Ir para conteúdo

A eficácia das iscas sub superfícies nas pescarias...


Posts Recomendados

Uma realidade que cada vez mais recebe adeptos da pesca com iscas de superfície. Não estamos fazendo julgamentos de "melhor ou pior" e sim na crescente opção dos pescadores em usarem esse tipo de isca, principalmente quando o peixe demora de surgir.

Claro que "o susto" de um ataque em iscas de superfície proporciona é insuperável, principalmente através das iscas de hélice, mas a eficácia dessas iscas de nado errático bem próximo na lâmina da superfície assume um resultado bastante expressivo.

São muitas ofertas desse gênero, sendo muito difícil que os fabricantes não as incluam nas suas unidades e/ou conjuntos de pesca.

Relacionar algumas delas é um exercício de repetição, certamente conhecido pela grande maioria de pescadores esportivos.  

 

C-RapalaSubWalk.JPG.b7a83a786269d858494127cb0c45faf4.JPG  C-PerversaBorboleta.png.fc2261993a3d729346b819865c88ffcb.png  C-BirutaDeconto.png.79d15891506350bb85ae9e84c3730e95.png  C-Curisco90NN.png.ed1d3a080b32efbf15f0f202e5b82ac2.png  BravaGrand100.png.2f696f4a33804247f712eca8c5626c71.png

 

Claro que existem diversas outras, mas para meu uso (e recomendação) essas são muito efetivas e dão resultados em qualquer cenário onde haja peixe. A simplicidade como funcionam dentro d'água e a forma de seu nado errático, quase sempre visual com a utilização dos óculos polarizados, são indicações mais que convenientes de serem testadas. Um rápido comentário sobre essas indicações;  

 

C-RapalaSubWalk.JPG.b7a83a786269d858494127cb0c45faf4.JPG  arrow:: Sendo RAPALA (matriz na Suécia), já há garantia de qualidade e acabamento. Afunda até uns 40 cm (superfície) e  tem na sua composição uma aletas laterais que permitem um nado bem mais interessante. Fatores negativos são as garateias usadas pela versão internacional. Soube que as direcionadas para o mercado tropical já trazem melhores garatéias. Também têm uma versão direcionada ao mar que apresenta anzóis "in line" em substituição às garatéias ! No mar trabalham um pouco mais profundas e funcionam muito bem. Existem modelos maiores, mas o de 9 cm é o recomendado. Cores diversas.

 

C-PerversaBorboleta.png.fc2261993a3d729346b819865c88ffcb.png  arrow::  Isca desenvolvida e fabricada pela Borboleta, sempre fez muito sucesso nas águas amazônicas, mesmo tendo apenas 10 cm de comprimento. Seu nado é bastante errático e provocante a qualquer predador. Boas garatéias completam suas características de utilização. Tem irmãs menores (Tan Tan - 9,5 cm, Lelé - 7,5 cm) e uma amior (Safada - 12 cm). Nas versões mais recentes, podem ter nado Suspending e serem uma versão silenciosa sem o rattlin (chocalho) - Inúmeras opções de cores   

 

C-BirutaDeconto.png.79d15891506350bb85ae9e84c3730e95.png  arrow::  A Deconto também saiu em busca de surpreender o mercado (concorrência) e também lançou sua sub superfície, que tem um trabalho submerso um pouco diferenciado das demais, pois tem como característica a possibilidade de ficar quase que parada na profundidade em que deixar de ser tracionada. Feita para uso no Brasil, já está devidamente ajustada para nossos predadores. Tem diversos tamanhos e derivações (hélice, sem rattlin, suspending, etc...) mas a de 11 cm é muito top  

 

C-Curisco90NN.png.ed1d3a080b32efbf15f0f202e5b82ac2.png  arrow::  fabricada pelo Lucky (leia-se Nelson Nakamura) essa isca é mais usadas para locais onde o peixe se encontra mais ao fundo (em relação à superfície), tem um nado sensacional, boas garatéias e uma efetividade impressionante. Também tem "família" com versões e tamanhos diferenciados (60, 70, 80, 110 e 130 cm) sendo algo a ser incluído na caixa (ou sacola) de pesca. Minha opção ainda é a de 110 cm, branca com a cabeça vermelha, mas padrões de cores é o que não faltam.

 

BravaGrand100.png.2f696f4a33804247f712eca8c5626c71.png arrow::  Por fim essa isca da Marine Sports que atende os usuários da "bravinha 7,7 cm" (não menos boa) e que apresenta uma superfície maior dentro d'água, embora apresente um ótimo trabalho de isca de nado errático. Tem um pouco mais de peso, que lhe confere longos lançamentos. Gosto muito dessa versão transparente, que somada ao seu rattlin, gera um grande potencial de sucesso. Com o tamanho de 10 cm, é uma isca versátil para ser utilizada em locais onde há enrosco.

 

arrow::  Essas iscas foram listadas em torno de minhas preferências e como tal, certamente existirão outras opções com que o pescador poderá ter se "apegado" (e acreditado no potencial da isca) de forma diferente do que indiquei. Há uma quantidade bastante grande desse tipo de isca no mercado. Gosto muito de dizer que "não há nada melhor numa isca, do que a crença de quem a usa que é ótima". Acreditar no potencial da isca usada (independentemente de qual seja) é o básico para o sucesso.    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na última pescaria que fiz em Barcelos, meu companheiro de canoa não estava pegando nada, até que eu emprestei pra ele uma PERVERSA. A partir do momento que colocou a PERVERSA na água, começou a pegar um peixe atrás do outro. 

E detalhe, ele pegou peixes de todos os tamanhos. Desde um "popóca" de 20cm até um Açu de 76cm com a mesma isca 😂.

Eu particularmente sou fã de todas as iscas citadas acima e não deixo de levá-las nas minhas pescarias de tucunarés, independente da espécie.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico, Kid!

 

A perversa salvou minha primeira pescaria amazônica, em Barcelos em 2017, cor branca cabeça glow. Hoje além dessa, as cores 09 e 15H não faltam em minha tralha. A mais errática delas. 

 

Em segundo lugar a subwalk 9, cabeça vermelha. Essa já proporcionou açu de 79 cm, aí temos uma floating e uma slow sinking.

 

Essas acima testadas e aprovadas em Barcelos e Rio Anauá.

 

Em terceiro lugar eu colocaria a curisco 110, com detalhes cítricos. Aprovada em Barcelos, no Anauá não tive sucesso.

 

No lugar da Brava 100 eu coloco a redbull 120 da Sumax, amarela de barriga laranja, disponível na MG pesca. Uma brava melhorada, sensacional!

 

Não poderia deixar de mencionar a destroyer 11,5, com seu ratlin estridente e longos arremessos (lança melhor que as acima, pelo formato e transferência de esfera de metal). Nas cores clássicas: branca, verde e cabeça vermelha. Nas cores mais "modernas" não tive êxito kkk.

 

Uma isca mais esquisita porém interessante, a Zagaia Prima Floating que meio que tenta imitar a Subwalk. Cabeça vermelha também.

 

A rei do rio é interessante mas uso mais em tamanhos menores, e a biruta 110 ainda preciso testar melhor para tirar minhas conclusões.

 

Como todos aqui eu tenho preferência por hélice e zara (primeiro e segundo conjuntos), porém meu terceiro não é jig nem barbela e sim subsuperfície, para cobrir rebojo ou quando cansa  o braço. Realmente muito produtiva, pouco importando as condições da água!

 

Grande abç!

 

RedBull120-Sumax.png.8fda5f967aa51e8dfe053ad1cfbd3f72.png  PrimaGoldStick.JPG.618db5cb0d541658e605815a984a3f2c.JPG  DestroyerYara.png.3a8b4bb73cdc95c419ad732c66b5b848.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é João Paulo, acabamos reconhecendo diversas preferências "comunitárias", o que indica que chegam próximas de uma unanimidade (menas... menas...). A "Perversa" sempre teve a escolha daqueles pescadores que não tinham muita paciência com as iscas de superfície... Já a Sub Walk ocupou seu espaço e dificilmente deixa de estar presente (9) num dos conjuntos preparados dentro do bote. A Curisco é uma isca que (talvez por nadar mais na profundidade - se assemelhando a uma meia água) se torna muito produtiva. Não usei a RedBull embora já tenha ficado com uma nas mãos (tenho na caixa), mas me parece ser excelente, principalmente para as estruturas de pedra com seu bico mais resistente. A Zagaia Prima sempre andou comigo (passeou muito pela amazônia), mas é uma dessas que funcionam quando "todo o resto" não deu certo. Isca de excelente qualidade e garatéias muito boas (5X). A Rei do Rio nunca usei (parei de comprar iscas há dois anos seila::, agora só com alguma "escorregadinha" lingua2::...). Já a Biruta é uma isca sensacional para os momentos de "calmaria aquática", onde o peixe está manhoso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 09/09/2024 em 18:34, Kid M disse:

"não há nada melhor numa isca, do que a crença de quem a usa que é ótima". Acreditar no potencial da isca usada (independentemente de qual seja) é o básico para o sucesso.    

 

Também tenho a "crença" que esse é o fator determinante de sucesso em uma pescaria...mas na pescaria....eita....é uma metamorfose ambulante trocando de isca a cada 10 arremessos kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrei aqui de uma isquinha sub superficie Twit bait muito eficiente e gostosa de trabalhar....feita com genialidade pelo querido jovem Hugo Fernandes (HF iscas artesanais).

https://www.instagram.com/reel/C9SZyIMJIdd/?igsh=MThoMDdwbTRkZGZxcg==

 

 

Isca pequena, vários tamanhos, mas utilizei a de 6 cm, com peso em torno de 14 gramas, vibra muito, principalmente na correnteza, meia tontinha, simulando um peixinho "bobo" que os predadores adoram...

Perdi duas lá em Tocantins, uma a Bicuda levou embora abrindo meu snap e outra arrebentei no arremesso, depois vi que a ceramica de minha ponteira havia quebrado oloko::

 

 

IMG-20240604-WA0085.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Edmar Alves disse:

feita com genialidade pelo querido jovem Hugo Fernandes (HF iscas artesanais).

Na vdd não há muita genialidade quando se copia uma isca já consagrada, vamos deixar a genialidade pra quem cria 😉

Screenshot_20240923_195435_Hue Pix_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Arcer disse:

Na vdd não há muita genialidade quando se copia uma isca já consagrada, vamos deixar a genialidade pra quem cria 😉

Screenshot_20240923_195435_Hue Pix_1.jpg

Realmente no contexto não ficou legal ne Arcer...mas a Genialidade que me referi é na execução e não criação...mas faz sentido sua observação, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/09/2024 em 14:13, Guto Pinto disse:

Nas 3 ultimas pescarias a sub que mais deu resultado foi a Rei do Rio da Ms,  ta batendo tds essas citadas que já usei. 

Gutão, gosto muito tbem da Rei do Rio 95 , funciona muito bem com os tucunas azul nas represas aqui do interior de SP, a cor 32 (verde transparente) é fatal .... única ressalva é as argolas que vem nelas, nas minhas troquei todas, pois abrem se pegar um peixe mais bruto.  Já a de tamanho menor, a Rei do Rio 85, é bem eficiente com os amarelinhos. 

20181019_165952.jpg

20181019_170239.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Renato Barreto disse:

Gutão, gosto muito tbem da Rei do Rio 95 , funciona muito bem com os tucunas azul nas represas aqui do interior de SP, a cor 32 (verde transparente) é fatal .... única ressalva é as argolas que vem nelas, nas minhas troquei todas, pois abrem se pegar um peixe mais bruto.  Já a de tamanho menor, a Rei do Rio 85, é bem eficiente com os amarelinhos. 

20181019_165952.jpg

20181019_170239.jpg

Aqui no quintal de casa a 85 ta matando a pau nos amarelos.  E a 95  nas últimas 3 pescarias no xingu e afluentes atras melinae e pinima.  Mas realmente eu perdi um bruto provavelmente up 65cm melinae q abriu argola. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...