações a serem conduzidas....as normas aplicadas são consideradas por áreas de abragencias....INTERIOR DE PORTO,NAVEGAÇÃO COSTEIRA E ALTO MAR.

iNTERIOR DE PORTO...Até 16 milhas da costa....dentro de baías e etc...

Navegação costeira....toda a costa brasileira...

Capitão Amador...todo o terrítório nacional e estrangeiro desde que seja na categoria esporte e recreio...

Para embarcações de trabalho...fins lucrativos....passeios e pescarias ao qual o dono do barco cobre pelos serviços prestados....Primeiramente a embarcação precisa estar inscrita como carga e ou transporte de passageiros,paga-se seguro por esse serviço....as habilitações são cadernetas de embarque...não é necessariamente preciso estar embracado na embarcação para conduzi-la...As categorias são definidas pela ARQUEAÇÃO BRUTA....ou seja seu peso vs capacidade de carga...

Extinta MARINHEIRO REGIONAL.....era a habilitação destinada aos navegantes antigos que por muitas das vezes eram analfabetos ou com poucos estudos....foi uma forma da marinha conseguir fazer o registro dos condutores de pesca;

substituta da MARINHEIRO REGIONAL....Marinheiro Auxiliar de Convés....pode conduzir embarcações de até 30 AB...30 toneladas de arqueação bruta...

Moço de Convés....conduz acima de 60 AB...e é obrigatório ter 1 Auxiliar de Convés a bordo;

Marinheiro de Convés....Acima de 90 AB....É é obrigatório ter 3 auxiliar de convés....1 Moço de convés e 1 moço de máquinas...e em alguns barcos 1 enfermeiro ou médico;

E assim vai...pra cada tipo de embarcação um tipo de tripulação e cada um atua na sua função...

      Os melhores comandantes...são práticos....com poucos estudos....navegam olhando os astros...as árvores...ouvindo os cantos dos pássaros...

Ninguém é obrigado a tirar carteira seja do que for...para todos os casos sempre haverá excessões...todas as NORMAS foram criadas apenas para facilitar a nossa navegação e dar um cárater de ORDEM;

Exemplo: o cara mora lá numa ilha há duas horas de distancia do continente....essa ilha estaria em mar aberto...o coitado sai pra buscar um peixe atraz dessa ilha,aí do nada surge uma CORVETA DA MARINHA....vai prender o cara ou notificar o infeliz por ele estar num barquinho em mar aberto????

Não vai....ele está dentro do interior do porto dele...o que pra gente seria um put@ dum mar aberto pro cara é normal....aqui na Ilha Grande acontece muito isto ...

Quem precisar de material para estudar é só me enviar um email que forneço todo o material gratuitamente,e se necessario for dou o curso de graça via conferencia,posso até fornecer documentos necessários para se livrar das aulas práticas que é caro e no meu modo de ver é DESNECESSÁRIO UMA ARBITRARIEDADE DAS AUTORIDADES PORTUARIAS....Não se aprende nada que realmente seja de valor nesses cursinhos infernais....

E para piorar o cara tem que ser vagabundo para se fazer um curso de 3 meses para tirar uma habilitação de moço de convés....aqui em Angra dos Reis esse curso pago sai a 16 mil...

É muita sacanagem com o trabalhador que realmente necessita desta bosta de carteira...

Se algum dia alguns dos senhores necessitarem seja por qual razão passar seu barco para trabalho saindo da categoria de esporte e recreio...fotografe o barco,os passeios,a galera,filme você conduzindo o barco e entre no TRIBUNAL MARÍTIMO PROTOCOLANDO uma EQUIVALÊNCIA DE CATEGORIA,a marinha é obrigada a lhe respoder em 10 dias,e se por algum motivo seu pedido for NEGADO,ele são obrigados a lhe mostrar o caminho e suas exigencias...se você de alguma forma não puder fazer o curso de 3 meses porque precisa trabalhar...você ganha esse título numa ação judicial...se comprometendo em quando tiver tempo vai lá fazer o MALDITO CURSINHO DE BUNDA.

Contato: pcmportugal@oi.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o comandante do navio está apto a realizar CASAMENTOS a bordo....porque o seu amigo capitão não pode lhe dar esse curso no seu barco e de graça???????

Aqui em Angra eu dou o curso de graça e assino para meus amigos....filmo todas as horas...registro em cartório e a MARINHA é obrigada a aceitar!!!

São poucas as escolas boas...mas existem...aprender nunca é demais....

Garanto que nada se compara com a PRÁTICA!!!!

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 30/03/2009 em 07:51, Felipe Teixeira disse:

Boa Fabrício .... vergonha:: espero ter ajudado ! Parabens por mais um post.

eu tirei minha arrais amador em São Paulo. vou deixar o site se alguém tiver interesse
😄 http://www.nauticamarazul.com/arrais
gostei muita da escola nautica mar azul..curso de arrais com aula pratica no mar no guarujá e prova teórica pode fazer em são paulo ou santos.
tem equipamentos top 3 jet skis .são bem preparados e instrutores nota 10 com muito conhecimento. 😉

arrais-amador.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...